Coordenador do CAPS AD Estado recebe em todas as categorias o prêmio REMADD

Foto: O coordenador do CAPS AD Estado, Marcelo Soares ao lado da Dra. Cristiane Lago representando o Ministério Público do Estado

O diretor do o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD) Estadual, Dr. Marcelo Costa Soares, na noite da quinta-feira (24) recebeu pela segunda vez o prêmio Rede Maranhense de Diálogo Sobre Drogas (REMADD). O prêmio homenageia pessoas que contribuem no Estado do Maranhão para enfrentar as drogas.

O prêmio foi dividido em várias categorias: tratamento, acolhimento, prevenção, políticas públicas, literatura, o CAPS AD representado pelo coordenador Marcelo Soares recebeu a premiação em todas as categorias como destaque junto com a Dra. Cristiane Lago representando o Ministério Público do Estado.

Em 10 anos de gestão do CAPS AD ESTAD de Marcelo Soares, foram mais 8000 pessoas atendidas. “Eu fico grato e agradeço todos os organizadores do evento e parceiros na pessoa do presidente da REMADD, Erisson Lindoso”, disse o coordenador do CAPS AD Estado, Marcelo Soares.

Prefeitura promove mutirão em Dia D de Combate à Hanseníase como parte da campanha Janeiro Roxo

Ação integra a política de saúde da gestão do prefeito Edivaldo e ocorreu na Unidade Mista do Coroadinho com consultas médicas e outras iniciativas abordando a necessidade do diagnóstico precoce da doença


Unidade Mista do Coroadinho realizou mutirão no Dia D de Combate à Hanseníase

Visando intensificar o trabalho de prevenção, diagnóstico e tratamento da hanseníase, a Prefeitura de São Luís realizou, nesta sexta-feira (25), na Unidade Mista do Coroadinho, um mutirão no Dia D de Combate à Hanseníase, em alusão ao Janeiro Roxo, mês de mobilização dedicado à prevenção e tratamento da doença. Além da oferta de consultas dermatoneurológicas, realizado na unidade, também foram promovidas palestras de orientação sobre a doença, entrega de material informativo e blitz educativa para conscientização da comunidade. A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (Semus) e integra a política de saúde preventiva executada na gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Segundo o titular da Semus, Lula Fylho, todas as unidades de saúde do município estão preparadas para fazer os exames iniciais para diagnóstico da hanseníase. “A doença tem tratamento e cura. E a rede municipal de saúde disponibiliza gratuitamente todo o tratamento aos pacientes, por meio do seu programa de controle da hanseníase, desenvolvido com a orientação do prefeito Edivaldo. E durante o Janeiro Roxo, que é dedicado à mobilização acerca da doença, estamos intensificando as ações de combate em todas as unidades básicas de saúde do município”, afirmou Lula Fylho.

Com tema “Que mancha é essa? É bom saber!”, o mutirão realizado na Unidade Mista do Coroadinho, um dos centros de referência no município para controle da doença, atendeu dezenas de pessoas, que procuraram a unidade para fazer os testes dermatoneurológicos que diagnosticam o problema. O exame consiste em testes de sensibilidade térmica, dolorosa e tátil, além da verificação de manchas específicas, caroços e inchaços, sensação de dormência e choque ao longo dos nervos dos braços, pernas, pés e mãos, pois são estes alguns dos sintomas mais recorrentes da hanseníase.

Uma das pessoas que procuraram os serviços do mutirão foi a aposentada Doralice Mota, 87 anos. Ela teve hanseníase há 10 anos, mas sempre procura o serviço de saúde para realizar exames preventivos, mesmo sabendo que está curada. Na consulta, ela revelou sentir dormências nos pés. “Como eu já tive a doença e sou idosa, estou sempre alerta a qualquer sintoma. Por isso procurei logo o atendimento do mutirão”, disse.

Segundo a médica Celijane Melo Rodrigues, que atendeu dona Doralice na ação, os sintomas sentidos pela idosa podem ser sequelas da doença. “Além de fazermos todos os exames clínicos, nesses casos também encaminhados o paciente para a realização de outros exames neurológicos para uma verificação mais apurada do problema que esteja sentindo. E quando identificamos a hanseníase no paciente, este é incluído imediatamente no Programa Municipal de Controle da Hanseníase para receber todo o tratamento e acompanhamento da equipe profissional”, disse a médica Celijane Melo, que é uma das profissionais especialistas de referência da Unidade Mista do Coroadinho e uma das coordenadoras do mutirão.

Doralice Mota aproveitou o mutirão para verificar sintomas da doença

Preocupado com uma mancha avermelhada na perna, o autônomo João Hardman, 64 anos, também procurou os serviços do mutirão. “Estava muito temeroso com essa mancha que surgiu em meu corpo, mais já fui examinado e a médica descartou a possibilidade de ser hanseníase e verificou que é só uma alergia mesmo”, relatou ele.

Já a dona de casa Maria José Santana, 60 anos, buscou atendimento porque suspeita de uma mancha em suas costas. “Soube do mutirão e vim logo para verificar o problema com um profissional da área”, disse ela, que esperava sua vez para atendimento no mutirão.

DOENÇA

Ao identificar a patologia, a pessoa é encaminhada ao tratamento. A rede municipal de saúde oferece gratuitamente o tratamento com a oferta da medicação e o acompanhamento profissional. Todas as pessoas que convivem ou conviveram com o paciente de hanseníase devem ser examinadas também, pois a hanseníase é uma doença infecciosa e contagiosa.

Mas a hanseníase tem cura e quanto mais cedo o tratamento, menores são as agressões aos nervos e as complicações decorrentes da patologia. O paciente que inicia o tratamento não transmite a doença a familiares, amigos, colegas de trabalho ou escola. O tratamento da hanseníase é simples e leva de seis meses a um ano. Em qualquer estágio da doença, o paciente recebe gratuitamente os medicamentos para ingestão via oral.

A hanseníase não é hereditária. É causada pelo bacilo Mycobacterium leprae e sua transmissão acontece de pessoas doentes sem tratamento para pessoas saudáveis, pelas vias aéreas superiores (tosse, espirro, fala).

VILLA DO VINHO BISTRÔ NO IFOOD

FOTO – INTERMÍDIA: O Restaurante Villa do Vinho Bistrô, localizado na Cohama, acaba de entrar no aplicativo IFood, oferecendo uma opção de delivery em casa ou no trabalho de suas delícias, somente para o horário de almoço

O restaurante Villa do Vinho Bistrô na Cohama faz sucesso com a opção promocional do seu Prato do Dia, disponível somente para almoço, com variadas sugestões do Chef a cada dia, de terça a domingo.

E a novidade agora é que, quem quiser almoçar o Prato do Dia da Villa do Vinho; já pode acessar o restaurante e fazer seus pedidos através do aplicativo de Deliver IFood, mas somente na hora do almoço. Fica a dica, muita gente já aderiu e gostou.

CAMPANHA JANEIRO DIGITAL DA CDL SÃO LUÍS


FOTO – DIVULGAÇAO: Muitos empresários e comerciantes estão aproveitando o desconto da campanha da CDL São Luís “Janeiro Digital” para aderir ao Certificado Digital.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís está oferecendo um desconto até o fim desse mês como parte da campanha Janeiro Digital, que visa fomentar a emissão do Certificado Digital para empresas, de forma ágil e simplificada.

Para quem ainda não aderiu a essa prática, vale lembrar que perder tempo com idas a cartórios e bancos, receita federal e outros órgãos para resolver questões burocráticas é coisa do passado; sem falar no desperdício de dinheiro gasto com assinaturas de cartório, transporte e outros insumos. Tudo isso pode ser otimizado com o Certificado Digital. Através do mesmo, a empresa poderá: Emitir Notas Fiscais eletrônicas; assinar contratos; reconhecer firma; realizar transações bancárias seguras; acessar serviços do e-CAC; emitir CT-s entre diversas outras atividades.

E na CDL São Luís a emissão do Certificado Digital é fácil e rápido, em apenas 15 minutos, com pagamento anual e parcelado. Vale a pena conferir e entrar na era digital definitivamente. Mais informações e acesso ao desconto pelo perfil do instagram: cdlsaoluis 

PROJETO “HSLZ ITINERANTE” LEVA ATENDIMENTOS DE CONSULTAS E EXAMES PREVENTIVOS A SERVIDORES DA SEDUC

Plínio Tuzzolo, Diretor Geral do HSLZ e parte de equipe envolvida no projeto HSLZ Itinerante.

A vida atual é corrida e sempre falta tempo para tudo, inclusive para realizar check up´s e consultas de saúde para manter a qualidade de vida em alta. O resultado é que as pessoas estão cada vez mais adoecendo de forma silenciosa, sem sintomas e sem saber que estão perdendo seu bem mais preciso, a saúde!

Aqueles que trabalham e não cuidam da prevenção, estão entre os que mais desenvolvem as chamadas “doenças silenciosas”, entre as quais as mais perigosas são a diabetes e a hipertensão (pressão alta) ou mesmo desenvolvem sérias doenças causadas pelo stress que vão desde a obesidade até a depressão e a síndrome do pânico.  

Para tentar ajudar o seu público – os servidores estaduais – a terem mais saúde e fazerem de forma mais regular as consultas anuais preventivas, o HSLZ (Hospital dos Servidores) lançou um projeto que já é sucesso em sua primeira semana de realização: O HSLZ Itinerante.

Trata-se de levar uma ampla equipe multidisciplinar do hospital até a sede das autarquias estaduais, para que o servidores possam ter a oportunidade de realizar exames e consultas, dentro do horário da sua jornada laboral, e sem filas ou longas esperas. Rapidez e facilidade de atendimento, além de diagnósticos que podem salvar vidas!

O projeto já foi realizado com sucesso na sede da Polícia Militar e essa semana, até essa sexta- feira (25.01), o projeto está voltado para o atendimento de servidores da Secretaria Estadual de Educação. Todos os serviços estão concentrados na sede da escola C.E. Dr. João Portela Bacelar, localizada à Rua do Cema, na Vila Palmeira, das 08 às 17H.

Estão sendo oferecidos diversos serviços. Ao chegar, o servidor é encaminhado a um enfermeiro, que faz controles e o levantamento de fatores de risco. Após a avaliação detalhada destes riscos, a pessoa é então encaminhada para o atendimento médico. O clínico geral em consulta detalhada, pode encaminhar o paciente para a avaliação cardiológica e nutricional. Nestes locais também são feitos Eletrocardiogramas e coleta de exames de laboratório, para que se feche os diagnósticos com toda a segurança.

Segundo a diretora de enfermagem do HSLZ, Beatriz Rosa esse projeto tem sido um sucesso em prevenção, evitado que pacientes desenvolvam doenças mais sérias ou mesmo detectado pessoas em risco:

“Recebemos em torno de 80 % dos pacientes que se internam no HSLZ por alguma doença, mas que são diabéticos ou hipertensos, ou até os dois. Essas patologias muitas das vezes são a causa da doença principal, e até em alguns casos, piora o estado geral dos pacientes, prolongando sua internação e deixando sequelas limitantes e incapacitantes. E muitos destes pacientes passaram anos com estas doenças silenciosas, correndo riscos de sofrerem danos cardiovasculares, e sem saber. Uma consulta anual preventiva poderia evitar esses casos e salvar vidas. Mas é também cultural que as pessoas procurem médicos somente quando estão finalmente doentes e sentindo dores ou outros sintomas. No mês passado, fizemos aproximadamente 1300 consultas e foram detectados vários casos de hipertensão e de diabetes, inclusive três casos de emergências hipertensivas, entre pessoas que estavam trabalhando normalmente, sem terem ciência que tinham hipertensãoe foram encaminhados diretamente para o Pronto Socorro do HSLZ para serem estabilizados”, revela Beatriz.

Servidores da SEDUC aprovaram a oferta de consultas e exames preventivos oferecidos de forma itinerante e exclusiva pelo HSLZ na sede da escola C.E. Dr. João Portela Bacelar, na Vila Palmeira

Maranhão no Portal do Consumidor

Cemar fica em destaque entre as empresas com 100% de resposta no Consumidor.gov

A plataforma pública e gratuita, criada pelo Ministério da Justiça em 2014, permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução alternativa de problemas de consumo e esclarecimentos e a solução de conflitos de forma mais ágil e desburocratizada, por meio do site www.consumidor.gov.br. O consumidor pode acompanhar o andamento de suas reclamações, interagir com o fornecedor ao longo do prazo de análise de sua reclamação, comentar e avaliar a resposta final postada pela empresa. O prazo para retorno das reclamações é de 15 dias corridos.

A Cemar foi a primeira empresa no Maranhão a aderir o portal, em maio de 2017,  comprovando o seu compromisso de ser uma empresa cada vez melhor para seus clientes. O trabalho estratégico e incansável em acompanhar todas as reclamações dentro do prazo estabelecido pelo portal e tratar uma a uma de forma transparente, buscando o melhor para os seus clientes, é hoje uma das atividades de destaque na Companhia. O portal é atualmente monitorado pela Secretaria Nacional do Consumidor – Senacon – do Ministério da Justiça, Procons, Defensorias, Ministérios Públicos.

Assessoria de Imprensa da Cemar

Consciência

Dr. Ciro Rodolfo

Água de Cheiro

Vertigo

Busca

Perfil

Jornalista, formado em 2001, na Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Fui repórter da TV Difusora, Canal 20 e desde 2001 integro a equipe esportiva do jornal O Estado do Maranhão. Tenho pelo esporte, em especial o futebol, uma paixão. Este blog abordará não apenas a maior paixão nacional, mas também temas ligados a cidade, política, polícia, cultura entre outros…

Posts recentes

Arquivos

Arquivos

Mais Blogs

Rolar para cima