As fortes chuvas que
caíram no início da tarde desta terça-feira (2), na Região
Metropolitana de São Luís, causaram alagamentos e ruas foram
destruída pela enxurrada e até veículo como visto foram arrastados
pera tromba d’água em um dos vídeos feitos por moradores do
Maiobão, Em Paço do Lumiar.
Em um vídeo, um
morador registra a Rua 11 do Maiobão, completamente alagada. No
momento, algumas pessoas estão nas portas. A água chega a cobrir as
calçadas e desce a rua com muita força levando o que estava no meio
da via.
Em outro vídeo, uma moradora registra o momento em que um veículo é arrastado pela força da água no meio de uma rua, também no Maiobão.
A matéria, de autoria da Mesa Diretora, foi aprovada com emendas sugeridas por alguns vereadores
Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 2, o Plenário da Câmara Municipal de São Luís aprovou, em primeira discussão, o Projeto de Resolução nº 003/2019, que altera o Regimento Interno da Casa, com objetivo de simplificar a tramitação de proposições, dinamizar o processo legislativo, valorizar o trabalho das comissões e dos líderes partidários, além de adequá-lo a normas estaduais e federais.
O Regimento Interno é uma espécie de “manual de instruções”, um “modo de fazer” de todas as atividades legislativas. É um documento no qual constam as regras que regulamentam o funcionamento do parlamento ludovicense. O atual regulamento da CMSL é de 2015.
A matéria, de autoria da Mesa Diretora, foi aprovada com emendas sugeridas por alguns vereadores. Uma das medidas propostas pelo texto sugere modificações no horário regimental e antecipa a abertura dos trabalhos em uma hora, ou seja, de 10h00 para 9h00. Além disso, o dispositivo também trata de mudanças nas Comissões Permanentes da Casa, reduzindo de 19 para 13 o número de colegiados.
O presidente da Câmara, vereador Osmar Filho (PDT), durante a sessão ordinária, elogiou a medida e considerou que as mudanças podem ajudar a agilizar ainda mais os trabalhos no parlamento municipal.
“É uma medida importante que visa adequar a Câmara às exigências da população e ao dinamismo na medida em que a sociedade vai evoluindo e esta Casa também vai acompanhar esse ritmo”, disse.
QUÓRUM PARA ABERTURA
Antes de aprovar as mudanças no Regimento Interno, os vereadores já haviam aprovado, em primeira votação, por unanimidade, na sessão ordinária da última quarta-feira, 27, o Projeto de Emenda à Lei Orgânica (Pelo) nº 002/19, que altera o § 3º do Artigo 54 da Lei Orgânica do Município (LOM), que reduz de 16 para 06 o número mínimo de parlamentares para o início de uma sessão. A iniciativa pode permitir que as sessões não fossem encerradas tão cedo, possibilitando que os vereadores sigam debatendo assuntos relevantes na Casa – sem direito a votação.
QUANDO ENTRA EM VIGOR?
Tanto o Projeto de Emenda à Lei Orgânica (Pelo) nº 002/2019, quanto o Projeto de Resolução nº 003/2019 que foram aprovados em primeiro turno, com emendas, seguem para a Comissão de Redação, onde será elaborada a redação para o segundo turno. Caso sejam aprovadas em segundo turno de discussão, as duas proposições vão à Comissão de Redação para elaboração de redação final e começam a valer a partir da promulgação.
Confira alguns pontos no Regimento:
• Mudanças no horário para abertura das sessões de 10h00 para 09h00; • Simplificação na tramitação de proposições; • Garantia da presença feminina na Mesa Diretora; • Alteração de 19 para 13 no número das comissões permanentes; • Valorização do grande expediente
Na oportunidade, visitantes do Mercado poderão conhecer mais sobre a cultura e a culinária da capital maranhense; objetivo da ação da gestão do prefeito Edivaldo é fomentar o turismo em São Luís
Ação realizada ano passado no Mercado Municipal de São Paulo chamou atenção do público do local
O São João de São Luís, considerado uma das maiores festas populares do Brasil, será apresentado de quinta-feira (4) até sábado (6) no Mercado Municipal de São Paulo. A partir das 11h, quem passar pelo local poderá degustar as comidas típicas da capital e se 11encantar com as cores e ritmos das apresentações culturais que conquistam o público e atraem cada vez mais pessoas durante o mês de junho – mês da efervescência da festa – para o Maranhão. A ação, da Prefeitura de São Luís por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), reforçam as ações de fomento ao turismo implementadas pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior. O objetivo destas ações de divulgação é atrair mais turistas para a cidade e, com isto, incrementar a economia da cidade com a geração de emprego e renda.
Esta não é a primeira vez que a gestão do prefeito Edivaldo investe na divulgação das festas juninas de São Luís fora do Estado. Ano passado, uma ação semelhante também ocorreu em São Paulo e em estados como Paraná e Pará. Este ano, a Prefeitura de São Luís iniciou a temporada de divulgação do São João 2019 de São Luís durante o 6º Encontro de Negócio New It, com agentes de viagem do Rio do Janeiro. “Seguindo com as ações de fomento ao turismo colocadas em prática pelo prefeito Edivaldo estamos agora buscando o público de São Paulo. Faremos apresentação do bumba meu boi e da nossa gastronomia para tornar o contato com São Luís maior. É uma excelente oportunidade para apresentar a nossa cultura para milhares de pessoas que visitam diariamente o Mercado Municipal de São Paulo”, explica a secretária municipal de Turismo de São Luís, Socorro Araújo.
A secretaria destaca que o turismo em São Luís tem recebido atenção especial do prefeito Edivaldo. “É um momento especial com um belo trabalho organizado ao longo de meses, para que nossa São Luís seja bem apresentada. A gestão do prefeito Edivaldo preza pela divulgação do que nossa capital tem de melhor. Vamos mostrar muitas novidades para apresentar à cidade a São Paulo para que vejam a riqueza cultural que temos”.
Nesta ação em São Paulo, personagens célebres da cultura maranhense apresentarão as festas populares locais. Índias e índios do Boi Brilho da Ilha vão fazer apresentações gratuitas durantes os três dias de evento no Mercado Municipal. Além disto, haverá degustação de comidas típicas do período junino maranhense para quem visitar o espaço. Arroz de Cuxá e Guaraná Jesus receberão destaque.
E quem passar pelo Mercadão ainda poderá ganhar um brinde que tem tudo a ver com o Maranhão: uma matraca ou um maracá – instrumentos percussivos populares no São João do Maranhão, personalizados com a marca turística de São Luís. Para isso, basta estar presente, fazer um registro do evento e postar na sua rede social (Facebook, Instagram ou Twitter), utilizando a hashtag #TurismoSãoLuís. É preciso também seguir os nossos perfis oficiais no Facebook (Turismo São Luís), Instagram (@turismo.saoluis) ou Twitter (@turismosaoluis).
SÃO JOÃO DE ALEGRIA E TRADIÇÃO
O bumba meu boi é o carro-chefe do São João de São Luís. São mais de 100 grupos subdivididos no que o maranhense denomina de ‘sotaque’, que envolve variações de ritmos, indumentária e instrumentos musicais. Um dos principais sotaques é o de matraca, instrumento altamente popular no Maranhão, e é justamente ela que será oferecida como brinde na ação para todos que seguirem os perfis do ‘Turismo São Luís’ e postarem fotos nas redes sociais.
O Maranhão também é rico em relação às histórias do período junino. Esse é o caso da lenda do Pai Francisco e da sua esposa, Catirina. Diz a lenda que o escravo Pai Francisco, para satisfazer a sua mulher Catirina, grávida e com desejo de comer língua de boi, mata o novilho Mimoso, o mais querido do seu senhor. Ao ser descoberto, Pai Francisco foge com a mulher, mas é preso e finalmente libertado quando feiticeiros conseguem, por meio de rituais mágicos, ressuscitar o animal. Tudo isso é feito ao som de muita música e de danças que embalam a manifestação, formando um grande teatro a céu aberto.
Enfermeiros do HSR recebendo o certificado de capacitação
Promovendo
atualizações nos procedimentos de cuidados clínicos
Hospital
São Rafael promoveu nesse final de semana, curso com Especialista em
Enfermagem Oncológica do Instituto Nacional do Câncer (INCA), e
pediátrica (SOBOP). Com o tema, “O cateter venoso central nas
dimensões do cuidar” o objetivo do curso, é promover atualizações
para os enfermeiros no processo de cuidar do cateter venoso central
de média e longa permanência. O encontro será no dia 30 de março,
das 8h às 12h, e na parte da tarde das 14h às 18h, no auditório do
Hospital.
O
Curso é exclusivo para enfermeiros do Hospital São Rafael, com
presença de médicos e técnico convidados. As atividades realizadas
durante o dia abordarão os temas: breve histórico dos acessos
vasculares, princípios da terapia intravenosa, revisão de anatomia
e fisiologia do sistema vascular, dispositivos vasculares,
características do cateteres, critérios básicos para escolha do
dispositivo, procedimentos para implantação, heparinização x
salinização, boas práticas para manipulação do cateter,
importância do time de acesso vascular, complicações na utilização
do cateter, novas tecnologias na terapia intravenosa.
Segundo
a Especialista em Enfermagem Oncológica do Instituto Nacional do
Câncer (INCA), e pediátrica (SOBOP), Gabriela Santana, Dourtoranda
da Escola de Enfermagem Anna Nery (EENA), na Universidade Federal do
Rio de Janeiro (UFRJ). A terapia intravenosa é um processo complexo,
onde o enfermeiro participa de ações assistenciais e de cuidado,
tais como: a escolha, instalação e a manutenção do acesso venoso,
visando aumentar o tempo de permanência e reduzir as complicações.
O cateter venoso central tem despontado como uma tecnologia de
cuidado a pessoa com agravos a saúde e requer uma via segura para a
administração de fluidos endovenosos. Ressalta, “para legitimar
tal prática, é necessário que o enfermeiro esteja atualizado”.
Neste sentido, o presente curso vem preencher uma lacuna na
inesgotável rede de conhecimento.
A
terapia intravenosa é um processo complexo, onde o enfermeiro
participa de ações assistenciais e de cuidado, tais como: a
escolha, instalação e a manutenção do acesso venoso, visando
aumentar o tempo de permanência e reduzir as complicações. O
cateter venoso central tem despontado como uma tecnologia de cuidado
a pessoa com agravos a saúde e requer uma via segura para a
administração de fluidos endovenosos. Para legitimar tal prática,
é necessário que o enfermeiro esteja atualizado. Neste sentido, o
presente curso vem preencher uma lacuna na inesgotável rede de
conhecimento.
Serviço:
O
Hospital São Rafael, está localizado na Avenida Dorgival Pinheiros
de Sousa,1178
– Centro. Para mais informações: Ascom
HSR: [email protected]
| Cel: (99) 2101 – 3915, Hospital São Rafael | Cel: (99) 2101 –
3900 | (99) 9808 – 4916.
Estreia da 8ª e última temporada será dia 14 de abril.
Falta pouco para a estreia da oitava e última temporada de Game of Thrones, uma das séries de sucesso mundial dos últimos anos, com início programado para o próximo dia 14 de abril. Para controlar a ansiedade, os clientes da NET e da Claro TV podem maratonar a série completa quando, onde e quantas vezes quiser.
A grande vantagem é que, até o dia 21 de abril, os clientes da NET e Claro TV, com HBO e plano pós-pago da Claro, assistem todas as temporadas GOT pelo aplicativo do NOW, de forma ilimitada e sem consumir a internet móvel. Então, não tem desculpa, dá colocar os episódios em dia antes da grande estreia, que promete grandes emoções.
Quem acompanha Game of Thrones sabe que a disputa pelo Trono de Ferro e a chegada do inverno abalou os Sete Reinos. Muitas lutas, mortes, romances e adrenalina permeiam a história, que deve ser ainda mais intensa na reta final.
Com produção cinematográfica, cada um dos seis episódios da oitava temporada deve ter entre 60 e 80 minutos. Para criar os sete reinos, Game of Thrones foi gravada em diversos países com paisagens lindíssimas, como Islândia, Escócia, Irlanda e Croácia.
O app do NOW é compatível com dispositivos móveis com sistema iOS ou Android. Para acessar o canal HBO o cliente deve utilizar o mesmo login e senha da Minha NET ou Minha Claro. Caso ainda não tenha esse cadastro, é possível fazê-lo na hora e no próprio aplicativo usando os dados do titular da assinatura.
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…