Em homenagem ao Setembro Amarelo, no Mercado Central, onde existe uma “cracolândia” que se instalou no local, na manhã de ontem (27), foi realizada maus uma Operação Resgate para disponibiliza assistência a dependentes químicos em situação de rua. A Ação é promovida em parceria pela Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), e Superintendência de Vigilância Epidemiológica e Sanitária (SVES), Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e Blitz Urbana. Ao todo foram realizados 450 atendimentos de saúde e 3 internamentos de dependentes químicos que se encontravam em situação de rua
Além do atendimento aos dependentes químicos foram oferecidos serviços na área da saúde como aferição de pressão arterial, glicemia, atendimentos clínica médica e psiquiátrica, testes rápido hiv, sífilis e hepatites, vacinação contra febre amarela, hepatite B, tétano e influenza e cerca de 502 pessoas foram atendidas houve três internações. Ao todo foram realizados 450 atendimentos de saúde e 3 internamentos de dependentes químicos que se encontravam em situação de rua.
“Muito mais que o combate às drogas e, consequentemente, à criminalidade e violência, a ação buscou, por meio dos serviços ofertados, a aproximação com a comunidade do Mercado Central e, principalmente, com os moradores em situação de rua e dependentes químicos que frequentam a área. Assim, com esta ação, são 45 pessoas já retiradas das ruas em 2019.”, disse o coordenador geral do CAPS AD Maranhão, Marcelo Soares Costa.