Lugar de criança é na escola, e o Hospital São Rafael, iniciou no dia 11 de março, o projeto “Voltas às Aulas” que oferece ensino regular para crianças que estão em tratamento do câncer. Em parceria com o projeto “Mãos que Cuidam”, a Unidade disponibilizará estrutura, materiais e dois professores que darão aulas três vezes por semana. A ação foi um sucesso, em seu primeiro dia iniciou com uma aula inaugural, que contou com a presença das crianças e seus familiares.
A Cidade de Imperatriz é referência no atendimento oncológico no Estado. Com isso, temos uma concentração grande de crianças em tratamento de câncer na Unidade de Oncologia do Hospital São Rafael. Levando em consideração a dificuldade do tratamento e queda de interesse no convívio social desse grupo de pessoas, surgiu o projeto “Volta às aulas”.
O Administrador da Unidade Oncológica do Hospital São Rafael, Valmir Oliveira, explica que o projeto beneficiará entre 25 a 30 crianças de até 8 anos, idade que há mais pacientes cadastrados na Unidade. A ideia do projeto é dar suporte aos menores que por conta do tratamento, são prejudicados no ano letivo, “Há crianças que passam até 3 meses no Hospital, ou seja, elas perdem aulas. Também, algumas delas ficam muito debilitadas, e ficam constrangidas de voltar a frequentar a escola” ressalta. As voltas aulas, possibilitará engajamento com outras crianças do mesmo estado clínico, e contribuirá para que elas façam novos amigos.
Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que entre 2018 e 2019, ocorrerão 420 mil novos casos de câncer. O Nordeste será uma das regiões que mais apresentará maiores números de novos casos. Levando em consideração, que o Maranhão é um dos Estados mais afetado pela defasagem escolar nos anos iniciais do ensino básico, dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o projeto “voltas às aulas” evita que crianças em tratamento do câncer, seja mais números para esses dados.
A presidente do projeto “Mãos que Cuidam” Claudia Célia Conceição, fala sobre a importância do projeto “Volta às Aulas” e enfatiza, “Para as crianças que estão na fase inicial do ensino, é importante que elas não se sintam desamparadas”. É importante que essas crianças tenha aulas regulares, isso fará que elas não fiquem para trás. Contudo, quando o tratamento chegar ao fim, elas possam retornar às aulas normalmente sem qualquer dificuldade no conteúdo, visando assim uma melhor qualidade de vida.
Serviço:
A Unidade de Oncologia se encontra no Hospital São Rafael, na Avenida Dorgival Pinheiros de Sousa, 1178 – Centro. Para mais informações: Ascom HSR: [email protected] | Cel: (99) 2101 – 3915, Hospital São Rafael | Cel: (99) 2101 – 3900 | (99) 9808 – 4916.
Plataformas digitais: facebook: https://www.facebook.com/hsaorafael | instagram: https://www.instagram.com/hsaorafael/
Ascom HSR, Marcelo Nunes.