Um paraíso com águas calmas e transparentes, localizada a 217 km de São Luís, o Povoado de Cassó, que pertence ao município de Primeira Cruz e faz divisa com as cidades de Barreirinhas e Urbano Santos.
Apesar do acesso aventureiro com estradas de areia (é recomendado veículo com tração 4×4 ou a opção de alugar um transfer de uma Toyota), vale a pena visitar a Lagoa do Cassó, o lugar é lindo e encantador. Na área tem muitos bares, campings e pousadas com opções para passar o dia ou o final de semana.
Como Chegar: Saindo de São Luís, são 194 km de asfalto pelas BR-135 e 402 até a entrada da trilha de 20 km, que dá acesso ao povoado. Por este caminho é necessário um carro 4×4 ou contratar uma Toyota com capacidade para até oito pessoas, que custa R$ 300,00. O transporte terceirizado sai do Povoado Sangue, onde é possível guardar o carro no Estaciomento do Pirrote, com diária de R$ 10,00.Mas, se você preferir, agora também pode chegar à Lagoa do Cassó em carro 4×2. A viagem pela rodovia segue por 217 km e depois por mais 35 km de piçarra.
A novidade é que esse mês um importante investimento que vai melhorar a qualidade do fornecimento de energia para os quase 700 habitantes da região. A ‘Pérola dos Lençóis Maranhenses’, como é conhecido, tem agora mais de 5 quilômetros de uma nova rede de distribuição de energia que levará mais desenvolvimento e qualidade de vida aos cassoenses.
“Antes, por exemplo, as pousadas eram prejudicadas com a sobrecarga de energia, que não aguentava nem os ares-condicionados, os freezers, e hoje os eletrodomésticos funcionam normalmente. Essa melhora contribui tanto para o comércio, quanto para a população. Comentou feliz com a obra o João Filho, motorista na cidade.
“Por toda sua beleza natural e potencial turístico, o Povoado do Cassó merecia essa melhoria na sua rede de distribuição. A Cemar é uma empresa que trabalha para atender cada vez melhor os seus clientes e levar mais desenvolvimento e qualidade de vida para todo o Maranhão. Agora, não apenas as famílias que residem em Cassó, mas os milhares de turistas que visitam esse lindo lugar, também perceberão a nossa energia, ressaltou Augusto Dantas, presidente da Cemar, no momento da entrega da obra no Povoado.
Plano de Investimento: essas obras de melhorias são resultado do planejamento desenvolvido pelo Grupo Equatorial Energia que busca atender à crescente demanda de energia no Estado. Já são 15 anos de gestão do Grupo Equatorial, com investimentos constantes em infraestrutura e tecnologia para melhor atender a população. Para o ano de 2019, o plano de investimentos continua com mais de 220 milhões de reais nas áreas de expansão, manutenção e modernização do sistema elétrico em todo o estado do Maranhão.
As opções de pousadas são: Pousada do Gaúcho, Porto dos Ventos e Porto do Caju. Visitamos dessa vez, a Pousada Porto do Caju, que oferece apartamentos com capacidade para duas ou até cinco pessoas, todos climatizados, com frigobar, chuveiro elétrico e Wi-Fi. A diária inicia as 13 horas e encerra as 11 horas. Tem estrutura na beira da lagoa com mesas e cadeiras, redes, caiaque e stad up paddle para os hóspedes. Também tem bar e restaurante com cardápio regional delicioso com galinha caipira, capão, bode no leite de côco, peixe frito, peixada, camarão, carne de sol de filé, sanduíches, etc.