Programação de lives tem hoje Gabriel Diniz (reexibição de show gravado do cantor, que morreu em maio de 2019) – 20h e César Menotti e Fabiano – 20h30; confira a agenda completa

Live de César Menotti e Fabiano será hoje às 20h30

As lives, transmissões ao vivo pela internet, se tornaram uma forma de artistas manterem o contato com os fãs e continuar fazendo shows mesmo em meio à quarentena devido ao novo coronavírus. E nesta semana diversos músicos vão realizar suas apresentações. Hoje serão Gabriel Diniz (reexibição de show gravado do cantor, que morreu em maio de 2019) – 20h e César Menotti e Fabiano – 20h30

No Brasil o destaque tem sido as performances de cantores sertanejos, como as de Marília Mendonça, Gusttavo Lima, Bruno e Marrone e Jorge e Mateus, mas artistas de outros gêneros, em especial samba e pagode, também tem realizado shows ao vivo.

O movimento Global Citizen irá realizar lives diárias ao longa da semana com apresentação de músicos. Nesta segunda-feira, 13, será a vez da cantora Meghan Trainor, às 17h no horário de Brasília. As apresentações serão divulgadas diariamente no Instagram do movimento, associado à Organização Mundial da Saúde.

Gabriel Diniz (reexibição de show gravado do cantor, que morreu em maio de 2019) será às 20h

Confira abaixo a lista com as principais lives desta semana, que serão realizadas nos canais no YouTube de cada artista:

Lives de quinta-feira, 16:

Gabriel Diniz (reexibição de show gravado do cantor, que morreu em maio de 2019) – 20h

César Menotti e Fabiano – 20h30

Live de sexta-feira, 17:

Fresno – 20h

Lives de sábado, 18:

Alexandre Pires – 16h

The Killers – 16h (Horário de Brasília), na conta de Instagram da banda

Cavaleiros do Forró – 17h

Wesley Safadão – 20h

Pablo – 20h

Fernando e Sorocaba – 22h15

Lives de domingo, 19:

Ferrugem – 16h

Henrique e Juliano – 18h

No Brasil, casos de coronavírus desacelerou de 3.058 ontem para 2.105

O número de casos confirmados no Brasil nas últimas 24 horas desacelerou de 3.058 ontem para 2.105 nesta quinta-feira, 16. Desta forma, o total o País tem 30.425 pessoas contaminadas pela covid-19. As mortes chegaram a 1.924, ante 1.736 na quarta-feira. O índice de letalidade da doença passou de 6,1% para 6,3%. Os dados são da plataforma do Ministério da Saúde.

O Estado de São Paulo é o que mais tem casos e mortes por coronavírus – respectivamente, 11.568 e 853. A letalidade é de 7,4%. Na sequência, aparece o Rio de Janeiro, com 3.944 contaminações e 300 óbitos. A unidade da federação menos afetada até agora é Tocantins, com 29 infectados e 1 morte.

Chega ao Brasil mais um avião com 130 toneladas de equipamentos de proteção individual

UPS To Airlift More Than 2 Million Masks And Protective Gear To China (© UPS)

O Brasil tem recebido um grande reforço nos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), por meio de doações de grandes empresas. A mineradora Vale é a pioneira nesse processo de ajudar no combate à pandemia do coronavírus.

No último dia 13 de abril, desembarcou no Brasil um avião cargueiro, fretado pela empresa, com 1 milhão de kits de testes rápidos, 660 mil máscaras N95, 2,76 milhões de máscaras cirúrgicas e 400 mil aventais que serão doados ao Governo Federal.

“Gostaria de agradecer, mais uma vez, em nome do Governo Federal, ao esforço da Vale do Rio Doce nesse momento.”

O Ministério da Saúde é quem fará a distribuição dos EPIs para os postos de saúde de todo o país, de acordo com a situação de cada estado.

Segundo o secretário-executivo do Ministério, João Gabbardo, todo o material vem da China e foi elaborada, com o apoio do Ministério da Infraestrutura, uma operação grandiosa para que os equipamentos cheguem ao Brasil.

“Essa operação da Vale vai envolver 14 aeronaves com equipamentos. Doze aviões cargueiros e mais 2 aviões de carreira que trarão esses equipamentos pro Brasil.”

Os equipamentos vão chegando em território nacional aos poucos e esse último foi o quarto avião que aterrissou no Brasil com produtos trazidos pela Vale. No total, a empresa pretende doar mais de 600 toneladas de insumos para ajudar no enfrentamento à Covid-19 até o mês de maio. Somente de kits de testes rápidos, serão 5 milhões de unidades a serem repassadas.

Para mais informações, acesse saude.gov.br/coronavirus.

CARTA ABERTA À SOCIEDADE MARANHENSE, AO SETOR PRODUTIVO E À IMPRENSA

As entidades empresariais maranhenses – Associação Comercial do Maranhão (ACM), Associação dos Jovens Empresários do Maranhão (AJE), Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), Federação das Associações Empresariais do Maranhão (Faem), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Maranhão (Faema), Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão (FCDL), Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Maranhão (Fecomércio), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Maranhão (Sebrae-MA) – vem a público destacar os esforços empreendidos para a superação do atual cenário de crise provocado pela Pandemia da COVID-19 (novo corona vírus).

Pautadas pelo senso de responsabilidade que sempre guiou as ações das entidades empresariais, logo no dia 21 de março, em conjunto, as instituições manifestaram-se em nota externando apoio às medidas restritivas sancionadas pelo Governo do Estado às atividades empresariais, como forma de controlar a expansão do vírus e conscientizar a população sobre a importância do distanciamento social.

Ao mesmo tempo, as entidades empresariais, em apoio aos seus associados, aos trabalhadores e à sociedade, buscaram soluções emergenciais junto ao Governo do Estado, remetendo um Oficio no dia 24 de março com uma série de reivindicações que objetivaram apoiar os setores da indústria, comércio, serviços e turismo. Entre as demandas, estavam a ampliação do prazo de pagamento dos tributos estaduais, renegociação dos débitos fiscais das empresas e redução dos tributos incidentes sobre concessões de serviços essenciais, entre outras importantes pautas sugeridas para salvaguardar os empregos e a economia.

Mantendo uma atuação firme e comprometida com o setor produtivo maranhense, as entidades sempre mantiveram o diálogo com o Governo do Estado e no dia 27 de março remeteram um documento propondo a criação de um Plano de Ação com a finalidade de flexibilizar, de modo gradual, as suspensões sobre aquelas atividades capazes de exercer suas rotinas com segurança sanitária e sem riscos à saúde dos trabalhadores e da população.

Nesse sentido, foram alcançadas as flexibilizações sobre as atividades industriais, construção civil, materiais de construção, oficinas, lavanderias e óticas, além da possibilidade de flexibilizações mais amplas por municípios de acordo com a curva de disseminação do vírus em cada localidade.

Para além das ações institucionais junto ao Governo, as entidades buscaram permanentemente manter a classe empresarial informada e capacitada para a tomada de decisão gerencial e a mitigação dos impactos econômicos da crise.

Por meio de campanhas publicitárias institucionais, cartilhas explicativas comunicados de orientação, lives em redes sociais com especialistas em diversificados temas, disponibilização de espaços físicos para atendimento da rede de saúde, mobilização de empresários para doação de equipamentos e insumos para o sistema de saúde municipal e estadual, entre outras ações, amplamente divulgadas inclusive nos meios de comunicação tradicionais (jornais impressos, canais de televisão e emissoras de rádio), as entidades tem mantido, com empenho máximo, todas as alternativas para estarem cada vez mais próximas dos empresários, apoiando e fortalecendo as categorias econômicas e trabalhando pelas necessárias articulações em busca das melhores soluções para todos.

Nacionalmente, por meios de suas Confederações, as entidades empresariais atuam amplamente junto ao Governo Federal, Congresso Nacional e Instituições Financeiras, obtendo inúmeras conquistas de natureza tributária, trabalhista, financeira e administrativa, o que tem ajudado ao setor produtivo, mantendo as expectativas de retomada da economia no pós-crise.

Desse modo, cumprindo o seu papel social de defender, agrupar, coordenar e orientar as empresas, as entidades empresariais, unidas e engajadas no mesmo objetivo de atravessar essa crise com a maior brevidade possível e preparar o estado para a retomada da economia, reforçam que estão e estarão sempre presentes ao lado dos maranhenses, do setor produtivo, da empresa local e dos empresários, contribuindo na formulação de estratégias e ações necessárias para o enfrentamento desta e de quaisquer adversidades.

Recursos da Codevasf no Maranhão por meio de emendas parlamentares ampliaram número de municípios atendidos pela empresa em 2019

A Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) no Maranhão concentrou, em 2019, cerca de 29% dos recursos empenhados pela empresa por meio de emendas parlamentares e Termos de Execução Descentralizada (TEDs). O montante chegou a R$ 379,2 milhões e possibilitou o atendimento a mais de 100 municípios pela Companhia em diversas ações, como obras estruturantes, apoio à agricultura familiar e segurança hídrica. 

Segundo o superintendente regional da Codevasf no Maranhão, Jones Braga, o aumento de créditos orçamentários (emendas) demonstra a credibilidade da Codevasf junto aos parlamentares. “Isso mostra o comprometimento da bancada federal maranhense com o trabalho desenvolvido pela Codevasf no estado. Um volume expressivo de recursos como esse será fundamental para proporcionar investimentos que tragam melhores condições de trabalho, mais emprego, mais renda e melhoria na qualidade de vida para milhares de famílias”, avalia. 

De acordo com relatório da Gerência Regional da Codevasf no Maranhão, a evolução do orçamento oriundo de emenda parlamentar resultou num aumento significativo com relação a 2018. “Além do expressivo aumento de recursos aportado pela Codevasf, foi notável o crescimento do número de municípios atendidos, reflexo da ampliação da área de atuação da Companhia no estado ocorrido em meados de 2018”, comenta o gerente regional de Gestão Estratégica da Codevasf no Maranhão, Henrique Guelber. 

Com o aumento dos recursos empenhados por emendas parlamentares e TEDs, a Superintendência Regional da Codevasf no Maranhão beneficiou um total de 104 municípios no ano passado, celebrando convênios e contratos para atendimento a diversas demandas com obras estruturantes, como recuperação de estradas vicinais, pavimentação asfáltica, substituição de pontes de madeira por pontes mistas e outras. 

Parte dos recursos também foi direcionada para estruturação de atividades produtivas visando ao desenvolvimento territorial do Maranhão, por meio do incremento da produção familiar, como a instalação de casas de farinha, implantação de matadouros e mercados de produtores, além do fornecimento de tratores, grades aradoras, carretas agrícolas, escavadeiras hidráulicas, pás carregadeiras, kits de irrigação, caminhões com baú frigorífico e outros equipamentos. Em 2019, foram realizadas 262 entregas de diversos bens doados pela Codevasf, totalizando cerca de quatro mil máquinas e equipamentos entregues aos beneficiários. 

No que se refere às obras de Sistemas de Esgotamento Sanitário (SESs), os recursos foram aplicados na instalação ou readequação e no melhoramento de sistemas. Cerca de R$ 338,3 mil foram aplicados nessas ações, em 2019, beneficiando os municípios de Brejo, Santa Quitéria, Magalhães de Almeida e Nova Iorque. Em relação à segurança hídrica, foram concluídos Sistemas Simplificados de Abastecimento de Água (SSAAs) em 21 municípios no ano passado por meio de emendas parlamentares.  

A Superintendência Regional da Codevasf no Maranhão atua em todos os 217 municípios do estado, beneficiando uma população atual estimada em 7 milhões de pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A área geográfica atendida pela empresa é de cerca de 332 mil km², compreendendo um total de doze bacias hidrográficas.

CONSUMO CONSCIENTE E SEM DESPERDÍCIOS TAMBÉM COM INTERNET E TELEFONIA

Os serviços de internet e telefonia precisam ser usados sem desperdícios durante o isolamento social

Pandemia é oportunidade para reeducar consumo e evitar desperdícios que podem sobrecarregar provedores

Já dizia o ditado popular “sabendo usar, não vai faltar”! Pois é exatamente isso que precisamos praticar sempre se quisermos ter a sustentabilidade garantida, ainda mais em tempo de crise e pandemia do novo Coronavírus.

Usar com moderação os serviços essenciais é mais que necessário agora, é vital para que os mesmos possam ser mantidos. Assim como adotar novos hábitos que podem ser mais inteligentes em tempos de escassez como agora.

Ações simples para economizar água e energia elétrica são sempre incentivados, mas há outras necessidades que surgiram em função do isolamento social, como por exemplo os serviços de telefonia e internet, que estão sobrecarregados atualmente.

É fato que as pessoas precisam se manter conectadas com a família, amigos e para trabalhar. Mas há também boas oportunidades para se praticar o consumo sustentável com o uso de internet por exemplo. A gerente comercial da TVN Walkíria Pinto dá as orientações:

“É importante que seja contratado o um plano de internet compatível com o número de usuários e equipamentos da família, para não haver sobrecarga na rede. Outra questão importante é estimular o uso racional da mesma. Ou seja, se os pais precisam da internet para trabalhar pela manhã, as crianças poderiam estar com outro tipo de entretenimento, como vendo TV ou jogando de forma presencial e não conectada.  Mas tarde, quando os pais não estiverem mais usando, as crianças teriam o seu momento de acessar a web. E a noite, adotar o hábito de assistir a filmes na TV com toda a família reunida, ao invés de cada pessoa ficar isolada em seu quarto, com cada um assistindo um programa na web”, elenca Walkíria.

Outra prática que nunca deve ser feita é o compartilhamento de senha de internet com outras pessoas, como vizinhos por exemplo. Isso só sobrecarrega o pacote contratado e ajuda a colapsar a rede do provedor, além de ser ilegal.

A gerente pontua ainda que, no caso da necessidade de falar com as pessoas, há diversos bons motivos para se valorizar o uso do telefone fixo em detrimento do celular:

“Com a linha de telefone fixo da TVN é possível ter muitas vantagens, como ligar ilimitado para números TVN; ligar para o suporte TVN sem custos; não se estressar com bateria pois telefone fixo convencional não descarrega a bateria. Ligar para números de consultas como 0300, 0500 e 0800 gratuitamente; e mais, para monitorar os cuidados de bebês, idosos e prestadores de serviços, é sempre melhor ligar de fixo pra fixo, pois este nunca fica com o toque no silencioso; além de ter ligações ilimitadas para qualquer fixo local ou DDD (não inclui ligações para celulares); ter disponível serviço de identificação de chamada; e ainda poder disponibilizar o bônus do celular para ligações para celulares e redes sociais” aponta a gerente comercial da TVN.

Falar sobre saúde é importe

A Assessoria de Comunicação (Ascom) do Hospital São Rafael tem um sugestão de pauta. Em virtude da pandemia decorrente do coronavírus (Covid-19), às práticas profissionais se adaptaram ao atual cenário.  Em virtude disso, alguns serviços da saúde tiveram que reformular suas formas de atendimento, como por exemplo a Central de Hemodinâmica de Imperatriz em parceria com o Médico Cardiologista Intervencionista, Júlio César estão realizando lives para seu pacientes e a comunidade interessada sobre o tema, a fim que essa população tomem os cuidados necessários em suas casas para que evitem ir aos hospitais em busca de atendimento. O objetivo das lives é tirar dúvidas sobre cuidados, sintomas e até mesmo esclarecer  quando ir buscar o tratamento. As pessoas que precisam deste serviço integram o grupo de risco, ou seja, é dever dos profissionais prestarem atendimentos de forma segura evitando também aglomerações. 

Estamos abertos a esclarecer quaisquer dúvida ou interesse sobre as transmissões, sabemos que é um dever nosso levar informação sobre saúde nesse momento. Também, caso tenha interesse em outros segmentos, nossa equipe médica está a disposição.

BRK AMBIENTAL APRESENTA DICAS PARA IDENTIFICAR VAZAMENTOS DE ÁGUA EM CASA

Evitar vazamentos de água é ainda mais importante para economizar em tempos de pandemia.

Nesse período de pandemia e quarentena, diversas pessoas aproveitaram para dar uma geral em seus imóveis. Fazer aquela faxina, organizar objetos, entre outros. Que tal revisar as instalações internas de casa e procurar por vazamentos?

A BRK Ambiental, concessionária responsável pelos serviços de saneamento de Paço do Lumiar e São José de Ribamar, preparou algumas dicas que devem ser observadas.

Os vazamentos de água, sejam eles domésticos ou públicos, podem provocar grandes transtornos. Identificar esses problemas é uma das formas mais eficientes de evitar o desperdício de água, conforme explica Lineu Machado, gerente de operação da unidade BRK Ambiental Maranhão.

“Litros e mais litros que poderiam ser destinados ao uso das famílias são perdidos em meio a descargas desreguladas e canos danificados. Esse desperdício gera um problema para toda sociedade, e se identificados podem gerar até economia na conta de água”, reforça Lineu. 

Confira dicas para identificar esses vazamentos: Verifique a válvula de descarga e as demais instalações hidráulicas. Uma descarga desregulada desperdiça 20 litros de água toda vez que é acionada. Um cano com vazamento de 2 mm escorre 96 mil litros de água em um mês e uma torneira gotejando perde 40 litros de água por dia.

E mais, verifique seu hidrômetro. Feche bem torneiras, chuveiros e não utilize vasos sanitários ou máquina de lavar roupas. Na sequência, confira a medição de seu hidrômetro. Se ele estiver girando mesmo sem nenhuma utilização de água, pode haver vazamento em algum lugar. Importante ainda observar a caixa d’água. Faça o teste e contate um técnico para reparos caso confirme algum vazamento. Feche o registro de saída do reservatório e a torneira da boia. Marque no reservatório o nível de água. Aguarde uma hora e verifique o nível da água. Se o nível baixou a partir da marca, existe vazamento.

Infiltração e umidade também merecem atençãoA infiltrações nas paredes e pisos ajudam a denunciar vazamentos nos canos que distribuem água na sua residência. Busque por sinais de tinta descascando ou pisos molhados. Verifique por sinais de umidade e, caso constate, busque ajuda de um encanador. Esses vazamentos são os mais difíceis de serem encontrados, pois estão ocultos, dentro das paredes. Por isso, em caso de suspeita, como um aumento súbito na quantidade de água consumida, contate um técnico para identificar a origem e realizar os reparos.

Cuidar para evitar vazamentos é uma alternativa importante para economizar água e contribuir com o meio ambiente. Realize as vistorias e testes e, caso suspeite de algum vazamento e precise de orientações, informe também a BRK Ambiental. O atendimento da concessionária é realizado através do telefone 0800 771 0001. Visite também o site www.brkambiental.com.br/maranhao  para mais dicas.

Quarentena sem paranoia!

Kátia Souza, nutricionista do Grupo Mateus, dá algumas orientações para quem busca fortalecer o sistema imunológico.

Especialistas dão 5 dicas de como manter a vida saudável e a imunidade reforçada durante isolamento social

Rotina alterada, mente sobrecarregada, corpo cansado. Não precisa se envergonhar, pois você não está sozinho nesse cenário em que parece faltar equilíbrio por todos os lados. Muita gente tem sofrido com as mudanças impostas pela necessidade do isolamento social atualmente, e esses sofrimentos são os mais diversos, indo desde a preocupação com a saúde até as incertezas com os negócios e, consequentemente, as finanças. Nesse contexto, é importante lembrar que a alimentação é de fundamental importância. Embora não exista um alimento específico que evite a COVID-19, sem dúvidas, uma refeição balanceada auxilia na proteção do corpo contra diversos invasores.

A médica clínica geral do Hapvida Saúde, Aparecida Quintanilha, indica que o caminho certo começa pela escolha de alimentação saudável, de preferência, acompanhada por exercícios físicos feitos em casa. Mas deve-se ter cuidado com algumas reações que o isolamento social pode trazer. “A pessoa sai da sua rotina, ficando mais ansiosa, por estar fora do seu hábito normal. O que ocorre é a tendência de diminuir o intervalo das refeições e aumentar a ingestão dos alimentos, consequentemente, elevando a taxa calórica diária, o que pode aumentar o nível do colesterol, a taxa glicêmica e o peso. Situações que podem acarretar outros problemas de saúde, como as doenças cardiovasculares, diabetes, gordura no fígado, dores nas articulações, alteração no sono, indisposição, entre outros”, reforça a médica.

Kátia Souza, nutricionista do Grupo Mateus, dá algumas orientações para quem busca fortalecer o sistema imunológico. “Alimentar-se diariamente de frutas e verduras é essencial para quem tem a imunidade baixa. Prefira sempre os alimentos in natura, ou minimamente processados. Evite o consumo excessivo de fast foods, pois contêm algumas substâncias que aumentam a inflamação de células do organismo e diminuem a capacidade do sistema imunológico”, recomenda. Veja mais algumas dicas importantes de como escolher os alimentos nesse período:

1) Frutas, verduras e legumes: diversifique

A especialista sugere, ainda, o consumo de algumas frutas e outros vegetais. “As frutas cítricas são ótimas fontes de vitamina C, antioxidantes que aumentam a resistência do organismo. Os folhosos (brócolis, couve, espinafre, entre outros) são ricos em ácido fólico, nutriente que auxilia na formação de glóbulos brancos, responsável pela defesa do organismo, além de serem fontes de outros tipos de minerais e vitaminas, como potássio, magnésio e vitamina K”, orienta.

2) Sucos naturais: aproveite

Outra fonte  de proteção são os sucos detox, que se apresentam como uma excelente alternativa. “Eles promovem uma limpeza interna do corpo, eliminando as toxinas acumuladas, reduzindo o inchaço, regularizando o funcionamento do intestino e garantindo uma boa dose de nutrientes, o que contribui para o aumento da imunidade e melhora a saúde em geral”, enfatiza a nutricionista Kátia.

3) Bebida alcoólica: evite o exagero

Um corpo saudável precisa se manter  hidratado e evitar o consumo excessivo de álcool. “A água é essencial para que todas as reações bioquímicas ocorram perfeitamente nas células, especialmente quando ficamos doentes”, esclarece. Como o álcool é diurético, o ideal é evitar exageros.

4) Informações demais: fuja!

Antes mesmo da pandemia do novo coronavírus, o Brasil já sofria uma epidemia de ansiedade. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), o país tem o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros (9,3% da população) convivem com o transtorno. Para driblar essa ansiedade, intensificada por um cenário de incerteza, insegurança e medo, a solução é buscar amenizar os sintomas e tentar viver de uma maneira saudável, refletindo sobre os aprendizados que podemos ter com toda essa triste realidade. “Minha principal sugestão é filtrar as informações que você recebe. Estamos recebendo um volume imensurável de conteúdo sobre a COVID-19, quantidade de infecções, de mortes, índices epidêmicos, possíveis curas, teorias da conspiração. Filtre! Evite acessar tantas informações sobre o tema e escolha veículos de confiança. Aproveite o momento de estar em casa para colocar a atenção naquilo que pode lhe fazer bem: assistir novas séries, reassistir filmes que gosta, fazer atividade física, investir naquele hobby de pintar, desenhar, escrever, ler ou aprender a cozinhar. Outra opção é fazer cursos online e buscar ter outras aprendizagens”, sugere a psicóloga da Estácio São Luís, Yram Miranda.

5) Respira, inspira, não pira!

A psicóloga Yram Miranda ressalta a importância da respiração quando os sintomas da ansiedade baterem à porta. “Focar na respiração e meditar são boas alternativas para diminuir os níveis de ansiedade e estresse, além de ajudar a fortalecer o sistema imunológico. É importante aceitar que esta é uma situação atípica e que foge ao nosso controle. A aceitação ajuda a compreender que a rotina mudou e o melhor que se pode fazer nesse momento é cuidar de si e, especialmente, da nossa saúde mental”, recomenda.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima