Holanda autoriza prostitutas a retomarem atividades, mas recomenda evitar beijos

A Holanda autorizou nesta quarta-feira (1º) que as prostitutas voltem a receber clientes após a diminuição das medidas de prevenção contra o novo coronavírus, mas recomendou elas a evitar respirar perto ou beijar seus clientes para reduzir os riscos de transmissão de Covid-19.

Dançarinas eróticas e prostitutas perderam sua principal fonte de renda por três meses e meio e, de forma geral, não tiveram acesso aos programas de apoio do estado durante a quarentena.

Elas foram pegas de surpresa com a antecipação pelo governo da data em que poderiam voltar a trabalhar, de 1º de setembro para 1º de julho.

O Distrito da Luz Vermelha, em Amsterdã, onde milhares de turistas lotam os canais para assistir a shows de sexo e visitar lojas de presentes eróticos, ficou deserto durante o isolamento.

A Red Light United, que representa as prostitutas de Amsterdã, fez uma campanha para voltar ao trabalho o mais rápido possível, afirmando que algumas profissionais do sexo ainda tinham que pagar aluguel em suas instalações e que o bloqueio as obrigava a trabalhar ilegalmente, expondo-as a riscos maiores.

“Estou realmente ansiosa para voltar ao trabalho”, disse Moira Mona, uma profissional do sexo de 29 anos que se apresentará em um clube de sadomasoquismo esta semana. “A renda extra será bem-vinda, então, nesse sentido, espero um dia atarefado… embora não espere que seja tão cheio quanto antes da crise do coronavírus.”

As prostitutas já são obrigadas a cumprir rígidas normas de segurança sanitária na Holanda, mas o setor compilou uma lista de recomendações, incluindo posições sexuais a serem evitadas.

Mesmo com novas diretrizes, as profissionais do sexo estarão mais expostas aos perigos da Covid-19 do que outras profissões, disse Debbie Mensink, consultora de saúde pública em Amsterdã.

“Existe um risco aumentado. As prostitutas já têm um risco aumentado de saúde devido à sua linha de trabalho… porque as pessoas se aproximam muito umas das outras”.

Mona, no entanto, disse que não está preocupada e tomará precauções. Ela adicionou alguns itens novos à sua coleção de roupas de látex, sapatos de salto agulha e chicotes para aderir ao novo protocolo: uma capa de couro com pontas de metal, luvas pretas e máscaras cirúrgicas.

“Eu não recebo auxílio de desemprego se ficar doente, então se alguém aparecer e começar a tossir ou espirrar no meu corredor, eu direi ‘Você pode voltar outra hora?’ porque se eu ficar doente por uma semana, isso significa uma semana sem renda.”

Mona obteve alguma renda durante a quarentena fazendo shows pela internet, mas disse que se as medidas impostas pelo governo tivessem permanecido em vigor por muito mais tempo, ela gastaria toda a sua economia.

Como o número de novas infecções e mortes por Covid-19 caiu rapidamente nas últimas semanas, a Holanda suspendeu a maioria das medidas de bloqueio. O país registrou mais de 50 mil infecções e mais de 6 mil mortes desde meados de março.

Informações: CNN

Inscrições para o Sisu começam amanhã

Foto: Arquivo/Agência Brasil: Mais de 51 mil vagas serão oferecidas em instituições do país

As inscrições para a edição 2020 do segundo semestre do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) começam amanhã (7). Estudantes interessados em concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior devem acessar o site do programa até esta sexta-feira (10). Mais de 51 mil vagas serão oferecidas em instituições do país.

Pela primeira vez, além dos cursos de graduação presenciais, o Sisu vai ofertar vagas na modalidade a distância (EaD). Podem participar da seleção candidatos que prestaram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 e não tiraram nota zero na redação. Quem fez a prova na condição de treineiro está fora do processo.

A classificação é de acordo com o desempenho obtido nas provas. Para determinados cursos, algumas instituições exigem nota mínima para ingresso. As informações estão nos editais elaborados por cada universidade na adesão ao programa.

Para concorrer ao Sisu não há critério de renda familiar. A condição é imposta apenas para candidatos a vagas reservadas para pessoas de baixa renda, quando a opção é disponibilizada pela instituição de ensino. Segundo cronograma divulgado pelo Ministério da Educação (MEC), o resultado do Sisu será divulgado no dia 14 de julho. Se aprovado, o aluno precisa ficar atento às instruções para não perder o prazo de matrícula na instituição. Quem não for aprovado em nenhuma opção de curso ainda poderá se inscrever na lista de espera. A solicitação também é feita pelo site do progarma entre os dias 14 e 21 de julho.

Por Karine Melo – Repórter Agência Brasil – Brasília

LANÇAMENTO LITERÁRIO: A GÔNDOLA VERMELHA

Livro conta o relacionamento tórrido entre uma aristocrata e um gondoleiro, numa Veneza de máscaras do século XVI

O romance de estreia da jornalista Andreia Salles conta com todos os elementos de uma boa trama, na linha tradicional das estórias trágicas de época: personagens fortes, drama, tensão e muita paixão.

O texto harmoniza uma pesquisa cuidadosa sobre cenários e hábitos da poderosa Veneza do século XVI, centro comercial de uma Europa pré-continental, politicamente falando. Com uma linguagem coloquial, o romance deixa o leitor ter o melhor dos dois mundos. As páginas o transportam para outro momento da história, mas permitem que o leitor se identifique com os personagens, que poderiam ser um amigo (ou rival) nos tempos de hoje.

Por vezes, é possível sentir o balanço das gôndolas, a brisa de um passeio no Gran Canale e, em outros trechos, se inteirar sobre o impacto da política da época sobre a vida das pessoas, comuns ou da alta sociedade. Os bailes de máscara no Carnaval veneziano ganham novos elementos no imaginário do leitor.

Repleto de trechos picantes detalhando os momentos íntimos do romance de Isabelle e Giovanni, é impossível ao leitor não se envolver na estória dos dois e não torcer pelo relacionamento acidental, ainda que ambos não tenham medido as consequências de uma conquista de baile de máscaras.

Serviço:

Lançamento do livro A GÔNDOLA VERMELHA

Data: 10 de julho

Local: Amazon.com, Estante Virtual, Livrariacultura.com, Apple, Google Play, Americanas.com, Clube de Autores, Mercadolivre.com, Submarino e Rakuten Kobo

Sinopse

Veneza, 1590. Isabelle é a mulher mais bonita da cidade. Chegou à região ainda adolescente, vinda do interior da França, para casar-se com um aristocrata riquíssimo, mas sem escrúpulos e da idade de seu pai. Ela levava uma vida de luxo e solidão. Até o dia em que Giovanni, um gondoleiro, atravessou seu caminho. Com ele, descobre o amor, durante um Carnaval de máscaras, e também descobre a fúria de um marido hipócrita e vil. Mas, ela decide enfrentar, mesmo que isso possa lhe custar a própria vida. Ou a de seu amor.

Sobre o autor

Andreia Salles é uma apaixonada por Veneza. Em paralelo às atividades como profissional de comunicação corporativa, que exerce desde 1993, ela estuda a vida e a sociedade dos tempos da República Sereníssima de Veneza (697-1797), quando os Doges comandavam a política e a economia da região. Apontada como um dos 350 profissionais de Public Relations mais influentes do mundo, pelo PRWeek Powerful Book, por dois anos consecutivos, em 2016 e 2017, a jornalista e empresária, que é pós-graduada em Jornalismo Digital pela ISE/IICS (Universidad de Navarra/Harvard School of Business), coleciona viagens pela cidade e escreve seu primeiro romance, baseado em tudo que leu, viu, ouviu e sentiu de Veneza.

Nova Operação Pandemia chega ao município de Rosário e região da Baixada

Equipe de combate ao Furto de Energia Elétrica identifica estabelecimentos irregulares

O delegado Paulo Roberto da Superintendência Estadual de Investigações Criminais – SEIC por meio do Departamento de Defesa de Serviços Delegados – DDSD, comandou na última semana mais uma etapa da operação pandemia no combate ao furto de energia elétrica no Maranhão. A operação que já passou pelas cidades de Sucupira do Norte, Zé Doca, Pinheiro e São Vicente de Férrer, agora chega na região da baixada. No município de Rosário, uma pessoa foi presa por furto de energia elétrica mediante fraude nos seguintes estabelecimentos comerciais: Farmácia Santana e C. S. Auto Pecas/Oficina Mecânica no bairro Malvinas, além de uma residência no bairro Cohab II.

O acusado foi conduzido para a Delegacia de Polícia em Rosário.  Os proprietários dos estabelecimentos comerciais e da residência, deverão responder por furto de energia elétrica mediante fraude. Além das conduções, ao longo da operação já foram apreendidos vários materiais furtados da Equatorial Maranhão como: transformadores, postes, cabos e cruzetas. Os responsáveis deverão responder por furto de energia elétrica, conforme prevê o artigo 155 do Código Penal Brasileiro.

Para o delegado, as fraudes têm causado um prejuízo muito grande não só para o Estado como àqueles que pagam corretamente suas faturas de energia. “Nós estamos agora nessa operação para identificar os consumidores que estão consumindo indevidamente energia sem o devido pagamento do consumo registrado e também para identificar os possíveis fraudadores”, ratifica Paulo Roberto.

Para atender o universo de mais de 2,5 milhões de clientes em todo o Maranhão, a Equatorial Maranhão compra energia elétrica das Geradoras e faz a distribuição em todo o Estado. Do total arrecadado, cerca de 10% da energia é furtada, ocasionando perda de faturamento da ordem de R$ 340 milhões por ano. Além de comprometer a segurança da população e a qualidade do fornecimento, essa perda de energia elétrica também interfere no orçamento para promoção de ações de manutenção, operação, expansão e modernização do sistema elétrico, e ainda contribuem para a composição tarifária da conta de energia.

Situações de suspeita de fraude ou furto de energia elétrica podem ser denunciadas pelo site da Equatorial Maranhão: www.equatorialenergia.com.br, ou pela Central de Atendimento 116 (ligação gratuita), sem necessidade de identificação por parte do denunciante. Depois de registrada a denúncia, a Equatorial Maranhão encaminhará equipes para as inspeções conforme prevê a legislação do setor elétrico.

A facilidade que os Canais Digitais oferecem

Em meio à pandemia, resolver situações sem sair de casa tem sido um desafio para as pessoas, pois o perigo de ser infectado pela Covid -19 é real. Pensando em facilitar o acesso dos clientes aos serviços de energia elétrica, a Equatorial Maranhão oferece muitas facilidades através dos seus canais digitais! Dá pra resolver muita coisa e têm até promoções que podem ser acessados pelo computador, tablet ou celular.

O site, por exemplo, funciona como uma agência de atendimento online, onde você encontra mais de 20 serviços, como a troca de titularidade, pagamento e parcelamento de suas contas em até 12 vezes nos cartões de crédito, além do histórico de consumo e acesso às suas contas, para isso, basta acessar www.equatorialenergia.com.br. Exite também o aplicativo Equatorial Energia, que você pode baixar no seu smartphone android ou IOS.

Mas, se você é do tipo que vive conectado, dá pra fazer muita coisa pelo WhatsApp, é só adicionar o número (98) 2055-0116 e enviar uma mensagem de texto para a Clara, assistente virtual da Equatorial Maranhão, que pode te ajudar a: informar falta de energia, pegar a segunda via e código de barras da sua conta, solicitar religação de energia, consultar débitos ou fazer o cadastro na tarifa social baixa renda.

E além de tudo isso, tem uma excelente novidade: você pode se cadastrar na Promoção Energia em Dia e concorrer a sorteios todos os meses, que podem te ajudar a passar por esse período de tantas incertezas. Anota a dica: acesse www.equatorialenergia.com.br, clique no banner da promoção e realize seu cadastro. Lembrando que um dos critérios é estar em dia com as contas em dia!

CAAMA INICIA CAMPANHA DE VACINAÇÃO NO INTERIOR DO ESTADO

A ação realizada pela Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão imunizará advogados contra a H1N1

Durante todo o mês de julho acontece a 2 ª Etapa da Campanha de Vacinação contra a H1N1 nas 17 subseções da OAB espalhadas pelo estado. Promovida pela Caixa de Assistência dos Advogados do Maranhão a campanha faz parte do calendário de ações preventivas que inclui ainda a doação de máscaras e totens de higienização.

Para atender os advogados e advogadas que atuam no interior do estado foi montada uma agenda com datas para cada município onde há uma representação da CAAMA. “Nosso objetivo é cuidar da saúde dos nossos colegas advogados e da sua família também. E entendemos que toda a população ganha com este trabalho. Quanto mais pessoas imunizadas, melhor para todos”, complementou Diego Sá, presidente da CAAMA.

A 2ª Etapa da Campanha de Vacinação começou pela capital, onde quase mil advogados foram vacinados entre os dias 03,04 e 05 de junho. O calendário de vacinação nas subseções começa pelas cidades de Santa Inês, Bacabal, Presidente Dutra, Barra do Corda e Grajaú. Basta apresentar a carteira da OAB e a documentação de até 3 dependentes (cônjuges e filhos) para a ter direito à vacinação gratuita.

CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO NAS SUBSEÇÕES:

07/07 (TERÇA-FEIRA)

SANTA INÊS – 9h às 17h

BACABAL – 9h às 18h

COMARCA LAGO DA PEDRA – 9h às 12h

COMARCA VITORINO FREIRE – 14 às 17h

08/07 (QUARTA-FEIRA)

PRESIDENTE DUTRA – 9h às 17h

09/07 (QUINTA-FEIRA)

BARRA DO CORDA – 9h às 14h

GRAJAÚ – 14h às 19h

Hapvida comemora 10 mil recuperados da covid-19

Por todo o Brasil, o motivo hoje é para comemorações. O Sistema Hapvida alcançou, na  quarta-feira, 1 de julho, a marca de 10 mil pacientes recuperados da covid-19, em suas unidades, nas cinco regiões do País. São 10 mil sorrisos, 10 mil abraços, 10 mil famílias que puderam voltar a se reunir, após vencerem o novo coronavírus. “Estamos muito felizes com o número de clientes que venceram todas as aflições e desafios desse vírus, até então desconhecido por todos nós. Hoje, realmente, é um dia que precisamos comemorar. Comemorar esse resultado que só foi possível graças a uma equipe incansável, protocolos médicos assertivos, além de investimentos em estrutura, em estratégia de logística e  em tecnologia”, atribui o presidente, Jorge Pinheiro.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima