Especialistas apontam como o alimento pode ajudar a emagrecer e a potencializar efeitos do treino
Da corrida à musculação, seja atleta amador ou de alta performance. Se tem algo com o qual todos concordam é o quanto a batata-doce tem sido a verdadeira queridinha de quem pratica diferentes tipos de exercícios físicos. O público fitness tem motivos de sobra para incluir esse alimento no cardápio, pois ele ajuda a manter o peso e dá energia para as atividades.
O consumo é recomendado principalmente no pré-treino, segundo a coordenadora do curso de Nutrição na Estácio São Luís, Monique Carvalho, porque é uma fonte de amido resistente, um tipo de carboidrato de médio índice glicêmico, liberando energia aos poucos no organismo, garantindo combustível do começo ao fim do exercício.
A liberação lenta de açúcar no sangue também ajuda a manter os níveis de glicogênio, o combustível dos músculos. “Isso impede que, durante o treino, especialmente o de força, ocorra a perda de massa muscular”, ressalta a especialista.
De acordo com a nutricionista, o alimento tem boas doses de cálcio, magnésio, potássio, vitaminas do complexo B, vitamina A, vitamina E e vitamina C, além de fibras, este último ajudando no bom funcionamento intestinal.
A médica Sílvia Gomes, cardiologista e nutróloga do Hapvida Saúde, explica que nenhum alimento tem o poder de emagrecer, de forma isolada. Para isso, é preciso ter uma dieta balanceada.
No entanto, o tubérculo pode fazer parte dessa dieta, pois ajuda na saciedade após a refeição. “A batata doce é fonte de carboidratos complexos, assim, baixo índice glicêmico ( 44) , principalmente quando está cozida. Seu consumo gera menos picos de insulina e uma curva menos acentuada da liberação desse hormônio, já que as fibras tornam a digestão do carboidrato mais lenta, o que causa maior saciedade. Sendo assim, é extremamente útil no processo do emagrecimento”, detalha Gomes.
Além disso, a batata doce é rica em antioxidantes, como o betacaroteno, flavonoide e compostos fenólicos, ajudando a proteger as células do organismo contra os efeitos dos radicais livres, sendo por isso, uma alternativa saudável a batata inglesa. “A batata doce é a queridinha dos atletas, sendo considerada uma das principais fontes de carboidrato. Pode ser usado nos treinos de endurance ( corrida, natação, bicicleta ), assim como nos treinos de hipertrofia ( crossfit, musculação, fisiculturismo)”, reforça a nutróloga.