Maranhão registra 11 óbitos por Covid-19 nas últimas 24h, informa a SES

Há 208.724 casos confirmados desde o início da pandemia; dos 7481 ativos, 6613 estão em isolamento domiciliar, 484 estão em enfermarias e 384 estão em UTIs

São Luís – Desde o início da pandemia, em março, o Maranhão já registrou 208.724 casos confirmados de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, segundo dados o boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), na noite desta quarta-feira, 3. Sendo que 7.481 casos ativos. O boletim registra ainda 4.730 óbitos e 196.513 pacientes recuperados no estado.

Foram 11 novos óbitos informados pela SES, sendo que todos são de dias ou semanas anteriores e aguardavam resultado de exame. Novos óbitos registrados nas seguintes cidades: Paço do Lumiar (1), Porto Rico do Maranhão (1), Miranda do Norte (1), Anapurus (1), Timbiras (1), Santa Luzia (2), São Luís (4). Um óbito foi registrado nas últimas 24 horas. Os demais foram registrados em dias e/ou semanas anteriores, e aguardam resultado do exame laboratorial para Covid-19.

Do total de óbitos, 2.891 foram de pessoas do sexo masculino (61%) e 1.839 foram de pessoas do sexo feminino (39%). Foram realizados 507.897 testes e há um total de 1.145 casos suspeitos.

Do total de confirmados, há 7.481 casos ativos, sendo que 6.613 estão em isolamento domiciliar; 484 estão internados em enfermarias (265 em hospitais públicos e 219 em unidades privadas); e 384 estão internados em leitos de UTIs (189 na rede pública e 195 na rede privada).

Quanto a novos casos, segundo o boletim, foram 107 registros na Ilha de São Luís (incluindo São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar), 60 em Imperatriz e 360 nos demais municípios do estado.

Aplicativo Conecte SUS: o controle da vacinação contra a Covid-19 na palma da mão; saiba como usar

O Ministério da Saúde está incentivando a população a baixar o Conecte SUS, aplicativo que registra a trajetória de quem busca atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), para facilitar o monitoramento da vacinação contra a Covid-19 no país. No app é disponibilizada a Carteira Nacional Digital de Vacinação, ferramenta que permite que usuários e profissionais de saúde façam um acompanhamento da imunização no país.

Assim que receber a vacina, quem for cadastrado no sistema vai ter a dose registrada no Conecte SUS. Na palma da mão e em tempo real, o usuário poderá consultar o tipo de vacina aplicada, o lote de fabricação e a data em que a dose foi tomada. A partir daí, o cidadão e o profissional de saúde também saberão o dia exato de aplicação de uma possível segunda dose. Esse mapeamento também vai evitar que uma pessoa tome doses de laboratórios diferentes.

O formato digital permite que os brasileiros consultem todas as vacinas aplicadas nas redes pública e privada – não só a da Covid-19 – deixando para trás as antigas carteirinhas de vacinação de papel, que podem sofrer rasuras ou até serem perdidas com o tempo.

Além da carteira de vacinação digital, o Conecte SUS também mostra dados de atendimentos e internações do paciente, permite a consulta de medicamentos e exames realizados, como o de detecção da Covid-19, por exemplo, e dá acesso ao formato digital do Cartão Nacional de Saúde, mais conhecido como Cartão SUS, que é o documento de identificação do usuário da rede pública de saúde.

COMO FAZER O CADASTRO

O cadastro no Conecte SUS é simples, feito em poucos minutos com número do CPF ou da Carteira Nacional de Saúde. Basta entrar na loja de aplicativos do seu celular ou tablet e fazer o download de forma gratuita. O registro também pode ser feito em qualquer computador com acesso à internet através do site conectesus-paciente.saude.gov.br – pelo portal, o usuário também consegue acessar a ferramenta. Até o momento, mais de 8,5 milhões de downloads já foram realizados.

O Ministério da Saúde esclarece que não é obrigatório ser usuário do Conecte SUS para ser vacinado contra a Covid-19. Caso você não tenha o aplicativo, é só levar ao posto de saúde um documento de identificação com número do CPF, na hora em que você for convocado para tomar a dose, de acordo com os grupos prioritários. No local, também poderá ser feito o cadastro na base de dados do Ministério da Saúde, caso seja necessário.

Já os indivíduos com comorbidades serão pré-cadastrados no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). Aqueles que não tiverem sido pré-cadastrados poderão apresentar comprovante que demonstre o pertencimento a um dos grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, etc.) no momento da vacinação.

Após impasse, Câmara elege nova Mesa Diretora da Casa

Sessão para a eleição da Mesa Diretora. Presidente da Câmara, dep. Arthur Lira (PP – AL)

A Câmara dos Deputados elegeu hoje (3) os novos integrantes da Mesa Diretora da Casa. O pleito ocorreu após o impasse entre o novo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), e partidos integrantes do bloco que apoiava a candidatura do deputado Baleia Rossi (MDB-SP), que adiou por duas vezes  a escolha dos membros. Os novos integrantes atuarão no o biênio 2021-2022.

A Mesa Diretora é composta por seis membros titulares (dois vice-presidentes, quatro secretários) e quatro suplentes. Esse colegiado é responsável pela condução dos trabalhos legislativos e também pelas decisões administrativas que envolvem a Câmara.

A ocupação das vagas é feita levando em consideração a proporcionalidade das bancadas e dos partidos. Os nomes dos candidatos são indicados pelas legendas. É vedada a reeleição.

Pelo regimento, também é permitido que deputados do mesmo partido ou bloco se lancem como candidatos avulsos (sem o apoio de partidos).

Acordo

Após o pleito ter sido adiado duas vezes, foi fechado um acordo, na noite de terça-feira, com os líderes partidários em torno da composição da mesa e definida a realização da eleição para a manhã desta quarta-feira.

Pelo acordo firmado ontem (2),  a 1ª Vice-Presidência fica com o PL; a 2ª Vice-Presidência com o PSD; a 1ª secretaria com o PSL; a 2ª secretaria com o PT; a 3ª secretaria com o PSB e a 4ª secretaria com o Republicanos. A primeira suplência ficará com o PDT, a as demais serão distribuídas na ordem para o DEM, PV e o PSC.

A eleição, que estava marcada para as 10h, começou pouco antes das 11h . No total, 21 urnas eletrônicas foram distribuídas pelo plenário e pelos salões Verde e Nobre, todos com acesso restrito aos parlamentares. Foram eleitos os seguintes deputados:

– 1ª Vice-Presidente: Marcelo Ramos – (PL-AM), com 396 votos;
– 2° Vice presidente: André de Paula (PSD-PE), com 270 votos;

– 1° Secretário: Luciano Bivar (PSL-PE), com 298 votos;

– 2° Secretário: Marília Arraes (PT-PE) com 192 votos (em segundo turno)

– 3° Secretário: Rose Modesto (PSDB-MS), com 398 votos;

– 4° Secretário: Rosângela Gomes (Republicanos-RJ), com 418 votos.

Foram eleitos também os seguintes suplentes: Eduardo Bismarck (PDT-CE) com 358 votos, Gilberto Nascimento (PSC-SP) com 354 votos, Alexandre Leite (DEM-SP) com 313 votos, e Cássio Andrade (PSB-PA) com 202 votos. Este último concorreu de forma avulsa e venceu o correligionário Marcelo Nilo (PSB-BA), indicado pela bancada do PSB.

O cargo da 2ª secretaria teve uma disputa acirrada entre deputados do PT. O candidato indicado pela bancada do partido, João Daniel (166 votos) não conseguiu a maioria absoluta dos votos e teve que disputar a vaga em segundo turno com a deputada Marília Arraes (172 votos), que concorreu de forma avulsa. No segundo turno, Marília manteve a vantagem e foi escolhida para o cargo, obtendo 192 votos. João Daniel teve 168 votos.

Fonte: Agência Brasil

Profissões do futuro fazem parte do novo portfólio de pós-graduação da Estácio

Instituição está ofertando novos cursos em áreas que são apontadas como tendências do pós-pandemia. O portfólio completo conta com mais de 300 opções em diversas áreas do conhecimento 

Especialistas em carreiras e desenvolvimento pessoal apontam três áreas do conhecimento como as mais procuradas por empresas neste momento: tecnologia, finanças e saúde. As diferentes áreas se destacaram durante a pandemia e vem oferecendo aos estudantes dos cursos de especialização melhores oportunidades de trabalho e rápida recolocação aos profissionais já formados que foram afetados pela pandemia.         

Pensando nisso, a Estácio, instituição que possui a maior pós-graduação do Brasil, reformulou seu portfólio de cursos de especialização para oferecer aos profissionais que buscam recolocação profissional ou mesmo dar um upgrade no currículo neste momento em que o mercado começa a se reaquecer, a chance de escolher um curso, dentre os recém-criados, para se destacar em um curto espaço de tempo.        

Em um mercado cada vez mais competitivo, não se pode perder tempo. Um curso de especialização em uma das áreas apontadas com tendência para 2021 fará toda a diferença para se manter no mercado ou mesmo vislumbrar novas oportunidades. “Nossos cursos têm um foco bem definido, elevar o potencial de trabalho dos nossos alunos, fazer com que eles se tornem profissionais mais valorizados no mercado. A competição pelas boas posições exige novas habilidades e competências. Assim, é imprescindível se especializar para se diferenciar”, explica Eduardo Senise, diretor de pós-graduação e Novos Negócios da Estácio.       

Para Senise, as mudanças trazem benefícios e mais agilidade para os profissionais. “Em 2020, fizemos uma grande ampliação da oferta nas áreas da Saúde e Licenciaturas e recentemente lançamos cerca de 160 novas opções. Estes cursos se somam ao nosso forte portfólio de Gestão, Direito e Tecnologia. E, agora, com ainda mais opções o aluno pode selecionar um assunto mais específico para a sua formação. Já os cursos de Pós compactos, em seis meses, turbinam o currículo para aqueles que têm pressa. Mas vale lembrar que demandam foco nos estudos para dar conta de toda a carga horária do curso em menos tempo”, salienta Senise.   

O diretor lembra que a Estácio sempre esteve antenada às necessidades das empresas, sobretudo nesse momento de pandemia e, por isso, atuou em duas frentes nessa nova etapa dos cursos de pós-graduação. A primeira, foi lançar 160 novos cursos que não existiam em seu portfólio e, a segunda, foi reformular o modelo de cursos já existentes. “Com as mudanças, aliadas à percepção das necessidades reais e, urgentes, do mercado e dos profissionais que atuam nele, conseguimos hoje, oferecer cursos presenciais e a distância com uma grade curricular totalmente inovadora, com duração de 12 ou 6 meses e, principalmente, seguindo as novas orientações do MEC, sendo alguns com e sem exigência de TCC e, ainda, com mensalidades que cabem no bolso”, diz o diretor.        

Dentre os cursos lançados recentemente podemos destacar: Educação 4.0; Big Data, Bi e Analytics Aplicados aos Negócios; Ferramentas para Gestão de Dados – Big Data; Novos Negócios e Inovação; Gastronomia Vegetariana e Vegana; Gestão na Cibersegurança Empresarial; Engenhara de embalagens e impressoras em 3D e 4D; MBA em Prevenção e Gerenciamento de Crises; Fisioterapia em Terapia Intensiva no Adulto; e muitos outros. Para saber mais sobre a Pós-Graduação, bem como conhecer as opções de cursos e preços, acesse https://estude.estacio.br/estude-na-estacio/nossa-pos-graduacao.    

Além das áreas apontadas como tendências, os novos cursos de pós-graduação abrangem as áreas de Comunicação, Administração, Meio Ambiente, Educação, Engenharias. As inscrições podem ser realizadas pelos telefones 4003-6767 (Regiões Metropolitanas) ou 0800 880 6767 (Demais regiões). No Maranhão, além de diversos Polos de Ensino Digital, presentes em diversas cidades, a Estácio possui na capital maranhense o Centro Universitário Estácio São Luís. 

Sobre a Estácio     

A Estácio é uma das maiores e mais respeitadas instituições do setor educacional brasileiro. Há 50 anos, proporciona acesso a um ensino de qualidade em larga escala e de maneira única. É uma das instituições pioneiras também no ensino digital, na utilização de aplicativos educacionais e games de aprendizagem, incluindo aplicações que usam realidade virtual. Oferece aulas dinâmicas, com material interativo para que o aluno absorva com qualidade o conteúdo acadêmico. Está presente em 23 estados e no Distrito Federal, por meio do ensino presencial, e em todo o Brasil com o ensino digital, contando com mais de 600 mil alunos matriculados.     

A instituição oferece cursos de Graduação e Pós-graduação, além de soluções corporativas e cursos de extensão. Aposta na tecnologia e na inovação como diferenciais para aprimorar o aprendizado, com currículos alinhados às necessidades do mercado de trabalho. A busca constante pela qualidade acadêmica e os investimentos na área de ensino geraram ótimos resultados nos últimos anos – suas instituições e cursos e são reconhecidos pelo MEC com elevados conceitos de qualidade.     

Atuante em projetos que contribuem para o desenvolvimento social e cultural do País, a Estácio apoia iniciativas ligadas ao Esporte, Escola, Cidadania, Cultura, Inovação e Empreendedorismo. O Programa de Responsabilidade Social Corporativa Educar para Transformar reflete o compromisso da instituição de oferecer uma educação acessível e de qualidade e, assim, gerar um impacto positivo para a construção de uma sociedade mais justa. 

Comunicação para mobilizar e engajar comunidades rurais por meio de oficinas

Apresentar e incentivar o uso de ferramentas de comunicação para mobilizar, conscientizar e engajar pessoas. Este foi o propósito das Oficinas de Comunicação Popular ministrada para agricultores e agricultoras familiares e extrativistas de comunidades rurais do leste do Maranhão, promovidas pelo Fórum Carajás.

As oficinas foram ministradas pelas jornalistas Franci Monteles e Yndara Vasques, da Inspirar Inovação & Comunicação, para comunidades dos municípios de São Benedito do Rio Preto (Guarimã), Urbano Santos e Buriti (Carranca), todas dentro da área do bioma do cerrado maranhense.

“As comunidades têm um grande potencial de comunicar. Vivenciam fortes histórias de luta e de resistência, produzem e preservam o meio ambiente. É uma comunicação feita por eles e para eles”, enfatizou Franci Monteles. Por meio da comunicação popular, de acordo com Yndara Vasques, as comunidades são incentivadas a fazerem uso das ferramentas e meios alternativos para mobilizar e conscientizar. “É uma comunicação onde eles são protagonistas das suas próprias histórias”, afirma Yndara Vasques.

A Inspirar atua junto aos povos e comunidades tradicionais potencializando as maneiras de comunicar. Como Assessoria de Imprensa tem parceria junto aos coletivos de comunicação em defesa do meio ambiente, direitos dos povos e comunidades originários.  Em casos emblemáticos como o massacre dos indígenas Gamella reforçou as denuncias junto a mídia nacional e internacional por meio da OAB/MA. Na estruturação da Comunicação do Movimento das Quebradeiras de Coco Babaçu implantou o fluxo de informação entre as integrantes, que atuavam em quatro estados (MA/PA/PI e TO) além de atuar na produção da campanha internacional de valorização da cultura da quebra do coco babaçu junto a Actionaid e a União Europeia.   

Fórum Carajás

No leste maranhense, o Fórum Carajás tem atuado, há mais de 10 anos, em defesa das comunidades tradicionais ameaçadas pelo agronegócio da soja e do eucalipto para produção de celulose. Estas monoculturas, que avançam e pressionam as comunidades para deixarem suas propriedades, emperram a demarcação de terras, provocam conflitos agrários e ameaçam a biodiversidade do cerrado maranhense. “Ao discutir a comunicação com as comunidades, permitimos a elas conhecerem melhor ferramentas e oportunidades para que possam se beneficiar, tanto no aspecto político quanto da comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar e do extrativismo no cerrado maranhense”, observa o presidente do Fórum Carajás, Mayron Borges.

O Fórum Carajás promove ainda a melhoria dos sistemas produtivos tradicionais da agricultura familiar, além de atuar também na formação, por meio de diversas estratégias, entre as quais, a comunicação popular como alternativa para fortalecer suas lutas.

Com atuação desde 1992, o Fórum Carajás promovendo atividades de sensibilização da opinião pública, de formação de lideranças, de fortalecimento do movimento popular e acompanhamento das políticas no Maranhão, Pará e Tocantins.

O Dr. Danillo Szeibl e a Dra. Scarlet Sampaio ministram curso em Santa Catarina

Curso master class avançado sobre HOF com ênfase em anatomia entre os dias 2 e 4 de abril  

O novo queridinho do público é a harmonização Orofacial (HOF), termo cujo interesse cresceu seis vezes este ano na plataforma de busca, um aumento de 540% comparado ao número de pessoas que pesquisaram sobre o assunto no período anterior. Para compartilhar os seus conhecimentos, o Dr. Danillo Szeibl e a Dra. Scarlet Sampaio, ministram o curso Master Class Avançado sobre HOF com ênfase em anatomia, entre os dias 2 e 4 de abril, em Joinville (SC).

A harmonização orofacial vem conquistando cada vez mais brasileiros. A técnica é considerada menos invasiva que uma cirurgia plástica tradicional e já conquistou adeptos famosos como as cantoras Gretchen e Joelma, o atleta olímpico Diego Hypólito e o Dj Alok. A harmonização facial até pode parecer novidade, uma vez que começou a despertar interesse por volta de 2017, mas o procedimento existe há mais de 40 anos.

Visando proporcionar equilíbrio estético e funcional, a HOF é um procedimento capaz de suavizar a imagem da face, melhorando a aparência. A odontologia estética, que antes visava apenas o sorriso, hoje é mais completa com a harmonização orofacial, onde não visa transformar apenas um sorriso, mas a face como um todo. A técnica pode ser realizada por homens e mulheres, mas antes é preciso saber quais os pontos a serem melhorados no rosto.

A Dra. Scarlet Sampaio é enfermeira, pós-graduada em estética avançada e especialista em face. Já o Dr. Danillo, que atende na Engenharia do Sorriso em São Luís, no Businnes Center, é especialista em Cirurgia Bucomaxilofacial.

Para participar do curso é necessário entrar em contato através do número (11) 7014-5200. 

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima