Desenvolvimento de diferentes vacinas para o coronavírus ajuda na descoberta de um produto eficaz para conter o Covid-19

0comentário

Estudos podem ser complementares e resultar em uma fórmula ideal para frear a disseminação do vírus

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: https://files.pressmanager.net/clientes/e4d544025aa55416c83061a5b776b7b1/imagens/2020/07/16/6e506ec6be92e935cc0d873778bbf828_medium.jpgJá são mais de 140 fórmulas de vacinas que vêm sendo criadas no mundo todo contra o novo coronavírus. De acordo com os dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Brasil é o segundo país em mortes e casos, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Com isso, o Brasil se tornou um local ideal para testar a eficácia das vacinas no combate à pandemia. Duas já se encontram na fase 3, ou seja, serão avaliadas através da aplicação em um grande grupo de voluntários. Uma é a ChAdOx1 nCoV-19, desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido – que, no Brasil será testada em parceria com a  FIOCRUZ, e a outra  a Coronavac, criada pela empresa chinesa Sinovac Biotech que, será testada em parceria com o Instituto Butantã.

“Não se trata de uma competição para saber quem irá sair na frente com uma fórmula capaz de controlar o vírus. Quanto mais vacinas tivermos, melhor para conseguirmos controlar essa doença e aprendermos qual é a melhor composição vacinal”, ressalta Helena Faccioli, CEO da Farmacore.

Fundada em 2005 e localizada em Ribeirão Preto (SP), a Farmacore, em parceria com a PDS Biotechnology Corporation, está trabalhando no desenvolvimento de uma vacina, denominada  Versamune®-CoV-2FC que visa prevenir a infecção por COVID-19.

O Versamune®-CoV-2FC é a combinação de uma proteína SARS-CoV-2 recombinante, desenvolvida pela Farmacore, com a nanotecnologia da plataforma Versamune®, da PDS Biotech, uma tecnologia patenteada para a ativação das células T. “A previsão é que até o final de julho os resultados preliminares estejam concluídos”, explica Helena.

Outra questão importante é que essa iniciativa irá trazer grandes benefícios ao País, já que o Brasil entrará no rol das nações nas quais o setor privado é grande protagonista no desenvolvimento de vacinas contra a COVID-19. Além disso, uma produção dessa vacina em escala global pode trazer muitas vantagens para a Ciência e Tecnologia Nacional. “Nenhuma indústria no mundo consegue suprir a demanda mundial dessa vacina, vamos precisar de pelo menos umas seis ou sete vacinas diferentes no mercado para que toda a população seja imunizada” , afirma Helena.

Como os ensaios das fases pré-clínico, e clínico fase I/IIa  serão feitos no Brasil, a expectativa é que, além do evidente ganho tecnológico, o processo seja mais rápido e que o conjunto de ações acelere a disponibilização de uma vacina aos brasileiros.

Sobre a PDS Biotechnology

A PDS Biotech é uma empresa de imunoterapia em estágio clínico com um crescente número de imunoterapias contra o câncer e vacinas contra doenças infecciosas com base na plataforma de tecnologia de ativação de células-T Versamune® (propriedade intelectual da empresa). O Versamune® efetivamente fornece antígenos específicos da doença para captação e processamento in vivo, além de ativar a importante via imunológica do interferon do tipo 1, resultando na produção das potentes células-T “killer”, além de anticorpos neutralizadores. A PDS Biotech tem criado várias terapias com base em combinações de Versamune® e antígenos específicos de doenças, projetados para treinar o sistema imunológico a reconhecer melhor as células da doença e efetivamente atacá-las e destruí-las. Para saber mais, visite www.pdsbiotech.com ou siga-nos no Twitter em @PDSBiotech.

Sobre Farmacore

A Farmacore é uma empresa de biotecnologia fundada em 2005 como uma startup, com foco em pesquisa e desenvolvimento de produtos imunobiológicos inovadores para uso nos setores de saúde humana e veterinária. É uma empresa de base tecnológica que realiza pesquisa e desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos para os setores humano e veterinário. Desenvolve produtos biotecnológicos e imunobiológicos inovadores e agrega valor a eles em todas as etapas do desenvolvimento, desde a concepção do projeto até a produção de biomoléculas www.farmacore.com.br.

Sobre o Versamune®-CoV-2FC

Versamune®-CoV-2FC  é um projeto de vacina para COVID-19 que combina a plataforma Versamune® de ativação imune com uma proteína de fusão recombinante desenvolvida pela Farmacore a partir do Coronavírus 2, da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV-2). reconhecível por nosso sistema imunológico (antígeno). O perfil alvo da vacina é fornecer rápida indução de anticorpos neutralizantes, bem como células-T “killer” e células-T de memória contra o vírus SARS-CoV-2, em pacientes vacinados com Versamune®-CoV-2FC para proteger contra o COVID-19 e impedir a propagação da infecção.

Sem comentário para "Desenvolvimento de diferentes vacinas para o coronavírus ajuda na descoberta de um produto eficaz para conter o Covid-19"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS