Na tentativa de acabar com a “cracolândia” que se instalou no Mercado Central, Centro, na manhã de hoje (16), foi realizada a quinta operação para resgatas dependentes químicos da situação de rua. Foi uma ação integrada do o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), Departamento de Controle de Tuberculose do Estado, Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (SEMCAS), Polícia Civil, por meio do 1° Distrito Policial (DP), Polícia Militar e Blitz Urbana. Desta vez, quatro pessoas em situação de rua foram resgatados: três serão encaminhados para a Fazenda Esperança, em Coroatá, e um será internado no próprio CAPS AD Estadual.
Além de atendimentos a usuários de drogas, podemos realizar para esta população em situação de rua exames de cultura de BAAR (As micobactérias são classificadas como Bacilos Álcool-Ácido Resistentes) que a prática clínica e laboratorial identifica apenas como BAAR). A tuberculose é uma doença grave e que ano passado foi detectado em 77 pessoas que viviam nas ruas de São Luís
Tivemos ainda parceria da SEMCAS e da coordenação de ações comunitárias de saúde através do coordenador Júlio César. Já foram retirados das ruas este ano 36 pessoas usuários de drogas.
“Trabalho difícil porém a cada vida que salvamos, tenho mais força em continuar, parabéns a todos do Caps AD Estado, Secretaria de Saúde do Estado e demais órgãos e avante sempre. Na primeira ação, 10 pessoas foram encaminhadas para tratamento especializado em comunidade terapêutica Fazenda Esperança, em Coroatá e desta vez mais quatro. Agora, desta vez mais quatro pessoas aceitaram o tratamento.”, disse o coordenador do CAPS AD Estadual Marcelo Soares.
Parcerias de hoje nesta ação
– Vigilância Epidemiológica do Município
– Coordenação de Ações Comunitárias da semus
– Sencas
– laboratório Central
– Secretaria de Segurança
À frente o CAPS AD e UA