Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros...
Hoje em comemoração
aos 78 anos do Hospital Nina Rodrigues, começou a nova turma de
gastronomia da Vovó Lurdes, esta atividade é direcionada a usuários
em tratamento no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas
(CAPS AD) Estadual, Unidade de Acolhimento UA Estadual e em outros
dispositivos de saúde mental do Estado. O objetivo é promover a
reinserção social através do trabalho e renda e ocupar de maneira
produtiva os pacientes enquanto estiverem em tratamento, toda a
oficina é supervisionada pelo setor de terapia ocupacional e tem
como a instrutora a Dona Lurdes que já executa esta atividade a mais
de 8 anos neste hospital.
“O hospital Nina
Rodrigues quando comecei a trabalhar lá a 18 anos atrás ainda
apresentava a condição manicômial e asilar, hoje eu vejo este
hospital como uma unidade de tratamento humanizado onde os recursos
terapêuticos visam a ressocialização e não apenas a medicação”,
disse o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Soares.
O CAPS AD é
destinado ao atendimento diário, com assistência clínica,
acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com
transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD
é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema
Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados,
estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos
medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades
comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender
a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma
estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da
equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento
diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD está
situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e
funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo
demanda espontânea.
As apresentações do humorista Thiago Ventura, no show “Pokas”, que seriam realizadas nesta sexta-feira em três sessões, às 16h, às 18h30 e às 21h, foram adiadas para a quarta-feira, 03, devido problemas de locomoção do artista que vinha direto da cidade do Rio de Janeiro.
A produção nacional (CA produções) e o artista divulgaram nota oficial e vídeos pedindo desculpas ao público e informando a nova data. Veja abaixo a nota na íntegra:
“Devido problemas inesperados e irreversíveis na logística, Thiago Ventura não chegará a São Luís na data de hoje, 29 de março de 2019, para realização de 3 sessões do seu show solo “Pokas”.
Nós, produção nacional, tentamos todas as possibilidades, mas sem sucesso. Teremos que transferir o show para quarta-feira, dia 03 de abril de 2019 e as apresentações serão nos mesmos horários.
Pedimos desculpas pelo transtorno e ressaltamos que a produção local, Moraes Jr Poduções, e o Teatro Arthur Azevedo não têm nenhuma responsabilidade pelo ocorrido. Quem precisar de devolução dos valores dos ingressos, deve procurá-los nos canais de informações: (98) 991041313 ou (98) 981881313.
Estamos disponíveis para quaisquer esclarecimentos.”
Aos que compraram os ingressos nos pontos de vendas (Loja Over All do Shopping da Ilha e do Tropical Shopping) e desejam a devolução do dinheiro, a equipe da Moraes Jr Produções prometeu ressarcir em até quinze dias após a próxima quinta-feira (05). Quanto às vendas realizadas pelo site, os clientes que querem assistir as sessões da quarta-feira (03) receberão novo voucher via e-mail nesta segunda-feira (01), já os que desejam ressarcir o dinheiro, devem cancelar a compra na plataforma do site Ingresso Digital.
Reforçando a limpeza no bairro Bequimão, a Prefeitura de São Luís realiza uma grande ação do Bota-Fora para recolhimento de resíduos volumosos; a ação, que integra a política de resíduos sólidos do prefeito Edivaldo, teve inicio na sexta-feira e segue neste sábado
Como parte da politica de resíduos sólidos colocada em prática pela gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior, acontece desde sexta-feira e segue neste sábado (30) a programação do Bota-Fora Bequimão. A ação faz parte dos serviços preventivos que estão sendo realizados pela Prefeitura de São Luís desde o início do ano e foram intensificados desde o último domingo (24) quando as chuvas ficaram mais intensas na capital. Durante a manhã desta sexta-feira foram recolhidos os chamados resíduos volumosos pelas ruas do bairro. As ações bota-fora realizadas este ano já somaram 55 toneladas de resíduos recolhidos e além de reforçar os serviços de limpeza urbana, têm o objetivo de conscientizar a população sobre o descarte correto do lixo doméstico.
As ações de limpeza no bairro Bequimão são constantes. A coleta domiciliar é feita de forma regular toda terça, quinta e sábado no período diurno, entretanto, o bairro tem pontos de acúmulo de lixo descartado irregularmente, por isso, a Prefeitura de São Luís concentrará os serviços de remoção manual e mecanizada no bairro e comunidades do entorno neste fim de semana.
A presidente do Comitê Gestor de Limpeza Urbana, Carolina Moraes Estrela, destacou que o Bota-Fora é uma ação que intensifica o trabalho de limpeza urbana já realizado diariamente pela Prefeitura de São Luís. “Durante o Bota-Fora fazemos uma coleta mais concentrada, indo direto nas casas da população, mas estes materiais já são recebidos nos 11 Ecopontos em funcionamento em São Luís, por isso, também fazemos uma ação de educação ambiental para conscientizar a população sobre como fazer o descarte correto do resíduo domiciliar e os benefícios que isto traz”, disse.
A ação tem o objetivo também de combater as chamadas arboviroses, que são doenças transmitidas por insetos, como a dengue, febre chikungunya e zika vírus, cuja incidência aumenta no período de chuvas. Além disto, o descarte irregular dos resíduos sólidos pode causar o entupimento de bueiros e galerias, impedindo o escoamento adequado das águas das chuvas, provocando alagamentos entre outros transtornos.
BOTA-FORA
O bota-fora é uma oportunidade para que a população possa descartar de forma correta os chamados resíduos volumosos. Foi o que fez a dona de casa Lourimar Mendes Araújo, que botou fora uma TV que há muito tempo estava sem uso. “Eu não ia jogar na rua porque sei que isto é errado, então, estava guardando ela aqui em casa. Quando me falaram que ia ter o bota-fora, aproveitei a chance e coloquei ela na porta junto com outros entulhos que tinha aqui”, disse.
AÇÕES AMPLIADAS
A Prefeitura está ampliando as ações bota-fora ao longo de 2019. Este ano, já foram contemplados o Bairro de Fátima, que recebeu a programação no dia 25 de janeiro, resultado no recolhimento de mais de cinco toneladas de resíduos. Em fevereiro foi realizada uma ação conjunta nos bairros Radional, Vera Cruz e Santa Cruz. Durante os dois dias de programação mais de nove toneladas de resíduos foram recolhidas. Na semana passada a ação ocorreu na Forquilha e recolheu 40 toneladas de resíduos.
Saiba mais O que são resíduos volumosos? Os chamados resíduos volumosos são aqueles que apresentam grandes volumes e dificuldade de manejo. São compostos principalmente por móveis, eletrodomésticos, pneus, sucatas, entulhos de obras, restos de poda e capina etc. Estes resíduos não são recolhidos pelo serviço de coleta domiciliar porta a porta, cabendo ao cidadão fazer a destinação ambientalmente adequada, conforme prevê a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) – Lei Federal 12.305/2010.
Como o cidadão deve fazer o descarte destes resíduos? Em São Luís, os resíduos volumosos devem ser entregues de forma voluntária em um dos 11 Ecopontos já entregues pela Prefeitura. Os Ecopontos ficam localizados nos bairros Parque Amazonas, Bequimão, Habitacional Turu, Angelim, Jardim América, Jardim Renascença, Residencial Esperança, Cidade Operária, São Francisco, Anil e São Raimundo. Os Ecopontos funcionam de segunda-feira à sábado, das 7h às 19h.
O espanhol radicado no Brasil José Manuel Moran Costas é um dos mais renomados autores, além de professor, pesquisador de mudanças na educação e uso de novas tecnologias, e conferencista, é um disputado mentor de educadores de peso em projetos de inovação na educação. Antes de tudo, o professor Moran é um “educador humanista inovador” e cuja obra incansável visa mostrar como a escola e a universidade inovadoras e atraentes são possível, desde que sejam reinventadas com criticidade, novas tecnologias digitais e docentes empreendedores a serviço de alunos protagonistas da aprendizagem ativa. Entre diversos projetos relevantes, ele foi responsável pela implantação da Escola do Futuro da USP (SP).
Com toda essa rica bagagem, Moran Costas esteve em São Luís para compartilhar suas experiências disruptivas e uso de tecnologias digitais e metodologias ativas como convidado do Grupo Educacional Dom Bosco. O prof. Moran ministrou o treinamento customizado e exclusivo “Transformando o Espaço Educacional” aos docentes do Colégio Dom Bosco. Ao perceber o quanto o Grupo maranhense já adota práticas de vanguarda como uso de cases e outras metodologias, ele aprofundou ainda mais o debate sobre o tema, revelando que estava “muito bem impressionado e até surpreso com a qualidade visionária da proposta pedagógica que aqui encontrou”.
Na abertura do evento, a Diretora do Grupo Dom Bosco, Profa. Dra. Ceres Murad ressaltou que beber de uma fonte tão visionária como as propostas do prof. Moran é um privilégio de poucos; e já que o Grupo Dom Bosco é instituição exponencial e voltada para a promoção do pensamento inovador de seus alunos e docentes, esse evento veio coroar a trajetória de constante disrupção, inovação e evolução que são marcas do Colégio Dom Bosco Há 60 anos.
As disputas do Campeonato Maranhense de Futebol 7, competição promovida pela Federação Maranhense de Futebol 7 (FMF7), vão prosseguir neste fim de semana (30 e 31). Os jogos das categorias Sub-9 e Sub-11serão realizados no Campo do A&D Eventos, no bairro do Turu, a partir das 8h. Ao todo, 12 partidas estão programadas para ocorrer nesta rodada.
A manhã de sábado (30) será destinada, exclusivamente, para os duelos da categoria Sub-11. Abrindo a rodada tem Craques do Futuro x AABB. Na sequência, a bola rola para Juventude Maranhense B x Grupama e Slacc x Juventude Maranhense A. E, encerrando a jornada, às 10h30, tem Escola Flamengo x Clube Atlético Juventude.
No domingo (31), serão realizadas mais oito partidas. Pela manhã, tem Grêmio Maranhense x Greco Sport, Meninos da Vila x Society Club Calhau, Vila Real x Grêmio Ribamarense e Basa x Aurora. Todos os confrontos serão pelo Sub-11.
A rodada do fim de semana será encerrada à tarde com mais quatro jogos a partir das 15h: Meninos de Ouro x Cruzeiro/APCEF (Sub-11), Colégio Reino Infantil x Afasca (Sub-11), AABB x Cruzeiro/Círulo Militar (Sub-9) e Meninos de Ouro x Afasca (Sub-9).
Maranhense de Futebol 7
Nesta edição o torneio estadual, as equipes campeãs estarão classificadas para o Campeonato Brasileiro da modalidade, que ocorrerá no mês de julho em Recife (PE). Em 2019, nas categorias Sub-9 e Sub-11, haverá a realização de uma fase regional Sul, que ocorrerá na cidade de Balsas. Desta seletiva, se classificarão duas equipes que irão se juntar aos classificados da primeira fase de São Luís.
No site (www.fut7ma.com.br) e nas redes sociais oficiais da federação (@fmf7ma) estão disponíveis todas as informações da competição estadual. O Campeonato Maranhense de Futebol 7 é uma realização da Federação Maranhense de Futebol 7 (FMF7) e conta com os apoios da Super Bolla, River, Gelo da Ilha, Malharia Beth, MA Sportbets e A&D Eventos.
TABELA DE JOGOS
SÁBADO (30.3) / A&D EVENTOS (TURU)
8h – Craques do Futuro x AABB (Sub-11)
9h – Juventude Maranhense B x Grupama (Sub-11)
9h40 – Slacc x Juventude Maranhense A (Sub-11)
10h30 – Escola Flamengo x Clube Atlético Juventude (Sub-11)
DOMINGO (31.3) / A&D EVENTOS (TURU)
8h – Grêmio Maranhense x Greco Sport (Sub-11)
9h – Meninos da Vila x Society Club Calhau (Sub-11)
A estação mudou! Com a chegada do outono as temperaturas baixam e os dias começam a ficar mais fresquinhos e as noites mais frias. Com essa mudança, é hora de repensar no cardápio do dia a dia e preparar receitas saborosas para curtir o friozinho.
Pensando nisso, Marilan, marca especialista em biscoitos, te ensina a preparar um “Croquete de Aipim com Carne”. Já imaginou que delícia? Agora é só abrir um bom vinho e curtir essa receita saborosa com toda a família.
Croquete Marilan de Aipim com Carne
Rendimento: 30 unidades
Tempo total de preparo: 1 hora e 30 minutos
INGREDIENTES
2 embalagens de Biscoito Cream CrackerMARILAN tradicional (400g)
1 colher (sopa) de azeite
1 cebola média picada
1 dente de alho amassado
2 xícaras (chá) de carne cozida e desfiada
1 xícara (chá) de água fervente
1 colher (chá) de sal
2 xícaras (chá) de aipim cozido e espremido
2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
2 claras para empanar
MODO DE PREPARO
Triture os Biscoitos Cream CrackerMARILAN no liquidificador até obter uma farinha não muito fina. Reserve 1 xicara (chá) de biscoito triturado para empanar e o restante para a massa. Em uma panela, aqueça o azeite, doure a cebola e o alho, junte a carne e refogue por 3 minutos. Adicione a água, o sal e cozinhe até levantar fervura. Junte a farinha de biscoitos restante para a massa, mexendo sempre até soltar da panela. Retire e deixe amornar. Acrescente o aipim e o cheiro-verde. Amasse até obter uma mistura macia e homogênea. Pegue porções de massa e modele os croquetes. Passe os croquetes pelas claras e depois pelo biscoito reservado. Frite em óleo quente e coloque sobre papel toalha para retirar o excesso de gordura. Sirva em seguida.
A Marilan é a segunda maior fabricante de biscoitos do Brasil, primeira marca mais consumida. Há 60 anos no mercado, é especialista em biscoitos, com uma linha de produtos composta por mais de 100 itens entre biscoitos salgados, doces, rosquinhas, recheados, wafers, biscoitos especiais e cookies – posicionada como empresa multicategoria, atuando em Biscoitos, Torradas, Chocolates e Snacks. Do parque fabril, localizado em Marília, no interior de São Paulo, são distribuídos os produtos consumidos em todo o Brasil e exportados para mais de 50 países, marcando presença em todos os continentes. Atualmente, a Marilan possui 21 linhas de fabricação distribuídas em 53 mil m² de área construída. O parque fabril, com capacidade produtiva de aproximadamente 220 mil toneladas por ano, utiliza processos modernos e equipamentos automatizados. São cerca de 1 milhão e 200 mil pacotes ou 80 milhões de unidades de biscoitos fabricados por dia.
A Câmara Municipal de São Luís realizou, na tarde desta quarta-feira (27), reunião de trabalho durante a qual foram discutidas questões relacionadas ao plano emergencial criado pela Prefeitura para enfrentar os transtornos causados pelas fortes chuvas na capital maranhense.
Além dos vereadores, participaram do debate os secretários municipais Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Andréia Lauande (Assistência Social), Héryco Coqueiro (Segurança com Cidadania) e Jota Pinto (Articulação Política); além de coordenadores da Defesa Civil.
O presidente da Câmara, vereador Osmar Filho (PDT), destacou a importância do debate travado com vistas a alinhar ações desencadeadas tanto pela Prefeitura quanto pelo Poder Legislativo municipal:
“São Luís foi castigada, nestes últimos dias, por chuvas intensas, incomuns, que acabaram deixando diversas famílias desabrigadas, além de inúmeros transtornos em toda a cidade. De forma que agradecemos ao prefeito Edivaldo Holanda Júnior por ter designado integrantes de sua equipe técnica para participarem deste debate aqui na Câmara Municipal”, declarou o pedetista.
Questionado pelos parlamentares, os secretários municipais fizeram uma explanação sobre os trabalhos realizados por órgãos da Prefeitura mobilizados em uma força-tarefa criada no último final de semana, quando houve ocorrência de fortes chuvas que resultaram em inundações e desmoronamentos.
Andréia Lauande explicou que equipes da Assistência Social estão realizando o atendimento emergencial às famílias afetadas, garantindo a elas condições de sobrevivência. Antônio Araújo afirmou que outras ações estão sendo tomadas na área da infraestrutura urbana.
“Estamos intensificando a limpeza de canais, bueiros e galerias, bem como os serviços de recuperação do pavimento pela cidade e de contenção de erosões provocadas pelas fortes chuvas. Atuando em várias frentes e trabalhando de forma conjunta, esperamos reduzir os impactos, especialmente nas áreas de risco”, frisou.
Ele explicou também que o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo poder público municipal segue as diretrizes do Plano de Contingência, elaborado pela Prefeitura para nortear as ações para atendimento às ocorrências nas áreas de risco.
Questionamentos
Além do presidente da Casa, Osmar Filho, participaram da reunião de trabalho os vereadores Pavão Filho (PDT), Astro de Ogum (PR), Barbara Soeiro (PSC), Nato Júnior (PP), Francisco Chaguinhas (PP), Dr. Gutemberg (PSDB), Paulo Vitor (Pros), Sá Marques (PHS), Marcial Lima (PRTB), Edson Gaguinho (PHS), Raimundo Penha (PDT), Estevão Aragão (PSB), Marquinhos (DEM), Honorato Fernandes (PT), Silvino Abreu (PP) e Genival Alves (PRTB).
Eles solicitaram informações detalhadas sobre a assistência às famílias que moram em áreas de risco e nos locais mais afetados por alagamentos e desabamentos.
Em sua fala, o vereador Astro de Ogum advertiu que há riscos iminentes de ocorrências com vítimas fatais, dada a gravidade deste período de inverno rigoroso.
A maioria dos oradores, que se revezaram na tribuna, cobrou um maior planejamento da administração municipal para enfrentar especialmente de graves problemas decorrentes de chuvas intensas na capital maranhense.
Projeto Trilhas e Tons, apoiado pela Cemar, encerra temporada com show de músicos maranhenses, nesta sexta-feira, (29).
Em sua quinta edição, a Oficina Trilhas e Tons finaliza em São Luís a sua temporada 2018/2019, com chave de ouro. Com o patrocínio da Cemar, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, as oficinas de teoria musical aplicada à música popular, ministrada por Nosly, com coordenação de Wilson Zara e assistência de Mauro Izzy, estão sendo ministradas no Convento das Mercês, até essa sexta-feira, 29 de março, com inscrição gratuita.
O projeto surgiu da parceria de Wilson Zara com o músico e compositor Nosly Marinho Júnior, ambos músicos maranhenses, que perceberam que nas escolas de música, em geral, a música clássica é o estilo musical estudado. Desse modo os instrumentos populares, como violão e teclado, acabam ficando de lado na aprendizagem.
“A nossa oficina serve para capacitar pessoas, despertando o desejo de estudar e conhecer mais profundamente o universo da música. A nossa oficina tem como público alvo músicos, desde os profissionais até os amadores, e em geral toda comunidade pode participar” ressalta Nosly, instrutor das oficinas.
Ao longo de cinco anos e mais de 50 oficinas realizadas, o Trilhas e Tons já certificou mais de 1.200 cursistas. Na quinta edição iniciada em setembro de 2018, já percorreu 10 municípios maranhenses. Todo o material didático utilizado ao longo das cinco tardes em que o curso acontece são disponibilizados gratuitamente. Ao final, os participantes são certificados, mediante o cumprimento da carga horária estabelecida.
Para Oziz Júnior, 49 anos, músico desde os 15 anos, a oficina é uma oportunidade para quem não conhece, ter acesso à teoria musical simplificada por meio de uma didática e um conteúdo muito bem elaborado. “Para quem não tem conhecimento musical a oficina dá oportunidade da pessoa abrir a sua visão para um sentido mais profundo sobre a música, e para quem já é músico experiente, ela tem um valor ainda maior, pois a forma como a oficina é elaborada ajuda ao aperfeiçoamento do músico e o entendimento maior sobre a música em particular, a música popular” afirma o aluno.
O projeto Trilhas e Tons, encerra nesta sexta-feira, (29), com o show dos cantores Wilson Zara e Nosly, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, na Praia Grande, às 18h com entrada gratuita para toda comunidade.
Na manhã de hoje,
pacientes do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS
AD) Estado foram realizar passeio cultural no Centro Histórico, na
Casa do Maranhão e no Palácio dos Leões. A atividade foi
acompanhada pelo professor de educação física do CAPS AD Estadual,
Magno Pereira, e pelo do corpo de enfermagem da instituição.
“Atividades como
está fortalecem o vínculo do paciente com o tratamento, favorece a
ressocialização, melhorando até a ação da medicação, uma vez
por mês realizamos estas atividades sócio-terapêuticas”, disse o
coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Soares.
O CAPS AD é
destinado ao atendimento diário, com assistência clínica,
acompanhamento e reabilitação psicossocial de usuários com
transtornos mentais decorrentes do uso de álcool e drogas. O CAPS AD
é um serviço de saúde aberto ao público, oferecido pelo Sistema
Único de Saúde.
Dentre os serviços disponibilizados,
estão o atendimento individual e em grupo, os tratamentos
medicamentoso e psicoterápico, orientação familiar, atividades
comunitárias, oficinas e visitas domiciliares. O CAPS estima atender
a, aproximadamente, 100 pacientes por dia. O CAPS possui uma
estrutura física com refeitório, banheiros, salas de atendimento da
equipe de saúde e de terapia de grupo, adequadas ao atendimento
diário deste quantitativo, explicou.
O CAPS AD está
situado na Rua Conde D’Eu, s/n, no bairro do Monte Castelo e
funcionará de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h, atendendo
demanda espontânea.
Programa, resultado de parceria entre Prefeitura e Abrinq, contribuirá com a qualificação da leitura, escrita e matemática em 20 escolas municipais de Ensino Fundamental; ação integra o Programa Educar Mais, implantado na gestão do prefeito Edivaldo
Educadores da rede municipal de ensino da Prefeitura de São Luís foram contemplados com kits pedagógicos do programa Protegendo Sonhos. A iniciativa é resultado de parceria entre a Prefeitura e a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança e do Adolescente com fins a oportunizar formação aos professores e estimular o aprendizado dos estudantes. O programa contribuirá com a qualificação da leitura, escrita e matemática em escolas municipais de Ensino Fundamental do 6º ao 9º anos. O kit contém itens diversos – DVDs, livros e jogos – que serão utilizados como recursos pelos educadores para melhoramento das práticas e metodologias utilizadas em sala de aula com os alunos.
A solenidade de entrega ocorreu na tarde desta quarta-feira (27), na Unidade de Educação Básica (U.E.B.) Luís Viana, no bairro Alemanha. A ação integra o Programa Educar Mais, implantado na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
“A gestão do prefeito Edivaldo tem buscado parcerias para ampliar as oportunidades de formação de professores. Nossa expectativa é que venha contribuir com as práticas pedagógicas desses educadores no espaço escolar para que tenhamos cada vez mais indicadores de qualidade na educação municipal”, pontua o secretário municipal de Educação (Semed), Moacir Feitosa.
Os selecionados para participar da formação são docentes de sete Unidades de Educação Básica (U.E.B.) do município de São Luís, sendo uma escola de cada núcleo: Primavera (Anil), Rubem Almeida (Coroadinho), Alberto Pinheiro (Centro), Menino Jesus de Praga (Turu-Bequimão), Rosália Freire (Itaqui-Bacanga), Santa Clara (Cidade Operária), e Haydee Chaves (zona rural).
“É um kit valioso que a Abrinq oportunizou à rede de educação da capital”, enfatizou a superintendente da Área do Ensino Fundamental (SAEF/Semed), Arsênia Formiga. O trabalho é realizado entre professores e coordenadores pedagógicos que em conjunto planejam atividades diferenciadas e mais significativas.
Além das unidades escolares da capital, a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), por meio dos Centros de Referência e Assistência Social (Cras) de diversos bairros de São Luís também foi contemplada com os kits. “Os kits serão muito importantes aos orientadores que participaram das formações e agora, daremos prosseguimento com a aplicação às crianças e jovens que integram os serviços de convivência da Semcas”, diz a diretora do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV/Semcas) da área Turu, Selmira Lisboa. O material servirá ao público do serviço, que são crianças de seis a 17 anos, atendidos pela instituição.
APRENDIZAGEM
A contribuição para o melhoramento dos métodos de trabalhos dos educadores e o viés interdisciplinar que permite promover a interação entre professores integrados ao programa, avaliou a assistente técnica da área de Educação da Fundação Abrinq, Sandra Ferreira. “Esperamos que os educadores possam tirar todo o conhecimento deste programa e no uso do kit e que os alunos tenham uma grande experiência pedagógica e também para suas vidas”, destacou.
“Por ser específico, potencializa as ações direcionadas aos componentes curriculares, além de ser um importante reforço ao professor que tem capacitação voltada à sua área de atuação. Paralelamente, torna-se um meio para troca de experiências e conhecimentos com educadores de outros municípios”, destacou a coordenadora pedagógica e do programa na Semed, Patrícia Caldas.
A aprendizagem é aplicada ao professor no período de um ano e sete meses. São palestras, debates, apresentação de vídeos e momentos práticos para reforço do conhecimento do professor. O kit fica disponível na escola para uso dos educadores e professores ao longo do período escolar.
CAPACITAÇÃO
Para os educadores, a oportunidade de integrar a iniciativa é diferenciada. “Nossos alunos já têm a experiência dos resultados do programa com o que é promovido em sala de aula e o fato de podermos repassar com outros professores é mais uma ampliação do aprendizado. O material é muito rico e certamente um importante apoio pedagógico”, enfatizou o coordenador pedagógico da U.E.B. Santa Clara, Carlos Magno.
A professora da U.E.B. Professor Rubem Almeida, Perla Alves, parabenizou a iniciativa que une dois elementos importantes para a educação. “Potencializa o professor a partir da formação e estimula os alunos com a disponibilidade de elementos mais atrativos para o ensino. O programa nos mostra metodologias possíveis e que aplicadas surtem o efeito direto com a melhoria da educação”, disse.