O senhor Mauro a 60 dias atrás vivia nas ruas, exatamente no dia 20 de março através de ação conjunta Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado, Semcas e Semus, ele mais outras pessoas em situação de rua foram abrigados no estádio Castelão. Hoje, ele por meio de benefícios sociais conseguiu alugar uma casa e continua sendo acompanhado pelo CAPS AD na parte médica, psicológica e social, estando sem fazer uso de drogas já a mais de 60 dias e protegido contra o Covid-19.
O CAPS AD estado continua durante todo este processo de pandemia dando apoio a população de rua tão vulnerável além claro dos dependentes químicos na grande ilha e os acolhidos na nossa Unidade de Acolhimento (UA), na Cohab, e nas comunidades terapêuticas.
“Nosso atividade não é somente abrigar estas pessoas e medicar, mas principalmente devolver a sociedade de maneira q elas próprias tenham autonomia”, disse disse o coordenador geral do CAPS AD, Marcelo Soares Costa.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.