O Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) esteve hoje no Complexo Penitenciário de Pedrinhas por solicitação da Secretaria de Administração Penitenciária por meio do diretor Baldez e do terapeuta ocupacional do presídio José Antônio, realizando atividade alusiva ao Janeiro Branco. O coordenador geral do CAPS AD Maranhão, Marcelo Soares Costa falou com internos daquela unidade de ressocialização sobre dependência química, depressão, e outros comprometimentos que provocam doenças mentais.
“O trabalho da rede estadual de saúde mental, através do CAPS AD neste mês de janeiro foi o de levar conhecimento acerca saúde mental para todos, inclusive aqueles q estão privados de sua liberdade mostrando cuidado humanizado que existe hoje no sistema prisional, pois acreditamos q a melhor forma de vencer estas doenças é e sempre será por meio da educação e prevenção! Janeiro branco, cuidar da mente é cuidar da vida”, disse.
O levantamento feito pelo CAPS AD, envolvido na Operação Resgate, revela que a maioria dos usuários nas ruas da capital é homem, entre 20 e 40 anos, dependente de álcool ou crack.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.