Projeto Dança Criança: A Dança que transforma vidas

A dança que move sonhos e movimentos que manifestam realidades. Em um só lugar, oportunidade e inclusão social se unem para mostrar que vidas podem ser transformadas em favor da arte. Através do Projeto Dança Criança, jovens da rede pública de ensino encontram na dança a chance de seguir carreira no mundo das artes garantindo uma qualificação profissional, além de oportunidades de trabalho e geração de renda.

Criado há 34 anos pela maestra Olinda Saul, o Projeto Dança Criança nasceu com o objetivo de ensinar gratuitamente ballet clássico e contemporâneo com alto padrão de qualidade, para crianças e adolescentes das redes públicas de ensino, democratizando a formação em dança no Estado do Maranhão. Atualmente oferece oportunidades iguais para mais de 500 jovens em permanente processo educativo, de forma contínua e crescente de conhecimentos e práticas.

Seletiva 2019

Desde o ano passado, o projeto conta com a ajuda da Lei Estadual de Incentivo à Cultura o que pode aumentar o quantitativo de bolsas oferecidas. Com mais de 1000 inscrições este ano, o Ballet Olinda Saul vai contar com 200 novos jovens de 12 a 21 anos que irão se aprimorar em aulas de ballet clássico, contemporâneo, entre outras artes. “Fazer um trabalho sólido, que impõe respeito é a minha meta desde 1985 quando inaugurei minha escola de ballet. Passamos 34 anos seguindo com muita disciplina na formação de bailarinos, e agora estamos consolidando o trabalho de inclusão social que enriquece o Ballet Olinda Saul”, declara emocionada Olinda Saul.

Os inscritos deste ano foram avaliados durante dois dias por uma banca de profissionais da dança, incluindo a maestra Olinda Saul e sua filha Alicia Saul, que deu seus primeiros passos em São Luís e hoje segue carreira nacional e internacional. As atividades da audição incluíram ballet clássico e contemporâneo, forma de expressão, flexibilidade e desempenho artístico. Participaram dos testes jovens da capital e cidades do interior do Estado.

Para Julia Sampaio, 16 anos, aprovada na audição, o projeto Dança Criança possibilita aos jovens a oportunidade de ter uma formação e pensar em um futuro promissor. “Sempre gostei de ballet e ter essa oportunidade de formação é melhor ainda. Me sinto muito feliz por essa oportunidade e sei que é tão raro esse tipo de atitude, por isso me dediquei ao máximo para garantir minha aprovação. Fico sem palavras para agradecer pelo incentivo do Projeto Dança Criança”, relatou Julia.

Nestes 34 anos de atividade, o Projeto Dança Criança já profissionalizou bailarinos como Hiago Castro, Alyson Trindade, Eduardo Mello, Ellen Bandeira, Anette Leporq, Anderson Dutra, Emanoel Marques, Calina Marques, Ana Carolina Silva, Katiane Jardim, todos atuando como profissionais da dança. 

“Comemoro esse momento de alegria como um grande salto na vida dessas crianças, da suas famílias e comunidades. Fico muito feliz em ver que os frutos deste trabalho são positivos e que estas crianças terão, por meio do projeto, oportunidades que talvez não tivesse. Vamos acompanhar cada uma das selecionadas. Até nas notas da escola estaremos acompanhando de perto e quem estiver precisando de reforço disponibilizaremos professores na própria escola de ballet para fazer esse trabalho sem custos aos alunos.”, finalizou Olinda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima