Procuradora da Mulher da Assembleia manifesta-se sobre o “caso Mariana Ferrer”

Biaman Prado / Agência Assembleia

Procuradora da Mulher da Assembleia manifesta-se sobre o "caso Mariana Ferrer”Helena Duailibe disse que a forma como Mariana Ferrer foi humilhada perante o juiz é inaceitável

A procuradora da Mulher na Assembleia Legislativa, deputada Helena Duailibe (Solidariedade), manifestou-se, na manhã desta quarta-feira (4), sobre o “caso Mariana Ferrer”, que chocou o país pela decisão proferida por um magistrado, ao julgar o processo com fundamentos na tese de “estupro culposo”, inocentando o acusado. A parlamentar repudiou, também, a humilhação sofrida pela jovem, durante a audiência. 

“Quando a gente pensa que avança em relação à Lei Maria da Penha, em tantas conquistas que já foram feitas para colocar a mulher em seu lugar, nós vemos aqui casos como o de Mariana Ferrer. Então, eu venho aqui me solidarizar com a jovem”, afirmou a deputada Helena Duailibe.

Segundo a procuradora da Mulher na Assembleia, infelizmente, o que aconteceu com Mariana acontece todos os dias com centenas de mulheres. “É necessário que a justiça seja feita. Não existe estupro culposo. A forma como Mariana foi humilhada perante o juiz é inaceitável. É preciso que as autoridades revejam essa situação e façam algo em prol de Mariana”, defendeu.

Repúdio

Em suas redes sociais, o presidente da Assembleia, deputado Othelino Neto (PCdoB), também repudiou o episódio envolvendo a influenciadora digital Mariana Ferrer. “Infelizmente, ainda vivemos em uma cultura machista, que sempre acha um jeito de culpabilizar a vítima. Não há tipificação em lei para ‘estupro culposo’. A decisão é absurda e só protege o agressor”.

Othelino afirmou “que o Legislativo maranhense segue aprovando matérias importantes de fortalecimento das leis de proteção às mulheres vítimas de violência para que absurdos como esse não prosperem”.

Portas abertas

Ainda em seu discurso, a deputada Helena Duailibe afirmou que a Procuradoria da Mulher da Assembleia Legislativa do Maranhão está de portas abertas a todas as mulheres que sentirem  necessidade.

“Procuraremos sempre buscar justiça para as mulheres que, de alguma forma, sofrem violência, sendo física ou verbal. É isso que faz com que as mulheres fiquem com medo de denunciar. Elas já têm a dificuldade para denunciar e, quando denunciam, são humilhadas de forma brutal. O nosso repúdio, a nossa indignação. Queremos justiça para Mariana!”, ressaltou a deputada.

Governo do Estado tenta censurar previamente candidato a vereador de São Luís, Rafael Silva

Circula nas redes sociais um vídeo em que o ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB MA e advogado da Comissão Pastoral da Terra, Rafael Silva, denuncia uma tentativa de censura prévia de lutas populares feita por meio de ação judicial movida pelo Governo do Estado do Maranhão contra ele.

De acordo com Rafael Silva no vídeo, o Governo do Estado pede na ação que ele seja condenado a pagar R$ 50.000,00, seja proibido de fazer críticas públicas ao governo e retire quatro postagens que fez no Facebook sobre o tratamento dado a seis moradores do Cajueiro numa ocupação da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, ocorrida de 23 a 26.08.2019. O prédio teria sido “militarizado” sob comando direto do Gabinete Militar do Governo do Estado, segundo o advogado. Ele denuncia nas postagens o tratamento “autoritário” dado aos manifestantes dentro da Secretaria de Estado de Direitos Humanos.

Consta no processo, como anexos da petição inicial da Procuradoria Geral do Estado (PGE MA), peças que informam o monitoramento das redes sociais de Rafael Silva pela Secretaria de Estado de Comunicação e Assuntos Políticos. Um ofício emitido pelo Secretário de Direitos Humanos (Ofício n° 1293 — GAB/SEDIHPOP São Luís, 11 de outubro de 2019), também incluído pela PGE MA, demonstra que o processo foi aberto a pedido do Secretário Estadual de Direitos Humanos, Francisco Gonçalves.

O processo de n. 0843341-26.2019.8.10.0001 tramita na 7ª Vara da Fazenda Pública de São Luís e pode ser acessado pelo Processo Judicial Eletrônico do Tribunal de Justiça do Maranhão. O pedido liminar foi negado pelo Judiciário e segue agora com a fase de contestação, que o advogado terá que apresentar até 04.11.2020. Veja a íntegra do processo em PDF.

TVN ENCERRA AÇÕES DO OUTUBRO ROSA

Colaboradores dos setores de RH e Financeiro da TVN no encerramento das ações da campanha Outubro Rosa na sede da empresa.

O mês de Outubro foi sinônimo de alerta e atenção para os colaboradores da TVN, que confeccionaram camisetas e receberam laços cor de rosa, alusivos à campanha “Outubro Rosa”, criada para fomentar a conscientização da necessidade de prevenção no combate mais efetivo do câncer de mama.

Um café entre os funcionários do RH e Financeiro da TVN marcou o encerramento da campanha, deixando forte entre todos a certeza que devem estar atentos à saúde o ano todo, e ajudando a multiplicar informações que podem ajudar mais pessoas e salvar muitas vidas.

Alliance Maranhão inaugura nova fábrica no Maranhão dia 7 em Codó

A fábrica terá capacidade produtiva de 12 toneladas de hipoclorito de sódio, ácido clorídrico e soda cáustica

Unidade maranhense terá capacidade produtiva de 12 toneladas diárias de  hipoclorito de sódio, ácido clorídrico e soda cáustica

A Chlorum Solutions, por meio da Alliance Maranhão, inaugura neste sábado, 7, na cidade de Codó, mais uma planta de produção de cloro álcalis. A unidade, com 10 mil metros quadrados de área construída, terá capacidade produtiva de 12 toneladas de hipoclorito de sódio, ácido clorídrico e soda cáustica. O empreendimento teve um investimento da ordem de R$ 45 milhões.   

O cloro álcalis é insumo fundamental para diversas indústrias químicas, produtos de limpeza, tratamento de água, siderúrgicas e até mineradoras. Entretanto, um dos maiores desafios do produto é o transporte, já que a maior parte da produção no país está concentrada em poucas indústrias, localizadas distantes do Maranhão. Isso faz com que o frete, às vezes, chegue a ser mais caro do que o próprio produto, diminuindo a atratividade pela instalação de indústrias que dependem do produto.

A localização privilegiada da cidade de Codó, com fácil acesso a outras regiões do Maranhão e também estados vizinhos, tanto no Norte quanto do Nordeste coloca a unidade maranhense em posição estratégica. A fábrica de Codó deve abastecer estados dessas regiões, reduzindo em mais de 1.300 km a distância que estes produtos percorrem hoje para chegar ao destino final, tornando o produto mais atrativo.  

“Acreditamos fortemente no futuro do Maranhão. O estado pode se tornar um novo polo industrial do país”, afirma Eduardo Perdigão, Gerente Geral da Região na Alliance Maranhão. De acordo com Perdigão, a expectativa é que a fábrica de Codó abasteça os estados do Norte e Nordeste, atendendo a municípios que hoje estão longe dos polos produtivos de cloro. “Estar perto de onde o cloro e seus derivados é produzido é extremamente estratégico para as empresas. Vamos alavancar o setor industrial desses estados”.

 O cloro na forma gasosa não será comprimido e nem armazenado, reduzindo assim o risco ambiental e operacional. Os produtos a serem comercializados são livres de metais pesados e resíduos tóxicos. “Trata-se de uma fábrica ambientalmente correta. Queremos reforçar nossas políticas e valores de produção limpa e sustentável, tendo como meta o resíduo zero”, afirma Leonardo Tavares, Gerente Industrial da Alliance Maranhão.

A atratividade – Com a inauguração dessa nova unidade, a expectativa é beneficiar as indústrias que já estão instaladas no estado do Maranhão, além de atrair muitas outras, trazendo um ciclo de desenvolvimento sócio econômico para a região. “Fechamos um contrato de longo prazo com a empresa FC Oliveira, uma das principais marcas de fabricação de produtos de limpeza do estado. E, já soubemos que outras indústrias manifestaram interesse em se instalar no Maranhão devido produção local”, antecipa Perdigão.

A empresa irá produzir três produtos nessa nova planta: hipoclorito de sódio, utilizado na fabricação de produtos de limpeza e higiene, além de tratamento de água; ácido clorídrico, que é muito usado na limpeza e galvanização de metais, na fabricação de produtos químicos, no curtimento de couros, na obtenção de vários produtos, como na produção de tintas e corantes; e hidróxido de sódio, também conhecido como soda cáustica, que é usado amplamente por diversas indústrias.

Essa será a segunda fábrica do grupo Chlorum na região. A primeira está localizada próximo de Fortaleza, dentro da ETA Gavião da CAGECE – Companhia de Água e Esgoto do Ceará, e é um grande case de sucesso.

Sobre a Chlorum Solutions:

www.chlorumsolutions.com.br

A Chlorum Solutions, controladora da Alliance Maranhão, possui fábricas em Fortaleza, Ceara (desde 2014), Canelones, Uruguai (desde 2017) e agora no Maranhão (2020). Seu diferencial é a produção de cloro álcalis em pequenas fábricas, próximo a seus clientes, para uma solução mais segura e utilizando tecnologias ambientalmente limpas.

Doces natalinos e workshop de cafés: Atelier Don’Anna tem programação imperdível em novembro

Atelier Don’Anna tem programação imperdível em novembro

Grupo Mateus divulga a programação de cursos gastronômicos para o mês de novembro.

O penúltimo mês do ano chegou e junto com ele uma vasta programação de cursos gastronômicos preparada pelo Atelier Don’Anna. Já conhecido pelos amantes da gastronomia, este mês o Atelier conta com  cursos que vão desde o preparo de doces natalinos a workshop de cafés.

Para começar o mês em grande estilo, a Harmonização Amitié dará a largada à programação, no dia 5 (quinta-feira), às 19h30, no Atelier Don’Anna. Durante o evento, serão lançados três novos rótulos da vinícola: Sauvignon Blanc, Rosé Merlot e Pinot Noir. Os novos espumantes serão apresentados virtualmente pela sommellière Andreia Gentilini Milan e a enóloga Juciane Casagrande Doro. Os rótulos serão harmonizados com pratos selecionados e preparados por chefs do Grupo Mateus. A harmonização vale o investimento, R$ 89,90 por pessoa.

No sábado (7), será a vez do Curso Você Ninja na Cozinha. Durante a aula-show, o público receberá dicas e consultoria de utensílios, despensa e técnicas de pré-preparo para um menu com 13 opções de pratos para impressionar qualquer amante da boa gastronomia. O curso será comandado pelo renomado chef Fábio Espinosa, que contará com da chef e Personal Cooking, Raíssa Portela. O curso tem início às14h, e vale o investimento de R$ 300.

Já na terça e quarta-feira (11 e 12), o Atelier Don’Anna será palco de uma oficina com gostinho de natal: Doces natalinos. Em seu primeiro dia (11), a aula-show ministrada pela Chef Confeiteiro, Pedro Ernani, a turma descobrirá as técnicas para o preparo do bolo que é a cara do Natal. o Red Velvet. Na quarta-feira (12), será a vez de aprender o preparo de Brownies, Blondies e Red Velvet Cheesecake. Durante os dois dias as aulas começam às 19h e o investimento é de R$ 120.

O fechamento da programação de cursos do mês ficará por conta do Workshop de Cafés L’Or, que acontece no sábado (21), às 9h, no próprio Atelier. Será a vez dos apaixonados por café experimentarem as cápsulas L’OR, que em cada cápsula o equilíbrio entre os sabores suaves e intensos, proporcionando novas sensações em cada xícara. 

Ficou interessado em participar de um dos cursos? Então aproveite e garanta a sua reserva através da plataforma Sympla. Em  razão das medidas de distanciamento e prevenção a COVID-19, o número de vagas está reduzido, por isso não perca tempo! 

Mais energia para Barra do Corda e Região: Nova Linha de Distribuição será entregue

Equatorial Maranhão entrega novas obras no estado

Garantir a melhoria na qualidade da energia fornecida para população é um trabalho constante da Equatorial Maranhão. Para isso, são realizados investimentos contínuos em obras que possibilitam o fortalecimento e expansão do sistema elétrico em todo o Estado. Com entrega prevista para janeiro de 2021, encontra-se em fase final a construção do novo trecho da Linha de Distribuição de Presidente Dutra a Barra do Corda, com um investimento de 18 milhões e 500 mil reais, em mais de 79 quilômetros de extensão de rede elétrica de alta tensão.    

A obra deve atender o aumento de solicitações de novos empreendimentos em Barra do Corda, ampliando a capacidade de suprimento de unidades de grande porte e beneficiando cerca de 43.292 clientes nos municípios de Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Fernando Falcão, Mirador e Tuntum.    

Segundo o Executivo de Controle dos Serviços de Manutenção, Alexandre Adriel Vieira, esta obra é de grande importância para ampliação da qualidade do fornecimento de energia da região. “A construção da nova linha está levando para Barra do Corda e adjacências um segundo circuito que deve garantir a redundância do suprimento, diminuindo o tempo de recuperação do fornecimento em casos de queda de energia. É um investimento importante que visa aumentar a confiabilidade no sistema de distribuição de energia que atende aquela região e que sem dúvida contribuirá para o desenvolvimento dos municípios beneficiados. ”  

Para Joanicio Amorim, Secretário da Indústria, Comércio e Turismo de Barra do Corda e Presidente do SINDILOJA (Sindicato dos Lojistas de Comércio de Barra do Corda) é bastante satisfatório o esforço da Equatorial Maranhão em garantir um serviço de maior qualidade para o povo barra-cordense. “Ter promovido com rapidez e eficiência a construção da nova Linha de Distribuição, garantindo uma energia limpa e sem interrupções de fornecimento, foi de extrema importância para a população barra-cordense em geral e essencial para o funcionamento do comércio local. ”  

Plano de Investimento – Essas obras de melhorias são resultado do planejamento desenvolvido pelo Grupo Equatorial Energia que busca atender à crescente demanda de energia no Estado. Já são 16 anos de gestão do Grupo Equatorial, com investimentos constantes em infraestrutura e tecnologia para melhor atender a população. “A Equatorial Maranhão é uma empresa que trabalha para atender cada vez melhor os seus clientes e levar mais desenvolvimento e qualidade de vida para todo o nosso estado. Entendemos que a energia elétrica é um fator essencial para o crescimento das cidades e das pessoas, por isso, temos muito orgulho em poder investir e fazer parte de tudo isso”, ressaltou Augusto Dantas, presidente da Equatorial Maranhão.   

Para o ano de 2020, o plano de investimentos continua com mais de 130 milhões de reais nas áreas de expansão, manutenção e modernização do sistema elétrico em todo o Estado do Maranhãoe 17 importantes conjuntos de obras para serem entregues até o início do ano de 2021.  

Virose canina: conheça as causas e proteja seu pet

Conheça as causas e proteja seu pet de viroses caninas

A virose canina é uma das principais causas de mortalidade nos cães pelo mundo todo”, revela médica veterinária.

Quem nunca foi ao médico e foi diagnosticado com uma virose? Assim como humanos, os cães também estão suscetíveis ao contágio de diversos vírus, sendo alguns muito graves que podem, inclusive, levar ao óbito. “A virose canina é uma das principais causas de mortalidade nos cãezinhos pelo mundo todo. Ela, como o próprio nome já diz, é causada por vírus responsáveis por diversos sintomas que podem evoluir ao óbito, ocorrendo, geralmente, por meio de contato com urina, fezes ou secreções de cachorros portadores de vírus”, explica a médica veterinária do PetMania, Rayule Cristina.

Médica veterinária do PetMania, Rayule Cristina

Os animais que estão em maior risco são os recém-nascidos, jovens e adultos sem vacinação e com baixa imunidade. “O animal, em seus primeiros meses de vida, é frágil e precisa de cuidados. Por isso os pets deve ter acompanhamento veterinário desde o começo e seguir as recomendações sobre imunização e vermifugação”, revela a especialista.

Prevenção

Para prevenir o seu bichinho de estimação desse tipo de problema, a melhor e mais segura saída é a vacinação. “A vacinação é uma arma importantíssima para prevenção da virose canina, por isso a insistência para que o dono sempre mantenha as vacinas do seu pet em dia, além de, claro, tomar sempre os devidos cuidados no manejo para evitar o contágio”, lembra a  veterinária.

É fundamental que a vacinação seja administrada ao animal ainda filhote e, até que seja realizada de maneira completa, não garante a imunização completa do cão em frente aos mais diversos vírus. “Cães filhotes não vacinados, devem sempre ser mantidos longe de outros animais que podem estar infectados, já que eles ainda não estarão completamente imune às doenças e, portanto, corre o risco de infecção”, destaca.

O tratamento das viroses caninas pode variar de acordo com o vírus e estágio de desenvolvimento em que a doença se encontra, por isso é indispensável a prevenção mesmo nos primeiros dias de vida do animal. Listamos alguns cuidados fundamentais para garantir a saúde do seu pet. Confira:

  • Mantenha a vacinação do seu amiguinho em dia;
  • Não hospede seu amiguinho em estabelecimentos que não exigem a carteira de vacinação comprovando que o cão ou gato está com a imunização em dia;
  • Mantenha sempre limpo o local onde fica o animal;
  • Esteja atento à alimentação do seu pet e troque frequentemente a água que ele bebe.
  • Não esqueça! Seu pet precisa de cuidado e atenção!

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima