Unidade
Oncológica do Hospital São Rafael é referência no Sul do
Maranhão. Com atendimento regular, a Unidade de Imperatriz, conta
com 40 leitos para o Sistema Único de Saúde (SUS). Subdividida em
17 leitos para enfermaria, 12 para cirurgias e 11 para a ala
pediátrica, ainda conta com o apoio de Unidades Intensivas de
Tratamento (UTI) 8 para adultos e 6 para crianças. Com mais de 5 mil
pacientes cadastrados, realiza mensalmente 2.500 consultas, 1.500
exames, 60 cirurgias e 800 processos de quimioterapia. O serviço do
São Rafael é dividido em dois setores, pediátrico e adulto. A
Unidade de Oncologia se encontra no Hospital São Rafael, na Avenida
Dorgival Pinheiros de Sousa,1178 – Centro.
A
Unidade é uma parceria com o Governo do Estado, fundada em 2006, que
beneficia as cidades de Açailândia, Balsas, Barra do Corda e
Imperatriz ao todo totalizando 43 municípios. O ambulatório dispõe
de consultas médicas especializadas, exame laboratorial e
diagnóstico por imagem, como: radiologia, tomografia, ressonância
magnética e ultrassonografia.
Com uma localização estratégica, facilita a vida da população da
região, que por exemplo, antes precisava se locomover até a Capital
São Luís. Com a agilidade no processo de diagnosticar, o tratamento
é otimizado, trazendo benefícios para as pessoas que necessitam do
serviço. O Diretor Técnico, Dr André de Queiroz, do Hospital São
Rafael, explica sobre a importância dessa unidade de oncologia. “A
Unidade Oncológica é muito importante, tanto para o Sul do
Maranhão, quanto para a região tocantina. A importância se tanto
pela logística, por conta da distância da capital, assim como
amplia os serviços prestado na área de saúde em Imperatriz. Esse
serviço de oncologia beneficia a cidade em vários aspectos. Nossa
equipe médica é completa, temos bons profissionais, alguns com a
graduação pela Universidade de São Paulo (USP). Ademais, temos
profissionais que tiveram experiência em hospitais de referência
como Albert Einstein e Hospital São Camilo Pompéia. Logo, temos um
ganho em cadeia, tanto no âmbito da saúde, quanto no acadêmico e
futuramente na pesquisa. Contudo, brevemente na área de oncologia,
Imperatriz se tornará referência nacional”.
Prefeitura de São Luís tem implementado esforços no sentido de melhorar as condições do Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos; ações foram reconhecidas pelo poder judiciário em audiência ocorrida nesta sexta-feira (22)
Justiça reconhece esforço da gestão municipal e homologa acordo de melhorias no Hospital da Criança
Em audiência de conciliação conjunta realizada na Câmara Civil Isolada do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA), nesta sexta-feira (22), a Justiça homologou acordo para o cumprimento de medidas no Hospital Dr. Odorico Amaral de Matos – Hospital da Criança. Após defesa apresentada pelo município, o desembargador Jorge Rachid, que presidiu a audiência, reconheceu as ações que vem sendo implementadas pela Prefeitura de São Luís no que diz respeito a melhoria do funcionamento da unidade de saúde.
“A Prefeitura está conduzindo essas questões com muita seriedade e comprometimento, e eu tenho certeza que com a homologação do acordo que estabelecemos nessa audiência, vamos dar solução aos problemas e fazer do Hospital da Criança uma grande casa de saúde”, afirmou o desembargador Jorge Rachid.
A audiência, que tratou de recurso interposto pela Defensoria Pública e Ministério Público do Maranhão contra a Prefeitura de São Luís e que pede o bloqueio dos recursos públicos destinados ao Carnaval para serem utilizados no Hospital da Criança, culminou na homologação de acordo para o cumprimento de medidas na unidade de saúde. Participaram da audiência o titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, juiz Douglas de Melo Martins; os desembargadores José Luís Oliveira e Alexandre Abreu; a promotora de Justiça da Saúde, Elisabeth Albuquerque, os defensores públicos Davi Rafael Veras e Jean Carlos Nunes; o procurador-geral da Câmara, Vitor Cardoso. A Prefeitura de São Luís foi representada na sessão pelo procurador-adjunto de São Luís, Domerval Alves Moreno Neto e pelo secretário municipal de Saúde, Lula Fylho.
O titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos, juiz Douglas de Melo Martins, também destacou o comprometimento e a postura adotada pelo município para dar solução às questões dirimidas no acordo homologado nesta sexta-feira (22). “A Prefeitura tem adotando sempre uma postura responsável, assumindo os compromissos que podem cumprir, mas sem se isentar da necessidade de assumir outros compromissos que são efetivamente importantes para a melhoria do Hospital da Criança. O poder judiciário está muito satisfeito com a postura da administração municipal de assumir o compromisso de resolver as questões que foram colocadas aqui para melhoria do Hospital da Criança”, afirmou o juiz.
AVANÇOS
O secretário Lula Fylho considerou positiva a audiência e todos os aspectos acordados. Segundo ele, a reunião também foi salutar inclusive no aspecto de possibilitar à gestão municipal mostrar que muita coisa já foi realizada no Hospital da Criança e que o retrato apresentado na ação não condiz mais com a atual realidade da unidade, um aspecto que, inclusive, pôde ser constatado na visita realizada ao local, esta semana, na qual compareceram o Juiz Douglas de Melo Martins e dois defensores públicos que puderam observar os avanços obtidos na unidade, fruto dos investimentos empreendidos na atual gestão.
“A audiência serviu para discutirmos os próximos passos e não ficarmos presos a um retrato passado que não condiz mais com a realidade. Outro aspecto que eu considero importante destacar com a realização dessa audiência é que coloca dentro de um esforço coletivo de mudança diversos órgãos e poderes, tirando a responsabilidade apenas do município. Pois quando se quer avançar, os acordos em favor do bem comum são mais importantes que ficar conflitando. E a vontade de todos os envolvidos em contribuir com o avanço na área da saúde ficou muito bem claro na audiência”, observou o secretário Lula Fylho.
Em sua exposição na audiência de conciliação, Lula Fylho pontuou algumas melhorias já implementadas no Hospital da Criança. “Tivemos avanços significativos em todos os setores da unidade. O prefeito Edivaldo tem total interesse em resolver todas essas questões e cobra resolutividade. Afirmo, seguramente, que a realidade hoje no hospital é bem diferente do início do ano passado. Só para se ter uma ideia, estamos desde novembro passado sem nenhum paciente no corredor, apesar do aumento da demanda e da gravidade dos pacientes que tem chegado ao hospital vindos de todos os cantos do estado”, enfatizou.
Um dos pontos acordados na audiência diz respeito ao atendimento de pacientes recém-nascidos, de zero a 28 dias, que não é o perfil do hospital atender e estão fora do sistema de regulação de leito da unidade. “O município não tem responsabilidade de atender pacientes recém-nascidos, dentro dessa faixa etária, mas mesmo assim atendemos e enfrentamos muitas vezes a dificuldade com a falta de insumos necessários, uma das questões apontadas aqui na audiência. Mas a justiça entendeu esse aspecto quanto e, conjuntamente, dirimimos a realização de um melhor mapeamento desses atendimentos que não são de nossa responsabilidade, para que o Ministério Público tome providências acerca das responsabilidades sobre esse assunto”, disse o secretário.
Para a realização desse mapeamento, será criado um sistema pelo setor Tecnologia de Informação (TI) da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), com vistas ao melhor monitoramento das demandas de pacientes recém-nascidos. O sistema informará, inclusive, sobre o estoque de insumos, materiais e medicamentos para esses pacientes, fornecendo à administração do hospital dados precisos sobre a falta desses produtos, para que, assim, sejam tomadas providências no tempo mais breve possível e evite o desabastecimento.
PACIENTES
Conforme o secretário, cerca de 93% dos pacientes atendidos na ala vermelha do Hospital da Criança (dados de janeiro de 2019), são oriundos do interior do Maranhão, sendo que 43% são pacientes vindos de municípios não pactuados com a rede municipal de saúde de São Luís, para a prestação do atendimento. “Mas mesmo assim, nós não nos omitimos de atender nenhum desses pacientes. Ainda assim, conseguimos reduzir os óbitos em números absolutos. Reduzimos também os casos de infecções e estabelecemos muitas melhorias nos setor de nutrição, entre outras áreas”, acrescentou o gestor.
Ano passado foi feita compra de cerca de R$ 4 milhões de medicamentos e insumos. Esse ano, segundo o gestor, será comprado muito mais ainda para a unidade, com a melhoria dos processos de compra do sistema municipal de saúde.
Com o objetivo de utilizar a prática esportiva como ferramenta de inclusão social, o Projeto Educação e Esporte – Escolinha de Futebol chega à sua terceira edição. Patrocinado pelo governo do Estado, El Camiño Supermercados e pela Drogarias Globo por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, a escolinha é destinada a crianças carentes da região da Vila Conceição, em São Luís. O lançamento da escolinha ocorrerá neste sábado (23), às 10h, na Associação dos Médicos, localizada no Altos do Calhau.
O grande diferencial do Projeto Educação e Esporte – Escolinha de Futebol é justamente oportunizar a crianças de 8 a 12 anos os benefícios que a união entre esporte e educação podem proporcionar na formação do cidadão. Nesta edição, serão atendidos 35 meninos que participarão de ações de iniciação esportiva e atividades pedagógicas.
De acordo com a programação do projeto, as atividades serão realizadas sempre duas vezes por semana: às segundas e quartas-feiras no turno vespertino. Os participantes da escolinha são alunos matriculados em escolas públicas da rede municipal de ensino e devem possuir 80% de frequência e aproveitamento escolar.
“Problemas sociais, não só os de origem financeira, podem ser menores para aqueles que praticam uma atividade física regularmente. Levando em conta esse aspecto, o esporte é um grande aliado para a formação de cidadãos capazes de interagir com a sociedade”, explicou o coordenador do projeto, Kléber Muniz.
Durante a realização do Projeto Educação e Esporte – Escolinha de Futebol, haverá, ainda, a realização de um torneio onde as crianças poderão pôr em prática o que trabalhado nos treinamentos.
SERVIÇO
O quê: Lançamento da terceira edição do Projeto Educação e Esporte – Escolinha de Futebol
Data: 23 de fevereiro (sábado)
Horário: 10h
Local: Associação dos Médicos, localizada no Altos do Calhau (Rua da Caema, número 113 – Altos do Calhau)
Serviço vem sendo feito pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte desde o dia 2 de fevereiro, sempre aos sábados, e visa garantir mais segurança para motoristas e pedestres
Avenida Beira-Mar, um dos pontos de concentração dos blocos, será interditada
As prévias carnavalescas vão chegando ao fim e a cada sábado um número maior de pessoas se concentram na região do Centro para acompanhar as brincadeiras dos blocos. Para garantir uma brincadeira segura e tranquila para motoristas e pedestre a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte (SMTT), vai continuar com as ações de orientação aos condutores neste sábado (23). A interdição no Centro da cidade, principal ponto de concentração de foliões, acontece desde o dia 2 de fevereiro e tem o objetivo de garantir a segurança dos foliões no Carnaval de São Luís, realizado pelo Governo do Estado e Prefeitura, bem como a mobilidade, manutenção do transporte urbano e o espaço para os eventos.
“Todas as operações de mudança no trânsito foram planejadas pela Prefeitura de São Luís de modo a facilitar os deslocamentos de condutores e pedestres. Os agentes e as viaturas atuam de forma a organizar o transito na área do Centro, para que as prévias carnavalescas aconteçam de forma segura e cômoda à população e aos foliões”, destaca o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros.
Neste sábado (23), a mudança no trânsito vai das 14h às 20h e altera as rotas dos ônibus e demais veículos que descem para a Praça Maria Aragão. Por conta disso, os veículos que vêm da Deodoro e descem a Rua Rio Branco serão direcionados à Avenida Gomes de Castro, com retorno na Embratel em direção ao Parque do Bom Menino, na Avenida Alexandre de Moura.
No Terminal da Praia Grande, na Avenida Beira-Mar, os condutores deverão seguir pela Avenida Senador Vitorino Freire, na Areinha, em direção ao Ceprama e à rotatória da Fonte do Bispo. Como a área da RFFSA estará interditada, quem precisa se deslocar até o São Francisco deve utilizar a Avenida Beira-Mar, pelo Viva Cidadão até o retorno semaforizado, onde agentes da SMTT farão a devida orientação para seguir em frente. O acesso à ponte Bandeira Tribuzzi será realizado pelo Anel Viário.
Local de visitação de foliões, a área da Beira-Mar é interditada em locais como a saída da Avenida Quarto Centenário, a descida da Ponte Bandeira Tribuzzi, Rua Barão de Itapary, e a Avenida Beira-Mar, na saída da Camboa. Também são interditadas a Rua Jansen Muller, a Travessa Jaú e a saída da Praça do Pescador, vias que dão acesso direto à Avenida Beira-Mar.
NOVO HORARIO POTIGUAR COHAMA) Desde o último sábado (16.02) os clientes da loja Potiguar Cohama já podem aproveitar o horário prologado da loja aos sábado, sempre das 08H até às 20H.
Uma novidade que está agradando em cheio aos clientes do Grupo Potiguar, em especial aqueles mais ocupados que querem aproveitar os sábados ao máximo! A loja Potiguar da Cohama passa a funcionar até às 20H também aos sábados; estendo seu atendimento por mais duas horas para que todos possam aproveitar ainda mais as ofertas e novidades em material de construção e itens diversos para o lar.
O novo horário estendido da loja Potiguar Cohama aos sábado será permanente, e já começa a vigorar nesse sábado (16.02), até às 20H. Mas atenção, essa novidade é somente na Potiguar da Cohama. As demais lojas do grupo continuam com os mesmos horários.
SERVIÇO / CONFIRA OS HORÁRIOS DAS LOJAS POTIGUAR:
Loja da Cohama: De segunda à sexta (08H às 20H); Sábado (08H às 20H) e Domingos (08H às 13H).
Loja da Forquilha: De segunda à sexta (08H às 20H); Sábado (08H às 18H) e Domingos (08H às 13H).
Loja do Cohafuma: De segunda à sexta (08H às 20H); Sábado (08H às 18H) e Domingos (08H às 13H).
Loja do Centro / Caminho da Boiada: De segunda à sexta (08H às 18H); Sábado (08H às 13H).
FOTO – DIVULGAÇÃO: O ator Bradley Cooper com a cantora Lady Gaga, sua parceira no filme Nasce uma Estrela que está na disputa de várias categorias do Oscar 2019; a ser exibido nesse domingo (24.02) pela TVN / TNT
Os amantes da sétima arte já devem se agendar, a premiação mais cobiçada do cinema mundial, o Oscar terá sua edição de 2019 no próximo dia 24.02 (domingo). Para esse ano, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood decidiu que a programação terá apenas 3 horas de duração, reduzindo em uma hora o tradicional evento. Para tal, alguns prêmios serão entregues durantes as pausas televisivas e depois mostrados em um resumo. Outra novidade: Uma nova categoria de Melhor Filme Popular foi adicionada.
Os usuários da TVN poderão conferir tudo direto de Los Angeles na transmissão do canal TNT. A transmissão do Oscar 2019 será à partir das 20H30 (horário de Brasília) com a cobertura da chegada dos astros e estrelas no tapete vermelho e às 22H a solenidade de premiação; tudo ao vivo no canal TNT (33 e 433) na TVN. Entre os filmes que concorrem à estatueta dourada destacam-se “A Esposa” com a brilhante encenação de Glenn Close como uma ghost writer do marido escritor fake; “Nasce Uma Estrela” estrelado por Lady Gaga outra forte concorrente ao título de melhor atriz e “Bohemian Rhapsody” com o cotadíssimo ator Rami Malek; apontado como grande favorito ao prêmio de Melhor Ator pelo sua interpretação impecável na pele do cantor Freddie Mercury.
Evento classificará judocas para o Campeonato Brasileiro Regional.
SÃO LUÍS – O sábado será de disputas para os judocas do Projeto Social Fórum Jaracaty. O ginásio Paulo Leite sediará o Torneio Início de Judô, primeiro evento do ano da Federação Maranhense que abre o ranking para as categorias do Sub 13 ao Sênior.
Serão 13 judocas (masculino e feminino) disputando por medalhas e vagas para representar o Estado no Campeonato Brasileiro de Judô – Região I, marcado para o mês de abril em São Luís e que contará com os Estados do Maranhão, Amapá, Piauí, Pará, Amazonas e Roraima.
Para o professor Antônio Luís, os judocas do Fórum Jaracaty tem grandes chances de garantir vagas para o campeonato brasileiro regional de judô. “O projeto dispõe de grandes atletas. Atletas que já possuem bons resultados em outros eventos que participamos e que se dispõem a dar o seu melhor no tatame”, destacou confiante o Sensei Antônio Luís.
As disputas iniciam as 13h deste sábado com entrada liberada para os torcedores.
Sobre o Projeto
O Projeto Social Fórum de Desenvolvimento Local Sustentável do Jaracaty é uma instituição sem fins lucrativos, que hoje conta com o apoio da CEMAR, através da Lei Estadual de Incentivo ao Esporte, e foi criado para proporcionar a inclusão social de crianças e adolescentes do bairro Vila Jaracaty. Uma das atividades do Fórum é o projeto Ações Esportivas Fórum Jaracaty, que tem o objetivo de proporcionar novas perspectivas para meninos e meninas do bairro por meio de intervenções na área esportiva. Atividades como Judô, Tênis de Mesa, Brinquedoteca e Informática são oferecidas por meio do projeto.
Por meio do seu Programa de Responsabilidade Socioambiental, a Cemar lançou, no último dia 11, o Edital para Seleção de Projetos Culturais e Esportivos 2019, aprovados na Lei Estadual de Incentivo para todo o Maranhão. E ainda dá tempo de se inscrever, pois na edição 2019 a Companhia receberá, até o dia 15 de março, os projetos já aprovados na Lei Estadual de Incentivo à Cultura ou Esporte (que possuem o certificado de mérito), ou aqueles que já deram entrada nas secretarias estaduais. Para fazer a inscrição basta acessaro sitewww.cemar116.com.br e clicar no banner “Edital de Seleção de Projetos 2019”.
Assessoria de Imprensa Cemar
Consciência
Dr. Ciro Rodolfo
Água de Cheiro
Vertigo
Busca
Perfil
Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…