César Pires questiona informações sobre oferta de leitos para tratamento da Covid-19

0comentário
César Pires questionou dados repassados pelo governo estadual na sessão desta terça-feira

Na sessão plenária desta terça-feira (30), o deputado César Pires (PV) questionou dados repassados pelo Governo do Estado sobre a oferta de leitos hospitalares exclusivos para tratamento de pacientes com Covid-19 em São Luís. Segundo ele, 55 respiradores foram instalados na rede estadual da capital maranhense até agora. “O governo, mais uma vez, mente ao repassar informações ao povo maranhense”, afirmou o parlamentar.

Pires disse que não é contra a aquisição de respiradores e a ampliação do número de leitos. “O inaceitável é o governo mentir para a população informando ter instalado uma rede que não existe. Recebi informações de fontes confiáveis que, diariamente, têm de lidar com a pouca disponibilidade de equipamentos necessários para salvar a vida de vítimas do novo coronavírus”, enfatizou.

Segundo o parlamentar, o Hospital Real, contratado pelo governo estadual em São Luís, ofertou 220 leitos para tratamento da Covid-19, ocupando, no máximo, 60% desse total, com dez respiradores.

“No Hospital São José, também privado, eram 55 leitos com apenas três respiradores. No HCI, foram disponibilizados 60 leitos e 25 respiradores para atender os pacientes com coronavírus, e o hospital de campanha instalado em São Luís conta com 10 respiradores”, disse.

César Pires ressaltou que quis mostrar à população “que o governo estadual divulgou o que, de fato, não entregou aos maranhenses”. Para ele, a propaganda oficial foi muito maior que os investimentos feitos para enfrentar a pandemia no Maranhão, onde mais de 2 mil pessoas já morreram em decorrência da Covid-19.

“Estamos encaminhando ofício à Secretaria de Estado da Saúde para que informe se esses dados a nós repassados por fontes fidedignas estão corretos ou não. E também vamos solicitar à Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa, para que também fiscalize essa situação acompanhada dos três deputados da oposição. O Legislativo tem que cumprir o seu papel de cobrar transparência e fiscalizar os atos do Executivo. Foi muita propaganda pelo pouco que foi feito para salvar vidas no Maranhão”, concluiu. 

sem comentário »

É HOJE: LIVE POTIGUAR SOBRE INOVAÇÕES EM BANHEIRO E COZINHA

0comentário
A instrutora da Deca Katrine Tavares, que vai dar dicas sobre “Inovações e Tecnologia em Banheiros e Cozinha” na Live Potiguar dessa terça-feira (30.06) às 20H

O Grupo Potiguar promove nessa terça – feira (30.06) às 20H a Live “Inovações e Tecnologia para Banheiro e Cozinha”, com dicas sobre as novidades disponíveis para criar ambientes modernos, práticos e com as tecnologias disponíveis que ajudam a economizar e ter mais qualidade de vida.

Quem vai falar sobre isso é a instrutora técnica da Deca Katrine Tavares. Para conferir, basta acessar a Live no Stories do perfil do instagram: @potiguarhomecenter . 

sem comentário »

REABERTURA DAS ACADEMIAS PERSONAL GROUP

0comentário
Alunos das academias Personal Group podem voltar a treinar com número reduzido de pessoas, com uso obrigatório de máscaras por todos e em horários agendados para evitar aglomerações

A rede de academias Personal Group reabriu as portas das duas unidades no Calhau e Península; com a adoção de um rigoroso protocolo com medidas sanitárias de higienização e novas regras de convivência que garantem a segurança de alunos, professores e colaboradores.

Tanto a Personal Group Calhau quanto a PX / Personal Training Experience na Península já seguiam um modelo de academia boutique; com atendimento personalizado em pequenos grupos. Isso faz ainda mais sentido agora, inclusive para pessoas de grupos de riscos como idosos entre outros, que poderão malhar sem riscos.

A medição de temperatura na entrada garante mais segurança a todos na volta aos treinos da rede Personal Group

Entre as  medidas adotadas estão o uso obrigatório de máscaras por todos, colaboradores e alunos; aferição obrigatória da temperatura na entrada; agendamento prévio do treino. E mais, desinfecção de tênis em tapetes com solução desinfetante; equipamentos distanciados e demarcações; dispensers de álcool em gel para uso coletivo; além de limpeza quatro vezes ao dia com atomizador de desinfecção de partículas estão entre as muitas ações adotadas.

“Tudo foi feito para evitarmos aglomerações de qualquer tipo. Para construir esse protocolo pesquisamos muito nacional e internacionalmente, e estamos seguindo orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), do Ministério da Saúde (MS), da Associação Brasileira de Academias (ACAD) e do Decreto do Governo do MA. Também tomamos como referência ações de regiões que já passaram por esse processo de reabertura, como a China e países da Europa; mas claro, adaptando tudo à realidade local”, revela Gino Longhi, sócio e Dir. Técnico do Grupo.

sem comentário »

A Energia da Nossa Cultura

0comentário

O mês de junho é marcado pelas cores, sons, vibração, alegria e Energia do São João. É uma das épocas mais esperadas do ano e muito valorizada pela Equatorial Maranhão. A empresa, há mais de 10 anos, apoia fortemente o São João do Maranhão por meio de patrocínios aos arraiais oficiais do governo estadual e a diversos grupos, contribuindo para que o nosso São João seja tão especial e animado.

E, como todo mundo sempre quer mais, a Equatorial Maranhão tornou tradição, há três anos, a extensão do São João até o mês de julho no Ceprama, com nove noites da festa mais animada do Maranhão.

sem comentário »

Dia Internacional de Combate às Drogas tem ação com usuários

0comentário

São Luís – Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead) informou que durante o período de isolamento social, em decorrência da pandemia do novo coronavírus, Covid-19, aumentou o consumo de álcool e entorpecentes, consequentemente, elevando o índice de violência no país. Segundo os dados da Fiocruz, 3,2% dos brasileiros admitem que já consumiram substâncias ilícitas, sendo a maconha a mais consumida, um total de 7,7%, enquanto, em segundo está a cocaína, 3,1%, em relação a outros tipos de entorpecentes. Na sexta-feira, 26 de junho, é o “Dia Internacional de Combate às Drogas”.

A data foi uma decisão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio da Resolução 42/112 de 7 de dezembro de 1997, implementando recomendação da Conferência Internacional sobre o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, realizada em 26 de junho do mesmo ano. Todo ano, a ONU, por meio do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), enfatiza a Campanha Internacional de Prevenção às Drogas.

Na quinta-feira, 25, o UNODC lançou o Relatório Mundial sobre Drogas 2020. Este documento fornece uma visão global da oferta e da demanda de drogas ilícitas e seus impactos sobre a saúde e os efeitos da pandemia de Covid-19. De acordo com o UNODC, a manufatura global de cocaína aumentou muito nos últimos anos, estimando uma produção de 1.410 toneladas.

Um dos nossos objetivos é resgatar pessoas que vivem nas ruas, pois é uma situação preocupante, principalmente, durante esse período de pandemia”

Delegado Joviano Furtado – coordenador da Ação Resgate

Em relação ao Brasil, uma pesquisa feita pela Fiocruz, no ano passado, revela que 4,9 milhões de brasileiros admitiram já ter consumido algum tipo de entorpecente. O consumo maior é feito por homens, um registro de 5%, enquanto, as mulheres, apenas 1,5%. Já, o consumo maior desse tipo de produto ilícito é feito pelo público jovem (18 a 24 anos).

Ação em São Luís

Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas será realizada nesta sexta-feira, 26, mais uma edição da Ação Resgate, a partir das 7h30, na praça Deodoro, no Centro. Um dos coordenadores desse trabalho, delegado Joviano Furtado, lnmbrou que a ação é promovida pela Polícia Civil e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) do Monte Castelo, com apoio de parceiros.

Joviano Furtado informou que, no decorrer do evento, será fornecida à comunidade uma série de serviços, como aplicação de vacinas, medição de temperatura, teste de Covid-19, distribuição de kit de limpeza e orientações sobre doenças infectuosas. “Um dos nossos objetivos é resgatar pessoas que vivem nas ruas, pois, é uma situação preocupante, principalmente, durante esse período de pandemia”, frisou o delegado.

O diretor do CAPS AD do Monte Castelo, Marcelo Costa, que também é um dos coordenadores do evento, disse que somente neste ano já foram realizadas nove edições da Ação Resgate na capital. Durante esse trabalho já se conseguiu resgatar 70 moradores em situação de rua, vacinar mais de 200 pessoas contra a gripe, efetuação de 50 testes de coronavírus, distribuição de cestas básicas, kit de higienização e equipamento de segurança individual, inclusive, para flanelinhas.

Ele ainda contou que a ação vem sendo realizada desde o ano de 2011, principalmente, nos locais onde há concentração de “cracolândias”. Em 2019, ocorreram 19 ações na Grande Ilha e resultaram em mais de oito mil atendimentos, 150 dependentes químicos retirados das cracolândias e 90 pacientes capacitados para o mercado de trabalho.

Tratamento

Marcelo Costa declarou que os usuários de drogas resgatados, que desejam fazer o tratamento químico, são encaminhados ao CAPS AD do Monte Castelo ou a outras unidades de tratamento. Apenas o CAPS AD, no ano passado, realizou 9.200 atendimentos. Neste local, o paciente pode ser submetido ao tratamento intensivo, que é diário; o semi-intensivo, duas vezes na semana; e o não intensivo, uma vez por mês.

Ele ainda frisou que também há o tratamento ambulatorial, no qual o paciente tem acesso medicamentos de forma gratuita e orientações psicossocial. O paciente ainda pode ser encaminhado para a Unidade de Acolhimento, localizada na Cohab, submetido ao tratamento por um período de 30 dias. Apenas, em 2019, houve o registro de 250 internações.

Comunidades terapêuticas

Usuários de drogas também podem receber tratamento em comunidades terapêuticas em que não são usados medicamentos. No Maranhão, existem 133 comunidades e cada uma delas pode comportar até 60 acolhidos, em quatro federações.

No mês de outubro do ano passado, cerca de 130 representantes dessas comunidades participaram do 1º Encontro Estadual das Comunidades Terapêuticas com o Poder Público do Maranhão, na sede da Secretaria Estadual da Fazenda, em São Luís.

O evento teve como um dos objetivos informar os representantes das federações e comunidades terapêuticas sobre os requisitos necessários para participarem dos editais de chamamento público para que possam se credenciar e pleitear vagas disponibilizadas pelo Ministério da Cidadania para o atendimento e acolhimento de dependentes químicos. Ainda no ano passado, o Poder Federal disponibilizou 252 vagas para o estado maranhense e cada uma delas custa ao cofre da União R$ 1.100,00 por mês.

Cleiton Araújo Nascimento, de 27 anos, é um ex-usuário, retirado da cracolândia do Mercado Central durante a Ação Resgate, ocorrida em janeiro do ano passado. Ele contou que começou a usar drogas aos 10 anos e passou a morar na rua e usar entorpecentes indiscriminadamente.

No momento, ele continua sendo acompanhado pelos profissionais do CAPS AD do Monte Castelo, tendo sido agraciado com os benefícios sociais, e já distribuiu o seu currículo em várias empresas. “Comecei a usar merla e depois outros tipos de drogas. Mas resolvi fazer o tratamento e recebi total apoio. Passei mais de 10 meses em uma clínica, em Coroatá. Agora, estou querendo conseguir um emprego para ajudar no sustendo da casa”, declarou o ex-dependente químico.

Saiba mais

A Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas (Abead), preocupada com o crescimento do consumo do álcool e droga no país durante a fase de pandemia lançou a campanha #sejaluz. A campanha mostra coisas positivas na internet, como os botecos virtuais e orientando a respeito dos cuidados não apenas com o álcool, mas com o tabaco droga e outras drogas.

droga

Serviço

O que: Ação Resgate em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas

Quando: Hoje, sexta-feira (26)

Onde: Praça Deodoro, no Centro

Horário: a partir das 7h30

Objetivo: um deles é resgatar usuários de drogas

Números

4,9 milhões de brasileiros admitiram que consumiram algum tipo de entorpecente

9.200 atendimentos foram feitos no CAPS AD do Monte Castelo durante o ano passado

150 dependentes químicos retirados das cracolândias da Grande Ilha durante as edições da Ação Resgate em 2019

Fonte: Ismael Araújo – repórter de polícia do jornal O Estado do Maranhão

sem comentário »

Operação Tamoio II: Proprietário que teve veículo clonado expõe o original ao lado do “cabrito”, na UOP PRF de Pedrinhas, em São Luís

0comentário
Após ser avisado pelos PRFs que o clone acabara de ser apreendido na BR-135 em São Luís, o proprietário se deslocou com o veículo original, de Bacabeira até a UOP de Pedrinhas, e o colocou lado a lado com o clone

Uma imagem no mínimo curiosa na Unidade Operacional metropolitana da PRF em São Luís. Dois automóveis Honda Civic da mesma cor e com a mesma placa em exposição lado a lado. A imagem atraiu a curiosidade de quem passava pelo local. E isto só foi possível após abordagem e descoberta de uma fraude que não tão incomum no país, a clonagem de veículo.

A abordagem ocorreu por volta das 07h30 da manhã de sexta-feira, dia 26 de junho de 2020, no km 14 da BR-135, na capital maranhense. Os policiais da PRF realizavam abordagens quando deram ordem de parada para um veiculo modelo Honda Civic, de cor prata, placa de São Luís. Eles solicitaram ao condutor a habilitação e a documentação do veículo. O rapaz informou que não possuía habilitação e que o veículo estaria apenas com licenciamento relativo ao ano de 2014. Ocorre que em consulta ao referido veículo evidenciou-se que na base nacional de dados do DENATRAN e do DETRAN-MA constatou-se que o ultimo licenciamento do veículo nas referidas bases é relativo ao ano de 2019. Em virtude do conflito de informação prestada pelo condutor e a verificação nas bases de dados supramencionadas a equipe resolveu proceder a identificação do veículo.

Durante o procedimento restou comprovado que os elementos de identificação estavam adulterados. No momento da abordagem, o autor se identificou como eletricista de automóveis e proprietário de uma oficina auto-elétrica localizada às margens da BR-135, no município de Itapecuru Mirim/MA.

O verdadeiro proprietário da placa se deslocou no veículo original, de Bacabeira/MA até a capital, para ver o veículo clonado. Os dois automóveis, o original e o “cabrito”, com as mesmas características e mesma placa foram colocados um ao lado do outro para fins de comparação.

O envolvido foi conduzido para a delegacia de Polícia Civil acusado pelo crime de receptação.

Crime na Lagoa da Jansen

Neste mês de junho, no circuito da Lagoa da Jansen, em São Luís, um crime chamou bastante a atenção dos maranhenses, quando um jovem de família tradicional de São Luís foi assassinado com um tiro no pescoço após desentendimento no trânsito. A placa do veículo utilizado pelo assassino foi identificada e um rapaz foi preso acusado pelo crime de homicídio. Dias depois, restou comprovado que o rapaz era inocente e o veículo utilizado pelo criminoso era um clone que utilizava a placa do carro do rapaz preso injustamente. O verdadeiro assassino foi preso e confessou o homicídio.

Clonagem não é um crime tão raro

No Maranhão, todo ano a PRF apreende entre 150 e 250 veículos clonados no estado. As apreensões acontecem nas rodovias, em estadas vicinais e dentro das cidades.

O cabrito ou clone é geralmente um veículo roubado ou furtado cujas placas são trocadas e substituídas por placas de outro veículo regular, muitas vezes escolhido sem muito critério.

Outro veículo apreendido em Pedrinhas

Poucas horas antes, na UOP PRF de Pedrinhas, no km 14 da BR-135, uma outra equipe PRF havia realizado a apreensão de outro veículo com ocorrência de roubo ou furto.

Por volta das 5h20 de sexta-feira (26), uma equipe abordou uma picape Chevrolet/Montana Ls, cor branca. Ao realizar a fiscalização, a equipe constatou que o veículo envolvido possui ocorrência de roubo/furto.

A vítima declarou aos PRFs que o veículo havia sido vendido há mais de 3 anos, porém o comprador nunca pagou. Então o envolvido veio para a cidade para recuperar o veículo, tendo solicitado apoio da Polícia Militar..

Diante das informações obtidas foi constatada, a princípio, ocorrência de Estelionato.

Enquadramento(s): estelionato.

Fonte: PRF

sem comentário »

VÔLEI DO MARANHÃO TERÁ COMISSÃO DE ATLETAS

0comentário

A Federação Maranhense de Voleibol (FMV), atendendo determinação da Confederação Brasileira de Voleibol, está convocando os atletas federados maiores de 18 anos para participarem da escolha da nova Comissão de Atletas de Vôlei de Quadra e Praia. As chapas interessadas em participar da eleição poderão se inscrever até o dia 02 de julho. A eleição acontecerá no dia 07 desse mesmo mês, em local a ser divulgado, onde todos possam seguir o protocolo de distanciamento por conta da pandemia.

Para participar, as chapas interessadas devem seguir as normas do Regimento Interno (RI) da Comissão de atletas – aprovado conjuntamente pelo presidente Edivaldo Pereira Biguá, o Diretor Técnico Cláudio Brito, e mais uma equipe de atletas filiados à FMV. O Regimento já se encontra no Instagram @voleimaranhao, juntamente com a nota Oficial da convocação da eleição.

A inscrição das chapas deve ser feita até o dia 02. Terão que ser compostas por duas Comissões distintas de Vôlei: de Quadra e de Praia, cada uma com Presidente, Vice-Presidente e um membro.

As Comissões de Atletas da FMV têm por missão representar os Atletas de Voleibol de Quadra e Vôlei de Praia, cada uma em sua respectiva modalidade, perante a FMV e a CBV, fortalecendo os laços de comunicação e interação entre as partes.

sem comentário »

A Energia da Nossa Cultura

0comentário

O mês de junho é marcado pelas cores, sons, vibração, alegria e Energia do São João. É uma das épocas mais esperadas do ano e muito valorizada pela Equatorial Maranhão. A empresa, há mais de 10 anos, apoia fortemente o São João do Maranhão por meio de patrocínios aos arraiais oficiais do governo estadual e a diversos grupos, contribuindo para que o nosso São João seja tão especial e animado.

E, como todo mundo sempre quis mais, a Equatorial Maranhão tornou a tradição, há três anos, com a extensão do São João até o mês de julho no Ceprama, com nove noites da festa mais animada do Maranhão.

Este ano está tudo tão diferente que não teremos arraiais, porém jamais passaria sem comemorações, por isso a empresa esteve presente com seu apoio e valorização em diversas lives de grupos de Bumba-meu-boi e cantores maranhenses.

sem comentário »

[NESTE SÁBADO] Mastruz com Leite realiza transmissão do “Maior São João de Todos os Tempos”

1comentário

Um dos principais grupos de forró do Brasil, a banda Mastruz com Leite realiza neste sábado (20) a transmissão do “Maior São João de Todos os Tempos”. O evento virtual marca o encerramento das festividades juninas, a partir das 19 horas. No repertório, banda dá voz a grandes sucessos do período junino como “Olhinhos de Fogueira”, “Explode Coração”, “Festa na Roça”, entre outros, além do recém lançado hit “Arraiá Virtuá” que conta como será o São João nesse período de quarentena.

A banda é uma das principais atrações em grandes festas juninas em todo o Brasil, levando a animação característica. O público poderá acompanhar a live no canal oficial no Youtube, através do link: https://www.youtube.com/watch?v=pA5d6Ag1hcU.

30 anos de Mastruz com Leite

Com trajetória de grandes sucessos, a banda Mastruz com Leite se consolida como a Maior Banda de Forró do País. Em seus 30 anos, o grupo revolucionou o gênero, sendo a criadora do forró eletrônico. No repertório, a banda coleciona sucessos que embalaram gerações principalmente no ritmo junino, onde o público curtiu canções como “São João na Terra”, “Olhinhos de Fogueira”, “Explode Coração”, “Festa na Roça”, entre outros. Atualmente, a banda soma números expressivos nas principais plataformas digitais. Ao todo, o grupo conta com mais de 51 milhões de visualizações no Youtube, 294 mil ouvintes mensais no Spotify e 834 mil seguidores no Instagram.

1 comentário »

Segurança em casa: com energia elétrica não se brinca

0comentário

Curto Circuito e outros acidentes podem ser evitados

Falar de segurança nunca é demais quando se trata de energia elétrica. É necessário tomar certos cuidados com a rede elétrica dentro e fora de casa para evitar acidentes.

Dentro de casa:

  • Certifique-se de que a instalação elétrica de seu imóvel não tem fuga. Ela pode ser provocada, por exemplo, por um cabo sem isolamento em contato com alguma parte metálica;
  • Para isso, apague todas as luzes, desconecte todos os equipamentos elétricos e verifique se o medidor de energia para de girar (modelos antigos) ou seu display não indica consumo algum (medidores mais novos). Caso o medidor continue a indicar consumo, é necessário revisar a instalação;
  • As instalações elétricas precisam passar por revisão e manutenção preventiva realizada por profissional qualificado, no mínimo a cada 05 anos e esta ação é de responsabilidade de cada proprietário de imóvel;
  • Antes de fazer qualquer reparo, é importante que seja desligada a chave geral;
  • Nunca conecte vários equipamentos em uma mesma tomada. Isso pode provocar sobrecarga na instalação e perigo de superaquecimento; também provoca uma operação deficiente, possíveis interrupções de energia, curtos-circuitos e danos de longo prazo;
  • Em caso de curto-circuito, desconecte imediatamente o equipamento que o causou e todos os outros, apague todas as lâmpadas e chame imediatamente um profissional qualificado;
  • O equipamento causador do curto deve ser reparado antes de ser colocado em uso novamente;
  • Jamais utilize moedas, fios, lâmina de estanho ou alumínio no lugar de fusíveis e disjuntores.

Fora de casa:

  • Ao instalar ou consertar antenas de TV, fique distante da rede elétrica. Caso a antena caia nos fios, NUNCA tente pegá-la. Entre em contato imediatamente com central de atendimento 116;
  • Jamais tente podar ou cortar árvores que estejam tocando a rede elétrica, pois podem provocar choques e curto-circuito. A Equatorial Maranhão possui equipes especializadas para realizar este serviço com segurança. Nestes casos, entre em contato com a distribuidora e solicite o serviço;

.

  • Em construções ou reformas, o manuseio de materiais metálicos como escadas, vergalhões, andaimes e outros, deve ser longe da rede elétrica;
  • Em caso de falta de energia, ninguém pode acessar o sistema elétrico (subir em postes e mexer nos equipamentos), somente os eletricistas da Equatorial Maranhão, treinados e capacitados para essa atividade e que possuem os equipamentos de segurança necessários para os serviços.

Nesse período de quarentena, mesmo com as recomendações de manter o distanciamento social, as crianças acabam aproveitando o tempo livre para empinar pipas. Neste caso, é recomendado que a atividade seja praticada em locais abertos e afastados da rede elétrica. Em caso de ocorrências como a linha enroscar na rede elétrica, a pipa ficar presa nos cabos, ou a pessoa levar uma descarga elétrica, a Equatorial Maranhão alerta para que não tente tirar a pipa ou a linha dos cabos energizados, entre em contato por meio da central 116 e informe o local com ponto de referência.

Com energia elétrica, tratar com prevenção é sempre a melhor atitude para salvar vidas. Para mais informações entre em contato com a central de atendimento 116ou acesse o site da Equatorial Maranhão www.equatorialenergia.com.br .

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/marciohenrique/wp-admin/
Twitter Facebook RSS