Estudante de Medicina Veterinária resgata animais abandonados em tempos de pandemia

Conheça a bela iniciativa de Mábia Teixeira

Com as ruas menos movimentadas devido ao isolamento social, ocasionado pela pandemia do novo Coronavírus, seres indefesos precisam de uma atenção especial necessitando de abrigo, alimento e carinho. Voltando nossa atenção às prevenções e aos dados da pandemia, que está afetando grande parte da população, os reféns neste período acabam sendo os animais abandonados por diversas áreas em nosso estado.

Pensando nisso, a estudante de Medicina Veterinária Mábia Teixeira buscou uma forma de levar alimento e um pouco de carinho aos cães e gatos que estão em situação de abandono pelas ruas da cidade. Ela realiza o resgate desses animais oferecendo atendimento médico veterinário e um novo lar para os bichinhos.

“Eu sempre realizei ações de proteção aos animais. Atualmente sou protetora independente, mas já montei um grupo de amparo aos animais de rua aqui em São Luís. Com a pandemia, tudo se complicou, principalmente para quem é protetor independente e geralmente não tem meio de transporte próprio para fazer um resgate adequado. Depender de terceiros complica bastante, porém me esforço muito para continuar com as ações”, conta.

Seu resgate mais recente foi o da cadelinha Castela. A mesma vivia no quartel, aparecendo na vila onde Mábia mora. Infelizmente, essa história não teve um final feliz. “A Castela tinha câncer no útero. Consegui um lar para ela, chegamos a iniciar o tratamento de quimioterapia, mas, infelizmente, ela não resistiu”, relata.

Devido à pandemia, houve um aumento considerável no número de abandono animal e consequentemente uma diminuição de adoções. De acordo com a Associação Protetora dos Animais ProAnima, 60% dos animais foram abandonados durante esse tempo, gerando uma necessidade ainda maior de ações no sentido de combater esses números assustadores.

Essa onda de solidariedade que iniciou com Mábia vem se estendo a outros estudantes, que, motivados por sua atitude, passaram a colaborar com os resgates. “Quando estou diante de um caso de abandono, faço uma divulgação nas mídias sociais pedindo ajuda, pois ainda não tenho uma estrutura adequada para o recebimento desses animais. Na maioria das vezes sempre aparece alguém para ajudar. Conto sempre com a ajuda da minha amiga Ana Beatriz, que faz Medicina Veterinária em Teresina, ela me ajudava nos resgates aqui em São Luís”, explica.

Mábia Teixeira cursa o segundo período de Medicina Veterinária na Faculdade Florence e acredita que sua futura profissão irá contribuir para a realização do seu sonho: cuidar dos animais. “Eu faço o curso de Biologia em outra universidade e foi assim que despertou em mim o interesse em ser Médica Veterinária e ter uma especialização em animais silvestres. Depois vieram os animais abandonados, que aumentaram ainda mais meu desejo de investir no curso de Medicina Veterinária. Meu objetivo inicial é ajudá-los. Sonho com um Hospital Veterinário público, onde os animais de rua e de pessoas de baixa renda tenham a oportunidade de ter um atendimento necessário e de qualidade, por um profissional especializado, de forma gratuita. É um sonho alto, eu sei, mas grandes obras iniciaram e se concretizaram a partir do sonho de alguém”, comenta.

Você também pode ajudar!

Além da doação de rações e produtos de higiene aos abrigos, é possível ajudar adotando um animal ou simplesmente divulgando nas mídias sociais animais disponíveis para adoção.

Mábia reforça a importância de adotar e, acima de tudo, de cuidar bem dos pets. “Ter um animal de estimação requer uma grande responsabilidade, é como ter um filho. Os casos de abandono e maus tratos só aumentam. Lembrando que maus tratos de animais é crime ambiental de acordo com artigo 32 da lei número 9.605/98. A minha mensagem é: se você optar por ter um animal, tenha responsabilidade e paciência com ele, não o abandone. Portanto, pense bem antes de assumir esse compromisso. Esses animais só precisam de uma oportunidade para nos demostrar e ensinar o significado de amor verdadeiro. Com paciência e muito amor, você vai ter um amigo fiel para todos os momentos”, finaliza.

Faça a sua parte, procure uma organização protetora. Se não puder doar alimento, doe seu tempo e seu amor para ajudar nossos amiguinhos que estão à espera de um novo lar.

ALMOÇO SAUDÁVEL DA VILLA DO VINHO BISTRÔ EM PROMOÇÃO PELO IFOOD

A nutricionista Michely Penha e Werther Bandeira apresetam o Almoço Saudável da Villa do Vinho Bistrô, com muita qualidade e economia, para pedidos no Ifood

Em tempos de pandemia nunca foi tão importante manter uma alimentação saudável e balanceada. E melhor ainda quando se pode unir saúde e economia, além da praticidade de ter a comida pronta e sem trabalho doméstico. Pois essa é a proposta do restaurante Villa do Vinho Bistrô, que faz sucesso com a novidade: o Almoço Saudável, disponível para pedidos no Ifood ou retirada no restaurante.

O menu foi planejado com ingredientes que ajudam a manter a boa forma e a imunidade em alta, com = as caloria bem balanceadas, e com o mesmo sabor e qualidade que são marcas registradas da Villa do Vinho Bistrô.

Sempre pensando no bem estar de sua clientela, Werther Bandeira contou com a orientação da nutricionista Michely Penha para montar os pratos, com diversas opções: Panquecas light, estrogonofe de carne ou frango, filé de peixe, peito de frango e carne moída de filé; e cada prato conta com 3 acompanhamentos leves, tais como legumes à vapor,arroz integral, batata doce ao forno com açafrão, salada e macarrão integral entre outros. E o melhor, tudo isso por apenas R$ 32,90. E para endereços com até 3Km de distância do restaurante, a taxa de entrega é grátis. Realmente, é o melhor custo x benefício para quem quer se manter em forma, saudável e ainda economizar.

As delicias leves e nutritivas da mais nova opção da Villa do Vinho Bistrô: o Almoço Saudável

Mais de 1.500 acidentes com energia elétrica foram registrados em 2020

Intervenção irregular na rede de energia é uma das causas, alerta Equatorial Maranhão

As pesquisas da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (ABRACOPEL) registraram no último ano mais de 1.500 acidentes de origem elétrica e apontam o Nordeste como a região que se mantém desde 2013 em primeiro lugar em números de acidentes com eletricidade.

Por isso a Equatorial Maranhão alerta a população para possíveis acidentes envolvendo eletricidade no que diz respeito ao manuseio da rede elétrica em áreas externas. De acordo com a empresa, é muito importante que a conscientização de que qualquer interferência na rede de distribuição pode causar acidentes graves e muitas vezes fatais.

O técnico de segurança da Equatorial Maranhão, Marcos Tullio Conceição, aponta as situações de perigo que esses procedimentos ocasionam. “Intervenções na rede elétrica só podem e devem ser feita por profissionais habilitados e/ou autorizados para tal. É expressamente proibido que terceiros, sem qualquer qualificação façam procedimentos na rede elétrica. Somente profissionais da Equatorial Energia estão habilitados para isso”, afirma Marcos Tullio.

Outro ponto a se destacar é o furto de energia. Um procedimento criminoso, que representa grandes perigos e gera enormes prejuízos à sociedade. Um levantamento feito pela Equatorial Maranhão apontou que em de 2020 foram realizadas 29.945 regularizações de instalações elétricas só no sul estado, sendo 156.045 em todo o Maranhão.

Pelo site da Equatorial (www.equatorialenergia.com.br) a população pode informar sobre situações inseguras que provocam riscos à sociedade, como ocorrências de queimadas por terceiros próximo à rede de energia elétrica, acidentes devido ao contato (intervenção) com o sistema elétrico, quebra de poste por acidente de carro, dentre outros.

A Equatorial orienta ainda que se alguém for vítima de choque elétrico dentro da unidade consumidora, não se deve tentar tocar na pessoa que está recebendo a descarga. A melhor forma de ajudar é desligar o disjuntor ou a chave geral e ligar para a emergência no 193 ou 192. Se o acidente for em via pública, além das orientações já mencionadas, é preciso acionar a distribuidora pelo telefone 116 para que seja feito o desligamento da energia. Casos de atitudes suspeitas com interferência na rede de energia elétrica e nos medidores devem ser denunciados por meio da Central 116, ou para a polícia no 190.

Aumenta demanda por profissionais da área da saúde com a pandemia

Fisioterapeutas, enfermeiros e farmacêuticos estão entre as profissões mais procuradas
A crise mundial por conta da Covid-19 tem afetado diversas áreas da economia, mas também abriu novas oportunidades para algumas profissões, principalmente na área da saúde. O aumento da demanda nesse ramo se justifica pela necessidade de profissionais para o tratamento de pessoas infectadas pelo novo coronavírus, dentre eles, estão os fisioterapeutas, os enfermeiros e os farmacêuticos.

Fisioterapia

Conforme levantamento da Catho, as vagas para fisioterapeuta respiratório cresceram 4.480% no ano passado em relação a 2019, ocupando o topo do ranking das profissões com maior demanda durante a pandemia.

“O fisioterapeuta tem um papel fundamental nas unidades de terapia intensiva e na recuperação do paciente pós-internação da Covid-19. O atendimento fisioterapêutico contribui para evitar complicações cardiorrespiratórias em indivíduos internados e também para recuperar a capacidade pulmonar e motora de quem já se curou da doença. Em pacientes críticos, o trabalho do fisioterapeuta inicia até com o controle dos parâmetros da ventilação mecânica, além dos exercícios motores, diminuindo os efeitos do imobilismo”, esclareceu a professora Beatriz Marroquim, coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Florence, a respeito da importância desse profissional no combate à Covid-19.

Enfermagem

Segundo dados do relatório Empregos em Alta do LinkedIn, as contratações de enfermeiros de terapia intensiva registraram um crescimento recorde de 820% entre abril e outubro de 2020 em comparação a 2019, com grande parte dessas funções sendo preenchidas por ex-enfermeiros generalistas. A pesquisa também demonstra que a profissão está entre as tendências para 2021.

Os enfermeiros são essenciais para os sistemas de saúde, desde a rede básica, realizando educação em saúde, elaborando e aplicando estratégias de prevenção em saúde, até o desempenho de ações de cuidado e gestão da assistência em ambientes hospitalares.

“Infelizmente em 2021 a luta contra a Covid-19 ainda não cessou, exigindo da enfermagem um papel de protagonismo. Os atendimentos de pacientes com quadros mais graves da doença acontecem dentro de uma UTI, local em que o enfermeiro atua de forma integral e qualificada aplicando também os seus conhecimentos de sistematização da assistência de enfermagem a fim de recuperar e reabilitar os pacientes. Dentro deste novo cenário, o mercado de trabalho para o enfermeiro está em expansão, pois entendo que não somente na assistência direta ao paciente podemos ser heróis, mas também na gestão, na docência, na pesquisa e no empreendedorismo”, explicou a docente das disciplinas de Sistematização da Assistência de Enfermagem, Saúde do Idoso e Primeiros Socorros do curso de Enfermagem da Florence, Marcia de Jesus.

Farmácia

Segundo a análise do Glassdoor, site de recrutamento que compila oportunidades de emprego, o farmacêutico está entre os 10 cargos com maior demanda no Brasil. No relatório Empregos em Alta do LinkedIn, a profissão está em terceiro lugar com maior oferta de vagas, ficando atrás apenas de vagas para médicos especializados e cargos na área da tecnologia.

Por sua competência e disponibilidade, o farmacêutico representa frequentemente a primeira possibilidade de acesso ao cuidado em saúde. “O farmacêutico é um profissional que já atua no cuidado em saúde com focos na farmacoterapia, rastreamento em saúde, manejo de problemas de saúde autolimitados e educação em saúde. Por isso, o profissional farmacêutico é um dos protagonistas no combate à Covid-19, atuando na linha de frente, orientando a população sobre os sintomas, tirando dúvidas, rastreando e notificando casos sintomáticos. Ele trabalha atuando também nas pesquisas clínicas em busca de medicamentos eficazes contra a comorbidade e nas análises clínicas auxiliando no diagnóstico e prognóstico médico da doença”, explicou a docente Nilviane Pires, professora das disciplinas de Farmácia Clínica, Semiologia e Bioquímica Clínica do curso de Farmácia da Faculdade Florence.

Vale ressaltar, ainda, que o Brasil foi um dos países mais impactados pela pandemia e, portanto, investiu muito em projetos de pesquisa relacionados à Covid-19. De acordo com o LinkedIn, organizações de pesquisa como o Instituto Butantan, o IQVIA e o PRA Health Sciences estão entre as empresas que mais contrataram em 2020 profissionais da área da saúde. Das contratações, 73% dos cargos foram preenchidos por profissionais do sexo feminino.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 50%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.

Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

CDL SÃO LUÍS FAZ DOAÇÃO DE MÁSCARAS PARA SEMUS E REFORÇA ORIENTAÇÃO E APOIO A LOJISTAS ASSOCIADOS

O Pres. Da CDL São Luís Fábio Ribeiro fez a entrega da doação de máscaras ao Sec. Mun de Saúde Joel Nunes (SEMUS), como parte da campanha de combate à pandemia #CDLcomvocê

Ações fazem parte da campanha #CDLcomvocê

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís fez nesta sexta-feira, 12.03, a doação de máscaras à Secretaria Municipal de Saúde (Semus). O material será utilizado pelos agentes de saúde da capital maranhense.

A entrega foi feita pelo presidente da CDL São Luís Fábio Ribeiro ao Secretário Municipal de Saúde Joel Nunes, que, na ocasião, recebeu também doações da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

“Estamos vivendo um momento difícil, com uma crise sanitária que somente será superada com o esforço coletivo; e a CDL São Luís está fazendo a sua parte, com o apoio aos lojistas, incentivando o cumprimento dos protocolos e também colaborando com as ações públicas”, afirmou Fábio Ribeiro.

O secretário Joel Nunes agradeceu as doações das entidades empresariais, que foram articuladas pelo presidente da Agência Municipal de Desenvolvimento Felipe Mussalém:

“Temos trabalhado incansavelmente para assegurar assistência à população, investido no aumento de leitos da rede hospitalar, e essas doações nos ajudam a garantir insumos necessários nessa batalha contra o coronavírus”, disse o gestor da saúde municipal.

VISITAS DE APOIO E ORIENTAÇÃO AOS LOJISTAS

A CDL São Luís intensificou esta semana o trabalho de sensibilização para reforçar o cumprimento das medidas de prevenção à Covid.

Em suas redes sociais, a entidade deflagrou a campanha #CDLcomvocê, e os consultores comerciais da entidade estão visitando os lojistas  associados para entregar kits com máscaras e cartazes, reforçando a importância de seguir os protocolos para práticas seguras no varejo.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima