Hoje pela manhã, o coordenador geral Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado, Marcelo Soares Costa, que também é especialista em saúde mental, esteve na Faculdade Inspirar de São Luís, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), para proferir palestra de prevenção ao suicídio, em alusão ao Setembro Amarelo problema grava de saúde mental e pública que vem crescendo muito no Brasil
“Está atividade faz para do programa: CAPS AD na Comunidade, onde vamos em diversos seguimentos da sociedade, levando conhecimento e prevenção a doenças mentais como uso de drogas, suicídio, depressão e outros transtornos. Com esta já são 70 palestras só este ano entre empresas, escolas e na comunidade em gera. Assim acredito que a prevenção sempre será o caminho mais breve e barato para vencer estas mazelas de ordem mental”
O CIEE, uma associação brasileira, de direito privado, sem fins lucrativos, beneficente de assistência social e reconhecida de utilidade pública, que, dentre vários programas, possibilita aos jovens estudantes brasileiros, uma formação integral, ingressando-os ao mercado de trabalho, por meio de treinamentos e programas de estágio e aprendizagem. O CIEE oferece estágios para nossos pacientes, fazendo uma ponte com mercado de trabalho para os pacientes do CAPS AD
O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. É neste mês que ações em diferentes esferas sociais buscam promover a saúde mental e dar destaque a centros que oferecem ajuda a quem precisa.
O mês foi escolhido em razão do Dia Mundial da Prevenção do Suicídio, celebrado todo ano em 10 de setembro. A data é organizada pela Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio e tem a Organização Mundial da Saúde (OMS) como co-patrocinadora. O objetivo do dia é conscientizar as pessoas ao redor do mundo que o suicídio pode ser evitado.
Em ação desde 2015, o Setembro Amarelo foi criado pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Durante o mês, monumentos em diferentes cidades também adotam a cor amarela em suas fachadas para dar visibilidade à causa. A cor amarela, segundo o site do CVV, representa a vida, a luz e o sol, simbolismo que reflete a proposta da campanha de preservar a vida.
Segundo a OMS, mais de 90% dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais e, portanto, podem ser evitados se as causas forem tratadas corretamente. No Brasil, 32 brasileiros tiram a própria vida por dia, o equivalente a uma pessoa a cada 45 minutos. No mundo, ocorre um suicídio a cada 40 segundos. Por isso, ações preventivas são fundamentais para reverter essa situação.