CAPS AD Estado realiza “Operação Resgate” no João Paulo

O coordenador geral CAPS AD, Marcelo Costa, e o delegado Joviano Furtado tentando convencer dependente químico a aceitar tratamento

O João Paulo, onde existia uma “cracolândia” que se instalou no local, na manhã de hoje (14), foi realizada mais uma Operação Resgate para disponibiliza assistência a dependentes químicos em situação de rua. A Ação é promovida em parceria pela Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD).

Além do atendimento aos dependentes químicos foram oferecidos serviços na área da saúde como aferição de pressão arterial, glicemia, atendimentos clínica médica e psiquiátrica, testes rápido hiv, sífilis e hepatites, vacinação contra febre amarela, hepatite B, tétano e influenza e cerca de 400 pessoas foram atendidas houve três internações.

“Mais uma ação resgate desta vez no João Paulo, área que outrora era conhecida como Cracolândia e hoje graças a atuação do CAPS AD da Secretaria de Saúde do Estado e diversos parceiros como delegado joviano, hoje titular da delegacia de costumes, conseguimos melhorar em mais de 80%consumo de Droga no local. Hoje mais 4 dependentes aceitaram sair desta situação e foram encaminhados para unidade de acolhimento do Estado para iniciar a desintoxicação e reabilitação, futuramente reinserção na sociedade”, disse o coordenador geral do CAPS, Marcelo Soares Costa.

Além das internações a Operação Resgate realiza centenas de atendimentos na área da saúde

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Dos 622 apenados da “saidinha” dos Dia dos Pais 34 não retornaram ao presídio

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que dos 622 internos beneficiados pelo Poder Judiciário com a saída temporária do ‘Dia dos Pais, na manhã de quarta-feira (07), um total de 34 apenados não retornou até às 18h de terça-feira (13), data limite estipulada pelo juiz titular da 1ª Vara de Execuções Penais de São Luís, Marcio Castro Brandão. 
O benefício, concedido pelo magistrado, prevê regressão de regime e outras sanções para os internos que descumprirem o prazo.

A saída dos beneficiados começa a partir das 9h desta quarta-feira (7), devendo os internos retornarem aos estabelecimentos prisionais até às 18h da próxima terça-feira (13). Os mesmos beneficiados, se por qualquer motivo não regredirem de regime, também estarão aptos às demais saídas temporárias de 2019 (Dia das Crianças e Natal).

Os presos beneficiados com a saída temporária não poderão:

• Ausentar-se do estado do Maranhão

• Devem recolher-se às suas residências até às 20h

• Não podem ingerir bebidas alcoólicas

• Não podem portar armas ou frequentas festas, bares e similares

Direito

Segundo a Lei de Execução Penal (LEP), a autorização para saída temporária é concedida por ato motivado do juiz, ouvidos o Ministério Público e a administração penitenciária. Para ter direito ao benefício, o interno deve:

• Estar cumprindo a pena em regime semiaberto

• Precisa ter cumprido, no mínimo, 1/6 (primários) ou 1/4 da pena (reincidentes)

• Ter comportamento adequado na unidade prisional

• Ter compatibilidade entre o benefício e os objetivos da pena

A Lei de Execução Penal disciplina que o benefício da saída temporária será automaticamente revogado quando o beneficiário:

• Praticar fato definido como crime doloso

• For punido por falta grave

• Desatender as condições impostas na autorização

• Revelar baixo grau de aproveitamento do curso, quando for o caso

A recuperação do direito à saída temporária dependerá da absolvição no processo penal, do cancelamento da punição disciplinar ou da demonstração do merecimento do condenado.

Regime semiaberto

O regime semiaberto destina-se para condenações entre quatro e oito anos, não sendo casos de reincidência. Nesse regime de cumprimento de pena, a lei garante ao recuperando o direito de trabalhar e fazer cursos fora da prisão durante o dia, devendo retornar à unidade penitenciária à noite

INAUGURAÇÃO DA REFORMA DO FÓRUM DE DESENVOLVIMENTO LOCAL SUSTENTÁVEL DA VILA JARACATY

A solenidade de inauguração da reforma da sede do Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável da Vila Jaracaty será nesse sábado (17.08)

Há dez anos um projeto social vem transformando a vida de milhares de crianças e jovens através do esporte, na faixa etária de 4 a 18 anos, no bairro do Jaracaty. É o Fórum de Desenvolvimento Local e Sustentável da Vila Jaracaty, em cuja sede são ofertadas diversas atividades esportivas como judô e tênis de mesa; além de aulas de informática, acesso à brinquedoteca e outras atividades, que beneficiam também toda a comunidade e não apenas os atletas.

A novidade é que, no próximo dia 17 de agosto (sábado) às 9H, asede do projeto será reinaugurada, após uma ampla reforma, feitacom patrocínio do Grupo Equatorial Energia Cemar, via Lei Estadual de Incentivo ao Esporte. A reforma contemplou a construção de uma quadra poliesportiva; a troca de piso das áreas de judô e tênis de mesa; entre outras implementações no valor de R$ 600 mil reais.

A solenidade de inauguração das novas instalações contará com a presença do Governador do Maranhão Flávio Dino, de representantes do Grupo Equatorial Energia Cemar e autoridades ligadas ao Esporte e Responsabilidade Social além de lideranças comunitárias. A programação conta também com atividades recreativas e lúdicas na nova sede do projeto, localizada na Av. Ferreira Gullar, 01, Vila Mauro Fecury I.

MARANHENSES PRONTOS PARA O BRASILEIRO DE MARATONAS AQUÁTICAS EM PALMAS/TO

Átila Brandão, Carol Hertel e Julia Nina nadam dias 17 e 18/08 em provas de 5km e 10km

É preciso estar muito bem preparado para enfrentar duas provas difíceis de longa distância em águas abertas. Por isso os nadadores Átila Brandão, Carol Hertel e Julia Nina seguem tranquilos para o Tocantins. Viajam para competir na 4ª etapa do Campeonato Brasileiro de Maratonas Aquáticas a ser disputada no Lago de Palmas, cuja qualidade da água represada do Rio Tocantins é considerada excelente pela Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos – CBDA, organizadora do evento

Átila Brandão nada as provas de 10km (sábado, dia 17) e 05 km (dia 18) pela categoria Sênior. Já Carol Hertel e Julia Nina participarão das mesmas provas pela categoria Absoluto, que também vale pontos para a categoria Juniores (17 a 19 anos de idade). Os três viajam com o patrocínio do Grupo Equatorial Energia/Cemar e Governo do Estado do Maranhão – através da Lei de Incentivo ao Esporte

Mesmo sendo realizadas em dias diferentes, as provas são difíceis e bastante desgastantes. Mas nada que possa atrapalhar o desempenho dos maranhenses, segundo comentou o técnico Alexandre Nina. “São provas longas, com desafios grandes, sim! Porém os três estão acostumados. Nos treinos simulamos situações como essa, em que teremos apenas um dia para nadar, se recuperar e voltar a competir no dia seguintes. Nossa meta é estar no pódio e otimismo não nos falta, porque cremos no potencial dos três”.

Na última etapa do Brasileiro de Maratonas Aquáticas (junho/19 em Fortaleza/CE), Julia foi campeã da prova dos 10 km e Carol ficou em terceiro lugar. Átila venceu a prova dos 5km.

Com shows de Mahmundi, Afrôs e mais, 11º Lençóis Jazz e Blues Festival começa nesta sexta, em São Luís

O evento será realizado nos dias 16 e 17 de agosto, em São Luís, na Lagoa da Jansen, trazendo artistas regionais, nacionais e internacionais

A 11º edição do Lençóis Jazz & Blues Festival será realizada nesta sexta e sábado, dias 16 e 17 de agosto, na Lagoa da Jansen. Em São Luís, os shows acontecem em dois palcos que estarão montados na área da Concha Acústica Reynaldo Faray. Esta edição traz, em seu reportório, música instrumental, regional, nacional e internacional, o que promete agitar os amantes de música da ilha.

Os dois palcos serão o Palco Mundo e a Concha Acústica. No primeiro, a música vai começar a partir das 16h, com o Movimento Cidade, nos dois dias do festival. O Grupo de DJs irá dá início e, também, vai encerrar a programação.

O Palco Mundo vai trazer músicos locais e atrações nacionais. Com destaque para os shows de Mahmundi e Dani Black, nos dias 16 e 17, respectivamente.

Já na Concha Acústica, grandes nomes da música nacional, como Trio Corrente, Bebê Kramer, Bobbie Rae e Zé Paulo Becker. Este último com a participação especial da cantora Roberta Sá.

Caráter Social

Um dos destaques da nossa programação será o direcionamento da troca de ingressos por alimentos não perecíveis que irão ser distribuídos para o Hospital Aldenora Bello, além de um ambiente confortável, seguro e que terá o objetivo de proporcionar uma experiência sensorial inesquecível.

Serão oferecidos também espaços de alimentação e artesanatos para a divulgação e apoio a economia criativa local.

Acessibilidade

Os dois palcos irão oferecer fácil acesso para pessoas com deficiência, além de espaços específicos na plateia para idosos e pessoas com deficiência. Além disso, o evento irá contar com um interprete de libras para pessoas surdas.

Circuito São Luís

O 11º Lençóis Jazz e Blues Festival tem produção de Tutuca Viana Produções e apoio da Prefeitura de São Luís, Tory Brindes, Clara Comunicação, SESC, Sebrae, Fiema/SESI e Concha Acústica Reynaldo Faray, vai apresentar o Circuito São Luís nos dias 16 e 17 de agosto, com uma vasta programação recheada de música instrumental, MPB, além de música eletrônica.

Palco Mundo

Ministério da Cidadania apresenta, com patrocínio da Alcoa, Banco BNB e Potiguar, o Palco Mundo, com a programação iniciando a partir da 16h. Após o show das 19h, teremos uma breve pausa no Palco Mundo e iniciaremos os trabalhos na Concha Acústica Reynaldo Faray. As 23h30 vamos ter apresentação de Mahmundi no primeiro dia (16) e Dani Black no segundo dia (17)

DIA 16/08/2019 SEXTA-FEIRA

  1. MOVIMENTO CIDADE (DJ) – 16h
  2. ROBERTINHO CHINÊS – 17h
  3. AFRÔS – 18h
  4. FACE MUSICAL QUARTETO – 19h
  5. MAHMUNDI – 23h30
  6. MOVIMENTO CIDADE (DJ) – 01h

DIA 17/08/2019 SÁBADO

  1. MOVIMENTO CIDADE (DJ) – 16h
  2. GILDOMAR MARINHO E ELIZEU CARDOSO – 17h
  3. DUDU LIMA TRIO – 18h
  4. QUARTETO BURITI COM PARTICIPAÇÃO DE GABRIELA MARQUES, CÉLIA MARIA E MILENA MENDONÇA – 19h
  5. DANI BLACK – 23h30
  6. MOVIMENTO CIDADE (DJ) – 1h

Concha Acústica

Com patrocínio do Grupo Equatorial Energia Cemar, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura a Concha Acústica trará grandes atrações para este ano. Apresentações nacionais e internacionais que irão dar o ritmo da música instrumental, jazz e blues. Com o destaque para a participação especial de Roberta Sá no show de Zé Paulo Becker no dia 17 de agosto.

DIA 16/08/2019 SEXTA-FEIRA

  1. PAULA SANTORO E DUO TAUFIC – 20h15
  2. TRIO CORRENTE – 21h20
  3. BOBBI RAE & JUSTGROOVE – 22h30

DIA 17/08/2019 SÁBADO

  1. BEBÊ KRAMER QUARTETO – 20h15
  2. ZÉ PAULO BECKER PARTICIPAÇÃO ESPECIAL ROBERTA SÁ – 21h20
  3. BLUES ETÍLICOS – 22h30

Oficinas em São Luís

As oficinas que ocorrem durante o mês do festival são sempre aguardadas pelos músicos entusiastas e pelo público geral. Este ano, as oficinas irão acontecer em dois momentos próximos. Em São Luís, serão ministradas três oficinas. A primeira começa a partir do dia 19 de agosto, no Convento das Mercês. As demais, irão ocorrer nos dias seguintes 20 e 21 de agosto.

Oficinas em São Luís – Público alvo: Alunos do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino.

Local: Convento das Mercês Horário: 14:00 as 16:30

Dia 19/08 – Oficina “Construção de instrumentos com material alternativo” com o Luthier Ricardo Passos

Dia 20/08 – Oficina “Música Eletrônica e Digital” com Lucas Neiva do grupo Movimento Cidade.

Dia 21/08 – Oficina “Ritmos Maranhenses” – com o Grupo Afrôs.

O Festival nas Rede

Tudo sobre o 11º Lençóis Jazz e Blues Festival está disponível no www.lencoisjazzeblues.com.br. Siga o festival no Twitter (@lencoisfestival), Instagram (@lencoisfestival) e curta nossa página no Facebook (LencoisJazzBluesFestival).

SERVIÇO:

11º Lençóis Jazz e Blues Festival

Data: Circuito São Luís – 16 e 17 de agosto (sexta-feira e sábado), a partir das 16h.

Local: Lagoa da Jansen, Renascença – São Luís.

DOAÇÃO DE SANGUE ITINERANTE CHEGA À SEDE DO HSLZ NESSA QUARTA E QUINTA (14 E 15.08) DAS 9H ÀS 17h

Agosto será o mês chave para a grande campanha de doação de sangue capitaneada pelo Grupo Mercúrio e suas diversas empresas da área de saúde.

Pelo quarto ano consecutivo o Grupo caiu em campo em prol do Hemomar, e a meta desse ano é ainda mais arrojada: Coletar mil bolsas de sangue até 31 de agosto. Nessa quarta e quinta – feiras (14 e 15.08) a ação acontecerá na sede do Hospital dos Servidores / HSLZ, onde acontecerá a coleta de sangue dos doadores ao longo do dia, das 9H às 17H. Além dos colaboradores do hospital, pessoas da comunidade também podem participar.

Vale lembrar que, podem doar sangue todas as pessoas saudáveis, com idade entre 16 e 69 anos e que pesem no mínimo 50Kg. Pessoas da comunidade também podem e devem se engajar nessa campanha, que tem percorrido de forma itinerante todas as empresas do Grupo Mercúrio com a unidade móvel do Hemomar, realizando as triagens, exames e coletas.

O Diretor do HSLZ e coordenador da campanha , Plínio Valério Tuzzolo lembra que cada doação pode salvar até 4 vidas! Ele estará à disposição para as entrevistas, assim como doadores e equipe do Hemomar. Essa campanha é muito importante para regular os estoques do banco de sangue que, com a chegada do final do ano, sempre acabam desfalcados.

Makarra faleceu na manhã de hoje vítima de AVC

Makarra ficou imortalizado com o Boi de Lagrimas

A música maranhense perdeu um dos seus grandes nomes. Faleceu na manhã desta quarta-feira (14) o cantor e compositor Raimundo João Pinheiro Júnior, mais conhecido como “Makarra”, aos 65 anos, que estava internado no Hospital Djalma Marques, o Socorrão I. Ele estava internador desde o dia 13 do mês passado após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele era divorciado e deixa dois filhos. O copo de Makarra será velado às 17 na Central de Velório da PAX, no Centro. O enterro acontecerá amanhã pela manhã, no Cemitério do Gavião, onde o cantor deve receber as últimas mensagens.

Makarra compositor de vários sucessos, entre eles o mais conhecido é Boi de Lágrimas, que gravado pelo Boi Barrica e diversos artistas maranhenses, como a cantora Alcione e Papete, já falecido. Foi vencedor de diversos festivais de música no Maranhão.

Um dos últimos trabalhos de Makarra foi a gravação do comercial do Grupo Mateus para o São João, do Maranhão.

O cantor foi fundador da extinta Teve Educativa (TVE), atualmente Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), como programador visual desde 25/06/1970, onde trabalhou até sofrer o AVC.

Nascido em 12/10/1953, Makarra, morou grande parte da vida na Madre Deus, mas era morador do bairro do Bequimão, onde tinha muitos amigos.

Na semana passada, um vídeo viralizou nas redes sociais após a denúncia, feita pelo vereador de São Luís, professor Sá Marques (PHS), sobre a falta de leitos UTI no Socorrão I. Na ocasião o vereador também tentou por meio da Justiça garantir o atendimento rápido ao poeta, mas o pedido foi negado. Ele também solicitou ao Governo do Estado, que é responsável pela internação de pacientes em leitos de UTI um posicionamento sobre o caso.

Após o fato vir à tona, a assessoria de comunicação da Secretaria de Estado da Saúde (SES), informou que as devidas providências já haviam sido tomadas para atender o paciente que foi internado na UTI Socorrão I.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima