Professor da Universidade Ceuma é um dos 15 profissionais de referência nacional para o combate ao coronavírus

O professor-doutor Lídio Gonçalves Lima Neto, da Universidade Ceuma, é referência nacional no enfrentamento ao coronavírus

A pedido do Ministério da Saúde, foi realizado um treinamento entre os laboratórios centrais de 15 estados brasileiros, ocasião em que foi escolhido um profissional de referência de cada unidade da federação para ser capacitado para realizar o diagnóstico molecular do vírus que causa a Covid 19, infecção que tem como agente o novo coronavírus. No Maranhão, o escolhido foi um docente da Universidade Ceuma, o professor-doutor Lídio Gonçalves Lima Neto, que vai implementar seus conhecimentos Laboratório Central do Estado do Maranhão.

“O treinamento me capacitou tanto na parte prática, quanto na teórica, para fazer o diagnóstico molecular da Síndrome Aguda Respiratória Grave (SARS – COV 2), que é responsável pelo Covid 19. Vou aplicar uma técnica que é a única disponível para diagnosticar e, também, estratégias para controle dessa pandemia”, informou Lídio.

Antes de ir ao encontro com os demais pesquisadores do Brasil, realizado no Instituto Evandro Chagas, no Pará, o docente reuniu alunos e professores do curso de Farmácia e Biomedicina da Universidade Ceuma para esclarecer e desmistificar todas as dúvidas geradas sobre o novo Covid 19, além de abordar o poder de infecção e como prevenir esse tipo de enfermidade pelos bons hábitos de higiene pessoal.

Lídio orientou os alunos, que são futuros profissionais da área da saúde e pesquisadores, os principais exemplos de como evitar a transmissão e de que forma os alunos da IES contribuirão para a sociedade com orientação e tirando dúvidas.

MAIS ENTRETENIMENTO E INFORMAÇÃO EM TEMPOS DE CONFINAMENTO: TVN LIBERA CANAIS PARA USUÁRIOS

FOTO – DANIELLE VIEIRA:A Gerente Comercial da TVN Walkíria Pinto, que avisa sobre a abertura de diversos canais para clientes se manterem em confinamento de forma positiva e instrutiva

Em apoio à recomendação do Ministério da Saúde para que a população evite sair de casa para conter a disseminação do Covid-19, a TVN está liberando vários canais de sua grade de programação para todos os clientes da operadora de TV por assinatura; mesmo para aqueles que possuam planos básicos.

A medida é válida, inicialmente, até o próximo mês de abril, e é uma das iniciativas que a TVN está tomando para tentar minimizar os impactos causados pelo avanço do Corona Vírus no Brasil, além de aumentar o bem-estar das famílias e ajudar aqueles que tiverem que ficar estudando ou trabalhando em casa nesse período.

Mais informações detalhadas sobre a abertura de canais estão sendo anunciados pela operadora através do seu site e em suas redes sociais. Podemos adiantar que, entre os diversos canais liberados existem muitas opções infantis (Discovery Kids, Disney Channell, Nat Geo Kids, TV Rá-Tim-Bum entre outros); Filmes e Séries (Cinemax, Fox, A&E, Sony, Warner, etc.), Esportes (ESPN, Band Sports etc..) além de muitos canais de Notícias, Documentários e Cultura e Variedades.

Vale lembrar que, segundo os psicólogos, nada melhor que usar o tempo em livre em casa consumindo conteúdos de arte e cultura, entretenimento e informação, mas sem exagero.

Confira abaixo a lista de canais liberados para usuários TVN:

CATEGORIACANALSDHDLIBERADOS ATÉ
INFANTISTV RÁ-TIM-BUM93 15/abr
DISCOVERY KIDS3943931/mar
DISNEY CHANNEL6846831/mar
DISNEY XD76 31/mar
DISNEY JUNIOR89 31/mar
BABY TV87 31/mar
NAT GEO KIDS 44031/mar
CARTOON NETWORK40 06/abr
BOOMERANG93 06/abr
TOONCAST90 06/abr
NICKENLODEON4144115/abr
NICK JUNIOR96 15/abr
FILMES E SERIESA&E10360304/abr
CINEMAX133 04/abr
FOX3643631/mar
INVESTIGAÇÃO DISCOVERY10560531/mar
SONY5545504/abr
WARNER5645604/abr
AMC4444415/abr
AXN3443404/abr
FX7747731/mar
TNT3343306/abr
TCM69 06/abr
PARAMOUNT CHANNEL6646615/abr
TNT SÉRIES37 06/abr
SPACE9749706/abr
TBS4244206/abr
ESPORTESESPN3543531/mar
ESPN 2 48731/mar
ESPN BRASIL5445431/mar
BAND SPORTS53 31/mar
NOTÍCIASBAND NEWS2742731/mar
FOX NEWS57 31/mar
TERRA VIVA28 31/mar
DW99 15/abr
RAI INTERNACIONAL101 15/abr
TV 5 MONDE81 15/abr
CNNi31 06/abr
CNN45 06/abr
CULTURA E DOCUMENTÁRIOSDISCOVERY10248031/mar
CINE BRASIL51 15/abr
NATIONAL GEOGRAPHIC4344331/mar
DISCOVERY H&H10660631/mar
HISTORY3843804/abr
ANIMAL PLANET104 31/mar
TLC58 31/mar
HGTV8448431/mar
DISCOVERY SCIENCE8248231/mar
DISCOVERY TURBO8348331/mar
HISTORY 27147104/abr
NAT GEO WILD 44531/mar
DISCOVERY THEATER 60231/mar
DISCOVERY WORLD 45831/mar
VARIEDADESARTE 113663631/mar
E!107 04/abr
EURO CHANNEL92 15/abr
FISH TV94 15/abr
FOX LIFE85 31/mar
LIFE TIME70 04/abr
FOOD NETWORK 49531/mar
I-SAT75 06/abr
TRU TV9149106/abr
COMEDY CENTRAL7947915/abr
MTV2942915/abr
VH1 MEGA HITS74 15/abr

Equatorial Maranhão orienta sobre economia de energia durante quarentena

Hábitos simples podem incentivar um consumo consciente e sustentável

Com a determinação do Governo do Maranhão para suspender as aulas tanto da rede pública quanto particular devido a pandemia do COVID-19, mais as restrições de rotina de trabalho que algumas empresas vêm adotando para fazer frente à disseminação do vírus, os hábitos domésticos podem ser alterados de forma decisiva. Crianças, jovens e trabalhadores em esquema home office devem ficar atentos para que a energia elétrica seja consumida de forma consciente.

Com base nesse cenário, a Equatorial Maranhão recomenda que os consumidores evitem desperdícios e tomem algumas medidas que ajudam tanto no combate à disseminação do vírus, quanto na economia de energia. Por exemplo, abrir as janelas de todos os cômodos da casa para aproveitar a luz natural e circular o ar, pois segundo os infectologistas, o COVID-19 se espalha com maior facilidade em ambientes fechados.

Outra dica importante é manter a limpeza dos filtros de ar em dia, já que a sujeira pode sobrecarregar o equipamento, aumentando o consumo de eletricidade. Além de favorecer o acúmulo de bactérias, ácaros e fungos, o que ocasiona processos alérgicos.

Confira outras dicas para usar a energia com consciência nesse período:

GELADEIRA – Deve-se evitar abrir e fechar a todo instante e não guardar alimentos quentes em seu interior.  É importante observar periodicamente a borracha de vedação que, quando ressecada, causa grande desperdício de energia. Além disso, uma dica é deixar um litro com água com gelo fora da geladeira para a criançada.

AR CONDICIONADO – Nos casos de aparelhos que ficam ligados por longos períodos, é importante que contenham a tecnologia inverter. Este sistema oferece maior eficiência, com o ajuste do compressor conforme a necessidade. No caso dos aparelhos comuns, a recomendação é colocar a temperatura no 23º e programar para desligar, pelo menos 30 minutos, antes do horário de levantar.

ILUMINAÇÃO DA CASA – Evite ligar as lâmpadas durante o dia. Dê preferência as de LED que são mais econômicas, além de durar cerca de 15 vezes mais que as fluorescentes.

TELEVISÃO – Desligue o aparelho quando ninguém estiver assistindo e evite dormir com a TV ligada, programando para desligar automaticamente.

FERRO ELÉTRICO – A dica é acumular uma grande quantidade para passar de uma vez só e utilizar o equipamento com a temperatura indicada para cada tipo de tecido.

LAVADORA DE ROUPA – Acumular uma grande quantidade de roupas para lavar de uma vez só é o ideal. Não esqueça de utilizar a capacidade máxima.

COMPUTADORES e NOTEBOOKS  Utilizar o recurso de economia do monitor e desligue quando ninguém estiver usando. Evite o modo stand-by, pois também consome energia.

CARREGAMENTO DE CELULARES – Não deixar os celulares carregando a noite toda e nem os carregadores conectados sem o aparelho. Essas atitudes provocam o desperdício de energia.

SELO PROCEL DE ECONOMIA: uma das principais recomendações em se tratando de economia de energia é utilizar aparelhos eletrodomésticos que apresentam no selo PROCEL/INMETRO de economia de energia a indicação “A”, ou seja com maior economia.

A Equatorial Maranhão reforça essas medidas que, além do uso racional, também colaboram para a segurança de todas as pessoas nesse contexto de incertezas e imprevisibilidades, evitando a disseminação do Coronavírus na nossa sociedade.

HOSPITAL DOS SERVIDORES ESTADUAIS PRONTO PARA COMBATER CORONA VÍRUS

A Diretoria do HSLZ coordenou equipes multidisciplinares na elaboração do plano de contingência do hospital a ser adotado em caso de epidemia de COVID-19 entre seus pacientes

HSLZ PROMOVEU CONSCIENTIZAÇÃO DE COLABORADORES ENTRE OUTRAS MEDIDAS PREVISTAS EM

PLANO DE CONTINGÊNCIA

       Enfrentar uma crise que implique no aumento exponencial de pacientes em órgãos de saúde sempre requer muita experiência e medidas eficazes previstas em plano de contingências.

E pensando de forma preventiva, o Hospital dos Servidores (HSLZ) há cerca de um mês já conta com um plano próprio de contingências para enfrentamento de uma possível pandemia de Corona Vírus em São Luís. As medidas foram elencadas para atender a diversas situações de surtos do COVID-19, mas até o momento não houve nenhum caso positivo de paciente positivo da doença, nem como da gripe Influenza H1N1.

Segundo a Diretora de Enfermagem Beatriz Rosa todos os setores do HSLZ foram incluídos no plano de contingência, assim como colaboradores de diversos setores já participaram de reuniões no estilo “roda de conversas” com o objetivo de tirar dúvidas e detalhar todas as medidas do plano de forma transparente e objetiva. Essas ações foram desenvolvidas de forma conjunta pela direção geral do hospital, em parceria com a diretoria de enfermagem e pela CCIH / Comissão de Controle de Infecções Hospitalares do HSLZ; e deram atenção especial às rotinas do Pronto Socorro, onde geralmente acontece o primeiro contato com um paciente que venha estar infectado com o vírus.   

“Estamos seguindo todas as recomendações do Ministério da Saúde, e indo além. Nosso plano de contingência prevê fluxos de trabalhos específicos e especiais para o atendimento de pacientes infectados com o Corona Vírus ou H1N1; visando não apenas a oferta de um tratamento eficaz, mas também a segurança do nosso corpo médico, colaboradores e demais pacientes. As ações incluem medidas diferenciadas de hotelaria; higienização e limpeza assim como a destinação de novas áreas para isolamento, caso venhamos a ter essa necessidade”, explicou Beatriz Rosa.

A enfermeira que tem experiências profissionais em outros hospitais de referência no país no trato de infecções, a exemplo do Hospital Albert Einstein (SP), tranquilizou as equipes do HSLZ ao informar as medidas preventivas antecipadas tomadas pela Direção. Planejamento é tudo quando se trata do enfrentamento de casos de crises como uma pandemia, reforçou ela.

Segundo a Diretora de Enfermagem do HSLZ, já foram providenciadas desde medidas simples e básicas como compras extras de materiais de limpeza, máscaras e equipamentos de proteção individuais (EPI´s) para a equipe de médicos e enfermeiros; além da previsão de medidas extremas a serem executadas em casos de pandemia, como a suspensão das demais cirurgias eletivas, ampliação de leitos em áreas de isolamento, além de outras ações internas para otimizar o atendimento aos servidores do estado infectados na sede do HSLZ.     

“Até casos extremos como concessão de horas extras e novas contratações estão previstas no nosso plano de contingência, mas até esse momento não houve necessidade de colocar em prática nenhuma medida prevista”, garantiu ela.

Aos servidores estaduais que são atendidos pelo HSLZ, o hospital reforça a orientação de que, em caso de algum sintoma suspeito, procurar o hospital já usando máscara para evitar a contaminação de outras pessoas no entorno até a chegada ao hospital. Nesse momento, o mais recomendado a toda a população em geral é ter bom senso e evitar exposições e aglomerações desnecessárias, evitar viagens e redobrar cuidados básicos de higiene, como lavar as mãos e usar álcool gel, evitando tocar diretamente em corrimões e maçanetas de locais públicos (se for o caso, usar um lenço de papel para manusear maçanetas), além de manter distância média de 2m entre outras pessoas e evitar ambientes fechados.

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde, os grupos de risco do Corona Vírus englobam pessoas imunodeprimidas como pacientes em tratamento oncológico e idosos, além de crianças, grávidas, pacientes cardíacos e diabéticos.

Beatriz Rosa lembrou ainda que, para manter a saúde e a imunidade em alta, deve-se atentar para a qualidade da alimentação e evitar regimes nesse momento de crise:

“Somos o que comemos, e nada como estar ingerindo alimentos ricos como frutas, vegetais, fibras e evitar fazer regimes nesse momento, pois toda dieta leva ao enfraquecimento do organismo, o que em casos de pandemia é extremamente perigoso”, alertou a diretora de enfermagem do HSLZ.

Para o Diretor Geral do HSLZ, administrador Plínio Valério Tuzzolo todas as medidas de planejamento foram desenvolvidas com o apoio de equipes multidisciplinares do hospital:

“Procuramos integrar nossas equipes do HSLZ para criarmos um plano abrangente, e que possa proteger os nossos profissionais assim como os pacientes e seus acompanhantes em caso de uma epidemia local. Já reforçamos estoques de insumos necessários e temos um plano de ampliação imediata de áreas de isolamento, gradativamente, caso venhamos a ter algum caso entre nossos pacientes servidores estaduais”, disse Tuzzolo.

Ele lembrou que o enfretamento da doença no Maranhão será também proporcional ao engajamento individual de cada maranhense nesse momento de prevenção:

“Todos precisamos ter calma nesse momento, mas procurar estar bem informados, não seguindo fake news, e sim buscar como fontes os veículos oficiais de comunicação e órgãos como o Ministério de Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde. Redobrar a higiene pessoal e evitar contatos próximos assim como beijos e abraços, além de evitar aglomerações e eventos sociais. Quem apresentar sintomas gripais deve ser responsável, buscar logo atendimento para preservar seus familiares e o resto da população”, lembrou o Diretor do HSLZ.

GRUPO POTIGUAR ADOTA MEDIDAS DE CONTINGÊNCIA PARA PRIORIZAR SAÚDE E SEGURANÇA DE TODOS

DCIM100MEDIADJI_0051.JPG

Lojas de São Luis e Imperatriz terão novos horários por tempo indeterminado à partir dessa sexta (20.03)

O Grupo Potiguar está acompanhando de forma atenta o cenário maranhense de contingência e prevenção do Corona Vírus, para adotar ações que priorizem a segurança e saúde de todos os colaboradores e clientes durante o tempo que for necessário; em todas as unidades do Grupo em São Luís e Imperatriz.

As medidas de higienização redobrada, de acordo com as orientações do Ministério da Saúde, foram as primeiras a serem colocadas em prática. Essa semana foi ampliada toda a limpeza nas lojas em áreas como pisos, corrimãos, balcões e check outs (caixas), cestas e carrinhos de compras; assim como está sendo disponibilizado àlcool em gel em várias áreas das lojas, para uso de clientes e colaboradores.  Todos os atendentes estão orientados a evitar cumprimentos e a manter distância mínima necessária dos clientes; além de adotar a nova etiqueta respiratória, instruída internamente através do canais de comunicação da empresa.

Todas as viagens corporativas foram suspensas, assim como o recebimento de visitas de fornecedores e parceiros de outros estados e países.  As reuniões estão sendo feitas em sistema de teleconferência. Já existe um setor do RH da empresa acompanhando, caso a caso, a saúde dos colaboradores; para a adoção das medidas recomendadas pela segurança do trabalho.

A empresa também optou por cancelar temporariamente eventos abertos ao público, como cursos e workshops nas lojas, para evitar aglomerações.

Essa semana o Grupo adotará mais uma medida, que visa a precaução diante desse cenário: Novos horários de funcionamento já em vigor nessa sexta – feira (20.03), com redução de jornada e do número de colaboradores presentes nas lojas, em sintonia com o que outros setores varejistas estão seguindo.

“Acreditamos que esse ajuste seja temporário, mas ainda não podemos prever a duração dessas medidas. Mas estamos acompanhando todo o cenário de forma muito atenta, de modo a garantir a continuidade do nosso funcionamento e o bom atendimento aos clientes, mas mantendo também os mais rigorosos padrões de segurança para evitarmos a proliferação do Covid-19 no Maranhão. É o momento de todos estarmos unidos nesse combate, e o Grupo Potiguar está fazendo a sua parte de forma solidária e responsável”, declarou o Presidente do Grupo Potiguar Marcelo Brasil. 

NOVOS HORÁRIOS DE UNIDADES DO GRUPO POTIGUAR (À PARTIR DESSA SEXTA 20.03):

Lojas Potiguar Africanos, Centro, Cohafuma e Imperatriz: Segunda à sexta (08h às 18h); Sábado (08h às 13h) e Domingo – Lojas Fechadas.

Lojas Potiguar Cohama e Forquilha: Segunda à sexta (08h às 20h); Sábado (08h às 18) e Domingo (08h às 13h).

CD/ Centro  de Distribuição: Segunda à sexta (08h às 18h); Sábado (08h às 13h) e Domingo – CD Fechado.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima