Fachin anula condenações de Lula na Lava Jato

O ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu hoje (8) anular as condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na Operação Lava Jato. Na decisão, o ministro entendeu que a 13ª Vara Federal em Curitiba não tinha competência legal para julgar as acusações. Com a decisão, o ex-presidente não terá mais restrições na Justiça Eleitoral e está elegível para disputar um cargo público. 

Pela decisão, ficam anuladas as condenações nos casos do triplex do Guarujá (SP), com pena de 8 anos e 10 meses de prisão, e do sítio em Atibaia, na qual Lula recebeu pena de 17 anos de prisão. Os processos deverão ser remetidos para a Justiça Federal em Brasília para nova análise do caso. 

A anulação ocorreu porque Fachin reconheceu que as acusações da força-tarefa da Lava Jato contra Lula não estavam relacionadas diretamente com os desvios na Petrobras. Dessa forma, seguido precedentes da Corte, o ministro remeteu os processos para a Justiça Federal em Brasília. 

“Apesar de vencido diversas vezes quanto a tema, o relator [Fachin], tendo em consideração a evolução da matéria na 2ª Turma em casos semelhantes, entendeu que deve ser aplicado ao ex-presidente da República o mesmo entendimento, reconhecendo-se que a 13ª Vara Federal de Curitiba não era o juiz natural dos casos”, diz nota do gabinete de Fachin. 

A condenação no caso do triplex foi proferida pelo então juiz Sergio Moro. No caso do sítio de Atibaia, Lula foi sentenciado pela juíza Gabriela Hardt. 

A decisão também atinge o processo sobre supostas doações irregulares ao Instituto Lula. O processo ainda está em tramitação na 13ª Vara e também deverá ser enviado para Brasília. 

Matéria atualizada às 16h24 para acréscimo de informações

DPE e Uema lançam curso on-line e gratuito como parte da campanha de combate à violência sexual contra criança e adolescente

A Campanha de Enfrentamento à Violência Sexual contra Criança e Adolescente, desenvolvida pela Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) desde 2019, entra em uma nova fase, nesta quarta-feira (10), com o lançamento do curso aberto “Atuação em Rede no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”. A capacitação, on-line e gratuita, é fruto de parceria entre a DPE/MA e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), por meio do Núcleo de Tecnologia da Informação (UEMANet), e conta com a participação de diversos atores da rede de proteção à criança e ao adolescente no estado.

Para o lançamento do curso, será realizada uma live a ser transmitida pelo canal UEMAnet Oficial no youtube, com a presença do defensor-geral Alberto Bastos, do reitor da UEMA, Gustavo da Costa, da coordenadora da UEMANet, Ilka Serra, e do defensor público titular do Núcleo de Defesa da Criança e do Adolescente (NDCA), Davi Veras. O encontro virtual está marcado para esta quarta-feira (10), às 16h.

Os cursos abertos ou livres, também conhecidos como MOOCS (Massive Open Online Courses) são gerenciados pelo UemaNet, com material disponibilizado no ambiente virtual da Universidade. Os cursos ficam abertos permanentemente na plataforma e os interessados podem conduzir seus estudos dentro do seu ritmo a qualquer momento, tendo ao completar a carga horária, direito à certificação.

Conforme explicou o defensor Davi Veras, o curso aberto “Atuação em Rede no Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes” é um desdobramento da campanha coordenada pela Defensoria, e tem como objetivo ampliar, para uma parcela maior da população, o alcance das ações de prevenção e combate a este tipo de violência.

A iniciativa, segundo ele, soma-se à estratégia de disseminar informações entre os trabalhadores da educação, responsável, nos últimos dois anos, pela capacitação de mais de 700 pessoas da rede de ensino e também de representantes de instituições que militam na área de proteção dos direitos da criança e do adolescente.

“Foram dois anos de preparação para este curso, com a composição do e-book, que é o livro digital, que norteará as vídeo-aulas abertas à comunidade. O curso é voltado para pessoas que militam na área de proteção à infância, como educadores, conselheiros tutelares, assistentes sociais, mas também a qualquer pessoa do povo, para empoderar a sociedade também na defesa de direitos”, destacou Davi Veras.

Ele acrescentou que os defensores públicos Joaquim Gonzaga Neto e Ana Lourena Moniz, que integram o NDCA, e a coordenadora do Núcleo Psicossocial, Rosicléia Costa, também gravaram vídeo-aulas para o e-book, assim como representantes da Delegacia de Proteção da Criança e do Adolescente (DPCA), do Instituto de Perícias Técnicas para a Criança e o Adolescente (IPTCA), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Tutelar, Unicef, Hospital Universitário e Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas).

“Agradecendo a todos os parceiros, realçamos neste momento o papel relevante da Universidade nessa disseminação do conhecimento para o enfrentamento da violência sexual contra criança e o adolescente, com a oferta deste curso a distância”, frisou o defensor público e coordenador da campanha da DPE/MA.

Para o defensor-geral Alberto Bastos, será uma satisfação participar do lançamento do curso aberto, que privilegia e prioriza as tutelas coletivas, uma das marcas da sua gestão. “O combate à violência sexual contra a criança e o adolescente sempre foi uma de nossas bandeiras e o nosso NDCA está de parabéns pelo grande trabalho de articulação, envolvendo muito dos atores da rede, demonstrando que juntos podemos fazer muito mais pelas nossas crianças e jovens”, enfatizou.

Campanha de Combate à Violência nos condomínios é lançada nesta segunda-feira (8)

Nesta segunda-feira, 8 de março, data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Associação do Ministério Público do Estado do Maranhão (AMPEM), em parceria com o Ministério Público do Estado (MPMA) e Casa da Mulher Brasileira, lançou a campanha Contra a Violência nos Condomínios, com base na lei estadual nº 11.292 que obriga síndicos e administradores de condomínios a comunicarem casos de violência doméstica contra mulheres, crianças ou idosos que ocorrerem em suas dependências.

A denúncia é sigilosa e deve ser comunicada por meio do número 190. Em caso de descumprimento, a administração do condomínio sofrerá advertência e, se houver reincidência, poderá pagar multa de R$ 500 a R$ 10.000 reais.

Em alusão ao Dia das Mulheres, o presidente da AMPEM, Gilberto Camara, abriu a  videoconferência parabenizando a todas as integrantes do Ministério Público do Estado. Ele ainda reiterou que o momento do lançamento da campanha é oportuno, e que é necessária que haja uma mobilização da sociedade para combater a violência doméstica em todas as suas instâncias: verbal, psicológica ou física.

A 2ª vice-presidente da AMPEM, Isabelle de Carvalho Fernandes Saraiva, representando as mulheres da Associação, deu parabéns a todas as servidoras e colaboradoras do Ministério Público e da AMPEM. “Eu sempre defendi a necessidade da discussão de pautas femininas no Ministério Público e na sociedade em geral, sendo a luta contra a violência doméstica a mais importante delas. A violência de gênero é inaceitável e nós enquanto sociedade precisamos estimular a luta contra esse crime e buscar formas de combate por meio de leis como essa”, afirmou.

O procurador-geral de justiça do Estado, Eduardo Nicolau, destacou a relevância da Campanha no processo de conscientização da sociedade, como uma forma de reduzir o número de casos de violência nos condomínios. Ele ainda apontou que 53% da atual administração do Ministério Público do Estado é formada por mulheres.

A diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena, agradeceu o apoio do Ministério Público do Maranhão e da AMPEM no processo de divulgação da campanha e apontou um dado preocupante: o Maranhão registrou 60 feminicídios em 2020. O aumento no número de casos de feminicídio e de violência contra a mulher pode ter sido consequência das medidas de distanciamento social em razão da Covid-19.

“Além do debate acerca da conscientização em denunciar os casos de violência doméstica, também é preciso a aplicação efetiva de leis como essa, que garantam a punibilidade e prevenção. Essa campanha com certeza fará a diferença nos condomínios em todo o estado do Marannhão”, declarou.

Estiveram presentes na cerimônia de lançamento a ouvidora do MPMA, Maria Luíza Ribeiro; a diretora da Escola Superior do Ministério Público, Karla Adriana Holanda; as representantes da AMPEM na região da Baixada, Laura Amélia Barbosa e Linda Luz Matos Carvalho; a representante da AMPEM na região dos Cocais e na Comissão de Mulheres da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Paula Cortez; a representante da AMPEM na região Tocantina, Sandra Fagundes; as promotoras titulares da Promotoria de Justiça especializada da Mulher de São Luís e Imperatriz, Selma Regina Sousa e Aline Matos, respectivamente; e o 1º vice-presidente da AMPEM, Reinaldo Campos Castro Júnior.

Dia Internacional da Mulher: veja o histórico, desafios e conquistas femininas

A Florence parabeniza as mulheres pelos direitos conquistados
No dia 8 de março é celebrado, em mais de 100 países, o Dia Internacional da Mulher. A data foi instituída em 1975 pelas Organizações das Nações Unidas e simboliza a luta histórica das mulheres pela equidade de gênero. Inicialmente, essa data remetia à reivindicação por igualdade salarial e se expandiu ao longo dos anos contra o machismo e a violência.

Um incêndio que aconteceu em Nova York, no dia 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company e vitimizou 146 pessoas, 125 mulheres e 21 homens é considerado um dos marcos para o estabelecimento do Dia das Mulheres.

Hoje, embora às vezes diluído por um caráter festivo e comercial, o 8 de Março se apresenta como um dia de reflexão sobre as conquistas e os desafios sociais, políticos e econômicos das mulheres e a luta por equidade de gênero.

Desafios das mulheres no século 21

De acordo com dados do IBGE divulgados em 2019, as mulheres ainda encontram um abismo salarial em relação aos homens. No entanto, na comparação entre mulheres brancas e negras, a diferença pode chegar a até 71%. Na educação, segundo o mesmo levantamento, apenas 5,2% das mulheres negras no Brasil alcançam o ensino superior, contra 18,2% das mulheres brancas.

Ainda segundo o IBGE, em 2016, 21,5% das mulheres de 25 a 44 anos concluíram o ensino superior. Já em relação aos homens, apenas 15,6% concluíram uma graduação. Todavia, mesmo com maior escolaridade, o salário médio das mulheres era cerca 23,5% menor que o dos homens.

Dados da ONU Mulheres, divulgados no fim de setembro de 2020, destacam que o confinamento durante a pandemia levou ao aumento das denúncias ou ligações para as autoridades por violência doméstica de 30% no Chipre, 33% em Singapura, 30% na França e 25% na Argentina.

Além disso, o Brasil registrou 648 feminicídios no primeiro semestre de 2020, 1,9% a mais que no mesmo período de 2019, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

Conquistas das mulheres no Brasil

Em 1827, a partir da Lei Geral, promulgada em 15 de outubro, as mulheres foram autorizadas a ingressar nos colégios e estudarem além da escola primária. Em 1879, as portas das universidades foram abertas à presença feminina. Após 20 anos da Proclamação da República no Brasil, em 1910, nasceu o Partido Republicano Feminino, como ferramenta de defesa do direito ao voto e emancipação das mulheres na sociedade.

Em 1932, o sufrágio feminino foi garantido pelo primeiro Código Eleitoral brasileiro: uma vitória da luta das mulheres que, desde a Constituinte de 1891, pleiteavam o direito ao voto. Em 27 de agosto, a Lei nº 4.212/1962 permitiu que mulheres casadas não precisassem mais da autorização do marido para trabalhar, inclusive podendo de ter o direito à herança e a chance de pedir a guarda dos filhos em casos de separação. No mesmo ano, a pílula anticoncepcional chegou ao Brasil.

A partir da Lei nº 6.515/1977 o divórcio tornou-se uma opção legal no Brasil e mulheres puderem findar casamentos, porém, mesmo anos após a validação da lei, as mulheres divorciadas permaneciam vistas com maus olhos pela sociedade.

Na Constituição de 1988 as mulheres passaram a ser vistas pela Legislação Brasileira como iguais aos homens. Porém, apenas em 2002 o Código Civil brasileiro extinguiu o artigo que permitia que um homem solicitasse a anulação do seu casamento caso descobrisse que a esposa não era virgem antes do matrimônio.

Em 2006 foi sancionada a Lei Maria da Penha para combater a violência contra a mulher e em 2015 foi aprovada a Lei do Feminicídio. E a partir de 2018 a importunação sexual feminina foi considerada crime.

Mulheres na linha de frente da Covid-19

Diversas mulheres profissionais de saúde estão na linha de frente do combate ao novo coronavírus, atuando de forma conjunta na prevenção e tratamento dos infectados.

Segundo o relatório “Covid-19: Um Olhar para Gênero” do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), 70% da força de trabalho ligada à área da saúde no mundo é feminina. No Brasil, os números são parecidos. O Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), indica que 65% dos seis milhões de profissionais do setor são do sexo feminino -em áreas como fonoaudiologia, nutrição e serviço social elas ultrapassar 90% de presença, e 80% em enfermagem e psicologia.

Além disso, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (IPEA), 79% da força de trabalho na saúde é feminina e 85% dos serviços de enfermagem são realizados por mulheres.

Papel da Florence no fortalecimento dos direitos das mulheres

A Florence entende o seu papel no fortalecimento da equidade de gênero, por isso, através da educação, entrega ao mercado de trabalho mulheres com formação técnica, ética e humanística. A Instituição construiu sua história carregando o nome de uma grande enfermeira chamada Florence Nightingale, conhecida por fundar a enfermagem moderna. A empresa também tem mulheres com principais líderes, dentre elas, a diretora-geral, professora Rita Ivana Barbosa Gomes e como mantenedora Sra. Teresinha de Jesus Barbosa Gomes.

Além disso, a Florence possui em seu corpo de funcionários 137 mulheres que equivalem aproximadamente a 58% do total de colaboradores que trabalham na Instituição, muitas delas ocupando cargos de liderança na docência e em áreas administrativas do Instituto e Faculdade.

É nesse espírito de conquistas femininas e fortalecimento dos direitos das mulheres que, para lembrar dessa importante data, convidamos colaboradoras da Faculdade e do Instituto Florence para contar qual é, para elas, o significado de ser mulher – na sociedade e no mercado educacional. Acompanhe agora alguns destes depoimentos:

“Faço parte do corpo docente do Instituto há 8 anos e vejo na educação uma oportunidade para formar profissionais que na maioria dos cursos da saúde são mulheres, que, assim como eu, às vezes têm que conciliar o trabalho, o papel de mãe e os estudos. São mulheres que buscam apoio na educação por melhores condições de vida, algo desafiador durante essa pandemia”, comentou a enfermeira Marina Muniz, professora dos cursos técnicos da área da saúde no Instituto Florence.

“Ser mulher no mercado de trabalho é complicado, afinal muitas vezes nós mulheres temos que conviver com uma jornada dupla e desigualdade salarial. Na área financeira, por ser ocupada em sua maioria por homens, temos algumas dificuldades, mas o mercado tem mudado. A área financeira não era uma opção de seguimento de carreira para mim, mas uma empresa em que trabalhei identificou esse potencial e fui convidada a atuar nesta área, então desenvolver atividades dentro desse ramo na Florence é ótimo, porque tenho outros exemplos de mulheres em cargos de liderança, sendo o maior exemplo a professora Rita Ivana, diretora-geral da empresa”, afirmou Fernanda Cunha, coordenadora financeira da Faculdade e Instituto Florence.

Faculdade Florence está com inscrições abertas

Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 50%*.

Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.

Inscreva-se agora!

*Confira condições no edital.

DIA DA MULHER: ESPECIALISTA EXPLICA A IMPORTÂNCIA DE OLHAR PARA A SAÚDE MENTAL FEMININA

Em tempos de pandemia e de reclusão social, a maioria das mulheres acumularam mais funções no dia a dia, exercendo mais atividades e mais horas ativas de trabalho no home office, nos cuidados extras com a casa e com os filhos sem aulas presenciais.  Com toda a pressão psicológica que estamos vivendo, torna-se ainda mais importante o olhar atento e acolhedor para a saúde mental das mulheres.

Saulo Batista, coordenador do curso de Psicologia da Estácio, explica que, transtornos psicológicos são mais frequentes em mulheres, por conta da oscilação hormonal que acontece durante os ciclos menstruais, além da necessidade de exercer com perfeição diversos papéis, como a maternidade, carreira, casamento, entre outros.

“Estudos mostram que os casos de depressão e tentativas de suicídio são de duas a três vezes maiores entre as mulheres do que em homens e os motivos são variados. Por isso, é importante procurar ajuda profissional e conhecer melhor o próprio corpo e ter hábitos saudáveis”, avalia Batista.

O professor reforça que variações de humor são normais ao longo do mês, mas que situações tensas como uma pandemia, lockdown, preocupações no trabalho e com a família podem tirar o indivíduo do centro. “Por isso é importante ter atenção para a saúde mental e descobrir quais são os recursos de cada um para enfrentar os momentos difíceis. Cada pessoa, com sua história de vida única, vai lidar com as emoções de formas diferentes, por isso a necessidade de encontrar as formas de enfrentamento”, pontua.

Reforço da Saúde Mental

A rotina diária deve manter o equilíbrio entre corpo e mente. Por isso, é importante avaliar como está a alimentação, o tempo dedicado para a atividade física, a qualidade do sono, o momento do dia de desacelerar e dar atenção ao que traz prazer.

Saulo Batista acredita que cultivar boas relações é fundamental, estar mais perto de quem se gosta, como os amigos e a família. A rede de apoio, formada por pessoas que nos transmitem segurança, é muito importante em momentos de vulnerabilidade. “É importante frisar que pensamentos negativos, desânimo, falta de energia são naturais e fazem parte da vida de todos. Não são sinônimos de adoecimento. O que é preciso ter cuidado é quando tudo isso perdura por muito tempo, nesse momento é importante procurar ajuda profissional”, reforça.

Valparaíso Adventure Park lança campanha de oferta em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

O dia 8 de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, uma data que ressalta a luta das mulheres na sociedade, a reivindicação pelos direitos do sexo feminino e a igualdade entre os gêneros. Neste dia, muitas marcas oferecem promoções e mimos especiais para ELAS. Afinal, TODAS merecem!

Dessa forma, o Valparaíso montou uma ação para homenagear não apenas em um único dia e sim, durante toda semana com descontos e concorrendo a uma viagem especial ao município de Carolina (MA), destino esse que você pode aproveitar as extraordinárias no Sul do Maranhão.

Promoção – De 10 a 13 de março, todas as mulheres que forem ao Valparaíso Adventure Park, podem adquirir o acesso por R$ 20 e automaticamente estão concorrendo a uma viagem à Carolina (MA), com tudo pago em parceria com a Top Tour Viagens & Turismo.

Conhece o Valparaíso?

Na programação é possível se divertir na Tirolesa, que possui um percurso de 220 metros, e a Isla Negra, uma piscina de ondas com 65m de largura, 73,70m de comprimento e capacidade para 1.800.000 litros de água. Ou, para quem quer se jogar na adrenalina, tem o Half-Pipe e o Free-Fall, que são 12 metros de altura e uma descida para causar arrepio.

Os pequeninos que amam também uma diversão, tem o Zoo Playground, que não pode faltar na programação. Com escorregadores em formato de animais, toboágua infantil e a rampinha do Acquazito.

Todas as atividades são acompanhadas por monitores para garantir a segurança de todos os brincantes.

Além disso, também é possível aproveitar e degustar um cardápio saboroso com assinatura do restaurante Dom Maranhão.

CORONAVÍRUS

O Valparaíso tem como responsabilidade cuidar do bem-estar de todos, e vem intensificando em todas suas áreas, um padrão especial de higienização, a redução da capacidade de visitante, marcação de filas indicando o distanciamento nas atrações, a compra/venda on-line e com agendamento, limpeza reforçada nas áreas de alimentação, banheiros, corrimão etc., a higienização de guarda-volumes a cada uso, a medição de temperatura para entrada de visitantes, entre outras.

Serviços

Valparaíso Adventure Park

Local: O Valparaíso Adventure Park fica localizado no município de Paço do Lumiar, na ilha de São Luís, a apenas 20km do centro da capital maranhense. Estrada da Pindoba, Nº 3, Pindoba, Paço do Lumiar (MA).

Ingressos e promoções: https://valparaisoadventurepark.com.br

Informações: (98) 3265-0217 / 99210-6204.

MULHERES EM AÇÃO E FAZENDO A DIFERENÇA NO MERCADO DE TRABALHO

Nilde Moraes, Gerente e Compradora da Categoria de Ferramentas do Grupo Potiguar

Histórias de lutas pessoais, superação e sucesso de quatro mulheres inspiradoras

No Dia Internacional da Mulher, vale destacar exemplos de mulheres que estão ocupando importantes espaços no mercado de trabalho, em posições antes consideradas apenas masculinas. Nas histórias dessas mulheres, elas mostram que podem e devem assumir qualquer tipo de posto ou função.

Há 21 anos no Grupo Potiguar Nilde Moraes Cantanhede iniciou como promotora de vendas até ter a oportunidade de ser auxiliar do setor de ferramentas do grupo. E para quem estranhava ver aquela moça com batom e cabelo arrumado nessa função, nem imaginava que ela iria dedicar-se com tanto empenho, que conquistaria seu atual posto na empresa, o de gerente e compradora da categoria de ferramentas do Grupo Potiguar.

“Ferramenta para mim é mais que trabalho, é uma verdadeira paixão. Gerencio diretamente 13 homens nessa função e aprendi a me impor através do conhecimento. Estudei muito muito para passar segurança a todos da minha equipe, e principalmente aos clientes. No início muitos estranharam o fato de uma mulher estar atuando nessa área. Mas fui mostrando meu conhecimento e muitos revelam que me admiram por ser uma mulher com tanta desenvoltura nessa área”, conta ela.

Quando não está trabalhando o lazer de Nilde é cuidar da filha Maria Vitória de sete anos e da casa. Ela é quem instala prateleiras; faz pequenos consertos domésticos e vive decorando ou arrumando alguma coisa no lar. Dinâmica, ela ainda encontra tempo para estudar Administração de Empresas, curso que deve concluir esse ano.

“A dica que dou para todas as mulheres é que sempre busquem estudar para crescer na área que escolherem. Ter garra para mostrar que você é capaz, mesmo que outros duvidem disso, e nunca desistir de seus sonhos”, enfatiza ela.

A engenheira eletricista Stephanie Machado da Silva é outro exemplo de crescimento profissional em uma área considerada masculina. Ela é Executiva de Operações da Equatorial Energia, empresa em que trabalha há 13 anos, sempre um funções técnicas em toda a sua carreira na empresa. Nos dois últimos dois anos ela está nessa área que é considerada o “coração da empresa”, e coordena uma equipe de sessenta pessoas, que atuam diretamente no controle de todo o funcionamento do sistema elétrico do Estado e suas subestações em tempo real, além das equipes que atuam em campo.

Aos 31 anos, além de uma bem sucedida carreira técnica, ela é casada e mãe de uma bebê de 2 anos. E garante que é feliz desempenhando todos esses papéis.

“Esse era um cargo antes só ocupado por homens aqui no Centro de Operações Integradas da Equatorial. É sempre um desafio grande estar em uma área considerada masculina; mas sou muito realizada aqui. E incentivo outras mulheres a terem sempre persistência, que conheçam seus direitos e que tenham objetivos claros em mente, para realizar todos os seus sonhos”, diz Stephanie.

Fernanda Oliveira está sempre buscando novos conhecimentos. É formada em pedagogia com especialização em gestão de pessoas; é coach integral sistêmica e analista comportamental, além de comunicóloga em formação. Desde 2013 trabalha na TVN, onde começou como analista de recursos humanos e hoje é responsável pela Coordenação de Gente e Gestão da empresa.

“Olhando para o mundo hoje, acho que o maior desafio para uma liderança feminina é desenvolver a tão famosa inteligência emocional que é essencial hoje. Para eu conseguir olhar com mais empatia e ser mais colaborativa e acolhedora dentro da minha gestão, eu preciso desenvolver essa habilidade todos os dias”, revela Fernanda.

Segundo ela, a dica para a mulher se impor no mercado de trabalho é descobrir qual é a sua verdadeira essência e marca pessoal, para então entender qual é a contribuição que poderá fazer em um processo de transformação na vida das pessoas ao seu redor.

De contribuição na vida das pessoas a fisioterapeuta Danielle Batista Gonçalves entende bem. Formada em Fisioterapia pela Faculdade Santa Terezinha – CEST, aos 32 anos, ela trabalha na APAE de São Luís e revela que ama ajudar as pessoas com deficiência a se desenvolverem. Mas o que mais se orgulha de contar é que, ela mesma, teve uma história pessoal de muita superação, como ex- aluna da APAE de São Luís e portadora de deficiência intelectual:

“Nasci prematura de seis meses, e com falta de oxigenação no cérebro. Os médicos até me desenganaram, mas sobrevivi e lutei para vencer a deficiência intelectual que tive como sequela. Minha vida toda foi muito difícil, mas sempre tive muito apoio de Deus, dos meus queridos pais Lucimar e José Gonçalves e de todos na APAE de São Luís. Consegui estudar, mesmo com grande dificuldade. Me formei e sou feliz com minha profissão. Recebi muitos nãos ao longo desses 32 anos de vida. Mas nunca desisti de mim mesma e dos meus sonhos”, revela ela emocionada.

A engenheira eletricista Stephanie Machado, primeira mulher a ocupar o cargo de Executiva de Operações da Equatorial Energia
Fernanda Oliveira, Coordenação de Gente e Gestão da TVN
Danielle Batista Gonçalves, ex- aluna da APAE de São Luís, formada em Fisioterapia, área em que atua com paixão

Shopping Rio Anil informa novo horário de funcionamento

Limitação de horários é mais uma medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

A brMalls informa que o Shopping Rio Anil terá uma alteração no seu horário de funcionamento, respeitando o decreto nº 36.531 de 3 de março de 20201, do Governo do Maranhão, como medida de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

As Lojas e quiosques vão funcionar das 9h às 21h de segunda a sábado e das 13h às 20h, aos domingos. As atividades de delivery devem seguir o mesmo horário. A Praça de Alimentação deve funcionar de 9h às 21h de segunda a sábado e 12h às 20h, aos domingos. As atividades de delivery podem funcionar até às 23h.

As academias estão com horário diferenciado de 06h às 21h de segunda a sexta, de 08h às 17h aos sábados e de 08h às 14h aos domingos.

Os Supermercados vão funcionar de 09h às 21h de segunda a sábado e de 09h às 20h aos domingos. As farmácias estão autorizadas a abrir de 09h às 21h de segunda a sábado e

de 13h às 20h aos domingos.

Os Serviços médico hospitalares (laboratório) estarão funcionando de 07h às 16h de segunda a sexta e de 7h às 11h aos sábados. O cartório vai abrir de 08h às 17h de segunda a sexta e os bancos de 10h às 14h de segunda a sexta.

Ressaltando que todas as atividades comerciais autorizadas a funcionar devem continuar a observar as medidas sanitárias, uso obrigatório de máscara, higienização das mãos e evitar aglomerações.

Decretos limitam funcionamento de lojas e supermercados

As medidas visam o combate ao novo coronavírus

Os governadores do Maranhão e Pará decretaram novas medidas de combate à Covid-19, na quarta-feira (3), algumas medidas limitam o funcionamento e serviços de lojas e supermercados.

O governador do Maranhão, Flávio Dino, anunciou em coletiva à imprensa, no Palácio dos Leões, as novas medidas de combate ao coronavírus estabelecidas por meio do decreto nº 36.531 de 3 de março de 20201. As normas valem para os dias 5 a 14 de março e disciplinam o setor público e privado.

Dentre outras medidas, o decreto altera o horário de funcionamento de comércios, supermercados, com abertura às 9h e fechamento às 21 horas. As lojas do Grupo Mateus nos shoppings do Maranhão também estão funcionando com horários diferenciados, de segunda a sábado de 9h às 21h e domingo das 9h às 20h.

No Pará, o governador Helder Barbalho também anunciou, uma atualização do decreto nº 800, de 31 de maio de 2020, com medidas restritivas para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, algumas medidas se referem ao ramo supermercadista. Os supermercados do Estado vão continuar funcionando no horário normal, podendo ser 24 horas, porém com lotação máxima de 50% da capacidade do estabelecimento. Outra norma do decreto é a proibição da venda de bebidas alcoólicas no depois das 18h e até às 06h da manhã. Com validade até o dia 9 de março, podendo ser renovado por mais dias.

O Grupo Mateus agradece a compreensão dos clientes e reforça que os protocolos de saúde, contra covid-19 devem ser mantidos, tais como: higienização das mãos; uso de máscara; e evitar aglomerações.

Mercado D´Minas ofereceu café da manhã em homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Empresário Abel Jesus recepcionando homenageando suas clientes

O empório e cachaçaria localizado na Ponta d´Areia fará durante todo o dia diversas ações para comemorar a data  

Especializado na culinária mineira com toque e charme do Maranhão, o Mercado d´Minas Empório e Cachaçaria começou a manhã desta segunda-feira (8), homenageando todas as mulheres com um delicioso café da manhã gratuito. Lembrando que a ação respeitou rigorosamente os protocolos de segurança e higiene para o combate à Covid-19, como o distanciamento social, uso de álcool gel 70º e máscara.

Abel Jesus, sócio e proprietário do estabelecimento, lembra a importância da valorização das mulheres, principalmente em um período de tantas lutas contra o novo coronavírus. “Tivemos um ano difícil, por conta da pandemia, mas apesar das dificuldades e perdas, não podemos deixar de homenagear aquelas que representam força, temos que reconhecer e celebrar o trabalho das mulheres que batalham em diversos setores para não deixar a nossa carruagem parar. Tenho o prazer em conhecer aqui diariamente mulheres das mais diversas funções e por isso, eu dedico o dia de hoje para todas elas”, conta o empresário.

Durante o dia, promoções especiais e brindes serão distribuídos para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

Serviço

Mercado D´Minas – Empório e Cachaçaria

Local: Av. dos Holandeses, Ponta D´Areia – próx. ao Rio Poty Hotel

Funcionamento: Todos os dias, a partir das 8h.

Informações: (98) 3015-0869 / @Mercado.dminas

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima