CAPS AD Estado em parceria com DPE/MA e SEMCAS deram continuidade ao projeto “Da rua para uma nova vida”

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS- AD) Maranhão em parceria com Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA) e Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS) deram continuidade, manhã de hoje, ao projeto Da rua para uma nova vida: alimentando sonhos, gerando oportunidades. O programa tem como objetivo propiciar condições para pessoas que vivem nas ruas de São Luís buscar condições para uma nova vida, com capacitação profissional e todos os tratamentos em saúde necessários para devolver capacidade física e mental aos mesmos e ajudar aqueles que aceitarem a vencer as drogas.

“Este projeto mostra como o CAPS AD durante estes 12 anos vem se dedicando a estas pessoas vulneráveis e a articulação com diversos segmentos da rede pública e particular. Hoje aderiram esta proposta que foi iniciada com as Ações Resgate, onde mais de 1000 pessoas na última década já retornaram a sociedade por meio do CAPS AD Estado”, disse o coordenador geral do CAPS AD, Marcelo Soares Costa.

Na oportunidade a direção do CAPS AD Estado esteve em reunião com representantes do Projeto “Da rua para uma nova vida”, que já se prontificou em dar capacitação para 22 usuários em tratamento para dependência química do CAPS AD Estadual

“Estes cursos profissionalizantes são muito importantes para prevenção de recaídas dos nossos usuários, Além de melhorar a auto estima fazendo inclusive com que a medicação que eles tomam tenham efeito potencializado. Assim evitando a evasão do tratamento e favorecendo na inclusão social e profissional”, destacou o coordenador geral do CAPS AD, Marcelo Soares Costa.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, companhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima