Conjunto de obras no sistema elétrico da Vila Maranhão gera mais desenvolvimento para São Luís

A melhoria na qualidade da energia fornecida para população é uma busca constante da Equatorial Maranhão. Para isso, são realizados investimentos contínuos em obras que possibilitam o fortalecimento e expansão do sistema elétrico em todo o Estado. 

Está em fase de construção pela Equatorial Maranhão um conjunto de obras que envolve a construção da nova subestação de distribuição na Vila Maranhão, além de seis novas redes de distribuição, com 50 km de implantação de novos circuitos e 6km de substituição de cabos, onde serão interligadas as subestações Itaqui, Maracanã, Centro e Vila Maranhão ao novo ponto de suprimento da rede básica, que também está sendo construído em São Luís. 

As novas linhas de distribuição serão capazes de atender a zona portuária e distrito industrial em 69 KV (quilovolt), beneficiando cerca de 47.542 unidades consumidoras residenciais e comerciais, fortalecendo ainda mais o sistema elétrico da capital.  

Investimento e tecnologia 

A implantação da nova subestação Vila Maranhão, em São Luís, vai permitir atendimento ao crescimento do mercado na região; nível de tensão adequado e maior flexibilidade entre as redes de distribuição. Além disso, os novos alimentadores desta subestação serão integrados ao sistema de Self-Healing (Recomposição Automática), que permite a realização de manobras na rede elétrica sem a necessidade de intervenção dos controladores do Centro de Operações Integradas da Equatorial Maranhão (COI). Este sistema é um dos primeiros a ser implantado no Brasil e faz parte do investimento da Companhia em Redes Elétricas Inteligentes (Smart Grids). 

Outro avanço é que a nova subestação já nasce digitalizada, ou seja, sua supervisão é remota, assim como as demais subestações.

Para a construção, estão sendo investidos mais de 30 milhões de reais, que envolve o conjunto de obras com várias entradas de linhas (pontos de conexões), seis redes de distribuição e subestação no bairro Vila Maranhão (em São Luís).

O Presidente da Equatorial Maranhão, Augusto Dantas, destaca que “A energia da Equatorial Maranhão contribui todos os dias para o crescimento de São Luís e de todo o Maranhão. A cada dia o Estado se desenvolve mais. Esse conjunto de obras visa melhorar a confiabilidade, qualidade e segurança do fornecimento de energia elétrica na ilha de São Luís, o que reflete no desenvolvimento de todo o Maranhão. A energia elétrica é um fator essencial para a desenvolução da cidade e das pessoas. Nós temos muito orgulho de investir e fazer parte de tudo isso”, destacou Augusto Dantas, Presidente da Equatorial Maranhão. 

Novo ponto de suprimento 

Está em construção também um novo ponto de suprimento às cargas da região metropolitana. É uma nova subestação pertencente à rede básica – São Luís IV 500/230/69 kV, executada pela EDP Transmissão, com previsão para operação comercial em 2021, sendo uma condicionante a necessidade de conexão da rede de distribuição da Equatorial Maranhão para efetivo suprimento ao mercado.  

A obra garante o cumprimento às recomendações indicadas no Estudo de Suprimento coordenado pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE) que, dentre outras atribuições, é responsável por referendar os esforços necessários na rede elétrica de transmissão para suprimento adequado em longo prazo, sendo vinculada ao Ministério de Minas e Energia (MME). 

FRIBAL PROMOVE DIA DAS CRIANÇAS SOLIDÁRIO

Todas as lojas da Rede Fribal estão recebendo doações de brinquedos novos ou usados em bom estado até 12.10 para a campanha “Dia das Crianças Solidário” que vai beneficiar alunos de uma escola da periferia de São Luís.

A Fribal está promovendo uma ação em todas as lojas da sua rede para fazer esse Dia das Crianças mais feliz e divertido para os alunos da Escola Comunitária Cidinho Marques, localizado no bairro Pirâmide.

A campanha Dia das Crianças Solidário está recebendo doações de brinquedos novos ou usados em bom estado nas lojas Fribal, e as pessoas podem colaborar entregando as doações até o próximo dia 12 de Outubro (segunda – feira).  

Vale lembrar que ajudar faz muito bem para quem escolhe ser solidário e ao doar brinquedos para crianças em situação de vulnerabilidade fomenta-se o melhor da infância que é o direito ao lúdico, a vivenciar a aprendizagem através da brincadeira. Fica a dica para que todos entrem nessa corrente do bem.

Conselho da Mulher Empresária (CME) promove bazar beneficente neste sábado, 10 de outubro

JACIRA HAICKEL

Neste sábado, 10 de outubro, o Conselho da Mulher Empresária (CME), da Associação Comercial do Maranhão, tem encontro marcado no Blue Tree São Luís Hotel para mais uma grande missão: a realização de um bazar beneficente.

As organizadoras do evento Jacira Haickel (presidente do CME) e Rosely Vieira (consultora de imagem e estilo), informam que mais de 300 peças, incluindo de marcas famosas, estarão à venda neste dia. O público terá à sua disposição roupas, calçados e acessórios (bolsas, lenços, semi-joias, óculos escuros entre outros) em perfeito estado de conservação e por um preço bem especial. Todo o valor arrecadado com as vendas deste bazar será destinado para a compra de caixas de leite em pó, que serão destinadas às instituições de proteção à infância.

ROSELY VIEIRA

O evento começa às 9h e vai até as 18h do sábado e quem quiser dá uma conferida nas peças já pode acessar o perfil no Instagram @bazar.acm.mulher e conferir informações como tamanho das roupas, pontuação dos sapatos, suas marcas e preços.

As organizadoras informam, ainda, que haverá também um leilão de um item bem conceituado. O Blue Tree Towers (patrocinador do evento) fica localizado na Av. Avicênia, 1 – Calhau. A entrada para o bazar é de 1 lata ou 400 gramas de leite em pó. Quem quiser fazer doação de peças para serem vendidas, basta deixar na recepção do hotel.

A Câmara de Vereadores de São Luís tem escolhido silenciar sobre os problemas da cidade

“A Câmara de Vereadores de São Luís tem escolhido fazer silêncio sobre os problemas da cidade”. Foram as palavras do candidato a vereador pelo PSB, o advogado militante em direitos humanos, Rafael Silva, durante o lançamento de sua campanha, em um casarão no Centro Histórico de São Luís, na noite de domingo, dia 04 de outubro.

Presente ao lançamento da campanha, o candidato a Prefeito de São Luís, Bira (PSB) falou que a Câmara Municipal de São Luís precisa de uma voz como a de Rafael: “Rafael Silva não vai ser vereador pra ficar lambendo bota de prefeito nenhum. Vai ser um vereador autêntico, combativo e presente e vai estabelecer o diálogo das questões mais relevantes da nossa cidade e pautar os assuntos de interesse da nossa população”, observou Bira.

Elencando um conjunto de problemas que afetam a população ludovicense que mais precisa das políticas públicas, o candidato a vereador, Rafael Silva, concluiu: “É muito estranho que, quando a gente tá no meio de uma crise, a gente não lembra da Câmara de Vereadores. Nessa cidade todo dia tem racismo, tem segregação, tem violência policial, destruição, todo dia tanta coisa grave acontecendo. Tem indígenas e quilombolas que foram expulsos de seus territórios e vieram tentar a vida aqui, tem o Cajueiro que estão querendo tirar de lá. Tem preto, tem pobre, tem artista sem lugar, sem política pública. E ninguém lembra da Câmara de Vereadores na hora da crise”.

O lançamento da campanha de Rafael Silva foi realizado dentro das normas de segurança sanitária num ambiente agradável e ventilado, com algumas dezenas de pessoas, entre familiares, amigos e representantes de movimentos sociais e lutas populares.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima