Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros...
Em vídeo publicado nas suas redes sociais, o presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), lembrou a passagem dos 57 anos do Golpe Militar de 1964, neste 31 de março. O chefe do Legislativo destacou que esta é uma data que não deve ser celebrada, mas precisa ficar registrada na história para que nunca mais se repita.
Othelino disse que o golpe militar de 1964 foi um triste período da história do Brasil, que se estendeu por 21 anos, em que as pessoas perderam a liberdade de expressão, a possibilidade de escolher os seus governantes e o país viveu um lamentável regime de exceção.
“Com o acirramento do regime militar e dos atos institucionais que foram se sucedendo, pessoas foram mortas, outras exiladas e famílias foram dilaceradas. Nós perdemos o nosso direito de ir e vir e de pensar diferente”, lembrou o parlamentar.
Othelino pontuou ainda que, infelizmente, algumas pessoas que ocupam posições de destaque na nação insistem em fazer insinuações a regimes de exceção e, por isso, é preciso que todos estejam mobilizados para a defesa da democracia.
“É necessário que todos estejamos mobilizados, independente de sermos de esquerda, centro ou direita, pois o que se está discutindo é a democracia, a preservação do Estado Democrático de Direito, que é um valor que todos os brasileiros e brasileiras de bem devem tratar como algo que não pode ser questionado. Vamos continuar juntos, lutando pela democracia, pelas liberdades e todos com uma única frase: Ditadura nunca mais!”, finalizou Othelino Neto.
A Justiça do Maranhão concedeu a saída temporária de Páscoa a 628 detentos do sistema prisional do Maranhão, segundo decisão da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís.
A saída dos apenados começou a partir das 9h dessa quarta-feira (31), devendo os internos retornarem aos estabelecimentos prisionais até as 18h da próxima terça-feira (06).
Os presos beneficiados com a saída temporária não poderão se ausentar do Maranhão e devem recolher-se às suas residências até as 20h. Não podem ingerir bebidas alcoólicas, nem portar armas ou frequentar festas, bares e similares.
O preso que não retornar será considerado foragido da justiça.
Em casa no Delivery ou no Restaurante com Distanciamento e Segurança
O restaurante Villa do Vinho Bistrô está pronto para proporcionar a todos uma temporada de delícias nessa Semana Santa, seja no almoço da sexta, nas refeições do sábado ou no domingo com o almoço de Páscoa em família.
São diversas opções de pratos super saborosos à base de camarão, lagosta, peixes nobres e frutos do mar em geral além de massas, risotos e todas as delícias da casa. Assim é a Páscoa Delícia da Villa do Vinho Bistrô. E com uma ampla carta de vinhos para harmonizar com os pratos e reforçar sabores únicos.
Vale lembrar que há opções de pratos individuais ou porções maiores para compartilhar em família e com muita economia. E o melhor, via delivery pelo IFood e Uber Eats para desfrutar no conforto do seu lar!
Quem quiser ir até o restaurante pode ficar tranquilo e desfrutar do ambiente aconchegante, pois o mesmo estará funcionando com muita segurança e somente com metade da capacidade do salão, para manter o distanciamento social necessário, além da adoção dos mais rigorosos protocolos sanitários da cozinha até a sua mesa.
Só não podem faltar Amor & Sabor na sua Páscoa com a Villa do Vinho Bistrô. Reservas e Informações pelo fone (98) 31814908.
Hospital São Luís (HSLZ) já salvou milhares de vidas de servidores estaduais nessa pandemia
O mês de março de 2020 ficou marcado na história pessoal e profissional de todos os profisisonais da área da saúde e administradores hospitalares que, de repente, passaram a vivenciar a maior e mais desafiadora experiência profissional que já tiveram até então: Salvar vidas em meio à pandemia da Covid-19.
Para o time do Hospital São Luís, mais conhecido como HSLZ ou Hospital dos Servidores não foi diferente. E há exatos 365 dias a luta tem sido intensa, repleta de inseguranças, medos pessoais e profissionais além de emocionantes vitórias a cada paciente que é devolvido para seus famíliares após o tratamento na unidade hospitalar.
“Nesse período a gente está aprendendo muitas coisas novas, precisando rever conceitos, práticas e tratamentos. Tá sendo muito pesado e a carga horária tem sido mais que dobrada para todos nós que trabalhamos na fonoaudiologia hospitalar. Os plantões têm sido extremamente longos, e o mais complicado de tudo é olhar os pacientes que chegam à UTI e que precisam ser entubados, e não sabermos se ele ou ela vai voltar um dia para a sua família. Isso mexe muito com o emocional de todos nós profissionais. É impossível ficarmos neutros; seguimos refletindo sobre tudo isso que está acontecendo e sem ver uma luz no fim do túnel, parece que estamos trabalhando no escuro, testando procedimentos sem nenhuma certeza científica absoluta. Mas se há uma certeza, é a de que estamos dando o máximo de nós enquanto profissionais da linha de frente, para tentarmos preservar o máximo de vidas que conseguimos”, revela a Coordenadora do Serviço de Fonoaudiologia do HSLZ Cíntia Seipel.
“O que a gente tem vivido aqui é realmente um cenário de guerra, contra um monstro invisível. A gente tem desgaste físico e emocional diariamente, não é fácil sair de casa e deixar nossas famílias, e nem é fácil chegar para cuidar dos pacientes pois sabemos que ali está o amor de alguém e é muito difícil lidar com tantas mortes”, desabafa Fernanda Valéria Maciel Dutra que é fisioterapeuta intensivista.
O sentimento de impotência e medo de uma doença tão traiçoeira como é a Covid-19 é geral entre os profissionais da linha de frente:
“Ainda estamos no olho do furacão, mas prometemos não desistir e nem recuar mesmo estando exaustos, tentando amargamente aprender a lidar com essa maratona, e quebrando a cabeça para tentar entender o que está acontecendo com o paciente dia a dia nessa luta pela vida. E tentando amargamente lidar com o vazio que surge o óbito chega. E só piora sabermos que a qualquer momento os papéis podem se inverter, e o colega que estava hoje na linha frente com você pode ser o seu paciente amanhã”, confessa Daiane Amorim, fisioterapeuta intensivista do HSLZ que está há um ano nesse campo de batalha.
Para o médico intensivista Rafael Matos Hortegal, cada extubação de um paciente é mais que um procedimento bem sucedido, é uma verdadeira vitória da medicina:
“O paciente que chega para nós como um desconhecido, acaba se tornando um ente querido ao longo do tratamento que nem sempre é fácil, e na maioria das vezes é longo e complicado. E cada paciente extubado e que conseguimos devolver para sua família é mais que uma vitória, é um incentivo a nossa luta e um verdadeiro troféu para todos os colegas envolvidos” disse o Dr. Rafael.
Mais que números ou estatísticas, cada alta realizada no Hospital São Luís é um sinal de Deus e de que vale a pena tantos esforços empenhados por todos. Há um ano o volume de atendimentos e internações no HSLZ têm sido bem acima da média.
Para o Diretor Geral Plínio Valério Tuzzolo seguir motivando toda a sua equipe multidisciplinar é fundamental e mais que merecido. Ele lembra que todo o grupo do HSLZ que está à frente do atendimento aos pacientes de Covid-19 foi merecidamente homenageado de forma coletiva pela Diretoria do Hospital e pelo Grupo Mercúrio, controlador do hospital com uma placa solene colocada na sede da unidade.
“Todos estão dando o máximo de si, muito além do profissionalismo normal. Digo que são todos grandes heróis mesmo. Bravos e corajosos profissionais que, do maqueiro, servente ao médico, todos estão salvando vidas e colaborando para devolvermos às famílias os seus amores, nas melhores condições possíveis. Não tem sido fácil, mas sei que estamos fazendo história juntos”, frisou o Diretor.
O pastor evangélico Nelson Roberto Silva Abreu, de 48 anos faz parte da feliz estatística de curados do HSLZ. Casado com a técnica em administração Vanessa Abreu de 34 anos e pai de Davi Augusto de 5 anos e Miguel Nagai, de apenas 1 ano e 8 meses ele sentiu medo de não voltar a ver sua família. Ele que é policial militar da reserva e pastor da Primeira Igreja Batista de São Luís no Centro, sentiu os primeiros sintomas da Covid19 em 30 de janeiro desse ano. Como a doença avançou rápido, Nélson precisou internar no décimo dia, e depois ainda foi parar na UTI do HSLZ:
“No início não tive medo, só fiquei preocupado em transmitir o vírus para minha esposa e filhos. Senti dor de cabeça, tive febre e tosse, falta de olfato e paladar e pensei que ia ficar bom logo. Fiquei dez dias em casa, mas depois o quadro complicou, e precisei internar no Hospital dos Servidores / HSLZ. Fiquei 21 dias no hospital, sendo 17 na enfermaria e depois na Unidade de Terapia Intensiva. A doença foi se agravando e passei quatro dias internado na UTI. Fiquei com 80% dos pulmões comprometidos e muita falta de ar devido à saturação baixíssima mesmo com 15 litros de oxigênio e na posição de bruços; era muito difícil respirar. Continuei tendo tosse, diarreia, dor de cabeça, febre além de muita ansiedade, medo e saudades da família. Um mix de emoções e sentimentos tristes. Tive muito medo de morrer quando precisei ir para a UTI, mas não cheguei a ser entubado. Deus me deu uma dose exagerada de cuidados, generosidade e carinho através da equipe multidisciplinar do HSLZ – graças a todos eles fiquei curado. O Dr. Samuel Gregório e sua equipe de médicos, enfermeiras, técnicas de enfermagem, fisioterapeutas, maqueiros, nutrição; todos foram de uma perícia e competência fora do comum. Meu tratamento foi um sucesso”, revelou ao relembrar esses 31 dias de grandes provações.
Para aqueles que ainda estão internados no HSLZ lutando pela vida, o pastor Nélson deixa uma mensagem de fé e esperança:
“Tenham paciência, perseverança e, acima de tudo, fé em Deu, pois o tratamento funciona e a instituição HSLZ é excepcional. Eu já estive nesta situação e venci, graças a Deus Todo Poderoso! A todos os profissionais desse hospital, deixo minha gigantesca gratidão e o reconhecimento público pelo profissionalismo, carinho, respeito, generosidade e humanidade com que fui tratado por todos. Sei que o Senhor Jesus os instrumentalizou como verdadeiros anjos, que me devolveram à minha família, à minha Igreja e para a minha comunidade. Gratidão, sempre!” disse o paciente curado e ainda mais fortalecido pela fé em Deus e na medicina.
Nutricionista destaca os benefícios desse super alimento.
O gengibre é um alimento com diversas propriedades positivas para a saúde, bastante conhecido pelo seu poder anti-inflamatório. A raiz utilizada há séculos pela medicina tradicional oriental vem atraindo a atenção de pesquisadores e especialistas por apresentar potencial terapêutico frente a várias doenças.
O alimento tem diversos benefícios terapêuticos: ação bactericida, fungicida, antioxidante, antisséptico e anti-inflamatório. “O chá de gengibre pode ser benéfico, em pequenas quantidades, para aliviar náuseas, ajuda na digestão e no combate a doenças de garganta e respiratórias”, acrescenta a nutricionista do Grupo Mateus, Olímpia Fontenelle.
O gengibre é rico em cobre, vitaminas A, B, C e D, potássio, selênio, zinco e magnésio. No caso do chá de gengibre, especificamente, os benefícios também estão muito relacionados à liberação dos óleos essenciais que fazem parte da sua composição: timol, carvacrol e eugenol, de acordo com a especialista.
“Esses óleos são os responsáveis principalmente pela ação anti-inflamatória do chá de gengibre. Ou seja, o nosso corpo produz diversas substâncias inflamatórias, como as ocitocinas, mas os óleos essenciais do gengibre podem ajudar a inibir a inflamação”, destaca.
Para obter mais benefícios desse super alimento, separamos um chazinho de gengibre para você.
Experimente!
Ingredientes modo de preparo:
1g de gengibre (ou um pedaço de cerca de 2 cm de largura) lavado e descascado para cada 150 mL de água;
Limão (opcional);
Use o método da decocção: ou seja, cozinhe o gengibre junto da água por cinco minutos;
Se quiser, esprema gotas de limão na bebida e acrescente coloque fatias dele;
Beba de uma a três xícaras por dia.
Contraindicações
Gestantes e lactantes (devem usar mediante permissão do médico ou nutricionista);
Pessoas com cálculos na vesícula também devem ter cuidado.
Superioridade ilusória é um conceito usado na psicologia social para descrever uma condição em que uma pessoa superestima suas próprias qualidades e habilidades. Você deve estar se perguntando o porquê de eu estar falando disso, certo? Aplica-se bastante ao que estamos vivendo em relação à COVID-19.
No início da pandemia no Brasil, afirmou-se que ela produzia sintomas mais severos em idosos e em indivíduos com comorbidades prévias. Isso levou os jovens a um sentimento de que com eles nada aconteceria: eram imunes ao vírus. No entanto, à medida que o tempo foi passando, surgiu a variante conhecida como P.1, que foi resultado do descaso da população com a situação crítica vivida (mostrada nas imensas aglomerações no país), do negacionismo patente de certas autoridades e da demora em negociar a compra das vacinas contra a COVID-19. Esses fatores somados resultaram em um sentimento que vemos em todos hoje: o medo.
Afinal, o que é uma variante? Ela surge quando um microrganismo, nesse caso o vírus, sofre mutações. No caso do coronavírus, essa mutação apareceu na principal proteína do vírus – “Spike”. Ela é a responsável por permitir que o vírus entre nas células e consiga se multiplicar. E quanto mais o vírus se multiplica, maior a chance de surgirem novas mutações.
A mutação P.1 promoveu mudanças nessa proteína, que fizeram com que ele conseguisse entrar nas células de forma mais eficiente e, com isso, mais pessoas serão infectadas, contribuindo para a disseminação maior do vírus.
Mas como isso tudo se relaciona com os jovens? Nesse momento, indivíduos de faixas etárias entre 20 e 50 anos sem comorbidades estão precisando de atendimento em UTIs, que estão ficando sem vagas: o sistema de saúde todo está entrando em colapso. Abrir mais leitos não é a solução do problema: há a necessidade também de mais profissionais da área da saúde, os quais estão esgotados, alguns se infectando novamente. Estamos todos assustados, incluindo agora os mais jovens.
Como amenizar isso? Seguindo as regras claras: evitar aglomerações, usar máscaras, lavar as mãos, usar álcool gel. A vacinação está demorando, mas ela está vindo. Portanto, para evitar que novas variantes surjam, o apelo continua: fica em casa!
Preparações simples com alimentos in natura são a base de uma saúde equilibrada
Em 31 de março é celebrado anualmente no Brasil o Dia da Saúde e Nutrição. A data faz parte do calendário oficial do Ministério da Saúde e tem o objetivo principal de chamar a atenção da população para a importância da saúde e da boa alimentação. O dia também serve para que as instituições públicas e privadas reflitam sobre como podem contribuir para um desenvolvimento sustentável dos alimentos que consumimos todos os dias.
O Guia Alimentar para a População Brasileira, publicado pelo Ministério da Saúde é o primeiro passo a ser seguido para uma saúde alimentar, já que apresenta as diretrizes alimentares oficiais para a população. O Guia possui informações, princípios e recomendações que destacam a comida do lar e a volta das preparações simples, baseadas em alimentos in natura, como bons hábitos alimentares.
Para conferir o Guia Alimentar para a População Brasileira, CLIQUE AQUI!
De acordo com a nutricionista Wyllyane Carvalho, professora das disciplinas de Avaliação Nutricional, Nutrição Materno Infantil, Epidemiologia e Bioestatística e Nutrição na Enfermagem na Faculdade Florence, a saúde e a alimentação saudável estão diretamente associadas. Para ela, não há como mencionar uma sem priorizar a outra e vice versa.
“Os alimentos que compõem nossa dieta ao longo do dia representam uma verdadeira potência capaz de gerar fatores protetores ou de risco para a nossa saúde, a depender do que, quanto e como comemos. Portanto, é urgente que seja dada à alimentação a devida atenção e o investimento que merece. Antes de correr atrás de alimentos milagrosos ou de suplementos vitamínicos e minerais com o objetivo de melhorar a saúde, buscar auxílio profissional é fundamental. O nutricionista é a pessoa gabaritada para fazer a melhor assistência às pessoas quando o assunto é alimentação. São esses profissionais que convidam você a comer comida de verdade e a construir novos hábitos, entre eles os descritos pelo Guia Alimentar para a População Brasileira”, pontuou.
Por isso, a nutricionista Wyllyane Carvalho sugere algumas mudanças de hábitos alimentares para um corpo saudável, elas são:
Inserir alimentos in natura ou minimamente processados na base da sua alimentação;
Planejar o uso do tempo para dar para a sua alimentação o espaço que ela merece;
Utilizar óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades no preparo das refeições ; Ser crítico quanto às propagandas de produtos alimentícios milagrosos;
Limitar o consumo de alimentos processados;
Evitar o consumo de alimentos ultraprocessados;
Fazer exames nutricionais com um especialista.
A adoção de uma postura pautada em hábitos alimentares saudáveis e padronização dos níveis de atividade física pode evitar diversos fatores de risco na população, como obesidade, hipertensão arterial, alteração nos níveis de glicose sanguínea e colesterol, entre outros.
Faculdade Florence está com inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para o Processo Seletivo 2021.1 da Florence! Os interessados em ingressar na Instituição, além de um ensino de excelência, destaque em toda a região, contarão com o benefício da 1ª mensalidade a R$ 49, além de bolsas de mérito acadêmico de até 50%*.
Ficou interessado? Ainda dá tempo de participar do vestibular 2021.1.
Foi com grande pesar que recebi a notícia do falecimento do jornalista vereador, Batista Matos, (Patriotas), ocorrido na manhã de hoje (31). Um homem íntegro, humano que lutou por grandes causas especialmente nas áreas social e educação em nossa cidade, sempre ajudando a construir, desenvolver e melhorar a qualidade de vida de São Luís (MA) e de sua comunidade.
Sem dúvida ele foi um político exemplar, um cidadão honrado, um excelente marido, pai e filho. João Batista Matos, o Batista Kanu como era carinhosamente chamado pelos colegas da imprensa esportiva nos deixará lembranças e ficará para sempre marcado na história de São Luís.
Eu tive a honra de estudar Comunicação Social com o Batista Matos na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e de trabalhar juntos, em veículos rivais, mas sempre como amigos de universidade.
Batista Matos faleceu aos 46 anos por complicações da Covid-19. Ele estava internado desde o último dia 15 de março em um hospital da capital após ser infectado pelo novo coronavírus.
Atualmente, Batista Matos era vice-líder do governo municipal na Câmara de São Luís. Eles era natural de São Luís. Antes de atuar na vida política, ele trabalhou nos jornais “O Estado do Maranhão”, “O Imparcial” e nas emissoras de rádio FM Esperança e Mirante AM.
Neste momento doloroso, venho externar meus sentimentos, em nome de todos os jornalistas esportivos e colegas de O Estado, e me solidarizar com a família. Rogo a Deus que no aconchego de seus braços receba este ente querido, e que no calor de seu imenso coração conforte a todos por esta grande perda.
A Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta profundamente o falecimento do radialista, jornalista e vereador de São Luís, João Batista Matos, aos 46 anos, na manhã desta quarta-feira (31).
Como profissional da Comunicação, ele trabalhou nas redações dos jornais O Estado do Maranhão, O Imparcial e rádios Mirante e FM Esperança. Exerceu ainda cargos públicos, como o de secretário municipal de Comunicação da Prefeitura de São Luís.
Na Câmara de Vereadores, Batista Matos estava em seu primeiro mandato, conquistado, nas últimas eleições, com muita luta e determinação.
Consternados com a imensa perda de uma liderança muito querida, prestamos nossa solidariedade e condolências aos familiares, em especial, à esposa Liana Ramalho e aos dois filhos, Samuel e Daniel, assim como aos amigos.
Othelino Neto Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão