Lojas do Aeroporto de São Luís oferecem descontos durante a Semana dos Namorados

O Aeroporto Internacional de São Luís/ Marechal Hugo da Cunha Machado (MA) celebra o Dia dos Namorados (12/6) com descontos especiais para passageiros e usuários. Até a próxima sexta-feira (14/6), cinco estabelecimentos do terminal maranhense vão oferecer produtos com descontos entre 10% e 30% nos preços regulares. 

Entre as marcas participantes estão ChilliBeans, Top Acessórios, Gaya Café, Subway e Jow Jow Presentes. Os descontos durante a Semana dos Namorados serão divulgados nos avisos sonoros dos sistemas de som e em chamadas nos monitores de vídeo dos terminais.

LANÇAMENTO LITERÁRIO: EDIÇÃO ESPECIAL “OS TAMBORES DE SÃO LUÍS”

FOTO/DANIELLE VIEIRA: Com a nova edição em mãos de “Os Tambores de São Luís” Augusto Dantas, Presidente da Cemar, o escritor Wilson Marques, Joseane Sousa Gestora da Casa Josué Montello, José Jorge Soares, Dir. de Rel. Institucionais da Cemar com Jeane Pires do Mkt da Cemar.

Através da iniciativa da Casa do Autor Maranhense, e com patrocínio do Grupo Equatorial / CEMAR via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, o romance épico de Josué Montello “Os Tambores de São Luís” ( e que estava esgotado e fora de catálogo) acaba de ganhar uma edição especial.

Sob a coordenação editorial do escritor Wilson Marques e de Joseane Souza, gestora da Casa de Cultura Josué Montello ; agora a obra de Montello poderá chegar também às novas gerações de leitores.

O evento de lançamento acontece nessa quinta – feira (13.06) às 18H na Casa de Cultura José Montello na Rua das Hortas; e vai contar com palestra do professor e membro da Academia Maranhense de Letras José Neres; apresentação instrumental do trio The Soft Music da Escola de Música do MA, e abertura da mostra fotográfica “A São Luís de Josué Montello em Os Tambores de São Luís” assinada por Edgar Rocha.

TVN CONTRIBUI PARA COM A MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

Idosos e pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida agora contam com carros elétricos, para ajudar na locomoção pelo centro histórico. A TVN, operadora de internet fibra óptica, telefonia e TV a cabo é uma das empresas parceiras, que viabilizou a aquisição dos veículos.

A entrega oficial dos carros aconteceu na sede da Câmara Municipal de São Luís. Esses veículos, que contam com espaço para cadeirantes e acompanhantes, serão operados pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT).

VEM AÍ A FEIJOADA DO MA EM SÃO LUÍS 2019

O fotógrafo Valdez Maranhão, grande divulgador do nosso Estado em BH, e promotor da Feijoada do Maranhão com o presidente do Consórcio Multimarcas Fabiano Cazeca que vem de BH especialmente para o evento

Vem aí a V Feijoada de Minas no Maranhão em São Luís, promovida anualmente pelo fotógrafo radicado em Belo Horizonte, Valdez Maranhão. As camisetas de acesso ao evento serão comercializadas no Rio Poty Hotel, palco da festa.

Um dos mais tradicionais eventos do calendário gastronômico e cultural de Minas Gerais, a versão maranhense da  “Feijoada de Minas no Maranhão” será no próximo dia 22 de junho.

E como sempre acontece, um grupo de socialites e jornalistas mineiros deve desembarcar na capital maranhense, para prestigiar o evento e curtir também as festas juninas; nesse importante intercâmbio turístico entre mineiros e maranhenses orquestrado por Valdez Maranhão.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE COM TEATRO E CONSCIENTIZAÇÃO

FOTO – DANIELLE VIEIRA: José Mario Ribeiro, diretor de concessão da BRK Ambiental no Maranhão com as assessoras Amanda Cardoso e Juliana Vieira Motta, parceiros do SESI / SNAI / FIEMA e o ator Tedd Mac.

Mais de 200 pessoas, entre crianças, adultos e alunos da rede pública de escolas de Paço do Lumiar e São José de Ribamar foram impactadas com a ação educativa e de conscientização sobre a importância da preservação no Dia Mundial do Meio Ambiente.

O evento, promovido pela BRK Ambiental foi realizado no último dia 05 de junho. Na programação lúdica houve sorteios e atividades recreativas para as crianças, além de uma peça de teatro encenada pelo artista e humorista maranhense Tedd Mac.

Para os adultos teve a palestra educativa, Oficina de Reaproveitamento de Alimentos e um animado “aulão” de dança; realizados em parceria com o Sistema SESI / SENAI E FIEMA.

SET REAFIRMA QUE PROCESSO DE AUTOMAÇÃO DOS ÔNIBUS EM SÃO LUIS SEGUE A LEI

A matéria é de esfera trabalhista cumpre a Convenção Coletiva de Trabalho e a CLT; e não é regulamentada por leis municipais

Existe jurisprudência nacional do TST

O SET / Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de São Luís reafirmou em nota que há total legalidade no processo de automação de ônibus; que prevê a retirada de cobradores em algumas linhas e o motorista assumindo o recebimento de dinheiro nos ônibus, quando necessário.

O Pres. do SET. Gilson Neto esclarece que, diferente do que muitos estão se adiantando em afirmar sem veracidade, o processo de automação dos coletivos não descumpre a legislação; uma vez que essa questão é uma matéria estritamente de cunho trabalhista. E como tal, segue a jurisprudência nacional do TST, órgão máximo da Justiça do Trabalho no país, e que é Federal; além de respeitar também a CLT / Consolidação das Leis do Trabalho.

Ele lembra que todo o processo que está sendo realizado na capital maranhense segue a Convenção Coletiva do Trabalho vigente (em sua cláusula 14ª, parágrafo primeiro), firmada entre SET E STTREMA / Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários:

“Parágrafo Primeiro – Não se classifica como alteração de tarefas, desvio ou acúmulo de função a cobrança em moeda corrente, o controle ou a eventual venda a bordo, por parte do motorista ou do cobrador, dos cartões magnéticos de leitura óptica do Sistema de Bilhetagem Automática.”

Além desse embasamento na Norma Coletiva regente das relações trabalhistas dos rodoviários, o Tribunal Superior do Trabalho – guardião da última palavra em matéria de lei trabalhista no país – há tempos vem reconhecendo que o fato do motorista de ônibus cobrar e receber por passagens (atividades do cargo de cobrador) não configura desvio ou acúmulo de funções, em vista da plena compatibilidade das tarefas (AIRR-11723-26.2014.5.03.0031, 8a Turma, Relatora Ministra Dora Maria da Costa, DEJT 16/03/2018; RR-11652-48.2014.5.01.0041, 6a Turma, Relator Ministro Augusto César Leite de Carvalho, DEJT 23/03/2018; RR-263- 17.2014.5.12.0023, 5a Turma, Relator Ministro Guilherme Augusto Caputo Bastos, DEJT 18/08/2017).

“Toda e qualquer tentativa de desviar a discussão para uma esfera municipal ou estadual pode ser interpretada como inconstitucional, pois nossa própria Constituição da República de 1988 assegura que é de competência privativa da União legislar sobre assunto de direito trabalhista (art. 22, inciso I)”, esclareceu o Pres. do SET.

Ele lembrou ainda, que, é errado falar-se em demissão em massa de cobradores.

“As empresas de transporte atualmente não possuem lastro financeiro para promover um abrupto desligamento coletivo de todos os cobradores de ônibus, com o pagamento dos direitos rescisórios incidentes ao ato. E além disso, só foram retirados cerca de 6% dos cobradores, ou o equivalente a 100 profissionais das linhas alimentadoras; e que já circulavam sem pagamento de dinheiro em sua maioria. Os outros 80% dos cobradores estão mantidos no sistema de transporte coletivo da capital”, completou o Presidente do SET.

Ele disse também que, São Luís é uma das últimas capitais brasileiras a promover a retirada dos cobradores dos coletivos; modelo já amplamente utilizado em muitas outras cidades, e sempre cumprindo-se a lei:

“Temos o espelho de diversas cidades em que os ônibus rodam normalmente sem os cobradores, como Campinas (SP), Imperatriz (MA), Fortaleza (CE) só para citar algumas entre tantas”, disse Gilson Neto.

“Vale esclarecer que, a Lei Municipal que está sendo citada (Lei de N.3430 de 1996) tem 23 anos e está completamente defasada no que diz respeito à realidade do mercado de trabalho e na descrição do escopo de tarefas de motoristas e cobradores. Essa Lei foi concebida em uma época em que não existia a tecnologia, e na qual todo o processo de cobrança acontecia da forma não digital, com uso de dinheiro além de vale transporte e meia passagem ambos em papel. Nesse contexto, a figura do cobrador era essencial para o controle e cobrança dos passageiros nos ônibus. Mas hoje, com o modelo digital, não mais”, explicou ele.

Sobre a questão de segurança dos passageiros, ele garantiu que todos os motoristas estão sendo treinados pelas empresas para somente realizarem a cobrança de passageiros com o veículo estacionado, e nunca em movimento. Mas lembrou que, com o esforço que será feito pelo SET para aumentar o acesso e a venda aos usuários do cartão eletrônico em diversos pontos da cidade; essa questão de pagamento em dinheiro dentro dos ônibus tende a desaparecer por completo em pouco tempo, como é a realidade na capital cearense.

Vale lembrar que, o uso do cartão eletrônico só traz vantagens aos usuários de transportes, pois além de ser gratuito para tirar, ainda contempla o usuário com a possibilidade de integração temporal (uso de mais de um coletivo em sistema de integração mediante um único pagamento, algo que quem paga em dinheiro não ganha); elimina o problema da falta de troco além de oferecer mais segurança. Em caso de perda do cartão, todos os créditos já comprados podem ser resgatados.

Por fim, o SET reafirmou que, na condição representativa de porta-voz da categoria empresarial, mantém-se à disposição da sociedade para todo e qualquer diálogo que se mostre disposto a escutar, a debater e a tentar resolver os problemas que assolam ao setor de transporte na capital maranhense.

Banco do Nordeste premia MPEs maranhenses de sucesso

Nesta quinta-feira, 13, o Banco do Nordeste anuncia as três empresas maranhenses vencedoras do Prêmio Banco do Nordeste da Micro e Pequena Empresa 2019, nas categorias Comércio, Indústria e Serviços. Esta é a quinta edição da premiação, que reconhece e incentiva clientes que se destacaram e prosperaram em seus empreendimentos, a partir dos financiamentos do Banco. A solenidade será realizada na Associação Comercial do Maranhão (ACM), a partir das 18h.

A premiação estimula a boa gestão e investimentos dos recursos financiados, avaliando critérios como inovações empregadas no negócio, competitividade, adoção de práticas que visam à redução do impacto ambiental, número de empregos gerados e evolução das receitas após o financiamento. Na solenidade, ainda serão apresentadas as condições exclusivas ofertadas pelo BNB para MPEs e informações sobre a atuação da instituição em apoio ao segmento no Estado.

Em toda a área de atuação do Banco do Nordeste, centenas de clientes foram indicados pelas diversas agências do Banco. Ao todo, serão premiados 33 clientes, três por estado do Nordeste, além do norte de Minas Gerais e Espírito Santo. No Maranhão, estarão presentes na solenidade o diretor de Negócios do BNB, Antonio Rosendo Junior, o superintendente de Negócios e Varejo, Luiz Sérgio Farias, o superintendente estadual do Maranhão, Hailton Fortes, além de clientes, representantes da classe empresarial e imprensa.

SERVIÇO

Data/Horário: 13 de junho (quinta-feira), às 18h

Local: Auditório da Associação Comercial do Maranhão (ACM)

Endereço: Praça Benedito Leite, nº264, Centro – São Luís (MA)

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima