Tese sobre metodologias ativas propões ensino diferenciado de História
A conceituada universidade PUC / Pontífica Universidade Católica de São Paulo acaba de conceder o título de Doutora em Psicologia da Educação à educadora maranhense Elizabeth Rodrigues; que foi aprovada com louvor essa semana, pela defesa da tese “Sala de aula invertida integrada à aprendizagem por pares: metodologias ativas comparadas à classe tradicional no ensino de História”, sob a orientação da Profa. Dra. Maria Regina Maluf.
A pesquisa de Elizabeth Rodrigues investigou a repercussão da metodologia ativa sala de aula invertida (flipped classroom), criada pelos professores norte-americanos Bergmann e Sams, integrada à outra metodologia ativa, a aprendizagem por pares (peer instruction), desenvolvida pelo professor de Harvard, Eric Mazur. Nessa tese, Elizabeth comparou aulas em classe invertida às aulas em classe tradicional, no ensino de História, junto a duas turmas de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, nas quais ela funcionou também como professora.
Como resultado, o estudo mostra que a inversão no modelo de sala de aula associada à aprendizagem por pares, comparada à sala tradicional, reúne condições mais favoráveis para desencadear atitudes de autonomia, protagonismo e incremento significativo no fator motivacional dos alunos no curso do próprio processo de aprendizagem.
Em tempos de forte disrupção e ante a necessidade de novos modelos educacionais mais eficientes; eis que a tese da Diretora do Grupo Dom Bosco Elizabeth Rodrigues vem dar uma grande contribuição no processo educacional brasileiro. E mais, ela demonstrou, na prática, o quanto valoriza o conceito de lifelong education, ou seja, a educação contínua ao longo da vida.
E por falar em processo educacional, a nova Doutora Elizabeth Rodrigues emocionou a todos da banca examinadora, amigos e familiares presentes à defesa da tese, quando dedicou todo o seu trabalho, assim como sua paixão pela educação, àquela que é seu maior e melhor modelo de educadora vanguardista, de mulher e de profissional; que é sua mãe e fundadora do Grupo Dom Bosco Maria Izabel Pereira Rodrigues:
“Ela é a maior inspiração da minha vida. Não só minha, mas também de inúmeras gerações em nosso Estado. Seu nome será sempre lembrado quando, no Maranhão, alguém se reportar à causa da educação”, ressaltou Elizabeth Rodrigues ao falar da educadora e conselheira fundadora do primeiro Conselho de Educação do Maranhão.