O vereador Astro de Ogum (PL) comenta no vídeo acima sua prisão em flagrante por posse ilegal de arma de fogo durante uma operação da Seic em sua residência, no Olho d’Água – quando fora, presos dois assessores do seu gabinete. Porém, no vídeo ele se contradiz ao afirmar que não sabia da origem da arma , que foi encontrada pelo polícias na cabeceira da sua cama e em depoimento ele declarou que a mesma pertencia ao vigia da sua casa. O vereador de São Luís também disse ser vítima de perseguição, mas não revela nomes.
O jovem que denunciou a extorsão praticada por dois assessores do vereador Astro de Ogum (PL) para conseguir favores sexuais revelou que eles utilizavam um perfil fake no Instagram para atrair suas vítimas.
O parlamentar também acabou preso na manhã de hoje (12) porque policiais que cumpriram mandados em sua residência contra os acusados encontraram uma arma no local.
Segundo relato do Departamento de Combate ao Crime Tecnológico, Raimundo Costa, o “Filho, e Raíssa Mendonça aproximavam-se dos alvos por meio do perfil @ferndaafontes_01.
Após trocas de mensagens, pediam nudes e, então, iniciavam a extorsão, cobrando sexo para não expor as fotos enviadas.
Ainda de acordo com a polícia, no curso da investigação descobriu-se uma rede de agenciamento de menores, com cobrança de percentuais por programas realizados. festas organizadas por WhatsApp também eram realizadas com as vítimas em motéis da cidade.
O coordenador geral do CAPS AD, Marcelo Soares Costa , ao lado da juíza Lúcia Helena Hiley, , titular da Segunda Sara Especializada em Violência contra as Mulheres
O coordenador geral
Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado,
Marcelo Soares Costa, foi convidado na manhã de hoje da juíza Lúcia
Helena Hiley da data comemorativa de dois anos da Casa da Mulher
Brasileira e da segunda vara especializada em violência contra
mulheres, nestes tempo o CAPS-AD esteve sempre como parceiro
recebendo casos onde a violência doméstica estava relacionada com
uso e abuso de Drogas e também participando de várias campanhas
preventivas ao feminicídio e a violência contra mulheres.
“Aqui parabenizo a
Dra Lúcia Helena Hiley que é incansável nesta luta pela vida das
mulheres violentadas em nosso Estado, em tempo também parabenizo
todos os parceiros que se fizeram presentes na pessoa da promotora de
justiça Cristiane Lago q tem feito um trabalho esplendoroso à
frente do CAOP da promotoria de justiça do Estado do Maranhão”,
disse o coordenador geral do CAPS AD, Marcelo Soares Costa.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.
Árvore da Energia com entradas para carregar os celulares, doada pela Companhia Energética do Maranhão
A entrega do novo espaço de lazer da capital maranhense aconteceu recentemente, com 120 hectares de área verde, que contou com a participação de milhares de pessoas. O Parque do Rangedor fica localizado entre Cohafuma e o Calhau e possui mais de 90% de sua área com mata preservada. Foram construídas oito praças com equipamentos de esporte e playgrounds.
O espaço também conta com um Batalhão de Polícia Ambiental e sistema de videomonitoramento, doado pelo Grupo Equatorial Energia e a Cemar, que também presenteou o Parque com uma árvore de energia solar com entradas para carregar os celulares. Esta árvore utiliza uma tecnologia inovadora para entregar energia sustentável ao público que visitará o Rangedor.
O site da BRK Ambiental, maior empresa privada de saneamento básico do país, conta com um novo recurso destinado aos usuários surdos: uma ferramenta de fácil acesso que faz a tradução dos textos e vídeos para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). A interpretação automática do conteúdo é feita por um carismático personagem em 3D, chamado Hugo.
No Brasil, há dois milhões de surdos, porém apenas 2% dos sites brasileiros são acessíveis para este público. Com esta iniciativa, a concessionária pretende levar inclusão para a população e disponibilizar as informações de maneira igualitária, possibilitando que todos os seus clientes usufruam dos serviços básicos com praticidade e eficiência.
“Investir em recursos que nos aproxime ainda mais com o nosso público faz parte da nossa responsabilidade social e do compromisso que temos com nossos clientes. Saímos mais uma vez na frente para garantir que todos nossos clientes tenham autonomia suficiente para navegar nos canais da empresa com facilidade, compreendendo totalmente qualquer informação”, afirma José Mario Ribeiro, diretor de concessão da BRK Ambiental, no Maranhão.
A concessionária, que atua nos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, investirá $24 milhões de reais em 2019 incluindo a ampliação da acessibilidade do atendimento com um treinamento em libras para os atendentes de suas lojas presenciais.
Para muitas crianças, ele é um bichinho de pelúcia. Para outras, é um ser mitológico. Mas com um aspecto a meninada toda concorda: ele é muito fofo e apaixonante! E essa turminha que adora o colorido unicórnio vai se divertir muito com a mais nova atração do Rio Anil Shopping: vem aí o Parque do Unicórnio! A partir do próximo dia 12 de setembro (quinta-feira) até 27 de outubro, unicórnos de todos os tamanhos e com todo tipo de fofura encherão de cores e de alegria a Praça de Eventos do shopping .
Para anunciar a mais nova atração, o Rio Anil apresenta um unicórnio gigante e inflável na fachada do shopping, na Avenida São Luís Rei de França. A ideia é mesmo chamar a atenção dos pequeninos e convidar as famílias a se divertirem unidas em um universo mágico que, claro, tinha que proporcionar um mergulho pra lá de divertido na tão requisitada piscina de bolinhas.
O parque promete encher os olhos não só da criançada, mas também dos grandinhos. Na piscina com milhares de bolinhas, haverá espaço para um brinquedão cheio de escorregadores e bóias. Mesinhas e puffes farão parte da ornamentação do lugar, trazendo bastante colorido e diversão para todo mundo. Nos fins de semana, o Parque do Unicórnio vai realizar diversas oficinas de slime.
Fotos inesquecíveis
Para garantir aquela atualizada maravilhosa no feed do Instagram, o Parque do Unicórnio também terá um espaço lindo e exclusivo para fotos. O painel “instagramável” promete ser um dos pontos mais requisitados da atração.
Para tornar os momentos ainda mais alegres e marcantes, o Rio Anil Shopping vai levar o próprio Unicórnio “em pele e osso” para brincar com a meninada nos fins de semana do mês de outubro, considerado o mês das crianças. O encontro gratuito com o personagem será realizado em sessões de meia hora, das 15h às 19h.
Mito muito fofo
O unicórnio, considerado um símbolo de pureza e força, é uma figura mitológica representada por um cavalo com um chifre em espiral no meio da cabeça. Está presente em várias histórias como um animal dócil e mágico. Assim como na Idade Média, os unicórnios fascinam pessoas de todas as gerações e vários escritores já o utilizaram como inspiração para as suas obras.
SERVIÇO
O QUE: Parque do Unicórnio
QUANDO: 12 de setembro a 27 de outubro
HORÁRIOS: Segunda a sábado – das 10h às 22h / Domingos e feriados – 12h às 20h
ONDE: Rio Anil Shopping
INGRESSOS: R$25 para 30 minutos. Após, acréscimo de R$10 a cada 15 minutos
LEGENDA FOTO- A psicóloga do Hapvida Saúde, Celiane Chagas, fala sobre a superstição e o comportamento das pessoas nesta data.
É sexta-feira 13, considerado por muitos o dia mais amaldiçoado do calendário, supostamente quando tudo pode dar errado, uma data repleta de superstições, como por exemplo: não passar por baixo de escadas ou evitar quebrar espelhos. Cruzar com um gato preto é ainda mais terrível para os supersticiosos, que veem no número 13 um sinal potencial catástrofe, especialmente se associado a esse dia da semana.
O estudante universitário Carlos Victor Viana diz que não segue nenhuma superstição. Mesmo assim, evita algumas atitudes na sexta 13. “Eu presto mais atenção aos possíveis sinais de algo incomum, não se pode dar mole pro azar”, revela.
De acordo com a psicóloga do Hapvida Saúde, Celiane Chagas, mais do que superstição, o azar atribuído a esse dia depende mesmo é do modo como as pessoas encaram certos acontecimentos.
“Em primeiro lugar, temos que definir o que são o comportamento e o pensamento supersticiosos. Eles surgem através de uma inclinação que os humanos têm para estabelecer padrões, significados para as coisas”, explica.
Segundo a psicóloga, a mente humana se distingue por atribuir significado aos estímulos que recebe. Nesse processo, o homem muitas vezes procura estabelecer associações entre acontecimentos, mesmo que a relação entre causa e efeito entre eles não seja perceptível. “A superstição ocorre toda vez que não consigo estabelecer uma relação de causa e efeito entre dois eventos, mas noto coincidências entre eles”, ressalta a especialista.
Para a psicóloga, a sexta-feira 13 é fruto de uma associação que o imaginário popular estabeleceu entre a data e o azar. Com isso, as pessoas ficam predispostas a interpretar como má sorte qualquer coisa mínima que possa acontecer nesse dia. Fatos que seriam encarados normalmente em qualquer outro dia, como perder um ônibus, são interpretados como azar por ser sexta-feira 13.
Invertendo o efeito
Segundo a psicóloga, se as crenças da pessoa forem revistas, a temida data pode perder o significado. “Se a pessoa perceber que seus pensamentos são negativos, pode reverter esse ‘efeito’ da sexta-feira 13 ao substituir tais pensamentos por outros positivos.”
Portanto, a psicóloga recomenda que, nesse dia, as pessoas passem a limpo suas crenças. “Se você se levantar e pensar que as coisas serão diferentes, se mudar sua crença, sexta-feira 13 poderá ser o seu dia de sorte.”
Origem da data
O temor do número 13 associado às sextas-feiras está ligado às cruzadas religiosas. Segundo estudos, foi em um dia 13 de outubro de 1307, uma sexta-feira, que a Ordem dos Templários foi considerada ilegal por Felipe IV, então rei da França, que mandou perseguir, prender e torturar seus integrantes, passando a data a ser associada a um evento de má sorte.
A sexta-feira também foi o dia da crucificação (de Jesus Cristo), as sextas-feiras sempre foram vistas como um dia de penitência e abstinência. A crença religiosa virou uma aversão generalizada por começar algo ou fazer qualquer coisa importante em uma sexta-feira.
Apesar disso, em muitas culturas o número 13 é considerado um número de sorte. Os hindus normalmente apresentam 13 estátuas de Buda, por exemplo.
O mutirão acontece nos dias 12 e 13 no Centro de São Luís.
O Grupo Equatorial e a Cemar, realizam nos dias 12 e 13, quinta e sexta-feira, um mutirão de serviços técnicos e comerciais gratuitos no centro de São Luís. Entre os serviços oferecidos estão: atualização cadastral, negociação de débitos, cadastro na tarifa social baixa renda para desconto na conta de energia e cadastro na promoção energia em dia, que sorteia todos os meses prêmios aos clientes, que negociam seus débitos e que estão com suas contas em dia.
A ação acontecerá na Praça João Lisboa, em frente aos Correios, das 9h às 12h e das 14h às 17h. A Cemar lembra que, para participar do Mutirão, os interessados nos serviços devem levar:
• A conta de energia elétrica;
• Identidade (RG) e CPF;
• Comprovante de Residência;
• Cartão com o Número de Inscrição Social (NIS) de um dos programas sociais (Bolsa Escola, Balsa Família, etc)
Durante esses dias também haverá troca de lâmpadas comuns por LED, que são mais econômicas. Para isso o cliente deverá levar até 05 lâmpadas velhas (em funcionamento) para realizar a troca.
Toda a programação do ‘Mutirão de Serviços da Cemar – Muito Melhor pra você! ” é gratuita.
Este mês tem sexta-feira 13. Para a data ficar ainda mais arrepiante, o NOW, plataforma de vídeo on demand da Claro, traz uma seleção especial com 75 de filmes de terror, que vão deixar os amantes do gênero de cabelo em pé. São títulos clássicos e atuais, como Cemitério Maldito, It – A Coisa, A Maldição da Chorona, Poltergeist, Psicose e Sexta-Feira 13.
Stephen King é um gênio da literatura e suas obras já estiveram nas telas do cinema algumas vezes. Com histórias suspense e terror, o autor é destaque no Especial Sexta-Feira 13. Para começar a maratona de sustos, tem a edição de 2019 de Cemitério Maldito. O filme foi reeditado 30 anos depois do lançamento da primeira versão, em 1989.
Outro filme inspirado na literatura de King, que não poderia ficar de fora do especial, é a versão de 2017 de It – A Coisa. Neste longa, Bill Skarsgård se destaca no papel do sinistro palhaço Pennywise, que aterroriza uma pacata cidade no Maine e as crianças do “Clube dos Perdedores”.
Ainda entre os clássicos da literatura que migraram para os cinemas, Alfred Hitchcock foi um gênio do terror e suspense. Um dos seus maiores sucessos é Psicose, que conta a estadia de Marion Crane no velho hotel administrado por Norman Bates. Após errar o caminho durante uma tempestade, a jovem decide passar a noite por lá, mesmo sem saber que corre perigo. No NOW dá para assistir a primeira versão do filme, editada em 1960.
Entre os grandes filmes de terror, que nunca saem de moda e conseguem deixar até dos mais corajosos sem ar, está a versão de 1982 de Poltergeist. O filme escrito e produzido por Steven Spielberg ficou marcado pela famosa cena da garotinha Carol Anne interagindo com a TV, em uma das manifestações dos fantasmas que aterrorizavam a sua casa.
Do universo criado por James Wan na franquia Invocação do Mal, A Maldição da Chorona retrata a lenda de La Llorona, uma mulher que após afogar os filhos, se jogou em no rio enquanto chorava, permanecendo eternamente entregue às lágrimas. Hoje, ela rouba crianças no intuito de substituir os filhos. O filme é dirigido por Michael Chaves e produzido por Wan.
E num especial com filmes de terror não poderia faltar a primeira edição, de 1980, da franquia Sexta-feira 13. Com várias versões e sequências, o thriller retrata os assassinatos em série cometidos por Jason Voorhees no terreno do acampamento da Floresta Crystal Lake.
O Especial Sexta-Feira 13 fica disponível até o dia 16 de setembro e pode ser acessado no NOW pelo site nowonline.com.br ou app para dispositivos móveis. Os assinantes da Claro com pacote de TV também assistem pelo canal 1 do controle remoto.
Os clientes com plano móvel pós-pago contam com o Extraplay, uma franquia de dados exclusiva que permite aproveitar filmes e séries no NOW, com mais conforto no uso da sua internet móvel. O Extraplay dobra a quantidade de dados do plano, para uso exclusivo nos aplicativos de streaming de vídeo compatíveis com a funcionalidade, incluindo o próprio NOW, YouTube, Claro Vídeo e Netflix.
Conheça todos os títulos disponíveis para arrepiar a sexta-feira 13. Aperte o play e divirta-se:
Vereador Astro de Ogum chega à Seic conduzido por delegado e investigador
A Polícia Civil do Maranhão prendeu na manhã desta quinta-feira, 12, o vereador de São Luís, Astro de Ogum (PL), por porte ilegal de armas. Além do parlamentar, foram presos ainda (por determinação da Justiça) dois assessores do vereador. A operação é contra crimes cibernéticos e tinha como alvo os assessores de Ogum. A Justiça determinou ainda busca e apreensão na casa do parlamentar e no imóvel foi encontrada uma arma sem que houvesse autorização.
De acordo com o superintendente Estadual de Investigações Criminais, Armando Pacheco, um dos assessores de Astro preso foi Raimundo Costa, o “Filho”, que trocava mensagens com pessoas na internet e após conseguir fotos das vítimas, começava a extorqui-las.
“Raimundo Costa conhecia as vítimas e depois começava a ameaçar divulgar material delas na internet. Assim as forçava a praticar sexo com ele, com a Raíssa (outra presa) e com o próprio vereador. Dos dois assessores, nós conseguimos elementos suficientes para pedir as prisões; do vereador, conseguimos um mandado de busca e apreensão em sua residência”, declarou Pacheco.
A assessoria do vereador nega que Astro tenha sido preso. Em nota, a assessoria afirma que o vereador foi levado para prestar depoimento.
“Neste momento, sob o comando do delegado Odilardo Muniz, titular do Departamento de Crimes Tecnológicos, a Seic cumpre mandado de busca e apreensão na residência do vereador Astro de Ogum, vice presidente da Câmara Municipal de São Luís. A investigação tem como alvo o funcionário Raimundo Costa, conhecido como “Filho”, suspeito de crime de extorsão. O caso está sendo investigado há um ano, e foi decretado mandado de prisão preventiva em desfavor do Filho pelo juiz da Central de Inquéritos, Flávio Roberto”, diz a nota.
No entanto, Armando Pacheco afirma que Astro ao ser levado para Seic, passou mal e foi levado para o hospital.
O site O Informante informou que o vice-presidente da Câmara de São Luís, vereador Astro de Ogum (PL) – preso em flagrante por posse ilegal de arma – já foi liberado.
Ele pagou fiança e deixou a sede da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic).
“Ele foi levado para prestar esclarecimentos, mas foi autuado em flagrante, pagou fiança e já está liberado”, disse fonte da SSP ao site.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…