Projeto “CAPS AD nas escolas” visita a Escola de Tempo Integral Gonçalves Dias

O coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado, Marcelo Soares esteve hoje na abertura do projeto “Mais amor menos drogas” da Escola de Tempo Integral Gonçalves Dias em parceria com projeto “CAPS AD nas escolas”. A atividade faz parte de inúmeras aulas que serão dadas de maneira transversal as disciplinas estudadas em todo ano letivo, envolveremos diversos assuntos pertinentes à saúde mental ligada a está faixa etária de jovens, além de capacitar professores e pais para lidar com situações envolvendo esta problemática na escola e em casa.

“Este programa será ampliado para todas as escolas, de maneira q estes assuntos como: ansiedade, drogas, depressão, automutilação e outros estejam sempre sendo tratados de maneira preventiva na sala de aula”, disse o coordenador do CAPS AD Estado, Marcelo Soares.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Fluxo de passageiros cresce no Aeroporto de São Luís

A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional de São Luís/ Marechal Hugo da Cunha Machado (MA) superou expectativas e alcançou a melhor marca dos últimos dois anos no mês de abril. Com mais de 127 mil pessoas transportadas, aproximadamente 4.256 viajantes/dia, o volume é 15,3% maior que o aferido no mesmo período do ano passado; e 12% superior ao contabilizado em 2017, quando foram registradas 113 mil operações. 

A alta também pode ser percebida no fluxo computado no acumulado do ano. De janeiro a abril, foram mais de 532 mil embarques e desembarques realizados no terminal maranhense, o que representa um aumento de 5,6% em relação a 2018, e de 3,3% no comparativo com os quatro primeiros meses de 2017. 

Para a superintendente do Aeroporto de São Luís, Tayse Brandão, o incremento nas operações do terminal se deve à recuperação gradual da economia brasileira, à qualidade dos serviços prestados pelo terminal, e principalmente, ao trabalho conjunto com todo trade turístico em prol do fomento do turismo de lazer e de negócios no estado. “Esse êxito nos impulsiona a acreditar que fecharemos o exercício 2019 com um crescimento operacional em torno de 5% em relação ao ano anterior”, destacou.  

Localizado estrategicamente, entre as regiões Norte e Nordeste do País, o aeroporto da capital maranhense tem capacidade para receber até 5,1 milhões de viajantes.  Operam regularmente no terminal três companhias aéreas: Latam, Gol e Azul, com 24 voos diários, cujos principais destinos são Recife (PE), Imperatriz (MA), Guarulhos (SP), Belém (PA), Brasília (DF), Confins (MG), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). 

Rede Infraero  

Mais de 28 milhões de passageiros utilizaram os aeroportos administrados pela Infraero nos quatro primeiros meses do ano. O volume é 4% superior ao movimento registrado no mesmo período de 2018, que teve 27,5 milhões de embarques e desembarques realizados. 

Para garantir a fluidez nas operações, a Infraero realiza uma série de iniciativas em toda a Rede, como manutenções preventivas em equipamentos – esteiras de bagagens, elevadores e escadas rolantes, entre outros.  

Além disso, os “amarelinhos”, funcionários identificados pelo colete amarelo que estampa a frase “Posso Ajudar/May I Help You?”, estão de prontidão nos saguões e áreas públicas para tirar dúvidas sobre horários de voos, portões de embarque e fazer outros esclarecimentos. Nos balcões de informações da Infraero as equipes também estão preparadas para orientar os viajantes. 

Assessoria de Imprensa – Infraero 

Produtos agrícolas, culinária, arte e artesanato movimentam Feirinha São Luís, programa da gestão do prefeito Edivaldo

Polo de comercialização de alimentos oriundos da agricultura familiar, evento reúne todos os domingos, na Praça Benedito Leite, famílias de ludovicenses e turistas em visita à capital


Produtos agrícolas, culinária, arte e artesanato movimentam Feirinha São Luís, programa da gestão do prefeito Edivaldo

Diversidade de comidas e uma cultura rica podem ser encontrados na Feirinha São Luís, realizada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior, na Praça Benedito Leite, Centro, aos domingos, das 8h às 15h. O programa, que deu mais oportunidade para agricultores familiares comercializarem frutas, verduras, legumes e pratos típicos elaborados com aquilo que eles próprios cultivam, tem sido ponto de encontro de famílias ludovicenses e turistas que visitam São Luís. Neste domingo (19) não será diferente e a programação está voltada para a culinária, artesanato e valorização de artistas locais. A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa) é a responsável pela coordenação da Feirinha São Luís.

A programação cultural inicia às 9h com apresentação do tambor de crioula Milagre de São Benedito, seguida do grupo Capoeira Aruandê. O Trio Encaixotada pretende fazer todos dançarem ao som do forró pé de serra. A programação segue ainda com o grupo Lamparina e Ronald Pinheiro. “A gestão do prefeito Edivaldo tem trabalhado no sentido de levar à população um programa como a Feirinha São Luís que reúne, num mesmo espaço, coisas nossas como a música, gastronomia, cultura e ainda abre espaço para que nossos produtores rurais possam comercializar seus produtos. O melhor de tudo é ver que as famílias aprovaram e comparecem à Praça Benedito Leite todos os domingos”, ressaltou o titular da Semapa, Ivaldo Rodrigues.

Uma das agricultoras que vendem seus produtos na Feirinha é Conceição de Maria Santos, de 55 anos. Ela planta macaxeira e uma variedade de frutas em sua propriedade no bairro Mata e comercializa no evento. “Já provou massa d’água? Eu quem faço. Extraio a macaxeira, amasso, boto para secar até ficar no ponto e trago para cá. Com ela você pode fazer bolo ou a receita que quiser”, contou, animada, a produtor rural destacando que a massa faz sucesso na Feirinha.

Outro que não perde uma oportunidade de comercializar sua produção na Feirinha São Luís é o senhor Edson Sousa Santos. Ele produz e vende farinha de mandioca e concilia essa atividade com a profissão de motorista. Sem perder o pique, com sorriso no rosto é figura mais que certa nas manhãs de domingo da Ferinha São Luís. “Faço a produção de farinha entre outras coisas. Aqui é uma renda extra. Já estou há dois anos e compensa muito estar aqui. Além de trabalho, considero aqui uma diversão. Uma oportunidade de interagir, conhecer outras pessoas, principalmente de fora. Também é uma oportunidade de vender os nossos produtos e do turista saber o que o produtor de São Luís tem a oferecer. Algo que é da nossa terra”, comentou.

No último domingo (12), a programação foi toda voltada para as mães que puderam desfrutar de homenagens diversas. “Eu quis fazer um passeio diferente. Dia das Mães né? Nós já estávamos indo embora quando a banda começou a tocar e minha filha foi para frente do palco e se divertiu muito”, exclamou Suelene Dutra Mendes, mãe da pequena Sófia, de apenas cinco anos.

SUCESSO DO WORKSHOP “TUDO SOBRE CASAMENTO” NA COZINHA POTIGUAR

FOTOS / MARIA CLARA: O concorrido público que prestigiou o workshop na Cozinha Potiguar.

Foi um grande sucesso, e super concorrido, o workshop gratuito  “Organizando um Casamento: Do Bolo à Lista de Presentes”, com muitas dicas práticas do que fazer, como organizar e se planejar com economia para viver esse grande dia.

O curso foi ministrado pela economista e experiente confeiteira e consultora Rafaella Rocha (Liroch Doces) e pela cerimonialista Dani Vieira. Ambas são expert em casamento, e deram dicas importantes sobre tipos de doces e bolo; formato de cerimônias entre outros detalhes. Completando a programação, Rafael Maciel, do Marketing da Potiguar, explicou como montar uma Lista de Presentes e as boleiras Suelyane Martins e Tereza Pessoa deram uma completa consultoria sobre como escolher o estilo do bolo da boda.


BRK AMBIENTAL E SENAI FORMAM V TURMA DE ENCANADORES

FOTO – DANIELLE VIEIRA: O Prof. Raimundo Melo Rogério Garcêz (SENAI-MA) com o executivo da BRK Ambiental Adriano Pavezzi, o Diretor da BRK MA José Mário Ribeiro do Espírito Santo e a Ger. de Unidade do SENAI-MA Nádia Escorteganha

Para 25 moradores dos municípios de São José de Ribamar e Paço do Lumiar, o passaporte para um futuro mais digno e promissor foi entregue na forma de um certificado profissional com a chancela do SENAI -MA e da BRK Ambiental, parceiros na promoção da V Turma do Curso Técnico de Capacitação Profissional em Encanador.

O programa de qualificação profissionalizante, com 160h de carga horária, é uma iniciativa da BRK Ambiental que oferece a oportunidade de capacitação gratuitamente para moradores das duas cidades nas quais atua como concessionária de água e esgotamento sanitário. 
Na solenidade de formatura realizada na sede da BRK Ambiental essa semana o Diretor de Concessão da BRK Ambiental Maranhão, José Mário Ribeiro do Espírito Santo ressaltou que ficou impressionado com a grande procura da comunidade pelo curso e o bom desempenho dessa turma que chega ao mercado com alto nível de excelência, além do sentimento de missão social mais que cumprida pela concessionária.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima