Esta semana, foi celebrado o Dia Mundial de Conscientização do TEA – Transtorno do Espectro do Autismo (2 de abril). Como já é costume, o Rio Anil Shopping, em parceria com o Grupo Ilha Azul, que reúne pais e mães de crianças com TEA, vai realizar uma sessão de cinema especial para esse público. *Domingo, 7 de abril, às 10h*, o filme *“Dumbo”*, clássico da Disney recém-lançado nos cinemas, será exibido no Cinesystem.
A sessão adaptada tem peculiaridades como: meia-luz na sala, volume do som mais baixo; menor contraste na tela, entre outros aspectos que respeitam as sensibilidades das crianças autistas. A criançada não pagará nada; os acompanhantes adultos só pagarão meia-entrada (R$12). Também haverá combos especiais de pipoca, para garantir a diversão completa da família.
*OBS*: Gratuidade para todas as crianças, incluindo as que não têm TEA. As famílias NÃO devem se preocupar em levar laudos clínicos que atestem a condição dos filhos.
Coordenador geral do CAPS AD Estado, Marcelo Costa, fala durante encontro sobre Saúde Mental
Na tarde de ontem, o
diretor geral do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
(CAPS AD) Estado, Dr. Marcelo Costa, participou da roda de conversa
acerca das mudanças na nova política de saúde mental do Ministério
da Saúde, juntamente com outras autoridades na Área com o Dr. Ruy
Palhano médico psiquiatra também especialista em saúde mental que
há mais de 4 décadas atua na saúde do nosso estado. Esta roda de
conversa aconteceu no Hospital Nina Rodrigues, berço de diversos
marcos na psiquiatria do Estado do Maranhão. O evento foi uma
iniciativa da Rede Maranhense de Diálogo Sobre Drogas (REMADD), com
a participação na plateia de mais 100 pessoas formadas em mais
diversas áreas de saúde e alunos de faculdades da capital, como da
Universidade CEUMA, tiveram a participação ainda gestores públicos
e representantes dos conselhos municipais e estaduais de políticas
públicas sobre drogas.
Dr Marcelo iniciou
colocando q a política de saúde mental ela deve respeitar a lei
10.216 de 6 de abril de 2001 que é a da Reforma psiquiátrica porém
quatro pontos são importantes se rever: “A internação de menores
de idade como forma de tratamento mental, o uso de ECT
(eletroconvulsoterapia) como propedêutica para tratamento de algumas
patologias mentais mais severas, introdução de Hospitais
Psiquiátricos na Rede de atenção psicossocial (RAPS) e utilizar a
abstinência como forma também de tratar a dependência química,
além da redução de danos, respeitando o Projeto Terapêutica
Individual do Paciente.
Dr Marcelo terminou sua palestra colocando demonstrando confiança na nova politica de saúde pública do Ministério da Saúde. “Acredito em política sobre drogas feitas não por ideologia de gestores que na maioria das vezes não sabem da realidade prática do atendimento na ponta, mas em políticas públicas feitas com a participação de trabalhadores da saúde mental, usuários e a população em geral, só assim chegaremos a uma perspectiva de saúde mais assistida e resolutiva”, finalizou.
FOTO – DIVULGAÇÃO: A renomada Chef Carla Albuquerque, que vai ministrar o curso “Na Cozinha Potiguar – Frutos do Mar para a Semana Santa” na loja Potiguar do Cohafuma às 9H, aberto ao público e gratuito.
Cursos sobre Culinária para Semana Santa e Segurança do Lar são abertos ao público
Casa vez mais o Grupo Potiguar investe para oferecer cursos gratuitos que possam facilitar a vida dos clientes e da comunidade em geral, nas mais diversas áreas. São os workshops práticos da série “Faça Você Mesmo” que acontecem sempre aos sábados pela manhã, em um rodízio de lojas e sempre com temas de interesse geral.
Nesse sábado (06.04) acontecerão dois cursos com temas diferentes e bem atuais. Na loja Potiguar Cohama o tema é “Segurança para sua Casa”, com dicas de como instalar os mais modernos equipamentos para reforçar a segurança da casa. O curso será ministrado por Gláucio Costa às 9H30, na sala de cursos.
Já na loja Potiguar do Cohafuma, nesse sábado à partir das 9H acontece o curso “Na Cozinha Potiguar – Frutos do Mar para a Semana Santa”. Um workshop com a chef Carla Albuquerque, do buffet e delivery Cozinha de Cumadi. Ela vai ensinar como preparar um prato típico maranhense, o arroz de mariscos que é ideal para a Páscoa.
Os dois workshops são gratuitos e abertos ao público, para participar basta comparecer e aproveitar ao máximo essas super dicas nas áreas de segurança e gastronomia.
SERVIÇO / WORKSHOPS GRATUITOS “FAÇA VOCÊ MESMO” NAS LOJAS POTIGUAR:
Workshop “Na Cozinha Potiguar – Frutos do Mar para a Semana Santa”
O
Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Maranhão
(Crefito-16) vai realizar, nos próximos dias 6 e 7 de abril, o
Projeto Qualifica no município de Codó. A capacitação, cujo tema
é Tratamento da Dor na Coluna Vertebral, é voltada para
profissionais fisioterapeutas da cidade e regiões adjacentes, será
a segunda da série de capacitações do programa.
O
assunto foi escolhido em enquete disponibilizada na página do
Crefito-16 no Instagram. A ministração ficará por conta do
professor Yuri Victor, nos horários de 8h às 18h (06/04) e 8h às
14h (07/04), no Auditório do 17º Batalhão da Polícia Militar
(Avenida Santos Dumont, s/n, no bairro São Sebastião).
O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, general Joaquim Silva e Luna.
Crédito: Alexandre Marchetti/Itaipu Binacional
Joaquim Silva e Luna diz que medidas de austeridade vão ?melhorar a qualidade e o emprego dos recursos da Itaipu?
A política de austeridade adotada na Itaipu Binacional, com a posse do general Joaquim Silva e Luna como diretor-geral brasileiro, em 26 de fevereiro, não afetará o bom relacionamento com os municípios de toda a área da missão ampliada da usina. Desde 2017, a atuação socioambiental de Itaipu passou a abranger os 52 municípios do Oeste, mais Altônia, no Noroeste, e Mundo Novo, no Mato Grosso do Sul.
Para garantir o adequado emprego do dinheiro público, segundo os princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, o general Joaquim Silva e Luna já determinou a criação de uma estrutura na Diretoria Geral Brasileira para centralizar as informações e articular as ações intersetoriais. Além disso, mandou proceder a revisão de todos os convênios, parcerias, projetos e patrocínios. Essa nova forma de gerir a usina, segundo o general, não exclui um olhar de atenção para toda a região.
“Ao contrário, a ideia é que, a partir dessa reavaliação e do combate ao desperdício, seja possível melhorar a qualidade do emprego dos recursos de Itaipu”, diz Silva e Luna. Ele afirma que a Itaipu estará de portas abertas para receber os gestores municipais, para ouvir suas contribuições e tentar encontrar soluções, mas sempre com a preocupação de utilizar o capital financeiro de forma mais eficiente e garantir que um maior número de pessoas seja comprovadamente beneficiado com as parcerias.
Ao reafirmar esse compromisso com a região, o general Joaquim Silva e Luna reconhece que a missão ampliada de Itaipu permitiu um maior alcance da atuação socioambiental e do número de convênios de Itaipu com municípios em ações de recuperação de passivos em microbacias hidrográficas e na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que fazem parte da Agenda 2030.
Desde que assumiu o cargo, o diretor-geral brasileiro de Itaipu também determinou que todos os pedidos feitos por entidades externas sejam analisados sob a ótica de sua aderência à missão da Itaipu, à oportunidade, à disponibilidade e imprescindibilidade da despesa/investimento. “Com mais rigor nos gastos, vamos ter condições de investir em projetos mais consistentes na região”, garante.
Royalties
O general Joaquim Silva e Luna lembra que, para os 16 municípios lindeiros ao reservatório (15 no Paraná e um no Mato Grosso do Sul), os recursos serão ampliados automaticamente, por meio da Lei 13.661/2018, que alterou os porcentuais de distribuição dos royalties: agora, do total repassado ao Tesouro Nacional por Itaipu, 65% serão destinados aos municípios (antes eram 45%), 25% aos estados (eram 45%) e 10% para órgãos federais (Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Minas e Energia e Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico).
Os lindeiros recebem 85% dos 65% destinados aos municípios que têm direito. Eles são mais beneficiados porque foram mais diretamente atingidos pela formação do reservatório da usina. Os 15% restantes da fatia de 85% são distribuídos entre municípios indiretamente atingidos por reservatórios a montante (rio acima). Para os estados, também se aplicam os porcentuais de 85% e 15% para os diretamente e indiretamente afetados, respectivamente.
Um os maiores nomes do forró no Brasil, o cantor Felipão comanda o evento “Felipão Exclusive” na New’s Garden’s, em São Luis (MA), neste sábado (6). No palco, o artista o traz um repertório embalado pelos hits presente no novo DVD “Felipão na Minha Praia”, que foi gravado na praia de Canoa Quebrada (CE), como os sucessos “Apaixonado Vagabundo” e “Meu Carro Ta Equipado”, além do hit “Dança Colado Comigo”, cujo clipe foi lançado recentemente (https://www.youtube.com/watch?v=DOBjCdvkuSk). A conceituada casa de show ainda conta com apresentações de Bruno Shinoda e do DJ Bulacha. Para mais informações, basta ligar para o número (98) 9.8439-3510.
Programa implantado na gestão do prefeito Edivaldo visa combater a insegurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social na capital
Prefeitura de São Luís distribui cestas do PAA a moradores da região da Estiva
Famílias atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras), do bairro Estiva e áreas vizinhas, foram contempladas na tarde desta terça-feira (2) pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que integra a política de segurança alimentar colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. No conjunto de produtos distribuídos pelo PAA estão folhas, verduras, frutas, farinha, feijão, polpa de fruta e uma variedade de itens que têm como principal característica a qualidade nutritiva.
A distribuição das cestas do PAA ocorreu no salão da igreja Assembleia de Deus da Estiva, localiza na margem das BR-135. Moradores de pelo menos seis bairros da região no limite do município de São Luís com Bacabeira foram atendidos em mais uma etapa do programa. Habitantes da Estiva, Vila Samara, Pedrinhas, Igaraú, Inhaúma, Novo Horizonte, Piçarreira e Coqueiros cadastrados em programas de assistência e de transferência de renda, como Bolsa Família, e projetos da rede de proteção social receberam cesta de alimentos.
O Programa de Aquisição de Alimentos, uma iniciativa do Governo Federal, é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa). A Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas) é a responsável pelo cadastramento das famílias por meio dos Cras.
As cestas distribuídas às famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e social é composta por cerca de 30 itens adquiridos junto aos produtores da Agricultura Familiar da zona rural de São Luís e região do Cinturão Verde, Tajipuru, Coquilho I e II, Tajaçuaba, Mato Grosso, Caracoeira, Andiroba, Conceição, Matinha, Itapera I e II, Batata, Cassaco, Quebra Pote entre outros. As cestas são compostas por frutas, legumes e verduras que garantem índices de nutrientes necessários à população.
“Esta é uma ação especial da gestão do prefeito Edivaldo que tem contribuído para fomentar a produção agrícola ao mesmo tempo que assegura às famílias em situação de vulnerabilidade nível de alimentação considerado básico para garantia da saúde”, enfatiza a secretária Fátima Ribeira, da Semsa.
Além da distribuição de cestas na Estiva, o PAA deu prosseguimento à programação da semana, distribuindo produtos alimentares para complementação da alimentação de pacientes do Hospital da Criança e Hospital da Mulher.
Maria Raimunda Mendes Marinho, 38 anos, moradora da rua dos Canelas, no bairro da Estiva, após receber a cesta disse estar contente em participar do programa. A dona de casa mãe de cinco filhos está cadastrada no PAA há dois anos. “Desde que estava grávida dela recebo a cesta que reforça nossa alimentação”, diz Maria Raimundo apontando para filha de um ano e dois meses no colo.
Muito contente também ficou Patrícia dos Santos Lima, 23 anos, moradora da Piçarreira, grávida do primeiro filho. “Muito bacana a gente receber esta cesta. Pelo menos temos uma alimentação que ajuda neste período da nossa vida”, define a paraense há três anos morando em São Luís.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…