A estagiaria de Serviço Social, Ingrid, e o coordenador geral, Marcelo Soares Costa, do Centro de Atenção Psicossocial Sobre Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) Estado e a Dona Rosemery, 79 anos, (mãe do dependente químico) conseguiram a internação de Ubirajara, 45 anos, após visita domiciliar bem cedo realizada em sua residência. Feito o trabalho de convencimento do mesmo da importância em realizar um tratamento e com isso transformamos o que seria uma internação involuntária em uma voluntária que terá más condições de ter resultados efetivos
A visita domiciliar é forma que o profissional de saúde tem de chegar até o paciente que não tem interesse em se tratar, para neste momento, usando abordagens técnicas, faça o convencimento é assim possamos evitar medidas mais duras nos casos necessários como a internação involuntária
“Hoje eu pessoalmente fui realizar uma medida de internação voluntária no bairro anjo da guarda, por solicitação de uma mãe q não aquenta mais sofrer com uso de drogas a mais há 30 anos. Graça de Deus conseguimos conquistar o desejo do paciente em aceitar o tratamento uma vez que o mesmo já se encontra com condições clínicas complicadas pelo uso de drogas a tanto tempo. Participaram desta intervenção o motorista da secretaria sr. Varão e a estudante de serviço social, desta forma vamos tentando devolver esperança a estas famílias. Este paciente tinha uma solicitação de internação compulsória e conseguimos reverter em voluntária o mesmo internou hoje com a gente”, disse o coordenador do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.
“Feito o trabalho de convencimento do mesmo da importância em realizar um tratamento e com isso transformamos o que seria uma internação involuntária em uma voluntária que terá más condições de ter resultados efetivos”, disse o coordenador do CAPS AD Estado, Marcelo Soares Costa.
O paciente resgatado já iniciou o começado o processo de desintoxicação na Unidade Acolhimento (UA) coordena por Daiane Oliveira.
O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O Caps AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feiras, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.