CAPS AD Estado realiza Ação Resgate na Praça Deodoro e promove 487 atendimentos de saúde

0comentário

O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD Estadual) e parceria com a Delegacia de Costumes realizou mais uma Ação Resgate. A atividade foi realizada nesta quarta-feira (10), pela manhã, na Praça Deodoro, no Centro de São Luís.

CAPS AD Estadual participou da ação, realizada com a intenção de oferecer cuidados às pessoas que estão em situação de rua. Foram mais de 487 atendimentos entre testes de HIV, sífilis, hepatite e Covid-19; vacinação; aferição de pressão e glicemia; e avaliação social e psicológica.

Foi oferecido também um café da manhã e realizada a distribuição de máscaras e outros equipamentos de proteção individual (EPIs). A ação serve ainda para levar à internação as pessoas que desejarem realizar o tratamento contra a dependência química.

A ação também possibilitou o resgate de seis usuários de drogas em situação de rua, que foram levados para internação e tratamento na Unidade de Acolhimento Estadua (UA). “esses trabalhos vão continuar acontecendo e esperamos poder continuar tendo sucesso nas próximas ações, pois fazemos esse trabalho justamente onde detectamos maior concentração de dependentes químicos, e no último levantamento foi apontado que na praça Deodoro existe cerca de 40 pessoas em situação de rua e com dependências química”, explicou o delegado Joviano Furtado.

A ação também contou com toda equipe do CAPS AD estadual, a Secretaria de Assistência Social da Prefeitura e a Delegacia do delegado Joviano Furtado. Ao todo 487 pessoas foram vacinadas contra Febre amarela, H1N1, Tríplice Viral e Tétano. “Nossa intenção é superar as 18 ações realizadas em 2020, somente hoje internamos 6 pessoas em situação de rua usuários de drogas . Esta ação tem uma importância muito importante pois, além de possibilitar atendimento a pessoas com vulnerabilidade social e em situação de rua, ofertando internamento, ofertando medicações e ofertando cuidados psicológicos em aspectos gerais, pois se essas pessoas conseguem superar o vício as drogas, há uma promoção de saúde. Nosso objetivo, também, é aproximar os cuidados da saúde mental a sociedade”, destacou o coordenador-geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS Estado estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS AD Estado possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD Estado está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Sem comentário para "CAPS AD Estado realiza Ação Resgate na Praça Deodoro e promove 487 atendimentos de saúde"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS