Por um plano diretor humanizado e ambientalmente equilibrado

0comentário

Oitenta e nove vezes aparece a palavra desenvolvimento na proposta de revisão do plano diretor. Mas desenvolvimento para quem?

UPAON AÇU – Sem lendas, sem histórias, sem poesia, sem amorosidade. A população de São Luís enfrenta uma grave, desrespeitosa e adversa realidade. A falta de comprometimento da administração pública e da inoperância da Câmara Municipal de São Luís em fiscalizar o executivo, para o cumprimento da atualização do Plano Diretor, agrava o contexto social, ambiental e econômico da cidade dos azulejos. 

Há quatro anos sem revisão, o Plano Diretor segue atendendo aos interesses políticos e financeiros dos grandes empreendimentos que por aqui facilmente se instalam na grande Ilha. Com a aproximação das eleições, é preciso que os vereadores e o prefeito eleitos, se comprometidos com a população, assegurem um diálogo democrático, claro sem excessos dos termos técnicos que nada fomenta o debate das pessoas envolvidas sobre o Plano Diretor. Por outro lado, a consciência na hora do voto por parte dos cidadãos, será determinante para seguir com o mesmo pleito ou renovar a Câmara Municipal, tendo como fator determinante o comprometimento e a viabilidade das propostas de campanha apresentadas ao longo do período eleitoral.

Em uma tentativa antidemocrática, a Prefeitura de São Luís iniciou o processo de revisão do Plano Diretor. O processo previa 8 audiências. O Ministério Público Estadual (MPE-MA) e a sociedade civil pediram um número maior e mais divulgação à época. A Prefeitura acatou e estabeleceu 15 audiências – destas, 13 foram realizadas. O processo foi cancelado pelo MPE, devido a pressão dos Movimentos Sociais, que determinou que se discutisse, de maneira mais ampla, o Plano Diretor. Desafio para a próxima gestão da Câmara Municipal: fiscalizar o processo do legislativo.

Participação popular

Como o plano diretor pode impactar e melhorar a vida do cidadão? A começar pela construção coletiva e democrática que leve em consideração os anseios da comunidade frente ao desenvolvimento municipal. É uma lei proposta pelo executivo municipal e aprovada pela Câmara Municipal, mas somente considerada legal a partir da participação popular. Teoricamente, a população diz o que quer!  Deveria ser assim, mas o pesquisador da Universidade Federal do Maranhão e integrante do Movimento de Defesa da Ilha, geógrafo Luiz Eduardo Neves dos Santos, alerta para a exclusão da participação popular. 

O advogado ambientalista Guilherme Zagallo, em entrevista a Agência Tambor, explicou que a alteração do Plano Diretor é apenas o primeiro passo dos agentes do capital em São Luís. O objetivo é, na sequência, assegurar a alteração na Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo Urbano, essa sim, mais detalhada, capaz de alterar a utilização do território, permitindo, por exemplo, construções em áreas de preservação, e a instalação de empreendimentos degradantes num ambiente de equilíbrio ecológico delicado, que é o de uma ilha, tudo como forma de maximizar a exploração do espaço e das pessoas. Vale ressaltar que pela proposta da revisão ficaram de fora questões essenciais como: mobilidade urbana, saneamento, infraestrutura de saúde, moradia, lazer e educação, uso e ocupação do solo.

A matéria completa aqui: https://bit.ly/2SeTc3b.

sem comentário »

CAPS AD Estado encerra campanha Setembro Amarelo com a conclusão do curso de bijuteria promovido em parceria com SENAC-MA

0comentário

Hoje, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado realizou o encerramento da campanha Setembro Amarelo da Secretaria de Estado da Saúde (SES), com a conclusão do curso de bijuteria promovido em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC-MA) . Foram 8 pacientes formados em confecção de bijuteria em curso de 30 horas.

“A atividade que ajudará na reinserção social e ocupacional dos nossos pacientes e com certeza ajudará a ter uma renda extra tão importante em tempos de crise, agradeço a professora Ilma que sempre tem sido nossa parceira pelo SENAC e pela vida , vamos sempre valorizar a vida”, disse o coordenador geral do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É neste mês que ações em diferentes esferas sociais buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa.

O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem a Organização Mundial da Saúde (OMS) como co-patrocinadora. O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.

Em ação desde 2015, o Setembro Amarelo foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a vida, a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.

Segundo a OMS, mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente. No Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos. Por isso, ações preventivas são fundamentais para reverter essa situação.

sem comentário »

BAZAR COM A ARTE DE MARINA MORAES GONDIM

0comentário
Tela pintada por Marina Moraes Gondim

A mostra acontece dias 2 e 3 de Outubro no Ed. Monumental, anexo ao Tropical Shopping  

Nos próximos dias 2 e 3 de outubro (sexta e sábado) acontece no Ed. Monumental (anexo ao Tropical Shopping) no Renascença II a Mostra e Bazar com trabalhos da artista plástica Marina Moraes Gondim.

Marina Moraes Gondim é uma jovem doce e especial, de 37 anos e com muitos talentos. Ela começou a pintar em 1996 como integrante da oficina de arte do setor de paralisia cerebral do Hospital Sarah Kubitschek, conduzida pela grande artista plástica maranhense e professora Marlene Borges.

Marina não parou mais de pintar e em sua “arte inclusiva” ela faz pinturas figurativas e abstratas, com re-leitura de pintores famosos. O resultado é uma produção solta, aberta, muito leve e bastante colorida.  À partir das telas pintadas por Mariana, surgiram também as canecas de polímero e porcelana, feitas através da técnica da sublimação.

Segundo a pesquisadora Zelinda Lima, a arte de Marina é um exemplo inspirador de como, à partir das limitações que a vida lhe impôs, ela conseguiu superar limites e inspirar outras vidas com a sua arte. Fica portanto a dica, vale a pena conferir o Bazar de Marina.

sem comentário »

A Valentyne traz para seus clientes a calcinha do filme: “A verdade nua e crua”

0comentário

 Sabe aquela calcinha do filme “A verdade nua e crua”… é essa! 
Imagina a sensação de estar sentindo altas vibrações e um prazer incrível durante um jantar bem formal e o melhor, tudo controlado por seu amado (a) …não tem como não gozar muito!!!


Essa calcinha você encontra na Valentyne Boutique Sensual, localizada na Rua Euclides Faria, 74 Centro Comercial Mac Center Cohama, São Luís (MA). Aproveite para sair da rotina e apimentar seu relacionamento. Aproveite para sair da rotina e apimentar seu relacionamento.

Na Valentyne Boutique Sensual é possível encontrar lingeries do tamanho P ao Plus Suze já estão disponível. Lá você também encontra acessórios para o seu fetiche.

As clientes podem ainda aproveita a ocasião para renovar de vez as suas lingeries.

sem comentário »

AULA INAUGURAL DE MESTRADO EM DIREITO DA PUCRS/UNDB

0comentário
Prod. Dra. Amanda Thomé, Coord. do MINTER, com o Diretor do Curso de Direito da UNDB e Des. Federal Ney Filho e a Reitora da UNDB Profa. Dra. Ceres Murad

Ministro do STF Gilmar Mendes proferiu aula e falou sobre os Desafios da Justiça x Crises no país

O programa do Mestrado Interinstitucional em Direito da PUCRS/UNDB, considerado um dos mais renomados do país e com nota máxima pela CAPES, acaba de iniciar sua programação em São Luís, na sede da UNDB de forma presencial mas também com a transmissão online para alunos que optaram pela mesma.

A Aula Inaugural aconteceu na biblioteca do Colégio Dom Bosco e reuniu alunos e autoridades; tendo como conferencista convidado (de forma remota online) o Ministro do STF Gilmar Mendes. Ele comentou os atuais desafios da Justiça durante essa pandemia da COVID-19; com demandas envolvendo o SUS, entre outras. O Ministro fez uma retrospectiva histórica das recentes crises pelas quais o país passou, comentando decisões da Justiça que estão formando uma “jurisprudência da crise”. Ele citou decisões recentes do STF com temas polêmicos como a PEC do orçamento de guerra; além das medidas que garantiram a autonomia de Governadores nas tomadas de decisões diferentes em seus respectivos estados durante a pandemia, citando o caso da compra de respiradores mecânicos direto da China pelo Governo do Maranhão. Aos alunos do Mestrado o Ministro desejou boa sorte em suas pesquisas, e que as mesmas venham contribuir ainda mais para com a Democracia.

Antes os alunos tiveram uma reunião com os coordenadores do Mestrado, o Prof. Dr. Ingo Sarlet (PUCRS) e a Profa. Dra. Amanda Thomé (UNDB). Na abertura da programação a Reitora da UNDB Centro Universitário Profa. Dra. Ceres Murad ressaltou a importância do programa MINTER, com o objetivo maior de ajudar a melhorar a realidade da comunidade maranhense:

“Nós temos um compromisso imenso na UNDB desde a sua criação com a nossa comunidade do entorno.  E o que se pretende com esse Mestrado é produzir conhecimento e pesquisa de alta qualidade e alto padrão, e que impactem a capital maranhense com toda a complexidade de problemas que a mesma possui. E este passo de promover um Mestrado em associação com uma das mais prestigiosas escolas de Direito do país que é a PUCRS tem o propósito de ajudar a desenvolver o Maranhão. Eu deixo aqui um apelo aos alunos –  que utilizem como mote de seus trabalhos elementos, argumentos e saberes que impactem a realidade que vivemos, e aprofundando os laços de engajamento que a UNDB já tem com comunidades vulneráveis como quilombolas, indígenas e inúmeras outras. É para isso que demos esse passo hoje”, enfatizou a Reitora Ceres Murad.

O Diretor do Curso de Direito da UNDB e Des. Federal Ney Filho com o Ministro do STF Gilmar Mendes, que proferiu a Aula Inaugural do Mestrado, falando sobre Justiça, Crise e Saúde no Brasil

O Diretor do Curso de Direito da UNDB, desembargador federal Ney Belo Filho, destacou o momento histórico em que vivemos, cercado por Fake News e muita ignorância, e no qual o conhecimento científico torna-se ainda mais vital para o avanço social. Ele revelou ainda a ampla expertise do Coordenador desse Programa, Prof. Dr. Ingo Sarlet (PUCRS):

“É sempre importante apostar no conhecimento, na produção científica e na construção de boas pesquisas; em especial nesses tempos em que muitos começam a valorizar a ignorância advinda das redes sociais e seus abusos. É a pesquisa científica, o estudo e ensino científico a melhor resposta para vencer essa crise. E a PUC é uma das 5 melhores faculdades avaliadas pela CAPES no Programa de Pós Graduação – Mestrado em Direito; e nada melhor que trazer essa expertise para o Maranhão. Destaco também o Coordenador do Programa, o Prof. Dr Ingo Sarlet que é o professor de Direito mais citado no Brasil, com a maior quantidade de citações em trabalhos de Mestrado, Doutorado e em artigos científicos. Ele é o pesquisador 1 da CAPES, fez o seu Doutorado em Munique (Alemanha) e tem um livro extremamente conceituado. Ele tem uma produção portanto invejável e uma capacidade de passar conhecimento muito grande”, revelou Ney.

O Coord. do Curso de Direito da UNDB Prof. Arnaldo Vieira entre os alunos do Mestrado Glaucia Maranhão e Alexandre Ferreira, ele que também é professor de Direito da UNDB

A Profa. Dra. Amanda Thomé completou a importância do MINTER em Direito da PUCRS/UNDB para o futuro desenvolvimento social e inclusão de populações vulneráveis no Maranhão:

“Nós que estamos envolvidos com a Academia, consideramos esse um espaço de renovar as esperanças e expectativas pela qualificação dos alunos; e a possibilidade posterior de intervir na sociedade, contribuindo com a concretização do acesso de cidadãos aos direitos básicos, em especial as populações mais vulneráveis, que se tornaram ainda mais vulneráveis com essa pandemia”, reforçou a coordenadora do MINTER pela UNDB.

Para Isabella Fortes Braga, recém formada em Direito pela UEMA e agora aluna do MINTER essa oportunidade deu celeridade à sua formação profissional e sem sair de São Luís:

“A oferta desse programa do MINTER foi uma grata surpresa, especialmente nesse período de pandemia em que sair da cidade ficou mais difícil. E daí surgiu esse programa, com instituições renomadas como a PUCRS e a UNDB e numa linha de pesquisa que eu já desenvolvia na Faculdade, atrelada ao Direito Constitucional, com uma perspectiva processual e penal dos direitos e garantias fundamentais. Foi perfeito para a continuidade da minha formação”, revela entusiasmada a aluna.

Alexandre de Sousa Ferreira é professor do Curso de Direito da UNDB desde 2018; ele é também ex-aluno da instituição. Para ele o MINTER vai agregar conhecimentos para aprofundar pesquisas na linha de Processos:

“Meu interesse é poder aprofundar minhas pesquisar nessa área e me tornar um melhor professor para que eu também contribua com um rico intercâmbio entre a OPUCRS e a UNDB e que eu possa ajudar a formar futuros pesquisadores na própria UNDB. Quero servir como um agente multiplicador de pesquisas. É primordial para o Estado do Maranhão ter um intercâmbio com uma instituição tão reconhecida, e a CAPES reconhece o programa de Direito da PUCRS como um dos melhores do Brasil. Sem dúvida esse intercâmbio vai proporcionar a formação de novos pesquisadores aqui e aumentar a qualidade da produção científica aqui no Estado”, declarou o Prof. Alexandre.

sem comentário »

A “Onda Azul” toma conta do mercado novo de Santa Luzia e mais uma vez a candidata a vereadora Janaína da Saúde é destaque entre os eleitores

0comentário
A candidata a vereadora Janaína da Saúde entre amigas

Na manhã de hoje, o Mercado Novo de Santa Luzia, a candidata a prefeita, França do Macaquinho, arrastou uma multidão e no que já é chamado no município de “Onda Azul”, que sua reeleição é quase certa. Na ocasião, a candidata a vereadora, Janaína da Saúde, foi mais uma vez um dos destaques do evento.

Janaína da Saúde, luziense da terra, é candidata a vereadora pelo Progressistas. Ela trabalha há 10 anos na área da enfermagem e quer continuar a servir o povo luziense como vereadora.

“Ao lado da minha amiga França do Macaquinho quero ajudar a construir uma cidade melhor para todos e todas. Sou mulher, mãe, servidora pública e quero ao lado do povo fazer a diferenças”, disse.

Além de juventude, Janaína da Saúde que levar a sua experiência na área da saúde para o povo de Santa Luzia, além de ajudar a renovar a classe politica luziense.

sem comentário »

Dia do Idoso, uma data para dizer não aos estereótipos

0comentário

Dados do IBGE apontam que até 2050 o número de brasileiros acima de 60 anos vai triplicar 

Foi-se o tempo em que a figura do idoso podia ser associada ao indivíduo com pouca vitalidade ou disposição. O conceito, que pouco se aplica aos dias atuais, se desgastou à medida que ele se tornou velho para ser referir às pessoas que possuem mais de 60 anos ou que fazem parte da chamada terceira idade ou melhor idade. Nesta quinta-feira, 1º de outubro, comemora-se o Dia do Idoso, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reforçar a importância da proteção e para reavaliarmos nossas atitudes e percepções em relação a eles.   

Segundo Sonia Prado, psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Estácio, para entendermos quem é esse novo idoso é indispensável abandonar estereótipos e estar ciente que cada vez mais as pessoas, sobretudo as de mais idade, acreditam na sua capacidade de se manterem ativas e presentes na sociedade onde elas estão inseridas. “Hoje as pessoas com mais de 60 anos estão estudando, fazendo atividades físicas, empreendendo e buscando conhecimento que não estão associados a uma limitação genética ou de idade”, diz Prado.  

Tornar-se uma pessoa velha, no olhar psicológico e social, é um evento com características humanas, que depende um pouco de como a pessoa está sendo percebida pela sociedade. “O idoso acumula experiências e essas experiências muitas vezes não são consideradas e percebidas pelos mais jovens. Normalmente quando o idoso acaba sendo prejudicado pelas limitações impostas pela própria sociedade, ele é simplesmente classificado ou rotulado com velho com base em aspectos físicos comuns ao envelhecimento sem se levar em consideração a sua capacidade mental”, explica Prado.   

A fisioterapeuta Gabriela Kohns, professora do curso de Fisioterapia da Estácio, lembra que a partir dos 60 anos o organismo começa a passar por um intenso processo de modificação fisiológica que culmina na diminuição da acuidade visual, desmineralização óssea, perda de massa muscular, dentre outros fatores biológicos. A idade avançada requer atenção, mas de forma alguma exige que o idoso pare de levar uma vida normal, apenas que tome mais cuidado com relação às atividades que costuma realizar no seu dia a dia.    

Para a fisioterapeuta, com um programa de exercícios físicos específicos é possível promover o fortalecimento muscular, melhorar a marcha, propiciar ganho de mobilidade, flexibilidade e equilíbrio entre os idosos. “Tanto na residência como no trabalho, pensando no bem-estar do idoso, é possível realizar intervenções ergonômicas, como a adaptação da mobília, a implantação de rampas de acesso e de barras de apoio em pontos estratégicos que irão evitar que ocorram quedas, um dos maiores vilões da terceira idade”, explica Kohns.   

O idoso, seja o que esbanja vitalidade ou mesmo aquele mais tranquilo e contido, não pode ser mais visto ou percebido pelas pessoas como alguém que tem prazo de validade. Neste sentido a psicóloga faz um alerta importante ao lembrar que o envelhecimento físico é algo natural e que os idosos sabem que possuem algumas limitações físicas, mas nenhuma que limite o seu aprendizado, a sua interação social, o seu trabalho e a sua vida. “Neste 1º de outubro, Dia do Idoso, precisamos entender de uma vez por todas que cada vez os idosos acreditam na sua capacidade de se manter ativos na sociedade onde eles estão inseridos”, salienta Prado.   

Um novo começo

E a vitalidade do idoso pode ir além da forma física, para muitos, a melhor idade é o momento de retomar os grandes sonhos, que por diversos fatores, precisaram ser deixados de lado. E foi o que fez o Sr. Coriolano de Souza Pinto. Aos 82 anos, o bancário e militar concluiu, em meio à pandemia do novo coronavírus, o curso de Direito na Estácio.

Cheio de disposição, o mais novo bacharel em Direito do município de Castanhal, localizado a 76 quilômetros da capital paraense, Belém, superou todos os desafios. Feliz com a conquista, Coriolano revela que em nenhum momento pensou em desistir da graduação. “Caso ocorresse, eu estaria dando um péssimo exemplo a todos os que em mim confiavam, principalmente aos meus filhos e netos”, afirma.

Para quem acredita que já passou a hora de estudar, ele deixa uma mensagem. “Não existe idade para sentirmos a alegria do somatório de lutas e desafios que podemos superar ao longo da jornada. Enfrentem as dificuldades que aparecerem e confie sempre na capacidade de alcançar os seus sonhos, um dia você sentirá a felicidade e alegria que hoje estou sentindo”.

sem comentário »

Pão com Ovo de volta aos palcos

0comentário

Apresentação será realizada no Oito Bar em São Luís com apresentação inédita nesta quarta-feira (30)

São Luís (MA) – Com o efeito da pandemia, diversos setores culturais foram paralisados e continuam de alguma forma, infelizmente parados. Mas a irreverência e criatividade da Santa Ignorância Cia e Artes, mostrou que é necessário se reinventar conciliando com as ações, necessidades e cuidados dos momentos atuais. Depois de sete meses sem temporada aberta ao público, a comédia Pão com Ovo – A convenção volta em uma curta temporada em São Luís em um novo formato, agora adaptado para um palco em um bar, o Oito Bar no Jardins do Hotel Blue Tree São Luís.

Indo para  nove  anos de sucesso e visto por mais de um milhão de espectadores  a comédia Pão com Ovo, que sempre se renova, vem agora com novos quadros e uma nova história,  Carlos Alberto marido de Clarisse Milhomem lança sua candidatura  à prefeitura de São Luís, e a socialite quer ser a primeira dama da capital. O espetáculo conta sempre com a participação especial de um convidado.

A comédia está cheia de críticas sociais sem perder a identidade do humor típico da trupe. O grupo vem com novidades nesta curta temporada e ficará em cartaz todas as quartas feiras à 21h durante um mês com estreia dia 30 de setembro. O elenco conta com a estreia do ator Ricco Lima fazendo Carlos Alberto, e de um novo personagem na trupe, a cantora gospel Tina Walker, interpretado pelo ator Magno Vilas Boas.

Antes e depois do espetáculo terá a voz da cantora Luciana Pinheiro animando a noite. Uma opção diferente para as quartas feiras de São Luís, humor e música em um ambiente muito agradável.

Serviço:

Todas as quartas-feiras

Dias:

30 setembro – estreia

O7, 14, 21, outubro

Horário: 19:30 abertura da casa com a cantora Luciana Pinheiro

21h-  início do espetáculo Pão com Ovo

Local: Oito Bar nos jardins do Hotel Blue Tree São Luís

Couvert artístico de mesa:

Mesa 2 lugares – R$ 50,00

Mesa 4 lugares – R$ 100,00

Bangalô com oito lugares, Couvert artístico individual de R$ 25,00 mais R$ 200,00 de consumação

Produção: Santa Ignorância Cia de Artes e 4Mãos Entretenimento

Informações e reservas – (98) 99235-5124

sem comentário »

Pitágoras São Luís promove live gratuita sobre conscientização e prevenção ao suicídio

0comentário

Por meio de transmissão ao vivo, coordenadora da Clínica Escola compartilhará maneiras de identificar, auxiliar e tratar pessoas que estão com ideação suicida

A Faculdade Pitágoras São Luís promoverá, no dia 30 de setembro, às 16h, live sobre conscientização, prevenção e posvenção ao suicídio. O evento, com o tema “Você Não Está Sozinho”, é aberto à participação de todos e gratuito. A transmissão será realizada pelo instagram @clinicapsipitagoras e contará com a participação da psicóloga e coordenadora da Clínica Escola Professor João Cabral, Celiane Lopes Chagas. 

A live tem o objetivo de chamar a atenção para o tema, que é debatido na campanha de Setembro Amarelo. Segundo a coordenadora é necessário conscientizar a população sobre o assunto: “Um aspecto que deve ser considerado sobre levar informação do tema e conscientizar a população é criar condições para que possam ajudar quem pensa no suicídio. Este é um transtorno mental, em que a pessoa perde a condição de crítica e de avaliação da situação, sem conseguir pensar em soluções. Por isso, o apoio torna-se tão relevante. A campanha dá maior visibilidade à causa, mas é necessário buscar informação e ajudar aqueles que precisam durante o ano inteiro”, afirma Celiane.  

Cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, de acordo com dados da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e mais de 96% dos casos de suicídio estão relacionados à depressão, transtorno bipolar e/ou abuso de substâncias. Celiane Chagas explica que é importante um canal de comunicação para diminuir a estatística: “As pessoas com ideias suicidas precisam verbalizar o que estão sentindo. Existe um tabu de que falar sobre o tema pode de alguma forma estimular a pessoa a tirar a própria vida, mas o suicídio tem etapas: a ideia, o planejamento e, depois, a ação. Então é benéfico que as pessoas tenham espaço para falar sobre o sofrimento, pode trazer alívio e conforto. Lembrando que também é necessário procurar ajuda especializada para acolher e encaminhar o tratamento. ” 

A psicóloga ainda explica que pessoas próximas podem desempenhar um importante papel na prevenção. “Os familiares e amigos precisam procurar compreender o suicídio e entender que a pessoa está passando por um sofrimento. É importante conhecer as formas de ajudar e encaminhar para tratamento profissional, mas, também, procurar ajuda para si. É complexo auxiliar aqueles que estão com o pensamento de suicídio e, por esse motivo, as pessoas próximas também precisam estar bem e amparadas”, finaliza. 

Serviço de Psicologia Aplicada 

A clínica escola da Faculdade Pitágoras São Luís oferece atendimento psicológico gratuito à população. Os atendimentos ocorrem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h00, na instituição, localizada na Avenida São Luís Rei de França, nº 59, Turu, para agendamentos basta acessar o formulário online e preencher com as informações solicitadas. 

Faculdade Pitágoras 

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância. Presente em diversos Estados, a Faculdade Pitágoras presta serviços gratuitos à população, por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais. A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações acesse: www.faculdadepitagoras.com.br

Sobre a Kroton A Kroton, que faz parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira e uma das principais organizações educacionais do mundo, atende ao mercado B2C do Ensino Superior, levando educação de qualidade em larga escala. Presente em mais de 900 municípios em todo Brasil, a companhia conta com 176 unidades próprias, 1.410 polos de ensino a distância e mais de 844 mil estudantes, sob as marcas Anhanguera, Fama, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar. Transformar a vida das pessoas por meio da educação, formando cidadãos e preparando profissionais para o mercado, é a missão da instituição, que trabalha para continuar concretizando sonhos em todos os cantos do país. Para mais informações acesse: www.kroton.com.br

sem comentário »

Dr. Marcelo Costa apoia a candidatura do delegado Joviano Furtado a Câmara de São Luís

0comentário
Para sua candidatura a vereador de São Luís, o delegado Joviano Furtado tem o apoio incondicional do Dr. Marcelo Costa

Dr. Marcelo Costa especialista em saúde mental e no tratamento de dependência química, apoia o delegado Joviano Furtado para vereador, a parceria dos dois criaram em 2011 a maior ação de atendimento a população de rua de São Luís , a Ação Resgate, hoje responsável pela retirada de mais de 1000 pessoas das drogas que viviam nas conhecidas Cracolândias.

“Vou votar 25.000, pois tenho certeza q com o Delegado Joviano na câmara municipal iremos ter mais recursos na prefeitura de São Luís para atendimento ao usuário de drogas e iremos expandir nosso trabalho da ação resgate e demais na área de saúde mental”, disse Marcelo Costa.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/marciohenrique/wp-admin/
Twitter Facebook RSS