
Março Marinho é mês do combate ao câncer colorretal. O tumor é o mais comum entre homens e mulheres em todo país, sendo o terceiro mais recorrente entre a população masculina, e o segundo entre a feminina, se estabelecendo a quarta maior causa de morte no Brasil. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018, ocorreram cerca de 1315 óbitos, superando o número de câncer de colo uterino.
O câncer colorretal é aquele que acontece na região do intestino grosso e no reto, apesar de não ser tão conhecido por grande parte da população, é o mais recorrente em todo o país. É importante saber dos sintomas, visto que na maioria das vezes surgem em estágio mais avançados da doença. Consistindo em mudanças repentinas de bem estar físico, persistem dos hábitos intestinais, como diarreia, constipação, fezes com sangue podendo ser escuras, além de dor abdominal, anemia, fraqueza e perda de peso. Visitas regulares a profissionais da saúde, pode facilitar o diagnóstico.
Há uma necessidade crescente de um programa de rastreamento para detecção precoce desse câncer. É muito importante que os órgãos responsáveis pela saúde tomem iniciativa em realizar campanha de conscientização para a população sobre câncer de intestino. Segundo o Diretor Técnico, Dr. André de Queiroz, do Hospital São Rafael, por conta do crescimento lento dos tumores de cólon, o ideal é que se faça uma colonoscopia a cada 5 anos após os 50 anos de idade. Caso tenha histórico familiar, a idade mínima pode cair para 40 anos. O desafio para o diagnóstico é o acometimento de pacientes cada vez mais jovens. Ressalta, “portanto, é necessário a conscientização da população e governos sobre o exame de colonoscopia.”
É importante pontuar hábitos que podem influenciar na prevenção do câncer de intestino, que são: ingerir diariamente fibras entre 25 a 30g, frutas e verduras, peixes de duas a três vezes por semana, evitar a ingestão exagerada de álcool, cigarros, alimentos gordurosos, carne vermelha, embutidos, além de praticar atividade física regularmente.
Serviço:
O Hospital São Rafael, se localiza na Avenida Dorgival Pinheiros de Sousa, 1178 – Centro. Para mais informações: Ascom HSR: [email protected] | Cel: (99) 2101 – 3915, Hospital São Rafael | Cel: (99) 2101 – 3900 | (99) 9808 – 4916.
Ascom, Marcelo Nunes