Hospital São Rafael promoveu curso com Enfermeira do Instituto Nacional do Câncer

0comentário
Enfermeiros do HSR recebendo o certificado de capacitação

Promovendo atualizações nos procedimentos de cuidados clínicos

Hospital São Rafael promoveu nesse final de semana, curso com Especialista em Enfermagem Oncológica do Instituto Nacional do Câncer (INCA), e pediátrica (SOBOP). Com o tema, “O cateter venoso central nas dimensões do cuidar” o objetivo do curso, é promover atualizações para os enfermeiros no processo de cuidar do cateter venoso central de média e longa permanência. O encontro será no dia 30 de março, das 8h às 12h, e na parte da tarde das 14h às 18h, no auditório do Hospital.

O Curso é exclusivo para enfermeiros do Hospital São Rafael, com presença de médicos e técnico convidados. As atividades realizadas durante o dia abordarão os temas: breve histórico dos acessos vasculares, princípios da terapia intravenosa, revisão de anatomia e fisiologia do sistema vascular, dispositivos vasculares, características do cateteres, critérios básicos para escolha do dispositivo, procedimentos para implantação, heparinização x salinização, boas práticas para manipulação do cateter, importância do time de acesso vascular, complicações na utilização do cateter, novas tecnologias na terapia intravenosa.

Segundo a Especialista em Enfermagem Oncológica do Instituto Nacional do Câncer (INCA), e pediátrica (SOBOP), Gabriela Santana, Dourtoranda da Escola de Enfermagem Anna Nery (EENA), na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A terapia intravenosa é um processo complexo, onde o enfermeiro participa de ações assistenciais e de cuidado, tais como: a escolha, instalação e a manutenção do acesso venoso, visando aumentar o tempo de permanência e reduzir as complicações. O cateter venoso central tem despontado como uma tecnologia de cuidado a pessoa com agravos a saúde e requer uma via segura para a administração de fluidos endovenosos. Ressalta, “para legitimar tal prática, é necessário que o enfermeiro esteja atualizado”. Neste sentido, o presente curso vem preencher uma lacuna na inesgotável rede de conhecimento.

A terapia intravenosa é um processo complexo, onde o enfermeiro participa de ações assistenciais e de cuidado, tais como: a escolha, instalação e a manutenção do acesso venoso, visando aumentar o tempo de permanência e reduzir as complicações. O cateter venoso central tem despontado como uma tecnologia de cuidado a pessoa com agravos a saúde e requer uma via segura para a administração de fluidos endovenosos. Para legitimar tal prática, é necessário que o enfermeiro esteja atualizado. Neste sentido, o presente curso vem preencher uma lacuna na inesgotável rede de conhecimento.

Serviço:

O Hospital São Rafael, está localizado na Avenida Dorgival Pinheiros de Sousa,1178 – Centro. Para mais informações: Ascom HSR: [email protected] | Cel: (99) 2101 – 3915, Hospital São Rafael | Cel: (99) 2101 – 3900 | (99) 9808 – 4916.

Plataformas digitais: facebook: https://www.facebook.com/hsaorafael | instagram: https://www.instagram.com/hsaorafael/

Ascom, Marcelo Nunes

Sem comentário para "Hospital São Rafael promoveu curso com Enfermeira do Instituto Nacional do Câncer"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS