Morre, no Rio, o cantor Paulinho, do grupo Roupa Nova

O cantor Paulo César Santos, o Paulinho, 68 anos, integrante do grupo Roupa Nova, morreu na noite de hoje (14), na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Copa D’Or, zona sul do Rio. Em setembro, ele passou por um transplante de medula óssea para tratar de um linfoma. No procedimento, foram utilizadas as próprias células do paciente. 

No mês passado, Paulinho foi internado com covid-19. A morte de Paulinho foi confirmada pela banda. Agora há pouco, o hospital confirmou a morte do cantor. “O Hospital Copa D’Or  lamenta a morte do paciente Paulo César dos Santos na noite desta segunda-feira e informa que não tem autorização da família para divulgar mais detalhes”.

No Facebook da banda, hoje à tarde, foi escrito um comunicado sobre o estado de saúde do cantor Paulinho, que tinha deixado a UTI para tratamento da covid-19 e estava agora em outra UTI.

“Boa tarde pessoal, recebemos novas notícias do nosso querido Paulinho e viemos compartilhar com vocês. Ele segue hospitalizado na UTI (não COVID), agora em estado delicado e precisando de cuidados mais específicos. Vamos continuar orando e mandando pensamentos positivos. Obrigado a todos por tanto carinho”.

Trajetória

Além de cantor, Paulinho também tinha a função de percussionista no grupo Roupa Nova, há mais de 40 anos. Ele estava na banda desde a formação original.

Com uma voz potente e marcante, Paulinho cantava como vocalista principal em diversas músicas do grupo Roupa Nova, incluindo sucessos como Canção de VerãoClarearSensual (na versão original de 1983); Volta pra MimWhisky a Go-GoLinda DemaisMeu Universo É VocêVícioDe Volta pro FuturoChamaAsas do PrazerOs Corações não São IguaisMaria MariaFelicidade, além de outras canções mais recentes.

Com o grupo o cantor recebeu em 2009 um dos maiores prêmios da indústria fonográfica, o  Grammy Latino de melhor álbum pop contemporâneo brasileiro, categoria em que o Roupa Nova concorreu com nomes como Rita Lee, Ivete Sangalo, Skank e Jota Quest.

Veja o Vídeo:

https://youtu.be/Vk33iWQSJvw

EDUCAÇÃO EXPONENCIAL RESULTA EM PREMIAÇÕES PARA ALUNOS DO COLÉGIO DOM BOSCO ESTUDANTES SE DESTACAM EM EVENTOS REGIONAIS E NACIONAIS

A aluna Caroline Moreira de Souza, do 9º ano do Colégio Dom Bosco que brilhou no concurso de Redação da OAB-MA sobre os 30 Anos do ECA.

Cada vez mais observamos acontecimentos inesperados desencadearem verdadeiras crises locais, regionais e mundiais, que desafiam a ciência, os governos e as pessoas em geral. Exemplo disso, esse ano, a pandemia mundial do novo Coronavírus, já apontado como uma das piores, senão a maior crise da humanidade.

Esses fenômenos inesperados são estudados pelo autor e professor Nassim Nicholas Taleb em seus diversos livros, entre os quais o best seller “A Lógica do Cisne Negro”, na qual ele defende que estamos cada vez mais à mercê do inesperado. A estes acontecimentos inesperados (porém cada vez mais comuns) o autor dá o nome de Cisne Negro. Segundo ele, um evento do tipo Cisne Negro é aquele que apresenta três características: É imprevisível; ocasiona resultados impactantes e, após a sua ocorrência, inventamos um meio de torná-lo menos aleatório e mais explicável.

Para enfrentarmos melhor esses acontecimentos e as disrupções econômicas, sociais e tecnológicas de um mundo em constante mudança e com sucessivos Cisnes Negros, Taleb aponta para a necessidade das pessoas não mais se limitarem a aprender conteúdos específicos, mas sim, adquirir sabedoria e competências múltiplas, em diversas áreas do conhecimento. E exatamente esse modelo seguido pelo Colégio Dom Bosco em sua proposta de educação exponencial, que visa preparar não somente alunos aptos a aprovações em exames, mas acima de tudo, seres humanos críticos, inovadores, questionadores e sensíveis para resolver problemas e propor soluções que melhorem a sociedade na qual estão inseridos.

Nesse ano tão atípico, a educação não parou no Dom Bosco, muito pelo contrário. A escola, cuja missão é impactar o mundo através da educação, mostrou na prática como transformou o isolamento social vivido por alunos e professores em um rico momento de aprendizagem e inovação. Além de todo o conteúdo programado; alunos e professores foram desafiados a ir além para enfrentar a pandemia. E o resultado foram materiais inovadores desenvolvidos pelos alunos que dentro das aulas do Laboratório Maker. O aprendizado da ciência e da tecnologia resultou em diversos projetos práticos, a exemplo de materiais como máscaras e protetores de orelhas que foram confeccionados pelas turmas e doados aos profissionais da área de saúde de hospitais da rede pública de São Luís. E o mais importante, competências emocionais foram desenvolvidas pelos dicentes, criando um ativo de resiliência e maior controle emocional, insumos que serão determinantes para o sucesso desses futuros profissionais nesse novo mundo tão incerto.

E a excelência acadêmica do Colégio Dom Bosco também tem se revelado ao longo do ano, em eventos externos regionais e nacionais, nos quais os alunos da escola participam e se destacam. Exemplo disso foi a aluna do 9º ano do Ensino Fundamental Caroline Moreira de Souza, que ficou em segundo lugar no Concurso de Redação promovido pela OAB-MA; e que teve como objeto de estudo As Três Décadas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)  e como tema “A Gravidez Precoce em Questão no Brasil: O que fazer diante desse problema?”.

Para a correção dos textos, foram considerados os seguintes aspectos: Modalidade Escrita Formal em Língua Portuguesa, Compreensão da Proposta de Redação, Seleção e Organização dos Argumentos, Construção da Argumentação, Proposta de Intervenção, além de outros critérios relacionados à Situação do Texto, especificados no edital.

Caroline fez um total de 960 pontos e vai ganhar um telefone celular como prêmio:

“Esse foi um tema muito importante de ser discutido e para mim, foi uma experiência maravilhosa ter participado desse concurso pois pude dividir meus conhecimentos sobre essa questão e ainda medir minha habilidade com outros concorrentes. Agradeço todo o apoio que recebi da minha escola e dos meus pais, todos me estimularam muito nesse processo”, disse a aluna premiada.

O professor de Redação do Dom Bosco Thiago Ericeira ressalta a importância do ato de escrever para a vida, e que envolve o desenvolvimento de diversas habilidades comunicacionais:

“Quem escreve bem também fala bem, sabe articular e defender suas ideias e até como cidadão pode defender melhor os seus direitos básicos. Isso tudo é praticado e aperfeiçoado nos alunos com o texto escrito e para nós é sinal de muito orgulho ver o desempenho brilhante da Caroline nesse certame”, disse o professor.  

Outro destaque recente, dessa vez duplamente premiada, foi da aluna da 3ª série do Ensino Médio, Alice Silva Cutrim. Ela recebeu medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Inglês; além de ter sido classificada entre os Top 10 na XII Olimpíada de Matemática FZEA, realizada pela USP.

Setor produtivo: Embrapa Cerrados recebe presidentes da Aprosoja MT e TO

Na quinta-feira (10), os presidentes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja) do Mato Grosso e de Tocantins, Antonio Galvan e Maurício Buffon, e Dari Fronza, próximo presidente da Aprosoja TO, cujo mandato se inicia em janeiro, estiveram na Embrapa Cerrados em reunião com o chefe-geral da Unidade, localizada em Planaltina (DF), Sebastião Pedro.

“Considero de grande relevância, visando projetos futuros de pesquisa, desenvolvimento e inovação, essa aproximação da Unidade com o setor produtivo, por meio de uma associação como a Aprosoja”, afirmou o chefe-geral.

“Viemos cumprimentar o Sebastião Pedro que está assumindo os trabalhos na Chefia da Embrapa Cerrados. Queremos montar parcerias estratégicas de trabalho e de pesquisa. Estamos com uma expectativa muito boa”, afirmou Fronza. “Queremos que a Embrapa continue disponibilizando materiais altamente produtivos, sem os eventos transgênicos importados que estão custando muito caro ao produtor”, defendeu o presidente da Aprosoja MT, Antonio Galvan. 

O atual presidente da Aprosoja Tocantins, Mauricio Buffon, afirmou que o principal objetivo da associação é atuar no sentido de conseguir diminuir os custos de produção, segundo ele, atualmente, o entrave central da agricultura brasileira. “A conta hoje não fecha. Nossa esperança é que sejam desenvolvidas novas tecnologias, tais como referentes à rochagem, bioinsumos, inclusive biológicos on farm, que proporcionem ao produtor diminuir esses custos. Aí, sim, poderemos ter uma agricultura sustentável”, defende. 

Ação de cadastro para a troca de geladeiras acontece em São Luís e em Penalva essa semana

O programa de eficiência energética E+ Geladeira Nova, da Equatorial Maranhão, estará presente esta semana no bairro Cohatrac III em São Luis e no município de Penalva. O cadastro para a troca de geladeiras, entre outros serviços, acontece nesta terça e quarta-feira (15 e 16).  

O programa E+ Geladeira Nova leva a oportunidade para os moradores trocarem sua geladeira velha, que já consome muita energia, por uma nova que trará economia na sua conta de luz.  

Para se cadastrar, o cliente precisa ser o titular da conta, estar em dia com a Equatorial, ser morador de uma dessas duas cidades e ter uma geladeira antiga em funcionamento. Com seus documentos pessoais em mãos: Identidade, CPF, o NIS e a última conta de energia com o comprovante de pagamento, o cliente deve se dirigir até uma das localidades abaixo:  

– Na cidade de São Luís, no Centro de Ensino Barjonas Lobão (Cohatrac III), nos dias 15 e 16 de dezembro, das 08h às 17h30;   

– No município de Penalva, no Ginásio Poliesportivo José Duarte Gonçalves, no bairro Centro, nos dias 15 e 16 de dezembro, das 08h às 17h30.  

Na ocasião, a Equatorial Maranhão também fará troca de até 5 lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas novas de LED (é preciso levar as lâmpadas antigas). Haverá também o cadastro da Tarifa Social Baixa Renda (que dá descontos de até 65% na conta de luz) e na Promoção Energia em Dia (que dá prêmios mensais aos clientes sorteados e um carro 0km no final da promoção).  

A empresa ressalta que todas as medidas de higiene e segurança deverão ser seguidas, portanto, os clientes deverão usar máscara.  

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima