UFMA, UFG, FURG e UFSB lançam projeto de mobilidade acadêmica virtual para estudantes de graduação

“As universidades, mesmo sem investimento na ciência, conseguem inovar e dar a sua contribuição. Não tenho a menor dúvida de que esse é um projeto de sucesso”, declarou o reitor Natalino Salgado durante a live sobre o lançamento do Programa de Mobilidade Virtual em Rede das Instituições Federais de Ensino Superior (Promover – IFES), realizada nesta sexta-feira, 29.

A transmissão, feita pelo canal da UFG no Youtube, teve a participação dos reitores das Universidades Federais de Goiás (UFG), Edward Madureira, do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado, do Rio Grande (FURG), Danilo Giroldo, e Sul da Bahia (UFSB), Joana Guimarães, que aderiram ao programa, bem como das pró-reitoras de Ensino da UFMA, Isabel Ibarra, e UFG, Jaqueline Civardi, no qual discutiram a ideia do projeto e esclareceram dúvidas sobre o projeto, inclusive para aqueles que estavam interagindo por meio do chat do YouTube.

O programa, direcionado aos estudantes de graduação, possibilita a mobilidade virtual entre as instituições da rede para cursar disciplinas ou componentes curriculares nos cursos de graduação das quatro instituições de ensino superior participantes do Promover. Com a ação, as universidades apresentaram um projeto piloto que visa facilitar o processo de mobilidade acadêmica, permitindo uma maior integração do sistema de ensino superior e o fortalecimento da Rede e do sistema federal de educação superior.

Na ocasião, o reitor Natalino Salgado lembrou que as inovações tecnológicas educacionais pelas quais as universidades tiveram que passar por conta da pandemia da covid-19, de certa forma, contribuíram para o desenvolvimento do projeto. “Esse momento de dificuldade demonstra a capacidade e criatividade da nossa universidade para atender a expansão do conhecimento e com qualidade, estabelecendo um processo de união entre as universidades diante dessa situação.  A criação desse projeto, que nasceu em pouco tempo, e está sendo lançado hoje, mostra fatos ressaltados, como o quesito da integração e a questão da inovação em relação a esse projeto piloto e ele abre novos horizontes para os nossos alunos buscarem conhecimentos”, enfatizou.

O reitor da FURG, Danilo Giroldo, destacou a importância do projeto. “Nós temos a possibilidade de promover, por meio da mobilidade, um diálogo inter-regional e intercultural de altíssima qualidade e relevância para formação dos nossos estudantes e para qualificação do nosso ensino. A universidade não promove simplesmente a formação acadêmica, na verdade, a formação acadêmica é muito potencializada pela formação social, cultural, política, que a vivência universitária traz aos nossos estudantes”, afirmou Giroldo.

O aluno interessado pode se matricular em até três disciplinas simultaneamente nas quatro universidades, seguindo as regras dispostas no edital. Inicialmente, o programa oferece 340 disciplinas nas quatro universidades que aderiram ao programa e há 2.130 vagas disponíveis. A inscrição deve ser realizada por meio de um formulário on-line.

MPMA emite Recomendação sobre festas carnavalescas em Paço do Lumiar

A 1ª Promotoria de Justiça de Paço do Lumiar emitiu, nesta quinta-feira, 28, uma Recomendação que trata da realização de festas, shows e outros eventos com aglomeração de pessoas no município. O documento, assinado pela promotora de justiça Gabriela Brandão da Costa Tavernard, foi encaminhado à prefeita Maria Paula Azevedo Desterro e aos delegados da Delegacia Especial do Maiobão e Delegacia Especial de Paço do Lumiar.

À Prefeitura de Paço do Lumiar, foi recomendado o cancelamento de qualquer evento, público ou privado, com previsão de grande aglomeração de pessoas. Para isso, devem ser cancelados alvarás já concedidos para festas, shows e eventos similares.

O Município não deverá emitir novos alvarás enquanto perdurar a classificação da Covid-19 como pandemia e nem promover, direta ou indiretamente, festas carnavalescas em 2021.

Para a Polícia Civil foi recomendada a revogação de licenças eventualmente já expedidas para festas, shows e outros eventos com previsão de grande aglomeração de pessoas, impedindo a sua realização com uso da força pública em caso de desobediência.

Também não devem ser expedidas novas licenças enquanto perdurar a pandemia do novo coronavírus.

Tanto a Prefeitura de Paço do Lumiar quanto a Polícia Civil deverão encaminhar, em cinco dias, documentos comprobatórios das ações realizadas para cumprimento da Recomendação.

CAPS AD Estado promove várias atividades no Janeiro Branco

Durante o Janeiro Branco, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado (CAPS AD) realizou diversas atividades direcionado a sociedade e aos pacientes e familiares atendidos regularmente.

O CAPS AD Estado promoveu oficinas terapêuticas como tapeçaria e artesanato, prática de atividades física utilizando a quadra da comunidade, aferição de pressão, glicemia, testes rápidos de hiv, sífilis e hepatite, além de teste para a Covid-19, contribuindo para o controle da pandemia.

A sede do CAPAS AD Estado também realizou a desinfecção de toda unidade e intensificamos os cuidados coma higienização local q deve ser permanente para evitar a propagação do coronavírus.


“O janeiro Branco não deve ser tratado apenas no primeiro mês do ano, mas sim durante todos os meses, pois a saúde mental está presente em nossas vidas nos mais diversos campos e áreas. E cuidar da mente é cuidar da vida e nada melhor do que aproveitar e planejar o ano para q tenhamos condições de ter mais êxito em nossas atitudes positivas”, disse o coordenador-geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS Estado estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS AD Estado possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD Estado está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Janeiro Branco

O Janeiro Branco é uma campanha ao estilo da Campanha Outubro Rosa e da Campanha Novembro Azul. O seu objetivo é chamar a atenção da humanidade para as questões e necessidades relacionadas à Saúde Mental e Emocional das pessoas e das instituições humanas. Uma humanidade mais saudável pressupõe um cultura da Saúde Mental no mundo.

Porque, no primeiro mês do ano, em termos simbólicos e culturais, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, em suas relações sociais, em suas condições de existência, em suas emoções e em seus sentidos existenciais. E, como em uma “folha ou em uma tela em branco”, todas as pessoas podem ser inspiradas a escreverem ou a reescreverem as suas próprias histórias de vida.

Campanhas geram conscientização, combatem tabus, mudam paradigmas, orientam os indivíduos e inspiram autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo. O Janeiro Branco é uma fonte inesgotável de ações e de reflexões sobre tudo isso – confira as nossas redes sociais e veja tudo o que já foi realizado desde o início da Campanha, em 2014.

O Janeiro Branco promove palestras, palestras-relâmpago, oficinas, cursos, workshops, entrevistas midiáticas, caminhadas, rodas de conversa e abordagem de pessoas em todos os lugares nos quais as pessoas se encontram: ruas, praças, igrejas, empresas, residências, academias, shoppings, hospitais, prefeituras etc. Em janeiro de 2021, por causa da pandemia do Covid-19, a Campanha tem priorizado espaços abertos e meios online.

O reitor da UFMA, Natalino Salgado, elogia Centro de Vacinação de São Luís

O reitor da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Natalino Salgado, na quinta-feira (28) reconheceu publicamente o trabalho da Prefeitura de São Luís no Centro Municipal de Vacinação.

De acordo com Natalino Salgado, há qualidade no serviço, com respeito aos protocolos sanitários e às prioridades.

“Parabenizo o prefeito @eduardobraide e o secretário de saúde @drjoelnunesjr pelo funcionamento correto e boa coordenação da Central de Vacinação. Observei o respeito às prioridades, protocolos rigorosos e agilidade no atendimento no espaço onde ocorre a campanha de imunização da Prefeitura de São Luís. Serviço público de qualidade como a população tem direito e deve esperar dos gestores”, destacou.

Natalino é médico, doutor em Nefrologia, e único maranhense membro da Academia Brasileira de Medicina.

Delegado da Polícia Civil é mais uma vítima da Covid-19 no Maranhão

A secretaria de estado de Segurança Pública (SSP) lançou nota pesar a morte prematura do delegado da Polícia Civil, Antônio Carlos Martins, por complicações da pandemia da Covid-19.

O delegado atualmente estava lotado no Serviço de Inteligência da Polícia Civil do Maranhão. Era natural de São José do Rio Preto (SP), tinha 49 anos, casado e deixa um filho. 

Para a Secretaria de Segurança, será uma perda irreparável para o órgão. 

“Servidor que exerceu com zelo e dedicação o seu trabalho de servir à sociedade maranhense. O Sistema de Segurança Pública Maranhense se solidariza com seus familiares, amigos e colegas, neste momento de dor e consternação”, diz a nota da SSP.

O Sindicato dos Policiais Civis também lamentou a morte do delegado.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima