Parte da equipe de enfermagem do HSLZ, verdadeiros heróis e heroínas na linha de frente da guerra contra a COVD-19 no Hospital do Servidores
No ano que é dedicado aos profissionais de enfermagem, o Hospital São Luís / HSLZ, mais conhecido como Hospital do Servidor reuniu seu time de enfermeiros para prestar uma singela homenagem a esses profissionais que são verdadeiros heróis na linha de frente do tratamento de pacientes da Covid-19.
Sob o comando do Diretor Geral do HSLZ Plínio Tuzzolo e da Diretora de Enfermagem Beatriz Rosa as equipes do HSLZ vêm adotando medidas preventivas, que visam proteger tanto os profissionais e seus familiares quanto os pacientes atendidos.
O HSLZ segue com rigor os protocolos do Ministério da Saúde além de contar também com uma consultoria de infectologia, para a adoção de medidas para minimizar os riscos de contaminação de médicos e enfermeiros.
A Equatorial Maranhão entregou 150 cestas básicas para instituições de longa permanência de idosos em São Luis. A doação foi realizada após o show online beneficente da banda maranhense Mesa de Bar e foram distribuídas igualmente entre a Fundação Antônio Dino, o Instituto Antônio Bruno e o Asilo de Mendicidade.
As casas de assistência social beneficiadas pela doação desempenham papel fundamental na luta contra o novo coronavírus, abrigando, assistindo e educando idosos, pessoas com mais de 60 anos e mais suscetíveis a complicações da Covid-19. “Pra quem não sabe, a Fundação Antônio Dino mantem, no Hospital Aldenora Belo, uma casa de apoio que hospeda idosos e crianças. Agradecemos a Equatorial Maranhão que, por meio desta doação se propôs a nos ajudar nessa missão”, agradece André Santana, Analista de Comunicação da casa.
A Equatorial Maranhão vem contribuindo com o enfrentamento da Covid-19 e também realizou doações de EPIs, por meio da live do cantor Zeca Baleiro, doou respiradores para os órgãos de saúde do Maranhão e itens de higiene pessoal para pessoas de situação de rua, arrecadados pela SEMCAS, em São Luis.
Alunos do Terceiro Ano do Colégio Dom Bosco seguem em ampla maratona de estudos e preparação para ENEM e Vestibular, independente da confirmação das datas desses exames.
Com a volta às aulas no Colégio Dom Bosco, os alunos de terceira série seguem uma forte rotina de estudos remotos e de preparação para os exames como ENEM / Exame Nacional do Ensino Médio e Vestibular. Com um cenário atual totalmente inédito, incerto e ainda imprevisível, manter a rotina de estudos e controlar a ansiedade é fundamental para todos os alunos do chamado terceirão.
A recomendação da escola é seguir estudando, e para incentivar os alunos a manter a calma e a alta produtividade serviços de apoio como a Mentoria e a Orientação Profissional são fundamentais nesse momento e são bastante utilizados pelos alunos do colégio. O Dom Bosco oferece um Serviço de Orientação Profissional, que nesse período de isolamento social está ainda mais ativo e dando todo o suporte a alunos e familiares. Isso inclui um apoio também na questão da escolha da futura carreira dos jovens.
Teste recém-aprovado pela Anvisa no Brasil apresenta 100% de sensibilidade para detecção de anticorpos e deve ser oferecido na rede própria do Hapvida
Sistema Hapvida acaba de anunciar um investimento pioneiro com o laboratório Roche para a aquisição do novo teste de anticorpos Elecsys®️ Anti-SARS-CoV-2. Recém-aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no Brasil, o teste possui 100% de sensibilidade¹ (14 dias após a confirmação da PCR) na identificação de anticorpos contra a Covid-19 e uma especificidade maior que 99,8%¹ para que não seja confundido com anticorpos de outros tipos de coronavírus e outros vírus de gripe comum.
O primeiro lote com mais de 19 mil unidades do produto deve ser disponibilizado na própria rede Hapvida ainda este mês, começando o fornecimento pelas unidades Hapvida em Joinville (SC), Ribeirão Preto (SP), Goiânia (GO), e Fortaleza (CE). “Buscamos inovação e segurança para os cuidados com a saúde. Nesses quesitos, a Roche é a melhor opção do mercado para garantir identificar o anticorpo contra a Covid-19 e especificidade maior para o SARS-CoV-2”, diz Jorge Pinheiro, presidente do Sistema Hapvida. Desde o início da pandemia no país, o Sistema Hapvida já investiu mais de R$ 70 milhões em equipamentos, medicamentos e outros insumos para suprir a demanda de seus beneficiários.
Realizado por coleta de sangue, o teste destina-se a detecção de anticorpos totais (IgM e IgG) em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2, ainda que não tenham apresentado sintomas. A análise é realizada em aproximadamente 18 minutos por meio de sistemas totalmente automatizados capazes de processar até 300 testes por hora, dependendo do equipamento. O teste sorológico Elecsys®️ Anti-SARS-CoV-2, da Roche, já está sendo utilizado por países da comunidade europeia e EUA. Dentre os principais cases está a Alemanha com uma atuação exemplar e efetiva no combate ao coronavírus e que faz uso desta mesma tecnologia.
O Hapvida se sente privilegiado em ser o pioneiro do setor de saúde a poder oferecer esta solução, fortalecendo as estratégias de controle e combate à pandemia. “Essa importante aquisição veio para somar aos demais investimentos que a empresa tem feito para combater a pandemia de Covid-19”, finaliza Pinheiro.
Sobre o Sistema Hapvida Com quase 6,4 milhões de clientes, o Sistema Hapvida hoje se posiciona como o maior sistema de saúde suplementar do Brasil presente em todas as regiões do país, gerando emprego e renda para a sociedade. Fazem parte do Sistema as operadoras do Grupo São Francisco, América, Promed e Ame, RN Saúde, além da operadora Hapvida. Atua com mais de 30 mil colaboradores diretos envolvidos na operação, mais de 15 mil médicos e mais de 15 mil dentistas. Os números superlativos mostram o sucesso de uma estratégia baseada na gestão direta da operação e nos constantes investimentos: atualmente são 39 hospitais, 194 clínicas médicas, 42 prontos atendimentos, 177 centros de diagnóstico por imagem e coleta laboratorial.
O Hospital São Domingos emitiu nota antes protesto do Coren na manhã de ontem em frente ao hospital e contestas criticas.
Veja na integra:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
O Hospital São Domingos faz os seguintes esclarecimentos sobre questionamentos veiculados a respeito de eventuais modificações em escalas de trabalho de sua equipe de enfermagem: Desde a sua fundação, há 30 anos, o hospital vem cumprindo todas as determinações da legislação trabalhista, mantendo sempre o diálogo com os sindicatos que representam a categoria e procurando adotar jornadas de trabalho compatíveis com as normas trabalhistas.
Como parte do plano de enfrentamento da crise em decorrência da pandemia, e em busca de manter os postos de trabalho, fez-se a proposta de mudança para os atuais colaboradores que praticam a escala de trabalho de 12 X 60 para a escala 12 X 36. Após ouvir a categoria e os sindicatos que a representa, iniciou-se um diálogo sobre a questão, em busca de alternativas, e a recente suspensão da mudança dessa escala para os atuais colaboradores. O Hospital e os legítimos representantes dos trabalhadores prosseguirão em busca de alternativas que atendam a todos os envolvidos. Por oportuno, é certo que o País enfrenta momentos difíceis que afetam não só as famílias, mas também as empresas, que não estão imunes à instabilidade econômica vivenciada mais fortemente a partir do início da pandemia. Todas as decisões tomadas pelo Hospital São Domingos visam proteger a sua função social e a prestação de serviços à população maranhense, em estrito cumprimento da legislação.
Reiteramos nossa postura de diálogo franco e respeitoso com as entidades sindicais, nossos colaboradores e a sociedade e nosso compromisso de prestação de serviços hospitalares à população maranhense, a manutenção do maior número possível de empregos e de sempre buscar manter nossa sustentabilidade financeira que garanta a continuidade de nossa finalidade maior, que é cuidar das pessoas.
A tradicional Feijoada do Coração realizada há mais de 20 anos, para ajudar a manter a Creche Catulinho no São Francisco, esse mês ficou ainda mais solidária.
Diante da situação de pandemia, assumimos um papel ainda mais importante, além de apoiar as crianças de baixa renda acolhidas na creche que já existe há 35 anos, também queremos alimentar quem tem fome e contamos com a sua solidariedade.
O evento tem o slogan “Com o Coração, doe um Prato de Feijão” e a cada doação de vinte reais, você ajuda a manter a creche e doa alimento pra quem tem fome. A doação pode ser feita com depósito no Banco do Brasil para o Centro Educacional e Assitencial Espírita Bezerra de Menezes; Agência: 1639 x; Conta: 6205-7; CNPJ: 12.126.348/0001-09.
A Feijoada será doada para quem precisa, no dia 07 de junho e você poderá acompanhar através de fotos e vídeos no perfil do Instagram @crechecatulinho e Facebook da Creche Catulinho.
A TVN recomenda para a criançada um aplicativo infantil que promete muita diversão e temas educativos. E o melhor, o mesmo está liberado até 14.06 podendo ser baixado gratuitamente pelos usuários da TVN.
O Discovery Kids Plus! oferece à garotada a oportunidade de ver capítulos completos de suas séries favoritas e aproveitar as melhores atividades e jogos interativos no computador, celular ou dispositivo móvel, a qualquer hora e em qualquer lugar.
Para ter acesso a todo o conteúdo do Discovery Kids Plus, basta acessar o site ou as redes sociais da TVN e clicar no anúncio do APP.
O dentista Dr. Fábio Guimarães do projeto “Eu Te Ajudo a Ajudar” com máscara modelo de Face Shield fabricada com apoio da Fribal para doação a hospitais públicos da capital maranhense
FABRICAÇÃO DE PEÇAS E EPIS PARA DOAÇÃO A HOSPITAIS DE SÃO LUÍS COM APOIO DA FRIBAL
A luta contra a Covid19 ganhou novos aliados em São Luís numa demonstração de como as parcerias entre a iniciativa privada e o sistema de saúde podem resultar em soluções inéditas.
Em meio a mais uma crise – a da falta de peças de reposição para equipamentos hospitalares essenciais – eis que uma iniciativa do dentista Fábio Guimarães e sua empresa Docs Digital 3D viabilizou a fabricação de máscaras e peças de reposição para equipamentos médicos e outros EPI´s para uso dos profissionais do sistema público de saúde.
“Tudo começou quando começamos a fabricar máscaras Face Shield em nossa impressora 3D para doar a profissionais de saúde. Aí o Hospital Dutra nos procurou porque não estava conseguindo comprar peças de reposição para respiradores mecânicos, em falta no mercado. Tivemos a ideia de tomografar as peças, transformando-as em um arquivo digital, e com o mesmo fizemos a impressão das peças na nossa impressora 3D. Fizemos então um teste no Hospital e todas as peças que produzimos foram aprovadas e já utilizadas no Dutra. Daí vimos que poderíamos ampliar essa fabricação e ajudar ainda mais”, revela o Dr. Fábio Guimarães.
Além das peças de respiradores para reposição, a Docs Digital 3D também produziu clips para óculos (protetor facial impresso em resina), sugadores de aerossol para dentistas e máscaras do modelo Face Shields (protetores faciais). Inicialmente a empresa doou cerca de R$ 7. 500,00 reais de seu próprio orçamento para a compra de insumos; mas como empresa pequena e que precisa equilibrar os custos para evitar demissões, esse era o limite que poderia doar. E esse valor não seria suficiente para cobrir o projeto todo, que previa a compra de resina e outros itens para a produção de um total de 640 EPI´s e mais 200 Tubos de Conexões para Respiradores Hospitalares, e cuja despesa estava orçada em R$ 23.300,00.
A saída para ampliar o orçamento e permitir que as peças pudessem ser produzidas e doadas gratuitamente para três unidades públicas de saúde veio através da publicidade solidária. O publicitário Maico Dlamy (É Papu) seu uniu ao Dr. Fábio e criou um projeto de captação de patrocínio; detalhando a iniciativa e demonstrando com transparência todos os custos e detalhes do projeto, para então encaminhar à empresas da cidade, em uma tentativa de captação de recursos extras.
Graças a doação financeira captada junto à Fribal os Hospitais Dutra e Aldenora Belo e a Clínica Sorria, do Governo do Estado, puderam ser beneficiados com o projeto em maior escala.
“O nome do projeto resume toda essa ação: Eu Te Ajudo a Ajudar! Com a união de forças captamos mais recursos, compramos mais insumos e aumentamos a escala de produção dos materiais a serem doados. Isso só foi possível porque temos na cidade empresas sensíveis como a Fribal, que valoriza e pratica a responsabilidade social. Eles abraçaram essa causa, se uniram a nós com um aporte financeiro em forma de doação e assim já conseguimos viabilizar a fabricação em maior escala. As peças já estão sendo produzidas e estamos entregando as doações às três instituições de saúde à medida que os lotes vão ficando prontos”, explicou Maico.
Ele ressalta que quanto mais empresas se unirem ao projeto e fizerem novas doações, mais itens poderão ser fabricados e doados a mais unidades do sistema de saúde.
“O mais difícil que foi criar os protótipos e desenvolver as peças já foi realizado. Agora é só contar com a sensibilidade de mais empresas para que essa corrente de união em prol da saúde seja ainda maior. Que outros sigam o exemplo da Fribal e doem também o que puderem”, disse o publicitário.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…