CAPS AD Estado discute com a SEDUC politicas para o combate as drogas nas escolas do Estado

O coordenador do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado, Marcelo Soares esteve hoje na Secretaria de Educação do Governo do Estado do Maranhão (SEDUC) com responsável por projetos especiais, professor Ari, para discutir ações em saúde mental de maneira transversal para escolas do Estado. A intenção é trabalhar em conjunto com os pedagogos para que possam assumir dentro de suas disciplinas assuntos relacionados aos problemas de saúde mental contemporânea como ansiedade, depressão, abuso de drogas, automutilação, entre outras patologias.

“Este trabalho será efetuado pelo CAPS Ad estado em parceria com alunos de psicologia da Universidade Ceuma. Trabalhar a prevenção é o único caminho para conquistar resultados efetivos na luta contra as drogas”, finalizou o coordenador do CAPS AD, Marcelo Soares.

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Prefeitura de São Luís por desvios na verba de iluminação pública para a Feirinha

O vereador Estevão Aragão denunciou o desvio de verbas do FUMIP para a Feirinha São Luís

Os vereadores Estevão Aragão (PSDB) e Marcial Lima (PRTB) acusam o prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PDT) de utilizar, ilegalmente, recursos do Fundo Municipal de Iluminação Pública (FUMIP) para pagar brincadeiras e cachês artísticos na Feirinha São Luís, que acontece todos os domingos e é coordenada pelo secretário Ivaldo Rodrigues (Agricultura, Pesca e Abastecimento).


Para Estevão Aragão, trata-se de um crime de improbidade administrativa o que vem sendo cometido pela gestão do prefeito Edivaldo. “É inadmissível o que vem ocorrendo nessa administração, retirando dinheiro público que deveria estar sendo usado apenas para investimentos e melhorias na iluminação pública da cidade, que é paga por meio de contribuição dos cidadãos”, frisou o parlamentar.


Estevão Aragão é autor da Lei 6.525, que obriga a Companhia Energética do Maranhão (Cemar) a detalhar, na fatura de pagamento, os valores arrecadados com a Contribuição de Iluminação Pública (CIP) e repassados ao FUMIP, de forma clara e transparente. “A Lei tem o objetivo de informar aos cidadãos o valor do montante arrecadado pelo município de São Luís com esse tributo”, enfatizou.

Já o vereador Marcial Lima destaca que de forma indecente a gestão do prefeito Edivaldo vem se utilizando desse artifício para desviar dinheiro do FUMIP e pagar cachês artísticos da Feirinha São Luís, sem que haja uma represália do Ministério Público.
Segundo ele, essa é mais uma façanha da gestão municipal que precisa ser tomada uma providência urgente, para barrar o desvio de um recurso público que nada tem a ver com sua indevida destinação. Marcial também alertou que a verba do FUMIP tem de ser aplicada apenas na melhoria da qualidade da iluminação pública de São Luís.

Dos 603 apenados beneficiados com a “saidinha temporária” 29 não retornaram ao presídio

Apenados deixam o Presídio São Luís na manhã de hoje / Foto Biné Moraes

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) informa que dos 603 detentos beneficiados com a saída temporária do Dia das Mães, que efetivamente deixaram o sistema prisional, na manhã de quarta-feira (8), 574 retornaram às suas respectivas unidades prisionais. Portanto, 29 apenados não cumpriram o prazo de retorno estabelecido para 18h de terça-feira (14), determinado pelo juiz da 1ª Vara de Execuções Penais (VEP), Márcio Castro Brandão, que determina regressão de regime a quem descumpriu a medida.

Este ano,

Por esse motivo e pela forma com que a imprensa divulga surge o equívoco com a saída temporária. Por outro lado, a lei 7.210/84 (lei de Execuções Penais – LEP), em seus artigos 122 e seguintes, prevê o instituto da saída temporária, que em nada se confunde com o indulto natalino:

Art. 122. Os condenados que cumprem pena em regime semi-aberto poderão obter autorização para saída temporária do estabelecimento, sem vigilância direta, nos seguintes casos:

I – visita à família;

II – freqüência a curso supletivo profissionalizante, bem como de instrução do 2º grau ou superior, na Comarca do Juízo da Execução;

III – participação em atividades que concorram para o retorno ao convívio social.

Parágrafo único. A ausência de vigilância direta não impede a utilização de equipamento de monitoração eletrônica pelo condenado, quando assim determinar o juiz da execução.

Não bastasse, para sua concessão, o artigo 123, LEP, exige o cumprimento de três requisitos cumulativos: (i) comportamento adequado; (ii) cumprimento mínimo de 1/6 (um sexto) da pena, se o condenado for primário, e 1/4 (um quarto), se reincidente; (iii) compatibilidade do benefício com os objetivos da pena.

Fonte: Seap

CDL SÃO LUÍS PARTICIPA DO ENCONTRO REGIONAL FCDL-MA EM IMPERATRIZ

O assessor da CDL SLZ Antonio Froes, a Pres. da FCDL-MA Socorro Noronha e o Pres. da CDL SLZ Fábio Ribeiro, que estarão palestrando sobre temas relativos ao varejo no Encontro Regional FCDL-MA em Imperatriz (MA) dia 22.05.

EVENTO VOLTADO PARA EMPRESÁRIOS E LOJISTAS TERÁ DEBATES E PALESTRAS COM PROFISSIONAIS RENOMADOS   

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Maranhão / FCDL-MA realiza na próxima quarta-feira (22.05), à partir das 8h30, no Palácio do Comércio em Imperatriz, o Encontro Regional FCDL-MA, que vai reunir as Câmaras de Dirigentes Lojistas da região tocantina para o debate dos principais temas atuais do varejo.

O evento está sendo organizado pela FCDL-MA e CDL de Imperatriz, com a participação especial da CDL São Luís, que será uma das protagonistas do painel “Tendências do Varejo”, que vai abordar as novas práticas do setor, apresentadas pelas missões empresariais que foram à NRF (Nova Iorque) e a Paris e Londres. O presidente da CDL São Luís Fábio Ribeiro será um dos palestrantes, além da jornalista e sócia da Intermídia Comunicação Integrada, Adriana Vieira, vai palestrar sobre a “Evolução da Comunicação Empresarial”.

A programa conta ainda com palestras do CEO da Black Swam, João Silva, sobre “Varejo no Mundo Digital”; do advogado José Caldas Góis Júnior, sobre “Proteção e Segurança de Dados”; e do consultor empresarial Fred Rocha com o tema “Varejo: É Hora de Renovar pra não Fechar”.

O presidente da CDL São Luís, Fábio Ribeiro, diz que a proposta é motivar o empreendedor da região tocantina a entender o momento atual do varejo. “Estamos vivendo uma era de grandes transformações ditadas pela tecnologia, e o empresário precisa conhecer o que está sendo feito para atender às demandas do mercado”, afirma Ribeiro.

De acordo com a presidente da FCDL-MA, Socorro Noronha, o Encontro Regional vai fortalecer as lideranças: “As CDLs mobilizaram seus associados para esse momento de troca de experiências e conhecimentos, porque a integração é fundamental para avançarmos na representatividade lojista”, declara ela.

O SEBRAE-MA é um parceiro do evento, e vai participar da programação técnica com a consultora Luciana Barreto, na palestra “A Transformação Começa por Você”. Os ingressos para o evento podem ser comprados na CDL Imperatriz ou pela plataforma digital Sympla.

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima