Diante de um ano em que o distanciamento é a melhor forma de nos mantermos seguros contra o novo coronavírus, o Black Swan, maior espaço privado de inovação do Norte e Nordeste, celebra dois anos de fundação promovendo conhecimento através de uma programação 100% virtual e gratuita. “O Black Swan veio para promover o conceito de compartilhamento. Ao longo desses dois anos, incentivamos dezenas de empresas a buscarem soluções inovadoras, trazendo para o Maranhão, uma realidade já vivida no eixo Rio-São Paulo, onde o ecossistema de inovação já está amadurecido”, lembra o CEO do Black Swan, Junior Mateus.
A programação de aniversário, que segue até a próxima sexta-feira (11), conta com networking, live e debates com renomados nomes da comunidade de inovação e tecnologia. Na abertura, os participantes debateram virtualmente sobre a presença das comunidades de inovação na capital São Luís.
Na terça-feira (8), segundo dia de programação, acontece o masterclass com o tema: “Como projetar serviços inovadores?”. O designer de Interação na Pulse, Rodrigo Genux, vai ajudar a criar serviços verdadeiramente diferenciados para as pessoas. Além de mapear o caminho que é percorrido quando utilizamos um serviço, através do entendimento das necessidades das pessoas.
Já no dia 9, quarta-feira, acontecerá o segundo masterclass, dessa vez com o tema: “Construção de novos cenários com afrofuturismo”. Na oportunidade, o público vai conhecer a comunidade de inovação Iblack São Luís, que tem como objetivo fazer com que mais pessoas pretas ocupem cargos de liderança no cenário da inovação, mas também da economia como um todo.
Quinta-feira (10), será a vez do último masterclass da programação. “Técnicas de priorização: dados, feeling e um case real” será o tema desse grande evento, onde o público vai conhecer mais sobre a chamada product tank, uma comunidade que aborda tudo sobre criação de produtos. Para apresentar os diferenciais e trazer conteúdos sobre técnicas de priorização estará presente, Evaldo Barbosa, líder da Product.
Para fechar a programação, na sexta-feira (11), os participantes vão entender sobre “As perspectivas dos Negócios de Impacto Social”, com Monique Moraes, CEO da Su causa, Mi causa, consultoria especializada em empreendedorismo de impacto social.
Como participar?
As inscrições podem ser feitas pela plataforma Creative Pack, no endereço: www.creativepack.org, até o dia de cada evento. Programe-se e aproveite essa oportunidade!
Sobre o Black Swan
O Centro de Inovação Black Swan é o maior centro de inovação aberta de iniciativa privada, do Norte/Nordeste. O espaço, idealizado pelo CEO, Ilson Mateus Rodrigues Junior, reúne projetos inovadores, conecta empreendedores a grandes empresas de diversos setores e capacita talentos locais, desde dezembro de 2018.
Com estrutura de ponta e colaboradores engajados, o Black Swan provoca o amadurecimento de projetos nas mais diversas fases de desenvolvimento, desde a ideação até o estágio de crescimento desejado, transformando empresas e gerando novos negócios com inovação.
Composto por startups, equipes com o projeto ainda em fase inicial de ideia ou desenvolvimento e mantenedores do espaço, o Black Swan recebe diariamente a visita de entusiastas da inovação e pessoas da comunidade local que buscam conhecer de perto o espaço ou realizar eventos.
Resultados de sucesso!
Entre os grandes exemplos de sucesso do Centro de Inovação está a NIDUU, startup de educação corporativa que tem como principal solução um aplicativo com treinamentos baseados na gamificação e no microlearning, ou seja, na entrega de doses de conhecimento para capacitar qualquer colaborador em qualquer lugar e hora.
Em julho do ano passado, a startup, genuinamente maranhense, foi selecionada para participar da edição 2019 da Scale-up Endeavor, um programa de aceleração do Grupo CPFL Energia em parceria com a Endeavor Brasil, a maior organização de apoio a empreendedores de alto impacto do mundo. O reconhecimento foi resultado do alto potencial de crescimento, diferenciais competitivos claros e modelo de negócios comprovado pelo mercado.
O sucesso da startup não para por aqui, a NIDUU também está entre as 100 empresas mais inovadoras do país, segundo aponta a revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios”, na 2ª edição do ranking 100 Startups to Watch. A revista mostra o destaque da startup entre as milhares de empresas nascentes do país, por demonstrarem potencial para transformar mercados, impactar consumidores, revirar indústrias.
Outra conquista da NIDUU foi o segundo lugar na 5ª rodada do Seed-MG, um dos melhores programas de aceleração de startups da América Latina. A startup também ficou entre os destaque no Demoday da InovAtiva Brasil, outro programa de aceleração para negócios inovadores.
A startup ainda faz parte do Cubo Coworking Itaú, maior centro de empreendedorismo tecnológico da América Latina. Além de compor a 7º turma de um dos maiores e mais importantes programas de aceleração do mundo: O Google for Startups Accelerador. Assim, com a essência inovadora, a NIDUU segue desenvolvendo pessoas com diversão e doses de conhecimento que somados geram resultados surpreendentes.