A análise minuciosa da boca pode revelar muito mais do que cáries e outros problemas odontológicos
Cuidar do sorriso é cuidar da saúde. Você sabia que existem doenças sistêmicas que podem ser detectadas pelo seu cirurgião-dentista? A análise minuciosa da boca pode revelar muito mais do que cáries e outros problemas odontológicos. Diversas doenças que afetam o organismo e até mesmo alguns comportamentos, como o hábito de fumar ou o uso de drogas ilícitas, podem ser identificados pela observação dos dentes, lábios, língua e outras estruturas bucais.
Isso acontece porque patologias que atingem o organismo impactam as mais diversas partes do corpo e provocam alterações no metabolismo. Por essa razão, a consulta regular no cirurgião-dentista e o check-up se fazem tão necessários para sua saúde como um todo.
Como é comum as manifestações bucais aparecerem antes de sintomas característicos das doenças, a orientação do dentista de procurar um especialista acaba sendo uma medida preventiva. Buscando ajuda médica desde cedo, a probabilidade de um tratamento mais eficiente e de cura se elevam.
“Muitas vezes as manifestações bucais aparecem antes mesmo de sintomas mais característicos, por isso o reconhecimento delas poderá propiciar o diagnóstico precoce. O quanto antes acontece essa identificação, o cirurgião-dentista poderá encaminhar para o médico especialista, podendo se realizar o diagnóstico preciso e, o quanto antes, o tratamento”, explica o Professor Doutor, Diego Souza, do curso de odontologia.
Por esse motivo, o professor Diego ressalta a importância do cirurgião-dentista nos cuidados ao paciente. “O cirurgião-dentista trata o organismo como um todo. Nós somos um sistema completamente interligado. É de grande importância o nosso papel nesse contexto sistêmico do paciente, que vai muito além da região da cavidade bucal. O cirurgião-dentista extremamente atualizado olha o paciente como um todo”, detalhou.
Confira abaixo os sintomas bucais de algumas doenças:
Aids: A doença afeta o sistema imunológico e alguns sinais ou lesões são produzidos na boca por bactérias, fungos e vírus. Áreas esbranquiçadas, inflamações na gengiva e ferimentos na mucosa interna da bochecha são alguns desses sintomas
Bulimia: O ato de vomitar traz o ácido clorídrico do estômago para a boca, causando destruição dos tecidos dentários e produzindo lesões na mucosa. Outras manifestações podem ser averiguadas como a incidência de cáries, bruxismo, hipersensibilidade dentária e alterações do fluxo salivar.
Câncer: O paciente com câncer também pode ter aumento da sensibilidade e sentir dores ao receber uma fraca batida no dente. Vários tipos de cânceres malignos podem ser observados na boca. A leucemia e o linfoma, por exemplo, produzem o aumento das gengivas e com isso podem aparecer lesões, como verrugas.
Cirrose hepática: Bolhas, erosões e outras lesões podem aparecer na boca, quando o paciente tem cirrose. O céu de boca e a região embaixo da língua ficam pálidos. Outro fato que o cirurgião-dentista pode observar é a forte halitose, conhecida como odor hepático.
Diabetes: O hálito com cheiro similar ao de frutas envelhecidas, característico de quem possui diabetes, além da gengivite crônica e doença periodontal crônica são fatores relevantes que podem ser verificados.
HPV (Papilomavírus Humano): Outra infecção sexualmente transmissível (IST), ela pode ser detectada quando há a presença de lesões tipo couve-flor no interior da boca, que são pequenos nódulos rosados ou esbranquiçados.
Osteoporose: Ela pode se manifestar oralmente de várias formas. Pode haver diminuição da massa e densidade óssea, dificuldades de adaptação de próteses e implantes dentários, pois acontece uma redução excessiva do rebordo alveolar – estrutura anatômica que tem como função o alojamento das raízes dos dentes.
Caso apresente algum desses sintomas, procure seu cirurgião-dentista. Cuide da sua saúde!
Faculdade Florence está com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 50%*.
Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1. Inscreva-se agora!