O SENAC oferecerá curso profissionalizante de produção de pizzas para pacientes do CAPS AD Estado

O coordenador do CAPS AD Estado, Marcelo Costa, disse que o curso profissionalizante de fabricação de pizza terá início em maio

Graças a parceria entre o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estado da Secretaria de Estado da Saúde com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), o principal agente de educação profissional voltado para o Comércio de Bens, Serviços e Turismo do País, terá início em maio do curso profissionalizante de produção de pizzas oferecido pelo SENAC para 25 usuários em tratamento para dependência química no CAPS ad Estado e na Unidade de Acolhimento (UA) Estadual.

A renovação da parceira foi assinada pela gerente de Cursos do SENAC, Maria de Jesus, o coordenador do CAPS AD Estado, Marcelo Costa, e o delegado da Polícia Cível Joviano Furtado. “Com muito prazer q comunico o, com isso estamos contribuindo para ressocialização e inclusão do dependente químico no mercado de trabalho. Este é o oitavo curso em 4 anos desta grande parceria, mais de 300 pessoas neste período já capacitadas profissionalmente”, disse Marcelo Costa

“Nisso que eu acredito como terapeuta, especialista em saúde mental e gestor, que os serviços de saúde mental público com articulação com outras organizações que já funcionam dando estrutura e apoio para melhorar a sua finalidade que é enfrentar as Drogas”, comentou Marcelo Costa.

SENAC capacitará 25 usuários em tratamento para dependência química no CAPS ad Estado e na Unidade de Acolhimento (UA) Estadual

O CAPS AD é destinado ao atendimento diário, com assistência clínica, acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema Único de Saúde.

Dentre os serviços disponibilizados, estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento diário deste quantitativo, explicou.

O CAPS AD está situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo demanda espontânea.

Aeroporto Internacional de São Luís tem alta de 11,7% no fluxo de viajantes durante Páscoa

O Aeroporto Internacional de São Luís/ Marechal Hugo da Cunha Machado (MA) deve receber cerca de 21 mil passageiros durante feriado de Páscoa, entre 18 e 22/4. O número é 11,75% maior que o registrado no feriado do ano passado, entre os dias 29/3/18 a 2/4/18, quando o aeroporto maranhense recebeu 18.809 passageiros. No período, também são esperados 175 pousos e decolagens, 0,8% a mais que as 162 operações registradas na Páscoa de 2018.  

O levantamento leva em conta a oferta de assentos das empresas aéreas para o período. Para garantir a fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária durante o feriadão, uma série de ações foram adotadas para atender ao aumento do fluxo de passageiros e manter o conforto e a segurança dos usuários. Equipes de segurança, operações e de manutenção foram reforçadas por meio de remanejamento das escalas de trabalho; os “amarelinhos”, funcionários de colete amarelo da Infraero com a frase “Posso Ajudar/May I Help You?” e a equipe do Balcão de Informações também estarão preparados para tirar dúvidas e orientar os viajantes. 

O aeroporto da capital maranhense está localizado em uma região estratégica do estado, entre as regiões Norte e Nordeste do Brasil. Em 2018, mais de 1,58 milhão de passageiros transitaram pelo terminal, que tem capacidade para receber até 5,1 milhões de viajantes.  

Operam regularmente no terminal três companhias aéreas: Latam, Gol e Azul, com 24 voos diários, cujos principais destinos são Recife (PE), Imperatriz (MA), Guarulhos (SP), Belém (PA), Brasília (DF), Confins (MG), Fortaleza (CE) e Rio de Janeiro (RJ). 

Rede Infraero 

Nos demais aeroportos da Infraero com voos comerciais regulares, a estimativa também é de crescimento neste feriado de Páscoa. Entre os dias 18 e 22/4, os 46 terminais da Rede devem receber 1,05 milhão de passageiros. A alta registrada é 2% superior à movimentação registrada em 2018, quando 1,03 milhão de viajantes foram transportados no período de 29/3 a 2/4. Já o fluxo de aeronaves deve ser de aproximadamente 8,8 mil pousos e decolagens. Os dias de maior movimento serão quinta-feira (18/4), com 264.359 passageiros, e a segunda-feira (22/4), quando são esperados 240.298 viajantes. 

Guia do Passageiro 

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia área, podem ser conferidas no Guia do Passageiro. O material também traz explicações sobre o funcionamento do setor aéreo e dicas, como peso e devolução de bagagem, transporte de animais e produtos de origem animal e vegetal trazidos do exterior. O guia pode ser lido clicando aqui

Projeto Social Fórum Jaracaty conquista oito medalhas em Brasileiro de Judô realizado em São Luís.

SÃO LUÍS – O fim de semana foi de conquistas para o judô do Projeto Social Fórum Jaracaty. A equipe garantiu oito medalhas no Campeonato Brasileiro de Judô (Região I) realizado pela Confederação Brasileira de Judô em parceria com a Federação Maranhense e que reuniu mais de 480 atletas de seis estados do norte e nordeste (Maranhão, Amapá, Piauí, Pará, Amazonas, Roraima) nas categorias sub-13 (11 e 12 anos), sub-15 (13 e 14 anos), sub-18 (15 a 17 anos), sub-21 (18 a 20 anos) e  Sênior (acima de 21 anos).

Motivados com a competição, os judocas fizeram bonito nos tatames, conquistando medalhas e cinco vagas na disputa para o campeonato brasileiro nacional deste ano. Destaque para o atleta Pablo Moraes campeão na classe Sub – 18 (-73kgs), seguindo das medalhas de prata dos atletas Marlon Vieira Sub – 13 (-38kgs), Gustavo Oliveira Sub – 13 (-34kgs), Jardiene Correa Sá Sub– 13 (+60kgs) e Maria Luiza Birino Sub-15 superpesado (+73kgs) que se classificaram para o brasileiro nacional com primeira disputa no mês de junho, na Bahia. Subiram ao pódio também com o bronze os atletas Levi Diniz Sub-13 (-38kgs), Nassary Sousa Sub-13 (-42kgs) e José Manoel Silva Sub – 15 (-40kgs).

Criado em 2009 como ferramenta de inclusão social através do esporte, o Projeto Social Ações Esportivas Fórum Jaracaty, visa a melhoria da qualidade de vida para crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade, residentes do bairro Vila Jaracaty e regiões vizinhas, proporcionando-os oportunidades que antes não faziam parte de seu cotidiano.

A atleta Maria Luiza Birino que garantiu a prata no sub – 15 (superpesado) ver o projeto como oportunidade de mostrar seu potencial em grandes competições e assim representar o seu Estado e o Projeto Social pelo qual faz parte.

“O Fórum Jaracaty me proporciona emoções que nunca pensei em passar, fico muito feliz por me darem essa oportunidade. Mês passado viajei pela primeira vez de avião para disputar a Copa São Paulo de Judô e conseguir trazer a medalha de bronze e desta vez foi a prata no Regional de Judô. Me descobrir no judô e quero me destacar ainda mais”, relata a medalhista no feminino da categoria superpesado.

Há cinco anos o projeto vem sendo patrocinado pela CEMAR e Governo do Estado via Lei de Incentivo ao Esporte. Para a Companhia o Projeto Ações Esportivas Fórum Jaracaty é a comprovação de que educação aliada ao esporte trazem bons resultados.

“Por meio do esporte adolescentes têm percebido que podem ir mais longe. Para a CEMAR é extremamente gratificante proporcionar oportunidades para meninos e meninas que hoje estão no Judô Jaracaty. É parte do nosso empenho oferecer mais do que energia de qualidade, mas também dignidade para esses atletas do Jaracaty”, declarou Jeane Pires analista de responsabilidade social da Companhia.

O secretário de Esporte e Lazer Rogério Cafeteira, parabenizou a expressiva desenvoltura dos atletas maranhenses na competição e destacou sobre o aporte financeiro prestado pelo Governo do Maranhão, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. “O Governo do Maranhão e a Sedel contribuem com mais essa vitória dos atletas maranhenses. Essa foi mais uma oportunidade de desenvolver o esporte no nosso estado no cenário nacional e de garantir a presença dos nossos atletas no pódio com oito medalhas. Estamos trabalhando incansavelmente para expandir esse incentivo ao esporte para todos os municípios, gerando cada vez mais resultados positivos para a juventude do Maranhão”, destacou Rogério Cafeteira.

Classificados para o Campeonato Brasileiro Nacional

1 – Pablo Moraes (Sub – 18)

2 – Marlon Vieira (Sub – 13)

3 – Gustavo Oliveira (Sub – 13)

4 – Jardiene Sá (Sub – 13)

5 – Maria Luiza Birino (Sub – 15)

Acordo entre Defensoria e Cemar garante a doação de 120 geladeiras para moradores prejudicados pelas chuvas

Mariana Coutinho, Líder Jurídico da Cemar; David Leal, Gerente Jurídico da Cemar; Aberto Bastos, Defensor-Geral do Estado; Willian Melo, Engenheiro de Estudos e Planejamento da Cemar e Júlio Mendes, Executivo de Eficiência e Inovação da Cemar

Fruto de articulações interinstitucionais com o objetivo de prestar apoio a vítimas dos estragos causados pelas fortes chuvas em São Luís, a Defensoria Pública do Estado (DPE/MA) garantiu, junto à Companhia Energética do Maranhão (Cemar), a doação de 120 geladeiras, que deverão priorizar moradores dos bairros do Sacavém, Salinas do Sacavém e Sá Viana. A ação acontecerá nesta quinta-feira, 18, às 10h, Praça Marechal Rondon, que fica localizada no Outeiro da Cruz, atrás da Coca-Cola do lado da Rotam. Neste dia, a Cemar estará com o Caminhão Mais Economia, Caminhão Mais Educação, Troca de Lâmpadas  pelo projeto Agente de Eficiência e o Cemágico. O local dispõe de um espaço bem amplo para montagem das estrutura de atendimento e movimentação da carreta com as geladeiras que serão doadas.

Há cerca de 15 dias, a Defensoria tem reunido diversos órgãos, estaduais e municipais, e iniciativa privada, com o intuito de construir uma rede emergencial que beneficie moradores da capital que tiveram prejuízos, parciais ou totais, com as inundações, desabamentos e remoções pela Defesa Civil. Durante incursões no local, foram identificadas mais de 100 famílias em situação de vulnerabilidade, que deverão receber visita da equipe Projeto Comunidade Eficiente Cemar, para uma avaliação criteriosa, a partir de uma lista de assistidos produzida pela DPE.

“Este trabalho está sendo desenvolvido com um rol de instituições, dentre elas a Cemar, Semcas e Secid. O Estado e Município deverão também apresentar uma lista de possíveis beneficiários das geladeiras. Vale lembrar que além das geladeiras, outros benefícios ainda estão sendo encaminhados, como ações sociais nas comunidades atingidas”, afirmou o defensor-geral do Estado, Alberto Pessoa Bastos.

A Defensoria explica que apesar desta ação ser especial, em virtude da situação de risco social destas famílias, a Cemar deseja atender realmente quem mais precisa e obedecerá diversos critérios para concessão do refrigerador. “Temos aqui uma situação peculiar, onde a concessionária abriu mão de alguns requisitos e flexibilizou outros tendo em vista o interesse social da ação.

O morador que deseja receber o bem deverá possuir o número da conta contrato da residência, estar classificado na Tarifa Social de Energia Baixa Renda, ter o número de identificação social (Cartão NIS) e ser o titular da conta de energia.

GRUPO POTIGUAR & SEMANA SANTA

FOTO – DIVULGAÇÃO: As lojas do Grupo Potiguar estarão fechadas somente na sexta – feira santa (19.04), voltando a abrir no sábado (20.04) à partir das 08h

O Grupo Potiguar avisa aos clientes que devido o feriado da Semana Santa, as lojas do Centro, Forquilha, Cohama e Cohafuma estarão fechadas somente nessa Sexte – Feira Santa (19.04).

No sábado (20.04) e no domingo de páscoa as lojas abrirão normalmente, em seus respectivos horários e com muitas ofertas para decorar o lar, presentear, reformar ou construir.

Inscrições abertas para a III Taça Sesc de Badminton

Oportunizando a prática de diversas modalidades esportivas, o Sesc promove dia 27 de abril, a 3ª Taça Sesc de Badminton. O torneio conta com categorias Iniciantes, Jovens e Principal, a partir da 8 horas, no Sesc Turismo (Olho D’Água). As inscrições acontecem de 11 a 26 de abril, no setor esportivo do Sesc Turismo, mediante doação de 1kg de alimento não perecível por atleta. Mais informações pelo 3248-8314 ou 9 8845-8506.

Badminton é um esporte que pode ser jogado individualmente ou em duplas. Na competição do Sesc os competidores podem se inscrever nas seguintes categorias: Iniciantes é composta por simples e duplas de sub-15 e sub-17, a Jovens por simples e duplas sub-17 e Principal por simples e duplas. O congresso técnico acontecerá no dia 26 de abril, às 19 horas, no Sesc Turismo.

Esporte olímpico desde 1992 e o segundo mais praticado no mundo, essa modalidade que exige dos praticantes habilidades como agilidade, força física, velocidade, reflexo, flexibilidade e resistência física. Sendo muito popular em países do Oriente como, por exemplo, Cingapura, Índia, Indonésia, China, Paquistão, Japão e Tailândia, ele também é o esporte de raquetes mais rápido do planeta, onde a peteca pode ultrapassar os incríveis 300km/h.

Páscoa solidária, faça uma criança feliz !

Hospital São Rafael promove páscoa solidária para crianças em tratamento do câncer. O evento acontece no dia 17 de abril, às 08h, na Unidade de Oncologia Pediátrica, com o apoio da ONG, Amigos Solidários, serão distribuídos ovos, realizaremos brincadeiras com objetivo de tornar o mais ambiente divertido para os menores que estão hospitalizados. As crianças podem ser apadrinhadas, visto que elas escreveram cartas com desejos do que querem para a páscoa, as cartas se encontram na recepção da do setor de oncologia pediátrica.

Hoje na Unidade de Oncologia do Hospital São Rafael, se encontra com mais de 5 mil pacientes cadastrados, realizando mensalmente 2.500 consultas, 1.500 exames, 60 cirurgias e 800 processos de quimioterapia. Pensando nisso, nessa data tão simbólica realizaremos o projeto, “Páscoa Solidaria”, que tem como objetivo proporcionar um ambiente lúdico e divertido a todas as crianças que estão em tratamento na Unidade.

Durante o projeto que o Hospital oferece de volta às aulas, que proporciona ensino regular aos pequenos, eles escreveram cartas, com desejos, sonhos e com pedidos de ovos. Todas as cartas se encontram na recepção da Unidade de Oncologia, qualquer pessoa que queira apadrinhar uma criança, pode estar se direcionado até o Hospital. Façam um criança feliz, nos ajude a realizar sonhos.

Para o Administrador da Unidade Oncológica do Hospital São Rafael, Valmir Oliveira, a páscoa solidária não é apenas mais um evento, é oportunidade de tirar as crianças do clima de tensão hospitalar. Pontua, que com o apadrinhamentos dos menores, ficará mais fácil de tornar esse dia tão especial, ressalta, “será mais simbólico ainda”.

Serviço:

O Hospital São Rafael, se localiza na Avenida Dorgival Pinheiros de Sousa, 1178 – Centro. Para mais informações: Ascom HSR: [email protected] | Cel: (99) 2101 – 3915, Hospital São Rafael | Cel: (99) 2101 – 3900 | (99) 9808 – 4916.

Plataformas digitais: facebook: https://www.facebook.com/hsaorafael | instagram: https://www.instagram.com/hsaorafael/

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima