O mês de junho é marcado pelas cores, sons, vibração, alegria e Energia do São João. É uma das épocas mais esperadas do ano e muito valorizada pela Equatorial Maranhão. A empresa, há mais de 10 anos, apoia fortemente o São João do Maranhão por meio de patrocínios aos arraiais oficiais do governo estadual e a diversos grupos, contribuindo para que o nosso São João seja tão especial e animado.
E, como todo mundo sempre quis mais, a Equatorial Maranhão tornou a tradição, há três anos, com a extensão do São João até o mês de julho no Ceprama, com nove noites da festa mais animada do Maranhão.
Este ano está tudo tão diferente que não teremos arraiais, porém jamais passaria sem comemorações, por isso a empresa esteve presente com seu apoio e valorização em diversas lives de grupos de Bumba-meu-boi e cantores maranhenses.
Um dos principais grupos de forró do Brasil, a banda Mastruz com Leite realiza neste sábado (20) a transmissão do “Maior São João de Todos os Tempos”. O evento virtual marca o encerramento das festividades juninas, a partir das 19 horas. No repertório, banda dá voz a grandes sucessos do período junino como “Olhinhos de Fogueira”, “Explode Coração”, “Festa na Roça”, entre outros, além do recém lançado hit “Arraiá Virtuá” que conta como será o São João nesse período de quarentena.
A banda é uma das principais atrações em grandes festas juninas em todo o Brasil, levando a animação característica. O público poderá acompanhar a live no canal oficial no Youtube, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=pA5d6Ag1hcU.
30 anos de Mastruz com Leite
Com trajetória de grandes sucessos, a banda Mastruz com Leite se consolida como a Maior Banda de Forró do País. Em seus 30 anos, o grupo revolucionou o gênero, sendo a criadora do forró eletrônico. No repertório, a banda coleciona sucessos que embalaram gerações principalmente no ritmo junino, onde o público curtiu canções como “São João na Terra”, “Olhinhos de Fogueira”, “Explode Coração”, “Festa na Roça”, entre outros. Atualmente, a banda soma números expressivos nas principais plataformas digitais. Ao todo, o grupo conta com mais de 51 milhões de visualizações no Youtube, 294 mil ouvintes mensais no Spotify e 834 mil seguidores no Instagram.
Curto Circuito e outros acidentes podem ser evitados
Falar de segurança nunca é demais quando se trata de energia elétrica. É necessário tomar certos cuidados com a rede elétrica dentro e fora de casa para evitar acidentes.
Dentro de casa:
Certifique-se de que a instalação elétrica de seu imóvel não tem fuga. Ela pode ser provocada, por exemplo, por um cabo sem isolamento em contato com alguma parte metálica;
Para isso, apague todas as luzes, desconecte todos os equipamentos elétricos e verifique se o medidor de energia para de girar (modelos antigos) ou seu display não indica consumo algum (medidores mais novos). Caso o medidor continue a indicar consumo, é necessário revisar a instalação;
As instalações elétricas precisam passar por revisão e manutenção preventiva realizada por profissional qualificado, no mínimo a cada 05 anos e esta ação é de responsabilidade de cada proprietário de imóvel;
Antes de fazer qualquer reparo, é importante que seja desligada a chave geral;
Nunca conecte vários equipamentos em uma mesma tomada. Isso pode provocar sobrecarga na instalação e perigo de superaquecimento; também provoca uma operação deficiente, possíveis interrupções de energia, curtos-circuitos e danos de longo prazo;
Em caso de curto-circuito, desconecte imediatamente o equipamento que o causou e todos os outros, apague todas as lâmpadas e chame imediatamente um profissional qualificado;
O equipamento causador do curto deve ser reparado antes de ser colocado em uso novamente;
Jamais utilize moedas, fios, lâmina de estanho ou alumínio no lugar de fusíveis e disjuntores.
Fora de casa:
Ao instalar ou consertar antenas de TV, fique distante da rede elétrica. Caso a antena caia nos fios, NUNCA tente pegá-la. Entre em contato imediatamente com central de atendimento 116;
Jamais tente podar ou cortar árvores que estejam tocando a rede elétrica, pois podem provocar choques e curto-circuito. A Equatorial Maranhão possui equipes especializadas para realizar este serviço com segurança. Nestes casos, entre em contato com a distribuidora e solicite o serviço;
.
Em construções ou reformas, o manuseio de materiais metálicos como escadas, vergalhões, andaimes e outros, deve ser longe da rede elétrica;
Em caso de falta de energia, ninguém pode acessar o sistema elétrico (subir em postes e mexer nos equipamentos), somente os eletricistas da Equatorial Maranhão, treinados e capacitados para essa atividade e que possuem os equipamentos de segurança necessários para os serviços.
Nesse período de quarentena, mesmo com as recomendações de manter o distanciamento social, as crianças acabam aproveitando o tempo livre para empinar pipas. Neste caso, é recomendado que a atividade seja praticada em locais abertos e afastados da rede elétrica. Em caso de ocorrências como a linha enroscar na rede elétrica, a pipa ficar presa nos cabos, ou a pessoa levar uma descarga elétrica, a Equatorial Maranhão alerta para que não tente tirar a pipa ou a linha dos cabos energizados, entre em contato por meio da central 116 e informe o local com ponto de referência.
Com energia elétrica, tratar com prevenção é sempre a melhor atitude para salvar vidas. Para mais informações entre em contato com a central de atendimento 116ou acesse o site da Equatorial Maranhão www.equatorialenergia.com.br .
Feira Brasileira de Jovens Cientistas conta com apoio da Estácio e de Luciano Huck
Evento terá mais de 300 projetos finalistas, 50 workshops e palestras
Criada por cinco jovens estudantes, a primeira feira de ciências brasileira inteiramente virtual acontecerá entre os dias 26 e 28 de junho. A Feira Brasileira de Jovens Cientistas conta com projetos sobre diversas áreas das ciências, como saúde, humanas, biológicas, sociais aplicadas, agrárias, exatas e da terra, engenharias e artes, além de palestras, workshops e a participação de mais de 700 estudantes de ensino médio e técnico. Além de facilitar o acesso a oportunidades científicas, o evento integra, desenvolve, conecta e valoriza o potencial dos jovens cientistas e o impacto de seus projetos.
A ideia partiu dos estudantes Daniel Verdi do Amarante, Patricia Honorato, Juliana Estradioto, Peterson Haas e João Alcantara, que conseguiram o apoio de Luciano Huck e da Estácio. Além da apresentação dos projetos projetos científicos, a feira terá programação intensa e rica em conteúdo nos três dias. São mais de 300 projetos finalistas, 50 workshops simultâneos e atividades interativas entre os participantes. A chamada Maratona de Inovação trará desafios para os grupos, que buscarão soluções de impacto social.
“Acreditamos que a educação tem o poder de transformar vidas. Apoiar iniciativas como essa, de jovens estudantes querendo disseminar conhecimento, nós dá um orgulho imenso. A Feira vai apresentar projetos muito bem elaborados, que merecem destaque no cenário nacional. A nossa instituição sempre esteve ligada à democratização do ensino e nosso principal objetivo é levar educação e conhecimento para o maior número de pessoas”, afirma Cláudia Romano, vice-presidente de Relações Governamentais, Sustentabilidade e Comunicação da Estácio.
A agenda conta com nomes de peso, como Luciano Huck, Eduardo Valladares, a cientista Jaqueline de Jesus, que sequenciou o genoma do novo coronavírus, e a premiada cientista brasileira Marcia Barbosa. Os projetos finalistas concorrem a credenciais para a Conferência Internacional de Jovens Cientistas 2021 na Grécia e feiras nacionais, além de reconhecimentos de instituições como a Academia Nacional de Engenharia (ANE), Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) e a Sociedade Brasileira de Bioquímica e Biologia Molecular (SBBq). Os melhores colocados por área do conhecimento receberão medalhas e a maratona de inovação terá uma premiação em dinheiro para os times que se destacarem.
Serviço:
Feira Brasileira de Jovens Cientistas
Quando: 26 a 28 de junho
Programação:
26 de junho
18-20h: Cerimônia de abertura, via Youtube
20h-20h30: Apresentação e início da Maratona de Inovação, via Youtube
27 de junho
9h-11h45: Palestras com convidados, via Youtube
13h30-17h: Apresentação dos projetos, via Zoom e Youtube
18h-18h30: Novas tarefas da Maratona de Inovação, via Youtube
28 de junho
9h-11h45: Workshops para pesquisa científica, via Zoom
13h30-16h30: Final da Maratona de Inovação, via Zoom
17h-18h: Palestras com convidados especiais, via Youtube
19h-21h: Atividade cultural e premiação, via Youtube
O nutricionista e professor do Centro Universitário
Estácio São Luís, Marcos Macedo, conta sobre os benefícios do malte.
O brasileiro é um dos principais amantes da cerveja no mundo. Por aqui, a bebida tem diversas marcas, sabores e estilos que combinam com diferentes situações: a cervejinha no almoço em família, comendo petiscos no bar, reunindo com amigos. Sempre há uma cerveja especial para cada gosto e ocasião.
Na casa do publicitário Gabriel Monteiro, a pilsen é a mais pedida nas festas e reuniões que ele realiza. “Acho mais refrescante, acompanha bem o churrasco, quanto mais gelada melhor”, opina Gabriel.
O mercado cervejeiro no Brasil permanece em expansão, mesmo em tempos de crise, e se reinventa a cada dia com novas receitas e rótulos cheios de novidade. A moda agora é o “puro malte” ou mesmo “duplo malte”. Mas, afinal, você sabe o que isso significa malte?
De acordo com o sommelier beer Alessandro Maia, antes de se tornar malte, o grão é um cereal comum. Pode ser a cevada, o trigo, o centeio e até mesmo o milho e o arroz. O processo de malteação consiste em umidificar o grão para que ele germine e forme pequenos brotos.
O malte então segue para fermentação, onde as leveduras consomem as enzimas do grão e formam o álcool. O grau de torra e o tipo de grão definem características essenciais nas cervejas, como a cor, aroma e sabor.
Quanto mais torrado for o malte, ele produz cervejas mais escuras. Já os maltes menos torrados produzem cervejas claras, com notas de cereais e pão, como a Pilsen.
As receitas com puro malte usam apenas um grão na sua fabricação, o “duplo malte” – como o próprio nome já diz – usa dois maltes diferentes. Mas isso não significa, necessariamente, que o produto é de qualidade superior. O produtor artesanal Rigel Abdala, que tem a própria marca de cerveja, explica melhor.
“Puro malte não significa necessariamente uma cerveja melhor. A boa qualidade da bebida vai depender da receita, da fermentação e principalmente do tipo de insumo utilizado nesse processo. Essas mudanças vieram a partir de um interesse maior do consumidor em conhecer o produto que vai consumir”, explica o produtor.
Existem receitas que usam mais de cinco maltes diferentes na fabricação da cerveja, produzindo assim uma bebida de sabor único para o paladar. O mercado está de olho no cliente cada vez mais antenado às novidades e por isso tem lançado novos rótulos aqui no Brasil.
Rico em vitaminas, malte usado na produção da cerveja gera benefícios à saúde
Malte e seus benefícios
Outro detalhe é que o malte é muito rico em vitaminas e minerais, trazendo diversos benefícios para a saúde como a regulação da pressão arterial. Ele tem potássio, uma substância importante para relaxar os vasos sanguíneos, mantendo a saúde dos músculos, além de prevenir anemia, por ser rico em ácido fólico e ferro.
O nutricionista e professor do Centro Universitário Estácio São Luís, Marcos Macedo, conta que o malte melhora o funcionamento do sistema nervoso, por conter vitaminas do complexo B e selênio. As vitaminas do complexo B atuam principalmente auxiliando na produção de energia, já o selênio possui alta atividade antioxidante, sendo importante para o bom funcionamento cerebral.
“A bebida tem vitaminas do complexo B e diversos compostos antioxidantes naturais, que podem ter efeito protetor sobre a atividade do coração. No entanto, o seu consumo deve ser feito com moderação e deve estar incluso em um estilo de vida saudável. Além disso, já existem opções de barras de cereal a base de malte ou mesmo de adquirir a farinha de malte, que pode ser utilizada em diversas receitas ao substituir a farinha de trigo”, ressalta o nutricionista.
Durante a pandemia o Sistema Hapvida reforça a importância do atendimento on-line no conforto de casa. Ao todo mais de 40 mil consultas por Telemedicina já foram realizadas
Febre, diarreia, dores de cabeça, coriza, tosse seca ou falta de ar merecem, sim, atenção redobrada e rápida. Para isso, o Sistema Hapvida oferece o serviço de teleconsulta para pacientes com sintomas do novo coronavírus e de urgência simples. Afinal, o diagnóstico precoce pode ajudar na recuperação rápida de doenças como a Covid-19. Em todo o Sistema já foram realizadas, desde abril, mais de 40 mil consultas, para pacientes das cinco regiões do Brasil.
A ideia, como explica José Luciano Monteiro Cunha, diretor corporativo de Telemedicina do Sistema Hapvida, é promover mais conforto e segurança ao beneficiário, que pode ter acesso, no conforto de casa, à consulta médica, avaliação de sintomas e, se necessário, receita médica e atestado. Inclusive, podem ser realizadas novas consultas para o acompanhamento da evolução do paciente. “Quando os sintomas são muitos graves, as pessoas devem buscar uma unidade hospitalar, caso contrário, por meio da teleconsulta, o médico vai avaliar o paciente e solicitar, se preciso, que vá até uma unidade para um tratamento mais específico. Isso evita a ida desnecessária a uma emergência quando apresentam sintomas leves que podem ser tratados em casa”, enfatiza.
Vale reforçar, ainda, que a recomendação do Ministério da Saúde é só ir ao hospital ou pronto atendimento em casos de urgência para evitar contágio com outras doenças. É importante lembrar que a Covid-19 pode causar sintomas que não são necessariamente gripais, como diarréia, dor de barriga, dor óssea e articular. “Dois sintomas que são muito associadas à Covid-19 é a perda do olfato e paladar, tornando muito característico e aumentando a suspeita da presença do coronavírus”, aponta o médico infectologista do Hapvida, Fernando Chagas. Outro sintoma que é tido como oculto para coronavírus, ocorre na pele. “Isso é o que chamamos de exantema, que são manchas que se espalham pela pele e se assemelha as manchas da dengue, podendo vir a gerar coceira, mas de um modo geral, não coça e não é um sintoma tão comum. É só um sintoma a mais que pode ser desenvolvido ou não”, destaca o infectologista.
Para o paciente ter acesso ao serviço oferecido pelo Sistema Hapvida, tanto para teleconsulta de urgência simples como de Covid-19, basta acessar o site das operadoras Hapvida, Grupo São Francisco, América, RN Saúde, Promed e Ame. O serviço funciona todos os dias, 24 horas.
O serviço de teleconsulta do Sistema Hapvida, foi desenvolvido pelas equipes internas da empresa, como Inovação, TI e Diretoria de Gestão Empresarial (DGE), além da Maida.health, holding de tecnologia do sistema Hapvida, para acompanhar a saúde dos clientes e, junto com a população, combater o novo coronavírus. De acordo com o Gerente de Produtos da Maida.health, Luiz Gonzaga, a teleconsulta sempre foi uma aposta da empresa, que após a regulamentação do Ministério da Saúde se tornou possível. “Aliamos a tecnologia de mercado ao nosso time de médicos e gestores para oferecer uma plataforma completa, ou seja, teleconsulta direta, com suporte a prontuário, seguimento multiprofissional, prescrição validada por certificados digitais, médicos treinados e acompanhados, indicadores de performance etc. O objetivo aqui é entregar de forma digital a mesma experiência que você tem em uma consulta real, não apenas a conversa com o médico”, explica.
Sobre o Sistema Hapvida
Com 6,5 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, RN Saúde, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 30 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 39 hospitais, 194 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 177 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…