Postos de coleta do E+ reciclagem reabrem gradativamente

Coleta seletiva

Após período mais crítico da pandemia, os postos de coleta do E+ Reciclagem (antigo ECOCEMAR) estão retomando gradativamente suas atividades, seguindo as recomendações sanitárias.

O projeto tem como objetivo fortalecer a coleta seletiva e a destinação correta dos resíduos sólidos, além de transformar o valor desses materiais em descontos na conta de energia elétrica.

Em São Luís, a troca dos materiais recicláveis já está disponível no Posto Móvel do E+ reciclagem, que esteve no bairro Sá Viana e Vila Embratel na última semana; no posto do Centro Elétrico, localizado na  Avenida Guajajaras; no posto da Lagoa da Jansen e na UEMA (Universidade Estadual do Maranhão). Além disso, as atividades nos postos de Timon (localizado na Sede da Equatorial) e de Caxias (no II Batalhão) também já estão em funcionamento. Os postos estão abertos de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h, e aos sábados de 8h às 12h. A empresa ressalta ainda que todas as medidas de prevenção contra a COVID-19 já estão sendo tomadas para garantir a segurança dos colaboradores e clientes.  

Acesso ao crédito é esperança para microempreendedores maranhenses

Na semana em que o Governo Federal liberou mais de 12 bilhões em linhas de crédito para micro e pequenas empresas brasileiras, o Centro de Apoio a Pequenos Empreendimentos – Ceape Brasil, ofereceu assessoria financeira e orientações a essa faixa empresarial maranhense.

“O Circuito de Crédito do Centro Histórico” levou ao Reviver, na quinta-feira, diversas instituições, incluindo o Ceape, com todo o suporte necessário para quem quer empreender. Também foram oferecidas linhas de crédito com assessoria financeira para o recurso não virar uma dívida e atrapalhar a retomada das atividades profissionais.

Inscrições abertas para o Curso SEO PARA JORNALISTAS

Curso Livre – SEO para Jornalistas

O Projeto de cursos livres foi idealizado pelo jornalista Gustavo Sampaio e pela prof.a de Comunicação Polyana Amorim.


A ideia é oferecer cursos de atualização curricular alinhados com as demandas do mercado em constante mudança.


O primeiro curso do projeto é SEO PARA JORNALISTAS, com o objetivo de apresentar e discutir a técnica de otimização de busca para textos jornalísticos e de assessoria de comunicação (releases).


É importante atentarmos para as possibilidade de uso de estratégias digitais comumente utilizadas no marketing de conteúdo a fim de conseguirmos melhorar a performance de nossos textos on-line para, assim, alcançar o público desejado de forma orgânica.


O curso acontecerá no próximo dia 17 de outubro, em plataforma on-line (google meet), das 14h às 17h30. As inscrições podem ser feitas no linkabre.ai/seojornalismo.


Janaína da Saúde é uma forte candidata a vereadora de Santa Luzia

Janaína da Saúde é uma forte candidata à Câmara de Santa Luzia.

Janaína da Saúde, luziense da terra, é candidata a vereadora pelo Progressistas. Ela trabalha há 10 anos na área da enfermagem e quer continuar a servir o povo luziense como vereadora.

“Ao lado da minha amiga França do Macaquinho quero ajudar a construir uma cidade melhor para todos e todas. Sou mulher, mãe, servidora pública e quero ao lado do povo fazer a diferenças”, disse.

Além de juventude, Janaína da Saúde que levar a sua experiência na área da saúde para o povo de Santa Luzia, além de ajudar a renovar a classe politica luziense.

‘Setembro Amarelo’: ciclo de lives promove debate sobre a relação entre suicídio e uso de drogas

Elias Auê – Agência Assembleia

Marcelo Costa e Cristiane Lago discutiram a relação entre suicídio e uso de drogas durante a live na Rádio Assembleia Online

No penúltimo dia do ciclo de lives alusivas à campanha ‘Setembro Amarelo’, a Diretoria de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa do Maranhão promoveu um debate sobre a relação entre suicídio e uso de drogas. A iniciativa, realizada em parceria com a Diretoria da Comunicação, recebeu o diretor do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPSAD), Marcelo Soares Costa, e a promotora de Justiça e representante da Rede do Bem, Cristiane Lago.

A programação, transmitida pela Rádio Assembleia Online (www.radioalema.com) e por meio das redes sociais do Parlamento Estadual (Facebook e Instagram), teve início na segunda-feira (22) e será encerrada nesta sexta-feira (25). Com o tema “Para Florescer Preciso de Você”, o objetivo é fornecer informações que possam ajudar a prevenir o suicídio e, sobretudo, orientar a sociedade sobre os cuidados com a saúde mental.

Marcelo Costa apresentou dados que apontam como o uso dessas substâncias pode funcionar como gatilho para o suicídio. “São dados fortes, porque 40% das pessoas que usam drogas já tentaram suicídio pelo menos uma vez, quase metade. Enquanto 15% a 20% das pessoas alcoólatras provavelmente irão se matar. Além disso, foi observado que pessoas entre 15 e 19 anos que foram internadas por automutilação em São Paulo, já haviam tentado ou irão tentar suicídio”, acentuou.

De acordo com ele, há indicativos que entregam se a pessoa possui ideações suicidas, reveladas mediante o comportamento, não somente de forma verbalizada. “A sociedade precisa entender que existem tratamentos para isso, entre terapêuticos e psicossociais, que podem amenizar sérios problemas e evitar que aconteça algo irreversível. Como já se sabe, a cada 40 segundos uma pessoa comete suicídio no mundo, e isso pode ser revertido”, explicou Marcelo.

Ao realizar um parâmetro com o período de pandemia, Marcelo ressaltou que o alcoolismo é um dos principais fatores potencializadores do suicídio. Ele explicou que, mesmo sendo uma substância depressora, o consumo do álcool foi o que mais aumentou, fazendo até com que países chegassem a restringi-lo por meio de leis sobre a compra de bebidas alcoólicas. Ele reforçou que o álcool modifica o funcionamento mental de quem o consome e está vinculado a situações de fragilidade social que resultam em atitudes extremas.

Legislação

Cristiane Lago informou que a autolesão foi inclusa na Legislação Federal no Brasil no ano passado, incorporada à Lei Federal 13819, de 26 de abril de 2019. A lei define como formas de violência autoprovocada o suicídio consumado, a tentativa de suicídio e os atos de automutilação, provocados com ou sem intenção suicida.

Ela ressaltou que o consumo de substâncias químicas é o segundo maior fator determinante de suicídios e, consequentemente, de automutilações, agravando sintomas depressivos e intensificando a impulsividade. “É comprovado que o uso abusivo e indevido de drogas pode desencadear o adoecimento mental, perde apenas para doenças mentais na lista de maiores fatores. E, infelizmente, o lugar onde há maior constatações de casos é no ambiente escolar”, frisou.

Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio realizará nova reunião de trabalho na próxima quarta-feira

Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio realizará nova reunião de trabalho na próxima quarta-feira

A Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio, coordenada pela deputada Daniella Tema (DEM), realizará, na próxima quarta-feira (30), às 15h, a V Reunião de Trabalho Virtual. Com o tema “Os números da violência x sugestões de combate e prevenção”, a reunião terá como focos os dados estatísticos e o histórico de violência contra as mulheres.

A participação ocorrerá por meio de sala virtual, cujo acesso se dará pelo link a ser enviado pela equipe da frente parlamentar, quando confirmada a participação por meio do e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp (98) 9 9217-2500.

A Frente Parlamentar de Combate e Erradicação do Feminicídio tem realizado as reuniões virtualmente para dar continuidade aos trabalhos e debater os temas de grande importância para o combate à violência contra as mulheres no Maranhão.

A deputada Daniella Tema destacou que o objetivo é discutir ações que possam, de fato, contribuir para a redução dos índices alarmantes de violência e casos de feminicídio no estado.

“Estamos percorrendo órgãos e entidades para fortalecer essas discussões, colhendo informações para nortear as ações da frente parlamentar. O nosso empenho, nesta reunião de trabalho, é para reunir a participação de autoridades e, também, da sociedade em torno do tema”, completou.

VLI promove ações de conscientização sobre riscos das queimadas em Imperatriz

Primeiro bairro beneficiado pelo projeto Dia de Campo foi a Vila Davi II

A crescente onda de queimadas que vem ocorrendo em todo o país tem sido motivo de preocupação.  Foi pensando nisso que a VLI – companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, responsável pela circulação de trens entre o Maranhão e o Tocantins e pela operação do Terminal Portuário São Luís – promoveu, nesta terça-feira (22), em Imperatriz, o Dia de Campo, ação que objetivou compartilhar conhecimentos e conscientizar a população sobre os riscos que o fogo oferece ao meio ambiente e às comunidades inseridas em área rural. A ação ocorreu no bairro Vila Davi II, localizado às margens da BR-010, em Imperatriz, por ser uma das áreas onde focos de queimadas costumam ser registrados. 

Os períodos de estiagem, caracterizados pela redução e, até mesmo, ausência de chuva, favorecem o surgimento das queimadas. Para se ter ideia, entre os meses de julho e setembro, época mais quente do ano no Maranhão, o número total de focos de queimadas detectados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) no estado saltou de 1.871 para 3.495. Realidade que preocupa e requer atenção.

De acordo com Nilton Santos, supervisor de Saúde e Segurança do Trabalho e Meio Ambiente da VLI, uma das estratégias capazes de reverter estes índices é a mudança de alguns hábitos locais. “Culturalmente, as pessoas limpam seus terrenos fazendo queimadas. Este hábito, somado aos ventos fortes e tempo seco, facilitam que as chamas fiquem altas e fortes, o que dificulta o controle. Diante deste cenário, buscamos atuar para tentar corrigir ou minimizar esta situação e, junto às comunidades fazemos ações com foco na Educação Ambiental”, pontuou Nilton.

O Dia de Campo contou, ainda, com uma palestra on-line para 20 participantes que fizeram parte do momento, entre eles, a presidente da Associação de Moradores do bairro, Zuleide Ribeiro, que já vislumbra a prática daquilo que foi repassado durante o Dia de Campo. “Tem hora que essas queimadas assustam a gente. É por isso que eu acho de muita valia esta ação e pretendo multiplicar as coisas boas que aprendi com a minha comunidade e família, em prol de um bem comum”, destacou ela.

Como evitar queimadas

-Não jogue bitucas de cigarro no chão
-Não faça fogueiras próximas a vegetação
-Evite queimar móveis ou lixo
-Capine a área perto de sua casa
-Molhe faixas de terra seca

O que fazer em caso de queimadas

Em casos de incêndios próximos a residências ou em áreas de vegetação isoladas, o melhor a fazer é chamar os bombeiros através do número 193. Informe a localidade, se possível em detalhes, para que os profissionais cheguem a tempo para conter as chamas. Nunca tente apagá-las você mesmo! Afaste-se imediatamente e espere o auxílio chegar.

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Programação do FNE para 2021 propõe investimentos de R$ 24,1 bilhões na Região

Plano de aplicação destina R$ 1,68 bilhão exclusivamente para infraestrutura
de saneamento básico e logística

São Luís (MA), 24 de setembro de 2020 – O Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), administrado pelo Banco do Nordeste, deve disponibilizar R$ 24,1 bilhões para os diversos setores e segmentos da economia regional, em 2021. Desse total, R$ 1,68 bilhão contempla exclusivamente a infraestrutura de saneamento básico e logística da área de atuação do Banco, os nove estados da Região e o norte de Minas Gerais e do Espírito Santo. O montante é uma estimativa calculada sobre as disponibilidades projetadas até o momento, podendo sofrer alterações até o final do ano.

A proposta foi apresentada nesta quinta-feira, 24, durante Encontro Regional com parceiros dos Estados e representantes dos setores produtivos, em evento virtual transmitido pelo Canal do Banco do Nordeste no YouTube, e será submetida ao Conselho Deliberativo (Condel) da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em reunião a ser realizada até 15 de dezembro próximo.

Na abertura da live, o diretor de Planejamento do Banco do Nordeste, Bruno Ricardo Pena de Sousa, destacou que, por meio do FNE, o BNB investiu na Região, somente no período de 2016 a agosto deste ano, o total de R$ 106 bilhões. Ressaltou, ainda, que “cerca de 250 instituições foram representadas nesse esforço de pensar um planejamento robusto e participativo, apesar das restrições impostas pela crise sanitária”. 

Também participaram da reunião a coordenadora-geral de Gestão dos Fundos Constitucionais de Financiamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), Ana Borges de Assis, e o superintendente de Desenvolvimento da Sudene, Evaldo Cruz Neto.

Distribuição

A projeção de rateio dos recursos do FNE para 2021 propõe a destinação de, no mínimo, 5% dos recursos para cada um dos nove estados da Região e de 2,5% para o norte de Minas Gerais e norte do Espírito Santo. De acordo com a proposta, o semiárido permanece como espaço prioritário, área para o qual devem ser destinados 50% dos recursos ingressos. Para o estado do Maranhão, a expectativa de aplicação é R$ 2,13 bilhões. 

A proposta de programação do FNE para 2021 leva em consideração as orientações gerais do MDR, bem como as diretrizes e prioridades estabelecidas pela Sudene e inclui nas prioridades setoriais e espaciais o saneamento básico, cujo marco legal foi aprovado este ano, assim como os municípios das bacias do Rio Parnaíba, do Rio São Francisco e da área de influência do Programa de Integração do São Francisco (PISF), os Arranjos Produtivos Locais (APLs) e as Rotas de Integração.

CONEXÃO ACM DESTA SEMANA REÚNE JOVENS EMPRESÁRIOS

Fábio Henrique, presidente da Aje/MA.

O Conexão ACM retorna à grade de programação da Associação Comercial do Maranhão nesta quarta-feira, 23 de setembro. Transmitido nas plataformas digitais da ACM, o Conexão ACM é um talk digital, que reúne especialistas para debaterem um assunto atual e de interesse da sociedade. A edição desta semana, organizada pelo Conselho do Jovem Empresário (Conjove) apresenta o tema Associativismo e Empreendedorismo Jovem: o nosso por quê.

Os convidados, jovens que estão à frente de empresas de sucesso, assumiram cedo o comando de uma empresa, participam de entidades de classe, entre outras atividades, contarão suas experiências no mundo dos negócios, como conseguiram canalizar esforços para se tornarem empreendedores, como o associativismo pode aumentar a oportunidade de negócios a partir de troca de experiências e defesa de interesses coletivos e como conseguem superar os desafios neste período de retomada das atividades comerciais em meio à pandemia. Participam do Conexão ACM:

Sara Rossetti- diretora do grupo Gastronomia Rossetti, responsável pelo setor Administrativo Financeiro e Marketing da empresa;

Thiago Ferreira – Co-fundador da Play to Play, engenheiro da Vale, professor e coordenador de pós graduação;

Marcelo Masso Filho – Administrador e empresário, sócio da 7E Universidades Corporativas e dos Congressos BRL, conselheiro fiscal da Acil – Londrina;

Marina Couto Oliveira – proprietária da Botica Farmácia de Manipulação, graduada em Farmácia e Bioquimica

Fábio Henrique – presidente da Aje/MA, empreendedor financeiro com atuação no mercado com a Cert Rede Certificação Digital.

A mediação do Conexão ACM, que tem transmissão ao vivo e simultânea a partir das 20h no Youtube, Instagram e Facebook da entidade, ficará por conta do presidente do Conjove, Wanderson Vasconcelos, ele que é CEO da Servir Consultoria.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima