Dr. Marcelo Soares, Professora Carla de Psicologia e estagiários
O CAPS AD Estado e alguns alunos do curso de psicologia realizaram nesta terça-feira, primeiro dia do mês de dezembro, uma atividade de dinâmica relacionada ao período natalino.
O objetivo destes momentos é o de fortalecer laços de fraternidade e sociabilidade, além de trazer o paciente mais efetivamente para o tratamento, de maneira mais humanizada.
Dr. Marcelo Soares rodeado por pacientes em tratamento, realizando oficina terapêutica de artesanatos natalinos
“O período do natal é muito importante para desenvolver o espírito de solidariedade, e acima de tudo, de renovação. Iremos realizar durante todo o mês de dezembro atividades neste sentido. Além disso, neste mês o CAPS AD Estado completa 12 anos, e só este ano já foram realizados mais de 7800 atendimentos e mais de 1560 pessoas conseguiram sair das ruas e deixar as Drogas definitivamente.” Afirma o coordenador geral do CAPS AD Estado, Dr. Marcelo Soares Costa.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentosos e psicoterápicos, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender aproximadamente 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explica Dr. Marcelo Soares Costa.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.
A presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato, acompanhou, na tarde desta terça-feira (30), a instalação da decoração natalina na Assembleia Legislativa para acertar os últimos detalhes da ornamentação que propiciará luz e todo o encanto do Natal aos ambientes da Casa.
No hall de entrada, já estão sendo montados o tradicional presépio, a casinha do Papai Noel e a grande árvore de Natal.
Ana Paula disse que sempre faz questão de acompanhar de perto a montagem feita pela equipe do Gedema. “Hoje, acertamos os últimos detalhes para finalizar a decoração natalina nas dependências do Parlamento. Amo esse período natalino, momento de confraternização e que ficamos mais próximos das nossas famílias”, frisou.
A presidente agradeceu à sua equipe pelo empenho. “Obrigada, especialmente, à equipe do Gedema, que não mede esforços e sempre prepara uma decoração linda e encantadora para os nossos servidores e visitantes”, acrescentou.
Ana Paula Lobato estava licenciada do Gedema no período em que disputou as eleições em Pinheiro, como vice na chapa do prefeito Luciano Genésio, reeleito no pleito. “Já estava com saudades daqui e estou muito feliz por estar de volta”, concluiu.
Dezembro Vermelho. Alerta para prevenção da Aids e ISTs
Em 13 anos o Brasil já registrou mais de 300 mil casos de infecção pelo HIV.
O dia 1º de dezembro marca o início da campanha Dezembro Vermelho, que alerta para a população sobre prevenção da Aids e das infecções sexualmente transmissíveis (IST). A data celebra o Dia Mundial de Combate à Aids, instituída em 27 de outubro de 1988 pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e Organização Mundial de Saúde.
Apesar dos esforços para combater a doença, de 2007 até junho de 2019, foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), 300.496 casos de infecção pelo HIV no Brasil. Desse total, 136.902 (45,6%) na região Sudeste, 60.470 (20,1%) na região Sul, 55.090 (18,3%) na região Nordeste, 26.055 (8,7%) na região Norte e 21.979 (7,3%) na região Centro-Oeste, segundo o Boletim Epidemiológico de HIV e Aids divulgado em 2019.
Embora o Brasil tenha muitos casos do vírus, algumas pessoas desconhecem as reais formas de infecção. Segundo a infectologista do HapVida Saúde, Dra. Silva Fonseca, a doença é adquirida a partir de fluidos corporais, que carregam o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) que ataca o sistema imunológico. “O vírus é transmitido, principalmente, por meio de relações sexuais (oral, vaginal e anal) sem o uso de preservativo. Outras formas de transmissão incluem transfusões de sangue (com o uso de seringa ou agulha contaminada) e transmissão vertical (de mãe para filho) durante a gravidez, o parto ou a amamentação”, explica
Diferença entre HIV e AIDS
O HIV é a sigla em inglês do Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que é o causador da AIDS. Por sua vez, a AIDS se trata do estágio mais avançado da infecção por HIV. “O HIV é uma doença sexualmente transmitida que não tem cura, mas tem controle. Então se as pessoas tomarem as medicações e seguirem o tratamento correto, elas não progridem para a pior fase, que é a AIDS”, esclarece a infectologista.
O HIV é uma infecção sexualmente transmissível, que também pode ser contraída pelo contato com o sangue infectado e de forma vertical, ou seja, a mulher que é portadora do vírus HIV o transmite para o filho durante a gravidez, parto ou amamentação.
Prevenção
Diante desse cenário, a prevenção é a melhor e mais eficiente arma para combater a doença. A camisinha ou preservativo continua sendo o método mais eficaz para prevenir muitas doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, a sífilis, a gonorreia e alguns tipos de hepatites em qualquer tipo de relação sexual (anal, oral ou vaginal).
É preciso tomar cuidado também com a possibilidade de se transmitir o vírus HIV durante o compartilhamento de objetos perfuro-cortantes, que entrem em contato direto com o sangue. “É indicado o uso de objetos descartáveis. Se os instrumentos não forem descartáveis, como lâmina de depilação, navalhas e alicates de unha, é indispensável que seja feita a esterilização desses objetos”, orienta.
Vale lembrar que os objetos cortantes e perfurantes usados em consultórios de dentista, em estúdios de tatuagem e clínicas de acupuntura também correm o risco de estarem contaminados. Portanto, exija e certifique-se que os materiais estão esterilizados e, se são descartáveis, sejam substituídos.
Mitos sobre a transmissão do HIV
Posso pegar HIV ao compartilhar o vaso sanitário? Mito! “O vírus HIV não é transmitido através do contato com objetos não-perfurantes, como vaso sanitário, assentos de ônibus ou metrô”, destaca a infectologista.
O HIV pode ser transmitido via oral, abraço ou aperto de mão? Mito! “Mesmo com as campanhas de conscientização, muitas pessoas ainda acreditam que o contágio pode acontecer via pele ou por meio da saliva. A transmissão só ocorre com a troca de fluidos corporais com pessoas infectadas pelo vírus, como sangue, sêmen, fluido vaginal e leite materno. Beijo ou abraço não transmitem o vírus!”, pontua.
Mosquitos podem transmitir o HIV? “Apesar de o HIV ser transmitido por meio do sangue, o vírus não é transmitido via mosquitos ou insetos. Para haver a transmissão, o fluido contaminado deve penetrar no organismo da outra pessoa”, informa.
Neste final de 2020, o Circuito de Feiras Agroecológicas e Solidárias da Região Metropolitana de São Luís trás aos consumidores e consumidoras mais duas edições de suas Feiras. A Feira Agroecológica e Solidária acontece nessa quarta, dia 02/12, na Praça da Alegria na Rua de Santana (atrás das Lojas Americanas) das 06:00 as 12:00. Na quinta, 03/12 acontece o Empório da Economia Solidaria no Dalplaza Center Cohab (em frente ao Mateus), das 08 as 12:30. Entre os produtos ofertados, tem: alimentos agroecológicos, saudáveis e sem agrotóxicos e grande variedade de artesanatos de ótima qualidade. A produção nos territórios é feita por organizações/grupos autogestionários de agricultoras e artesãs da periferia e Zona Rural de São Luís e de municípios do Baixo Munim. Elas encontram na produção agroecológica e artesanal a geração de renda e sustento para suas famílias. Maria das Dores (a Dona Dorinha), produtora de Rosário, enfatizou a importância da Feira para geração de renda de sua família. “A atividade pra mim é muito importante, pra minha vida. Da feira é onde ganho uma renda. Tudo o que eu produzo no meu quintal eu vendo. Antes eu não vendia, agora eu vendo”, ressaltou. Satisfação para quem vende e também para quem compra! A assistente social, Simei Dantas, disse que optou por uma vida mais saudável, devido ter asma e desde então se tornou frequentadora assídua da feira. “O fato de tá aqui hoje é porque os alimentos são saudáveis, livres de agrotóxicos além de incentivar os pequenos produtores”, disse. A Feira é realizada pela Associação Agroecológica Tijupá e pelos empreendimentos membros do GT de Comercialização do Fórum Estadual de Economia Solidária (FEESMA). Atualmente conta com o apoio da Secretaria Estadual de Trabalho e Economia Solidária – SETRES, do Governo do Maranhão através do Projeto Maranhão Mais Justo Desenvolvido e Solidário. As outras atividades parceiras do Circuito são: a Feira da RESEX de Tauá-Mirim que acontece na UFMA mas encontra-se paralisada por conta da suspensão das aulas por conta da pandemia. O quê?: Feira Agroecológica e SolidáriaQuando?: 02/12 das 6h às 12h, na Praça da Alegria (Rua de Santana atrás das Lojas Americanas) O quê?: Empório da Economia SolidáriaQuando?: 03/12 das 08h as 12:30hs, no Dalplaza Center Cohab (Av. Jerônimo de Albuquerque, em frente ao Mateus). Necessário o uso da máscara para acesso à Feira!!!
Oportunidades para pagar contas em aberto com isenção de juros, multa e correção
A Equatorial Maranhão prorrogou até o dia 06 de dezembro a campanha Equatorial TÁ ON – Semana Fique em Dia, com facilidades para quitação de débitos aos clientes da concessionária. A ação foi iniciada no dia 22/11 e disponibiliza ofertas exclusivas para deixar as contas de energia em dia. Os consumidores podem aderir e ter 100% de desconto nos juros, multas, encargos por atraso e juros do parcelamento no cartão de crédito, somente no site da distribuidora www.equatorialenergia.com.br e aplicativo para smartphones, podendo a dívida ser parcelada em até 12 vezes nas bandeiras Visa, Master, Elo, Hipercard, Amex, Diners Club. Os clientes que possuem o cartão do Auxílio Emergencial, também podem efetuar o pagamento à vista através da bandeira Elo Débito com as mesmas facilidades.
O objetivo desta campanha é auxiliar o cliente que ainda está sofrendo com os impactos econômicos e acabou acumulando as contas de energia. “Sabemos das dificuldades que muitas famílias passaram e estão passando por conta da pandemia, por isso lançamos essa oportunidade inédita, para que os maranhenses possam parcelar débitos acumulados na distribuidora, com a maior facilidade possível”, enfatiza Francila Soares, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão.
Durante a Semana Fique em Dia da Equatorial, o cliente pode quitar seus débitos atrasados e assim evitar a suspensão no fornecimento de energia, negativação de crédito e demais ações de cobrança. Para aproveitar as facilidades da campanha, é preciso acessar o www.equatorialenergia.com.br ou o APP Equatorial Energia e clicar na opção parcelar débitos.
A Equatorial reforça que o serviço no site é totalmente seguro, desenvolvido com ferramentas modernas que garantem a segurança das informações dos clientes. Após o pagamento, será gerado um comprovante da transação financeira, proporcionando mais confiança no processo. Com a implantação desse tipo de serviço, a empresa também colabora com as recomendações de distanciamento social evitando que seus clientes saiam de casa.
Além disso, a distribuidora também está presente, de 1º a 5 de dezembro, na Semana Dívida Zero Procon, com condições diferenciadas de negociação, no Viva Cidadão Shopping da Ilha.
Semana Fique em Dia Equatorial te leva para a Promoção Energia em Dia
Aos clientes residenciais que optarem por qualquer uma das facilidades para pagamento das faturas em atraso na Equatorial TÁ ON – Semana Fique em Dia, a Equatorial ainda oferece mais vantagens com a promoção Energia em Dia, que realiza sorteios mensalmente de um ano de supermercado no valor de R$ 500,00 e um ano de bônus de R$ 250,00 para pagar a conta de luz. Além disso, na premiação final será sorteado um carro zero km no valor de R$ 37 mil. Para participar da campanha o cliente deve estar com as contas em dia com a Equatorial Maranhão e se cadastrar no site https://energiaemdia.equatorialenergia.com.br/.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…