FOTO – DIVULGAÇÃO: A cantora Milla Camões é a atração musical do almoço de páscoa da Villa do Vinho Bistrô, nesse domingo (21.04).
Para quem quiser celebrar o Domingo de Páscoa (21.04) de forma bem especial, com o melhor da música e da gastronomia, todos os caminhos levam à Villa do Vinho Bistrô, com destaque para opções de peixes e frutos do mar, além de outras delícias.
Detalhe: A grande atração do almoço de páscoa da Villa é a cantora Milla Camões, com seu repertório elegante e voz afinada, acompanhada de Jeff Soares. E sem cobrança de couvert artístico. O restaurante Villa do Vinho Bistrô oferece ambiente aconchegante e climatizado, na Av. Mário Andreazza, no Andreazza Center, na Cohama. Quem quiser, pode fazer reserva pelo fone (98) 31814908.
FOTO – DIVULGAÇÃO: O escritor e cartunista Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, é protagonista de elogiado documentário inédito que os assinantes da TVN podem conferir no canal National Geographic (NatGeo).
Os assinantes da TVN já podem conferir no canal National Geographic (NatGeo) um episódio especial da produção original “Bios. Vidas que Marcaram a Sua”, que vai abordar a vida e trajetória de sucesso de Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica.
Apresentado por Fabio Porchat o documentário aborda a vida e trajetória de sucesso de Maurício de Sousa mostrando passagens de sua vida pessoal desconhecidas do público. O especial de uma hora e meia têm histórias contadas pelo próprio Maurício, seus amigos próximos e sua família, que participaram da produção. É o caso de seus filhos Mônica, Magali, Mariângela, Maurício, Marcelo. Participam também a prima Terezinha e seu amigo Luiz Carlos da Cruz – que inspirou a criação do Cebolinha. Ainda têm Sergio Graciano – arte-finalista que trabalhou mais de 50 anos com Maurício –, e celebridades como Xuxa e o próprio Porchat.
Esta será a primeira biografia documental do criador da Turma da Mônica. Ele inclusive mostra a casa de sua infância em Mogi das Cruzes (SP), além de passar por seus estúdios e pelo atual Parque da Mônica. A produção também vai às redações de jornais paulistanos, como a Folha de São Paulo. Essa jornada também mostra os primeiros quadrinhos publicados de Maurício.
Agora o bairro e entorno passam a contar com três equipamentos do tipo, sendo um no Jardim América, outro na Unidade 101 e o mais recente na Unidade 103; Ecopontos integram a política de gestão de resíduos sólidos implantada pelo prefeito Edivaldo
Prefeitura de São Luís investe em mais um Ecoponto para a população da Cidade Operária
Em maio deste ano, a política dos Ecopontos completa três anos de implantação. Dando seguimento à ampliação deste trabalho, a Prefeitura de São Luís entregou o Ecoponto Cidade Operária – Unidade 205. O equipamento começou a funcionar esta semana e já está em pleno uso pelos moradores do entorno. Este é o 12ª equipamento do tipo a entrar em funcionamento em São Luís. Os Ecopontos fazem parte da macropolítica de gestão de resíduos sólidos implantada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior e já garantiram o encaminhamento de mais de 23 mil toneladas de resíduos para a reciclagem. Os equipamentos, implantados em pontos estratégicos da cidade, beneficiam toda a população da capital e mais diretamente aqueles que moram nos bairros onde os Ecopontos estão instalados ou no entorno.
A região da Cidade Operária já conta com dois Ecopontos em operação. O Ecoponto Jardim América funciona desde março de 2017 e o Ecoponto Cidade Operária – Unidade 101 foi entregue em dezembro de 2017. O terceiro equipamento fica localizado na Avenida Leste 103, próximo à Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Mata Roma. A região recebeu mais um Ecoponto por ser uma área populosa.
A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destaca que a entrega do novo Ecoponto no bairro Cidade Operária faz parte das ações de fortalecimento das políticas públicas de limpeza urbana na região e segue orientação do prefeito Edivaldo. “Estamos entregando mais um Ecoponto na Cidade Operária e em maio iniciaremos uma grande ação de limpeza em diversos bairros de toda a região. A entrega dos Ecopontos somada às nossas operações diárias e às ações de limpeza urbana terão como resultado uma população mais consciente e bairros mais limpos”, destaca.
O Ecoponto foi construído em um terreno onde costumeiramente era feito o descarte irregular de resíduos no bairro. Para controlar o acúmulo de lixo a Prefeitura de São Luís, por meio do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, realizava ações de remoção manual e mecanizada pelo menos duas vezes por semana no local.
Na próxima semana também serão realizadas ações de educação ambiental da campanha Cidadão Limpeza Cidade Beleza no equipamento para informar à população sobre o uso correto do Ecoponto e como deve ser feito o manejo ambientalmente adequado dos resíduos sólidos domiciliares.
APROVAÇÃO DA COMUNIDADE
O Ecoponto Cidade Operária – Unidade 205 foi aberto para uso pela população no início desta semana e já foi aprovado pelos usuários. O morador Francisco Vieira disse que achou ótima a instalação do Ecoponto, pois assim os moradores podem descartar corretamente os materiais que podem ser reaproveitados. “Para mim é gratificante usar o Ecoponto e saber que o material que eu descartei servirá como fonte de renda para outras famílias. Estava na expectativa para que ele fosse inaugurado. Serei um usuário constante”, afirmou.
Já Bruna Lima disse que a instalação do Ecoponto é muito importante, pois assim eles têm um local específico para fazer os descartes dos resíduos que o serviço de coleta domiciliar não recolhe. “Agora é só a população deixar de jogar lixo em qualquer lugar, pois no período das chuvas esse lixo será responsável por alagamentos, e depois não adianta querer culpar a Prefeitura porque o caminhão da coleta passa regularmente e já temos dois Ecopontos no bairro”, disse.
CARROCEIROS CONSCIENTES
Quem também já está utilizando o novo Ecoponto da Cidade Operária são os carroceiros do entorno. Francisco das Chagas disse que gostou o Ecoponto Cidade Operária – Unidade 205 vai facilitar muito o trabalho dele. “Os moradores da área onde fica o Ecoponto sempre me contratam para jogar fora entulho e outros materiais que eles têm em casa. Agora eu tenho um lugar específico para descartar sem prejudicar a cidade”, disse.
Evaldo Costa disse que sempre teve consciência de que descartava de forma irregular o resíduo que transportava, mas agora irá mudar sua postura. “A gente precisa trabalhar para sustentar à família e, às vezes, só tínhamos locais impróprios para descartar o lixo. Agora com o Ecoponto eu não vou mais fazer isso e ainda vou incentivar meus colegas a usar também”, contou.
INCENTIVO À RECICLAGEM
Implantados desde 2016, os Ecopontos são uma política importante da gestão de resíduos sólidos em São Luís porque integram diversas ações. A principal delas é garantir à população um espaço adequado para a destinação ambientalmente adequada de todos os resíduos que podem ser reciclados ou reutilizados, incentivando a reciclagem e atitudes sustentáveis.
Por meio dos Ecopontos, São Luís faz parte do grupo de 7% das cidades brasileiras que têm políticas efetivas de encaminhamento para a reciclagem dos resíduos gerados pela população. Em cerca de três anos mais de 23 mil toneladas de resíduos sólidos já foram entregues voluntariamente pela população nos Ecopontos de São Luís.
SAIBA MAIS Que materiais são recebidos no Ecoponto? ELETRÔNICOS: televisão, monitores, celular, impressoras, mouses, teclados, etc – até três unidades ENTULHO: resíduos de construção civil, como tijolos, telhas, gessos etc – até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros) MADEIRAS: até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros) ÓLEO DE COZINHA: até 5 litros PNEUS: até 4 unidades PODAS DE ÁRVORE E RESTO DE CAPINA: até 2m³ (volume de uma caixa d’água de 2 mil litros) RECICLÁVEIS: plástico, papel, isopor, metais, vidros, etc (até 300 litros – 3 sacos grandes) VOLUMOSOS: móveis, sofás, colchão etc (até dois volumes)
Que materiais os Ecopontos não recebem? Lixo doméstico Animais mortos Resíduos hospitalares Resíduos perigosos/contaminados: pilhas, baterias, lâmpadas, cartuchos/tonner etc
Qual o horário de funcionamento do Ecoponto? Segunda-feira à Sábado, das 7h às 19h
Informações: Central de Atendimento do Comitê Gestor de Limpeza Urbana: 0800 098 1636.
Grupo promove diálogo direto com a população, realizando oficinas de mediação cultural, interpretação teatral, teatro do oprimido e intercâmbio artístico
Com o intuito de quebrar tabus e fazer o jovem entender seu lugar no mundo, o grupo Anthropos chega a São Luís com o espetáculo “Despertar da primavera” nos próximos dias 25 e 26 de abril, no Teatro Arthur Azevedo. Além de conferir o espetáculo, o público poderá viver experiências diferenciadas junto ao grupo, isso porque além do espetáculo eles irão promover oficinas de mediação cultural, interpretação teatral, teatro do oprimido e intercâmbio artístico. O grupo vem com a proposta de através de discussões orientadas, exercícios e análise dos textos fazer com que haja o desenvolvimento na compreensão da relação entre cultura e desenvolvimento e também a percepção artística para a relação público e obra de arte.
Vale ressaltar que a apresentação conta a trajetória e as contradições de um grupo de adolescentes que, através da remontagem de clássicos da dramaturgia mundial, se descobrem e reconhecem seus lugares na sociedade contemporânea. As apresentações contarão com recursos de acessibilidade de audiodescrição e intérprete de LIBRAS.
O espetáculo integra o Programa Petrobras Distribuidora de Cultura, uma seleção pública que tem como objetivo contemplar projetos de circulação de espetáculos teatrais não inéditos, em parceria do Ministério da Cultura. No último edital foram investidos R$ 15 milhões. Ao todo, foram escolhidos 57 espetáculos, representantes de todas as regiões do País, com apresentações em todos os estados. É assim que uma Companhia de Artes goiana, chega ao nordeste brasileiro.
Abaixo você confere toda a programação de apresentações e oficinas:
Despertar da Primavera – Apresentações
25/04 às 15h e às 20h – entrada franca
26/04 às 20h – R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Local: Teatro Arthur Azevedo
Classificação Indicativa: 12 anos
Vivência – Interpretação Teatral
Dias: 22/04
Horário: 14h às 18h
Local: Sala de Jogos – Centro de Ciências humanas CCH – UFMA
Orientadores: Arilton Lopes,
Número de vagas: 20
Carga horária: 4h
Público alvo: artistas
Vivência – Teatro do Oprimido
Dias: 22/04
Horário: 14h às 18h
Local: Teatro de Bolso do Centro de Ciências humanas CCH – UFMA
Orientadores: Robson Parente
Número de vagas: 20
Carga horária: 4 h
Público alvo: adolescentes.
Oficina – Mediação cultural para o Teatro
Dias: 22, 23 e 24/04
Horário: 19h às 22h
Local: Sala de Multimídias do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.
FOTO – DIVULGAÇÃO: Rafael Salomoni Maciel (Marketing) e o Gerente de Camas e Colchões Potiguar Rafael Ramos Vieira, que convidam para o super Festival de Colchões Potiguar; com muitas ofertas em todas as lojas até 30.04.
Dormir bem é acima de tudo uma questão de saúde e a escolha do tipo certo de colchão pode evitar futuros problemas e coluna entre outras questões que vão impactar diretamente na qualidade de vida e produtividade das pessoas. Entre outras doenças causadas por um mau somo estão dores no corpo e coluna, distúrbio de sono, doenças cardiovasculares e crises de ansiedade, entre outros males.
E o que poucos sabem é que existem diferentes tipos de colchões e especificidades como densidade e peso que devem ser observadas na hora da compra. Além de fornecer toda a orientação necessária sobre como escolher um bom colchão, o Grupo Potiguar está com o seu Festival de Colchões, com ofertas inéditas e especiais em diversos tipos e tamanhos de colchões, e acessórios como capas protetoras e travesseiros a preços de sonho. Vale a pena visitar a sessão de colchões das lojas Potiguar e garantir saúde e qualidade de vida.
No próximo dia 24 de abril, em Fortuna-MA, Embrapa Cocais, FAEMA, SENAR, IFMA, SEBRAE, CNA e Prefeitura e Sindicatos de Fortuna irão realizar Dia de Campo para difundir a experiência de diferentes forrageiras com potencial para produção de forragens em áreas com precipitação pluviométrica reduzida e que podem ser utilizadas como alimento para os rebanhos bovinos, ovinos e caprinos. O evento será às 8h na Fazenda Baixa das Coivaras. O público-alvo do evento é composto por técnicos, pecuaristas, produtores e estudantes.
Os temas do dia de campo serão abordados em quatro estações: Estação 1 – Projeto “Forrageiras para o Semiárido – Pecuária sustentável”, Estação 2 – “Gramíneas perenes e anuais”, Estação 3 -“Cactáceas e árvores”, Estação 4 – “Programa ABC Cerrado no Maranhão”.
Para o pesquisador da Embrapa Cocais, Joaquim Bezerra, a redução da precipitação pluviométrica que vem se acentuando ano a ano no Semiárido, bem como a má distribuição das chuvas são os dois principais limitantes para a produção agropecuária na região. “A estacionalidade de produção de forragens causa limitações de competitividade na atividade. O uso de plantas forrageiras mais tolerantes a baixos índices de pluviosidade, associado ao uso de tecnologias, podem contribuir para viabilizar a pecuária nesses locais”, adianta informações sobre Projeto “Forrageiras para o Semiárido – Pecuária sustentável”.
Para avaliar forrageiras mais adaptadas a essas condições climáticas, coletar dados de várias regiões do Semiárido e repassar posteriormente essas informações aos produtores, foram implantadas uma Unidade de Referência Tecnológica – URT em 13 municípios representativos da região Semiárida, áridaSemiárida, sendo que cada estado da região foi contemplando com pelo menos uma URT, além do norte de Minas Gerais que também apresenta características edafoclimáticas de semiárido. “Mais de 20 plantas forrageiras são testadas nas 13 URTs, entre gramíneas perenes e anuais, variedades de cactáceas e de plantas lenhosas. A expectativa é recomendar, ao final do projeto, as forrageiras mais produtivas e adaptadas que se destacaram na fase de avaliação em campo para manejo solteiro e consorciado”, diz o pesquisador.
Na URT de Fortuna, onde será realizado do Dia de Campo, estão sendo avaliadas 18 diferentes forrageiras em sistemas solteiro e consorciadas: Cactáceas (Orelha de Elefante Mexicana, Ipa Sertânia, Miúda e Gigante); Gramíneas Perenes (Panicuns – Massai e Tamani, Braquiárias (Uruchloa) – Piatã e Paiaguás, Capim Búfel Áridus e Capim Corrente); Gramíneas Anuais (Milho – BRS 2020 e dow 2b655 hx, Milheto BRS 1501 e IPA BULK), e Sorgo (Ponta Negra e BRS 655).
O projeto já tem o resultado das avaliações feitas a campo no primeiro ano. Esses resultados mostram-se promissores para algumas das forrageiras avaliadas e serão disponibilizados ao público alvo por meio de um boletim informativo que será entregue aos participantes durante o evento.
Café da manhã realizado nesta quinta (18), reuniu atendidos das unidades de acolhimento institucional, Abrigo Institucional para Pessoas em Situação de Rua e Casa de Acolhida Temporária; ação integra a Política de Assistência Social colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo
Prefeitura de São Luís promove celebração de Páscoa para assistidos nas unidades de acolhimento do município
O espírito da Páscoa invadiu a Casa de Acolhida Temporária (CAT) na manhã desta quinta-feira (18), durante o café especial ofertado para 34 acolhidos pela Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas). Estavam presentes os atendidos das unidades de acolhimento institucional, Abrigo Institucional para Pessoas em Situação de Rua e CAT. A celebração trouxe à tona as emoções e o sentimento de espiritualidade dos participantes. A ação integra a política da Assistência Social implantada pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior.
O secretário adjunto de Proteção Social da Semcas, Rodrigo Desterro, reforça que momentos como esse são ações rotineiras da secretaria, para oportunizar e promover a integração entre os acolhidos. “Mesmo que suas estadias sejam passageiras, é nosso papel contribuir para a superação da situação vivenciada e a possibilidade do resgate dos vínculos familiares. As pessoas precisam ser respeitadas e tratadas com dignidade na situação em que se encontram”, destacou o secretário.
O evento envolveu os acolhidos por meio de depoimentos e reflexões sobre o significado da Páscoa, momento esse que possibilitou a integração e convivência entre os beneficiários. O café é um momento de resgate dos valores familiares e fortalecimento de vínculos, onde datas comemorativas como esta, sejam vivenciadas por todos sem nenhuma distinção.
Cássia Teixeira, 49 anos, está acolhida no CAT desde o dia 8 de abril de 2019, oriunda do município de Presidente Dutra. Veio em busca de consulta neurológica para o seu filho, uma vez que seu município não fornece a especialização. “Estive aqui em São Luís em fevereiro e fiquei na rodoviária, onde fui encaminhada para o Centro Pop do Centro e lá eles me enviaram para cá. Eu estou gostando muito, os acolhidos daqui tem tudo. Toda a equipe é muito atenciosa e dedicada, eu só tenho a agradecer. Volto para a minha cidade com excelentes referências desse lugar”, agradece Cássia Teixeira.
ACOLHIMENTO
Entre acolhimento Institucional e Familiar estão disponibilizadas 370 vagas. A Secretaria possui 12 unidades de acolhimento institucional entre execução direta e indireta, sendo esta última em convênio com duas instituições para atendimento de crianças, adolescentes e adultos, são elas: Grupo Solidariedade é Vida e Servos da Divina Providência\Lar Calábria.
O Serviço de Acolhimento atende pessoas que se encontram afastadas dos seus familiares e tem como objetivo proporcionar acolhimento temporário, garantindo cuidados, alimentação, vestuário e acompanhamento psicossocial até que seja possível localizar a família, restabelecer os vínculos com os familiares ou até quando estiverem garantidas a autonomia e a proteção.
Natë Club promove balada beneficente em prol da Casa da Criança
No próximo sábado (20), a Natë Club vai fazer você viajar no tempo, com a festa Disco Década, os grandes sucessos dos anos 60, 70, 80, 90 e atualidades. A noite será comandada por 11 DJs, que farão todos viajarem no tempo.
O Club, que já é queridinho dos baladeiros ludovicenses, fica localizado no Centro Histórico de São Luís (Rua da Palma, n° 124), e tem tudo a ver com essa viagem no tempo. Quem não lembra dos grandes sucessos do Cazuza como Exagerado, Ideologia, Bete balanço, entre outros. No repertório dos comandantes desta noite que promete ser bastante animada, além de Cazuza, não devem ficar de fora como Madonna, Michael Jackson, U2 e tantos outros que marcaram vidas.
Solidariedade
Os amigos que forem curtir essa verdadeira viagem no tempo ainda vão ajudar as crianças da Instituição Casa da Criança, já que a balada é beneficente e a entrada será apenas 1kg de alimento não-perecível.
A Semana Santa chegou! E durante o feriadão da Páscoa, alguns serviços públicos, além dos bancos, shoppings e supermercados terão seus horários de funcionamento alterados. Pensando nisso, a Cemar preparou um atendimento especial durante o feriado, para que você e sua família possam aproveitar com tranquilidade e comodidade.
Durante o feriadão que inicia com a sexta-feira Santa (19), a Central de Atendimento da Cemar estará funcionando 24 horas por dia, pelo número 116 com ligação gratuita. Tanto as agências de atendimento presenciais como os postos de coletas seletiva Ecocemar, não funcionarão a partir da sexta-feira Santa (19) e nem no sábado (20), em todo o Estado, retornando as atividades normais na segunda-feira (22). Por isso, aproveite o feriado para fazer coleta e guarde seus resíduos para gerar desconto na fatura de energia pelo projeto.
Todos os canais de atendimento foram pensados em facilitar a vida dos consumidores de energia elétrica para que tenham mais comodidade e satisfação quando precisarem dos serviços da Cemar. Nesse feriadão, quem precisar de atendimento, além da Central de Atendimento 116, podem buscar atendimento pelo Chat de atendimento no sitewww.cemar116.com.br.
FOTO – DIVULGAÇÃO: O cantor Mário Fernando é a atração musical do jantar da Villa do Vinho Bistrô, nesse Sábado de Aleluia (20.04)
Para quem vai ficar na Ilha nesse feriado da Semana Santa, a dica é apreciar em família ou amigos a boa gastronomia da Villa do Vinho Bistrô, com destaque para delícias opções de peixes e frutos do mar, além de outras delícias.
E para brindar os clientes que forem ao seu restaurante nesse feriado, Werther Bandeira já confirmou a programação musical que vai rolar por lá. Nessa sexta (19.04) a casa abrirá para almoço e no jantar tem música ao vivo com a dupla Katiana Duarte e Murilo Cardoso. Já no sábado (20.04), além do almoço tem jantar com show de Mário Fernando e seu repertório de hits nacionais e internacionais para celebrar o Sábado de Aleluia em grande estilo. E o melhor, sem cobrança de couvert artístico.
E no almoço de páscoa do domingo (21.04), muitas delícias para reunir a família em torno da boa mesa. O restaurante Villa do Vinho Bistrô oferece ambiente aconchegante e climatizado, na Av. Mário Andreazza, no Andreazza Center, na Cohama. Quem quiser, pode fazer reserva pelo fone (98) 31814908.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…