Unidade Oncológica do Hospital São Rafael é referência no Sul do Maranhão. Com atendimento regular, a Unidade de Imperatriz, conta com 40 leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Subdividida em 17 leitos para enfermaria, 12 para cirurgias e 11 para a ala pediátrica, ainda conta com o apoio de Unidades Intensivas de Tratamento (UTI) 8 para adultos e 6 para crianças. Com mais de 5 mil pacientes cadastrados, realiza mensalmente 2.500 consultas, 1.500 exames, 60 cirurgias e 800 processos de quimioterapia. O serviço do São Rafael é dividido em dois setores, pediátrico e adulto. A Unidade de Oncologia se encontra no Hospital São Rafael, na Avenida Dorgival Pinheiros de Sousa,1178 – Centro.
A Unidade é uma parceria com o Governo do Estado, fundada em 2006, que beneficia as cidades de Açailândia, Balsas, Barra do Corda e Imperatriz ao todo totalizando 43 municípios. O ambulatório dispõe de consultas médicas especializadas, exame laboratorial e diagnóstico por imagem, como: radiologia, tomografia, ressonância magnética e ultrassonografia.
Com uma localização estratégica, facilita a vida da população da região, que por exemplo, antes precisava se locomover até a Capital São Luís. Com a agilidade no processo de diagnosticar, o tratamento é otimizado, trazendo benefícios para as pessoas que necessitam do serviço. O Diretor Técnico, Dr André de Queiroz, do Hospital São Rafael, explica sobre a importância dessa unidade de oncologia. “A Unidade Oncológica é muito importante, tanto para o Sul do Maranhão, quanto para a região tocantina. A importância se tanto pela logística, por conta da distância da capital, assim como amplia os serviços prestado na área de saúde em Imperatriz. Esse serviço de oncologia beneficia a cidade em vários aspectos. Nossa equipe médica é completa, temos bons profissionais, alguns com a graduação pela Universidade de São Paulo (USP). Ademais, temos profissionais que tiveram experiência em hospitais de referência como Albert Einstein e Hospital São Camilo Pompéia. Logo, temos um ganho em cadeia, tanto no âmbito da saúde, quanto no acadêmico e futuramente na pesquisa. Contudo, brevemente na área de oncologia, Imperatriz se tornará referência nacional”.
.Fonte: Ascom Hospital São Rafael, Marcelo Nunes.