Universidade Ceuma cede gratuitamente espaço para montagem de hospital de campanha em São Luís

Secretário Simplício Araújo visitou a área cedida pela Universidade Ceuma para a montagem do hospital de campanha, que ficará a poucos metros do Hospital Carlos Macieira

Preocupada com o grave cenário de saúde pública decorrente da pandemia do novo coronavírus, a Universidade Ceuma cedeu gratuitamente o prédio do Espaço Renascença ao Governo do Estado para a montagem do hospital de campanha de São Luís.

A montagem da estrutura, destinada a acolher pacientes com sintomas graves da Covid-19, começou na manhã desta terça-feira (16). Bem localizado, o prédio fica próximo ao Hospital Carlos Macieira, em área acessível, o que facilita a locomoção.

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Energia, Simplício Araújo, visitou o espaço para acompanhar o descarregamento dos materiais e agradeceu a colaboração da instituição de ensino superior para o enfrentamento à pandemia no Maranhão.

Assista:

Fonte: Blog do Daniel Matos

CPI dos combustíveis na Alema inicia com apresentação de requerimentos

Agência Assembleia
Deputado Duarte Júnior foi eleito presidente da CPI dos Combustíveis

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instaurada na Assembleia Legislativa do Maranhão, proposta pelo deputado Duarte Júnior (Republicanos), iniciou os trabalhos na segunda-feira (15), com apresentação de oito requerimentos pedindo informações para investigar se há irregularidades na política que tem gerado constantes reajustes nos preços dos combustíveis no Maranhão e em todo o país.
 
A votação do conselho definiu Duarte como presidente da CPI; Ana do Gás como vice-presidente e Roberto Costa como relator. Além destes, os membros titulares do colegiado são Ciro Neto (PP), Rafael Leitoa (PDT), Ricardo Rios (PDT) e Zito Rolim (PDT). Já os suplentes são Adelmo Soares (PCdoB), Carlinhos Florêncio (PCdoB), Fábio Braga (Solidariedade), Fábio Macedo (Republicanos), Professor Marco Aurélio (PCdoB), Wendell Lages ( PMN) e Zé Inácio (PT). 

Os requerimentos apresentados na primeira reunião serão encaminhados a órgãos federais, como Petrobras, Cade, Senacon, Ministério da Justiça; e a órgãos estaduais, como Secretaria de Fazenda, Procon e órgãos do sistema de segurança.

“Com esses requerimentos, pretendemos dispará-los imediatamente para que o mais breve possível possamos ter acesso a essas informações e agir de forma fundamentada. Temos pressa, porque são apenas 120 dias para concluirmos essas investigações e fazermos valer o direito do consumidor”, disse Duarte.

O início dos trabalhos da CPI aconteceu uma semana após o anúncio do sexto reajuste dos combustíveis no ano, dia que também marca o Dia do Consumidor. Na ocasião, Duarte comentou sobre a importância da CPI e sobre o valor simbólico em alusão à data histórica.
 
“Nada melhor como o Dia do Consumidor para ser instalada essa CPI, demonstrando que a Assembleia Legislativa do Maranhão demonstra preocupação com os consumidores e consumidoras maranhenses. Data que simboliza todos os envolvimentos históricos de proteção e defesa do consumidor que deu sua origem em 15 de março de 1962, quando John Kennedy, então presidente dos Estados Unidos da América, enviou uma carta ao Congresso Norte-Americano dizendo que ‘consumidores somos todos nós’”, lembrou o parlamentar.
 
O deputado garante que com a CPI vai ser possível constatar se há práticas de cartel e de aumentos abusivos em todo o Maranhão e combatê-las, em caso de confirmação. “Se existe prática de cartel ou não, nós vamos descobrir com base nessas informações. E se houver, vamos encaminhar para que possa ser apurada a responsabilidade e possam ser aplicadas as sanções cíveis e penais àqueles que insistem em descumprir a lei.”
 
Requerimentos

Entre os oito requerimentos apresentados houve aprovação imediata de sete deles, solicitando várias informações referentes à comercialização nos últimos cinco anos da gasolina, diesel, etanol e gás liquefeito de petróleo, com base no artigo 35, II, do Regimento Interno da Alema. Os requerimentos foram encaminhados aos seguintes órgãos: 
 
• À Delegacia da Receita Federal, solicitando declaração do imposto de renda dos 20 maiores revendedores dos combustíveis da Grande Ilha de São Luís e de cada uma das demais regiões do Maranhão, além de todas as distribuidoras de combustível com atuação no estado (aguardando parecer da consultoria legislativa).
 
• Às distribuidoras solicitando notas fiscais de compra e venda, os demonstrativos dos resultados dos exercícios, os balanços patrimoniais e os demonstrativos dos custos operacionais da empresa.
 
• Ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), questionando se houve instauração de procedimento sobre práticas anticoncorrenciais envolvendo mercado de distribuição e revenda de combustíveis, além de cópia do processo administrativo instaurado em 2014 que apurava suposta prática de cartel, incluindo eventuais documentos que estejam sob sigilo.
 
• À Petrobras, solicitando esclarecimentos sobre a política de preços adotada para todos os reajustes.
 
• Ao Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão, Ministério Público, 1ª Promotoria de Defesa do Consumidor, 2ª Promotoria de Defesa do Consumidor, Ministério Público Federal do Maranhão, Defesa Pública do Estado do Maranhão, Núcleo de Defesa do Consumidor da Defensoria Pública do Estado do Maranhão, Secretaria Nacional do Consumidor e Delegacia do Consumidor, questionando se há interesse em colaborar com a CPI; se possuem informações importantes para o sucesso da investigação e se houve instauração de processo investigatório para apurar irregularidades nos reajustes de preços, com envio de cópia integral dos procedimentos em caso positivo.
 
• À Secretaria de Segurança Pública do Maranhão solicitando apoio técnico necessário para análise de informações e documentos.
 
• As 20 maiores e 20 menores revendedoras de combustíveis da Grande Ilha de São Luís e de cada uma das demais regiões maranhenses, solicitando notas fiscais de compra e venda, demonstrativos dos resultados dos exercícios, os balanços patrimoniais e os demonstrativos dos custos operacionais.
 
• À Secretaria de Estado da Fazenda solicitando pesquisa de preço de combustíveis dos 20 maiores e 20 menores revendedores da Grande Ilha e de cada uma das demais regiões do estado, assim como de todas as distribuidoras com atuação no Maranhão; notas fiscais de compra e venda dos estabelecimentos e combustíveis; demonstrativo de resultado; estudo técnico sobre variação do dólar e do preço de barril de petróleo em relação aos reajustes autorizados pela Petrobras; apoio técnico necessário para análise de informações e documentos.
 
Ainda foi definido que nos próximos quatro meses as sessões ordinárias serão às segundas-feiras, às 9h30, na Sala de Comissões da Alema.

OLIMPÍADA NACIONAL DE CIÊNCIAS PREMIA 5 ALUNOS DO DOM BOSCO

O aluno Enzo Gabriel Barros Vieira, que ganhou Medalha de Prata na Olimpíada Nacional de Ciências 2020

Considerado um dos mais importantes certames da área no Brasil, a ONC / Olimpíada Nacional de Ciências é anual tem como objetivo estimular o conhecimento científico entre os estudantes brasileiros; e acaba de divulgar os resultados da edição de 2020. A lista dos alunos premiados pode ser acessada pelo site: https://resultado.onciencias.org

E essa edição trouxe para o Colégio Dom Bosco um doce gosto de vitória; pois foram nada menos que cinco alunos premiados nessa disputada Olímpiada: Davi Nunes Marques; Enzo Gabriel Barros Vieira; Camila Wissam Maalouf; Miguel Ferreira Leite e Joaquim Chung Greskoviak Oliveira são os agraciados com medalhas e menções honrosas da ONC 2020.

De parabéns além dos alunos premiados, os professores e a proposta pedagógica de escola exponencial do Dom Bosco por mais essa conquista.

A aluna da 2ª série do Dom Bosco, Camila Wissam Maalouf, que ganhou Medalha de Bronze na ONC 2020
O aluno da 3ª série do Dom Bosco Davi Nunes Marques, que foi Medalha de Prata na Olimpíada Nacional de Ciências 2020
Joaquim Chung Oliveira, do 9º ano do Dom Bosco, que recebeu Menção Honrosa na ONC 2020
Miguel Ferreira Leite, da 3ª série do Dom Bosco, que conquistou Menção Honrosa na Olimpíada Nacional de Ciências 2020

Aumento do feminicídio na pandemia é pauta urgente: Como ajudar alguém em situação de abuso

 Psicóloga e advogada explicam o aumento da violência contra mulher no período e orientam como auxiliar quem está passando por esta situação

 Se antes da pandemia, a violência de gênero já era uma das grandes preocupações sociais no mundo, o problema se tornou ainda mais visado em tempos de coronavírus. A própria ONU-Mulheres nomeou o momento atual como “pandemia das sombras”, fazendo referência a crescente taxa de feminicídio e violências contra a mulher. Com a necessidade do isolamento social, a vítima é confinada com seu agressor, em uma redoma de violência e silêncio que pode ser mortal.

De acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), entre março e abril de 2020 – que estavam entre os meses mais críticos de isolamento social – houve um aumento de 22% nos casos de feminicídio em 12 estados do país. O que pode ter uma explicação de cunho cultural, conforme aponta a professora de Psicologia da Estácio, Greice Carvalho: “A gente percebe ainda, em muitos Estados, uma comunidade bastante machista, com valores muito arraigados. Então, pode ser que essa mulher confie em uma mãe ou amiga, mas não obtenha o apoio necessário. O que ouço muito de pacientes é ‘falei isso para minha amiga ou minha mãe e elas disseram para aceitar, que isso ia passar, ele é assim mesmo’. Essa cultura corrobora, de alguma forma, para que a gente aceite a situação”, explica.

Com o isolamento social, esse silêncio pode ser ainda mais sufocado, pode ser ainda mais fatal, conforme indica a professora de Direito da Estácio e pesquisadora sobre o Direito da Mulher, Claudine Rodembusch: “O contato diário e frequente com o agressor e a ausência de relações de apoio, podem ser fatores agravantes para que a vítima não consiga recursos internos para pedir ajuda. Por isso, que é tão necessária a conscientização e políticas de apoio psicológico e material às mulheres, para que se sintam seguras em denunciar.”

De acordo com a advogada, é necessário fomentar o debate e conscientização de toda a sociedade, para que também os familiares e pessoas próximas aprendam a identificar situações de abuso e possam auxiliar essas vítimas que não conseguem quebrar o silêncio sozinhas. “O silêncio mata. E mata todos os dias um pouco. Primeiro nas agressões morais, depois nas torturas psicológicas, nas privações, depois nas agressões físicas… Precisamos quebrar este silêncio e ajudar a salvar vidas”, declara Claudine.

Como ajudar mulheres em situação de abuso e violência?

O acolhimento é fundamental, conforme sugere a psicóloga: “Primeiro é escutando. Se esta mulher está dizendo ‘eu acho que não estou bem’, ela já passou por cima de muita coisa para conseguir dizer isso. Tem muita culpa, muita vergonha. Ninguém casa querendo se separar. A vergonha e culpa ainda estão introjetadas dentro da gente de forma muito forte. A gente precisa ter uma atenção muito grande e não trazer juízo de valor, é poder acolher aquele sentimento.”

Incentivar a mulher para que busque também um acompanhamento psicológico também é algo muito importante. “Ela precisa de suporte e incentivo para buscar ajuda e entender que não precisa ter vergonha por isso. Hoje existem diversas instituições que oferecem serviços a baixo custo ou até gratuitos de atendimento psicológico. Apoia-la nessa busca é uma grande ajuda e gestor de amor”, comenta Greice.

Além do suporte psicológico, é preciso também entender que violência é crime e que o ato de denunciar pode sim salvar vidas. “A proteção do Estado ainda precisa ser ampliada, mas já é capaz de evitar que os dados estatísticos apresentassem aumento ainda mais significativo. Infelizmente, durante a pandemia, deslocar-se até as Delegacias Especializadas para realizar a denúncia é muito difícil, o que agrava ainda mais o cenário. Por isso, se disponibilizou o telefone específico e se fez campanha para que os próprios vizinhos viessem a denunciar tais ocorrências”, orienta Claudine.

“Em casos mais graves, que elas não têm essa rede de apoio e financeira, existem locais em que elas podem ir com as crianças. Locais, inclusive, protegidos. Então, a gente precisa buscar auxílio e não desistir disso. Mesmo que não encontre um acolhimento esperado, poder ir adiante. Poder falar para o mundo que eu estou em sofrimento e não achar que eu estou errado ou que eu que estou ‘louca’. Não, não foi o armário que bateu, não foi a porta. Isso não é normal”, enfatiza Greice.

Para mudarmos esse cenário de violência, é necessária uma mudança cultural e estrutural, além da dissolução do machismo e das relações tóxicas, da crença de que em briga de marido e mulher não se mete a colher: “Se eu não entendo quando a minha filha me diz que está sofrendo algum tipo de abuso pelo marido, que eu possa buscar entender. Ouvir sem julgamento no primeiro momento. E que sim, em briga de marido e mulher a gente mete a colher. Quanto mais a gente conseguir quebrar esses estigmas, socialmente, a gente vai ganhando força e criando as gerações futuras para que não passem por esses processos”, finaliza a psicóloga.

Professora reforça importância de seguir recomendações sanitárias para se proteger da Covid-19

Isolamento social, higienização de mãos e uso de máscaras de proteção são fundamentais

Mesmo com o aumento no número de casos confirmados do novo coronavírus, ainda existe um comportamento de negação frente à pandemia. Desde dezembro, vemos um crescimento da curva de contágio e das internações, ocasionando superlotação em hospitais públicos e privados em todo o país. Mas por que será que algumas pessoas ignoram os riscos e se aglomeram?

“O isolamento social é tido como método mais eficaz de contenção do contágio pelo novo coronavírus. Há quem não possa ficar em casa, como profissionais de saúde e colaboradores de outros serviços tidos como essenciais, porque deles depende a população. Entretanto, há aqueles que sem motivo aparente circulam em locais que geram aglomeração (praias, bares, eventos sociais clandestinos, etc). Percebo tal comportamento como falta de sensibilidade à dor de tantas famílias enlutadas e a não conscientização quanto ao cenário no qual o país se encontra. É preciso entender que para viver é necessário ter saúde e, neste momento, para se ter saúde é vital obedecer às medidas de segurança que bloqueiam o avanço deste flagelo”, explica a Profª Sandra Santos, do curso de Enfermagem da Faculdade Florence, mestre em Saúde e Tecnologia no ambiente hospitalar pela UNIRIO (RJ).

Sandra Santos reforça que, mesmo com a vacinação em andamento, é preciso manter a guarda alta. “Não se pode baixar a guarda. À medida que novas variantes surgem, a eficácia das vacinas pode ser afetada. Estamos aprendendo a lidar com a doença na prática. Portanto, é de fundamental importância que tanto os vacinados quanto os não vacinados, mantenham as medidas de proteção recomendadas”, alerta.

Os esforços para conter a expansão do novo coronavírus continuam e a manutenção das medidas preventivas é fundamental. Usar máscara de proteção, manter os cuidados básicos de higiene e evitar aglomerações, mesmo com a flexibilização do isolamento, são medidas imprescindíveis enquanto perdurar a pandemia. “O número de casos de Covid-19 vem crescendo no Brasil durante as últimas semanas. A adoção das medidas de segurança é a ferramenta mais viável no combate à disseminação da doença. Essas medidas diminuem, consideravelmente, o risco de contágio, a multiplicação dos vírus e, consequentemente, o número de internações. Com a ajuda de todos é possível controlar o avanço do novo coronavírus”, reforça a professora.

Nesse momento, as ações coletivas são ainda mais importantes. É através do isolamento que as autoridades de saúde poderão rastrear a circulação do vírus e tratar os pacientes de forma efetiva, evitando novos contágios. Por isso é importante a colaboração de cada um, ficando em casa, para seguirmos no combate à Covid-19.

A professora Sandra Santos finaliza: “Em tempos de pandemia, são muitos os esforços para combater a Covid-19 no país. A participação de todos é relevante para juntos descobrirmos os caminhos certos para vencer a doença. À comunidade acadêmica, cabe esclarecimento à população, investimento em pesquisas, incentivo à adoção das medidas de segurança, enfatizando que tais medidas são armas fundamentais no combate a esta doença de alta letalidade”.

Dedicação da Florence

Neste momento, a Faculdade Florence tem respeitado as medidas de prevenção à Covid-19 determinadas pelo Governo do Estado e está dedicando esforços no intuito de preservar a saúde de estudantes, professores e colaboradores, e não afetar o calendário acadêmico, através das aulas remotas. Além disso, os estudantes também possuem a ferramenta oficial de atendimento virtual da Instituição, o WhatsApp (98) 99242-2120. ⠀

Lembramos a todos a importância de ficar em casa e seguir todas as medidas de prevenção para juntos superarmos a Covid-19. A batalha contra a doença ainda não acabou.

Pix: Mais uma forma de pagamento nas lojas do Grupo Mateus

É rápido, fácil e seguro respeitando as medidas de distanciamento.

O Pix é um sistema brasileiro de pagamentos e transferências instantâneos, criado pelo Banco Central, que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. E agora faz parte das diversas formas de pagamentos oferecidas pelo Grupo Mateus, não só pela praticidade, mas como forma segura para evitar a contaminação de covid-19.

Os pagamentos instantâneos ganharam importância ainda maior num contexto de pandemia, por reduzirem o contato direto das pessoas com o dinheiro. 

Hudton Bandeira, gerente de MKT do Grupo Mateus, explica que este novo serviço veio em boa hora, já que com a pandemia do novo coronavírus o serviço facilita o pagamento, respeitando as medidas de distanciamento. 

“Por questão de segurança, a ideia é ter o mínimo de contato possível dos clientes com os nossos equipamentos, não temos nenhuma intenção de ter ganhos com isso, é mais a questão social e de saúde, a intenção é trazer mais um serviço para os  nosso clientes”, esclarece Hudton. 

As transações de pagamento nas lojas do Grupo Mateus poderão ser feitas por meio de QR Code, para isso os clientes precisam fazer o cadastro no app do banco que utiliza.

Nutricionista dá dicas para quem não abre mão do chocolate

Alimento, rico em flavonoides, é opção para muitos que sofrem com a ansiedade, mas deve ser consumido com atenção 

A incerteza e o medo causados pelo novo coronavírus têm afetado diretamente o humor do brasileiro. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é considerado o país mais ansioso do mundo. E que a ansiedade e o consumo de chocolate estão ligados não é novidade para ninguém. Rico em flavonoides, o doce tem o poder de aliviar a ansiedade, prevenir a depressão, promover bom humor e bem-estar, além de ajudar na concentração e no raciocínio.

A Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab), estima que no Brasil sejam consumidos uma média de 2,6 quilos de chocolate por pessoa anualmente. Professora do curso de nutrição da Estácio, Camila Ávila, diz que não existe um consenso sobre a recomendação da quantidade diária que pode ser consumida. Mas, com atenção a algumas dicas, é possível sim manter o chocolate na dieta. 

  •  Dê preferência aos chocolates com maior concentração de cacau

“O cacau possui algumas substâncias como a teobromina capaz de realizar vasodilatação melhorando a circulação sanguínea. Além disso, ele também é considerado antioxidante e anti-inflamatório. Ou seja: quanto maior a concentração de cacau, mais benefícios o chocolate irá proporcionar”.

  • Evite aqueles que possuam em sua fórmula adoçantes como sacarina, ciclamato e aspartame;
  • Compre o que tiver menor quantidade de açúcar. Mesmo que tenha 70% de teor de cacau, é preciso evitar aqueles que têm o açúcar em primeiro lugar na lista de ingredientes;
  • Evite também aqueles que possuam gordura vegetal hidrogenada (a chamada gordura “trans”) ou que contenham gordura anidra de leite;

“É importante ficarmos de olho na lista de ingredientes, o chocolate com maior concentração de açúcar refinado e gordura hidrogenada será mais prejudicial. Portanto na hora da compra lembre-se: o primeiro item deve ser cacau, massa de cacau ou manteiga de cacau e o açúcar deve estar mais para o fim da lista de ingredientes”.

  • Evite os chocolates brancos. 

Apesar de não conter cafeína, o doce não tem adição de cacau. A produção é feita basicamente com manteiga de cacau. O chocolate branco também contém grandes quantidades de açúcar.“O consumo exagerado do doce pode ocasionar excesso de peso, aumento da glicemia e triglicerídeos a elevação de pressão arterial, hipercolesterolemia, diabetes tipo 2, doenças coronarianas, entre outros problemas”.

  • Para crianças, é bom que você saiba que o chocolate precisa ter, pelo menos, 50% de teor de cacau em sua composição e ser livre de açúcares.

“Vale lembrar que a introdução de açúcar na alimentação das crianças não deve jamais ser feita antes dos 2 anos de idade”.

  • Mesmo sem um consenso geral acerca da quantidade de chocolate ideal para uma dieta balanceada, o ministério da saúde recomenda a ingestão máxima de 30g diárias.

“O ideal é que consigamos ingerir apenas 30g por dia o que equivale a um bombom” 

Os tipos de chocolate e suas principais diferenças

Chocolate branco – não tem cacau e tem mais açúcar e gordura.

Chocolate ao leite – é o mais comum e possui cacau, leite e açúcar em sua composição.

Chocolate Ruby ou rosa – é um novo tipo de chocolate que contém 47,3 % de cacau, leite e açúcar. Sua coloração rosa é natural, pois é feita a partir do grão de cacau Ruby, e não possui aromatizantes nem corantes. Além disso, tem um sabor característico de frutos vermelhos. 

Chocolate meio amargo – é o que tem 40 a 55% de cacau, pouca quantidade de manteiga de cacau e açúcar.

Chocolate negro ou amargo – é o que tem mais cacau, entre 60 a 85%, e menos açúcar e gordura.

TVN EXIBE NESSA TERÇA “AMOR REAL” SOBRE A HISTÓRIA DO PRÍNCIPE HARRY E MEGHAN MARKLE

A história do polêmico casal real Harry – Megan em destaque no filme “Um Amor Real” que a TVN exibe nessa terça (16.03) às 22H30 no canal Lifetime Movies (Canal 70)

Hoje, terça – feira (16.03) às 22H30 a TVN exibe no canal Lifetime Movies (Canal 70) o filme “Um Amor Real”, que conta a história do romance entre o príncipe Harry e a ex-atriz americana Megan Markle. 

No longa, todos os detalhes sobre a história do casal, do início do relacionamento ao momento que o romance veio a público, tendo como protagonistas Murray Fraser e Parisa Ritz-Henley interpretando os cônjuges; além de Steve Coulter como o príncipe Charles, e Maggie Sullivan como a rainha Elizabeth II.

Vale lembrar que o casal Harry-Megan está no epicentro da mídia mundial e nos trend topics das redes sociais atualmente; após a polêmica causada pela entrevista exclusiva do casal à apresentadora americana Oprah Winfrey, contendo inclusive uma revelação sobre possível caso de racismo praticado por um membro da monarquia.

Ciapvi da Defensoria Pública comemora 15 anos de luta em defesa e pela valorização do idoso

Reconhecido pela forte atuação em favor da pessoa idosa, na busca por uma sociedade mais justa e solidária para o segmento, fomentando o respeito e a valorização destes cidadãos, o Centro Integrado de Apoio e Prevenção à Violência contra a Pessoa Idosa (CIAPVI) comemora 15 anos, neste mês de março.

Concebido inicialmente como um projeto vinculado ao Gabinete da Presidência República, o Centro encontrou terreno fértil na Defensoria Pública estadual, e sempre sob a coordenação da assistente social e gerontóloga Isabel Lopizic, abriu caminhos, superou desafios, tornando-se um setor forte e atuante dentro da instituição, referência na luta pelos direitos e empoderamento de populações vulneráveis.

Nesta gestão, a unidade especializada ampliou ainda mais o seu leque de atuação. Além do acolhimento psicossocial dos idosos e encaminhamento para demandas judiciais, nestes tempos pandêmicos vem integrando articulações com instituições da rede de defesa do segmento para viabilizar doações diversas de alimentos, fraldas, TV’s, jogos, móveis e utensílios do lar, dentre outros.

“É um segmento que temos dado prioridade e sempre temos buscado ampliar nosso rol de serviços de valorização dos idosos, fortalecendo nossa atuação em rede, viabilizando benefícios que vão além do apoio judicial e psicossocial a fim de que esses cidadãos e cidadãs vivam com dignidade, sobretudo num período tão conturbado da história da humanidade”, destacou o defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos.

Recentemente, quatro instituições de longa permanência para idosos foram beneficiadas com doações, dentre elas o Asilo de Mendicidade de São Luís, a Casa Lar São Vicente de Paulo, a ILPI Municipal “Lar Calabriano” e a ILPI mantida pelo Governo do Estado “Solar do Outono”.

A iniciativa foi resultado de ação conjunta entre a Defensoria, a Associação de Titulares de Cartórios do Maranhão e a empresa Eneva. Foram doados móveis e materiais que garantirão uma melhor qualidade de vida às pessoas abrigadas nestes espaços.

“Os idosos são, sem dúvidas, os nossos assistidos mais vulneráveis, por isso, temos uma preocupação constante em qualificar os nossos servidores e defensores para que os recebam com todo respeito e carinho que merecem e deem prioridade na resolução de suas demandas”, afirmou o subdefensor-geral Gabriel Furtado.

Histórico – São 15 anos de serviços prestados de escuta especializada, conciliação e mediação de conflitos, visitas domiciliares, resgate de idosos em situações de extrema vulnerabilidade e apoio familiar com a realização de seminários, palestras, mesas de diálogo, curso de cuidadores prevenção e enfrentamento à violência nas suas diversas tipologias, através de atendimento especializado.

“O Brasil e o mundo têm uma população cada vez maior de pessoas idosas. E desde que assumi a coordenação do Ciapvi, missão que muita me orgulha e alegra, temos trabalhado para fortalecer as políticas de defesa dos direitos desses cidadãos, com vistas a garantir um estado mais seguro e melhor preparado para atender suas necessidades, com cidadãos idosos empoderados e conscientes de seus direitos, protagonistas de suas histórias de vida”, comentou Isabel Lopizic, exemplificando dentre as ações realizadas em rede, curso em parceria com o Sebrae. “Foi uma experiência maravilhosa e inovadora esse curso de empreendedorismo para idosos”.

Desde 2006, quando foi criado na gestão da então defensora-geral Ana Flávia Melo e Vidigal Sampaio, o Centro promove a Campanha de Conscientização e Enfrentamento da Violência contra a Pessoa Idosa, a Feira de Valorização Cultural, e já promoveu cursos especializados, como o de Cuidador de Idoso.

Dentro da política de qualificação e aproximação com a comunidade, a Defensoria Pública, por meio do Ciapvi, realizou capacitações em diversos municípios, como Paço do Lumiar, Raposa, Imperatriz, São José de Ribamar, Governador Edison Lobão, Bom Jesus da Selva, Cedral, Tutum, Pinheiro, Barra do Corda, Belágua, Vargem Grande, Balsas, Caxias, Açailândia, Presidente Dutra, Dom Pedro, São João dos Patos, dentre outros.

De 2019 a início de 2020, o Ciapvi promoveu o projeto de “Quinta de Arte e Inclusão Social”, projeto que oportunizou a dezenas de idosos mostrarem seus talentos, no coração de São Luís, o Centro Histórico. Foram diversas atrações, como apresentações de danças, músicas, cantatas, para um número grande de turistas e para o povo ludovicense.

Homenagem – Em reconhecimento aos serviços prestados em favor dos idosos, o Ciapvi foi homenageado por vários órgãos e instituições dentre elas a Abraz, Disque-Denúncia Maranhão, Câmara Municipal de São Luís, Assembleia Legislativa do Estado. Pelo Governo do Estado foi agraciado com a comenda Ordem Timbira do Mérito em Direitos Humanos, na categoria Garantia do Direito da Pessoa Idosa.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima