Sábado (25), domingo (26) e segunda-feira (27), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado em parceria com Secretaria de Assistência Social Município e Guarda Municipal intensificaram as ações com pessoas em situação de rua e usuário de drogas.
“A intenção é fazer a aproximação com esta população de rua e aos poucos irem retirando elas e colocando em tratamentos específicos como CAPS AD Estado, unidades de acolhimento, abrigos e comunidades terapêuticas”, disse o coordenador geral do CAPS AD, Marcelo Soares Costa.
O levantamento feito pelo CAPS AD, envolvido na Operação Resgate, revela que a maioria dos usuários nas ruas da capital é homem, entre 20 e 40 anos, dependente de álcool ou crack.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.